Como alongar os músculos da coxa

Autor do artigo:Gabriel Silva

É importante alongar o quadríceps - os músculos localizados na parte frontal das coxas - antes de fazer qualquer tipo de exercício que utilize as pernas. Além disso, alongue os músculos da parte interna das coxas - os músculos adutores - para evitar distensões musculares na virilha. O alongamento dos músculos da coxa aumenta a quantidade de sangue que flui para eles e solta o tecido muscular, evitando distensões ou rupturas. Além disso, não se esqueça de alongar os músculos da coxa se você tiver sofrido uma lesão na perna e tiver que se alongar como parte de uma rotina de fisioterapia.

Etapas

Alongamento da parte superior das coxas

  1. Passo 1 Puxe um pé de cada vez para cima em direção à sua traseira para alongar os quadríceps.
    Puxe um pé de cada vez em direção à parte traseira para alongar os quadríceps. Dobre o joelho esquerdo de modo que o pé fique atrás de você e segure o pé esquerdo com a mão esquerda. Para alongar o quadríceps, puxe o pé para cima. Você sentirá os músculos da parte frontal da coxa esquerda se alongarem e se soltarem. Mantenha o joelho apontado para baixo, em direção ao chão. Mantenha essa postura por 10 a 15 segundos e solte a perna se sentir dor nos músculos da coxa.
    • Depois de alongar o quadríceps esquerdo, troque de perna e segure o pé direito com a mão direita. Assim como na perna esquerda, puxe o pé para cima para alongar os quadríceps.
    • Enquanto mantém o alongamento, empurre os quadris para frente para alongar ainda mais os músculos.
  2. Etapa 2 Deite-se de barriga para cima e puxe uma perna de cada vez para trás.
    Deite-se de barriga para cima e puxe uma perna de cada vez para trás. Recline-se de barriga para baixo em cima de um tapete de ioga ou piso acarpetado. Dobre o joelho esquerdo e estenda a mão esquerda para trás. Segure o pé com a mão e puxe-o para cima até que o calcanhar esteja apoiado na parte traseira. Mantenha os quadris pressionados contra o chão. Mantenha o alongamento por 10 a 15 segundos e solte-o abaixando gradualmente a perna de volta ao chão.
    • Depois de alongar a perna esquerda, repita o alongamento com a perna direita.
  3. Etapa 3 Alongue uma coxa de cada vez dobrando o joelho e colocando um pé em um banco.
    Alongue uma coxa de cada vez dobrando o joelho e colocando um pé em um banco. Encontre um banco na altura do joelho ou, se estiver na academia, uma caixa de salto na altura do joelho. Dobre o joelho esquerdo e apoie a parte superior do pé esquerdo no banco. Incline o tronco para trás e pressione os quadris para frente para alongar o quadríceps. Mantenha o alongamento por 5 segundos e repita-o de 4 a 5 vezes. Em seguida, repita o alongamento no lado oposto, colocando o pé direito em cima da caixa.
    • Pare o alongamento se sentir dor. Embora a sensação de alongamento do quadríceps possa ser um pouco desconfortável, você não deve sentir uma ruptura ou queimação.
  4. Etapa 4 Dobre um joelho de cada vez enquanto estiver sentado no chão.
    Dobre um joelho de cada vez enquanto estiver sentado no chão. Se não tiver acesso a uma caixa de salto ou banco, você pode alongar os quadríceps de forma semelhante na posição sentada. Sente-se, estenda uma perna à sua frente e dobre a outra perna na altura do joelho. Quando ela estiver totalmente flexionada, o calcanhar deverá estar apoiado no chão, próximo às nádegas. Para alongar o quadríceps, incline o tronco para trás até formar um ângulo de 45 graus em relação ao chão. Mantenha a postura por 5 segundos e repita-a de 4 a 5 vezes. Em seguida, troque de perna e repita o alongamento com o quadríceps direito.
    • Se os joelhos começarem a doer durante esse alongamento, use uma das outras opções para alongar o quadríceps. Esse alongamento pode ser potencialmente doloroso para pessoas com joelhos lesionados ou fracos.
  5. Etapa 5 Ajoelhe-se em um tapete de ioga e dê um passo à frente com uma perna de cada vez.
    Ajoelhe-se em um tapete de ioga e dê um passo à frente com uma perna de cada vez. Esse alongamento é uma ótima maneira de se concentrar em alongar os quadríceps separadamente. Ajoelhe-se com o joelho direito e coloque o pé esquerdo na frente do corpo. Seu joelho deve estar dobrado em um ângulo de 90 graus. Para alongar o quadríceps direito, deslize os quadris e o tronco do corpo para frente até sentir o alongamento do quadríceps direito. Mantenha o alongamento por apenas 1 a 2 segundos. Repita o lunge ajoelhado 10 vezes antes de mudar de posição.
    • Ao trocar de posição, ajoelhe-se com a perna esquerda e coloque a perna direita à sua frente. Incline-se para a frente até sentir o alongamento do quadríceps esquerdo.

Alongamento da parte interna das coxas

  1. Etapa 1 Abaixe a mão e toque os dedos dos pés com as pontas dos dedos.
    Abaixe-se e toque os dedos dos pés com as pontas dos dedos. Esse alongamento simples é uma ótima maneira de soltar os músculos das costas e da parte interna das coxas. Deixe o peso da parte superior do corpo puxar as mãos e as pontas dos dedos para baixo em direção aos pés. Não há problema se as pontas dos dedos não tocarem os dedos dos pés no início. Nunca force seu corpo a se curvar mais do que o confortável; isso pode romper um músculo.
    • Pare o alongamento se sentir dor. Você deve sentir os músculos na parte superior das coxas se alongarem, mas a sensação não deve ser dolorosa.
  2. Etapa 2 Alongue os isquiotibiais alinhando os pés e inclinando-se para o lado.
    Alongue os isquiotibiais alinhando os pés e inclinando-se para o lado. Fique em pé com as mãos nos quadris. Coloque o pé direito 5,1 a 7,6 cm (2 a 3 polegadas) à frente do pé esquerdo. Mantenha a perna direita reta e dobre levemente a perna esquerda. Incline-se para a direita até sentir uma leve queimação na parte posterior da coxa direita. Alterne a postura de modo que a perna esquerda fique na frente da direita e incline-se para a esquerda até sentir o alongamento do tendão esquerdo.
    • Se tiver dificuldade para manter o equilíbrio durante esse alongamento, apoie uma mão em uma parede próxima.
    • Os isquiotibiais são músculos longos que percorrem a parte posterior da coxa. Eles vão da parte de trás do joelho até os quadris.
  3. Etapa 3 Pressione os pés juntos e abra os joelhos para alongar os adutores.
    Pressione os pés juntos e abra os joelhos para alongar os adutores. Faça esse alongamento quando estiver deitado de costas. Pressione as solas dos pés juntas e dobre os joelhos para elevar os pés em direção à virilha. Continue dobrando os joelhos até sentir o alongamento do quadríceps. Para alongar ainda mais a parte interna das coxas, basta usar as mãos para pressionar os joelhos para fora e para baixo (em direção à superfície em que estiver deitado). Mantenha a postura por 15 a 20 segundos.
    • Repita esse alongamento de 4 a 5 vezes para realmente soltar a parte interna das coxas. Se não estiver sentindo muito alongamento, tente empurrar levemente os joelhos para baixo para alongar um pouco mais os adutores.
    • Você pode ajustar a quantidade de alongamento da parte interna das coxas aproximando ou afastando os joelhos do tronco.
  4. Etapa 4 Faça lunges laterais para aquecer a parte interna das coxas a partir de uma posição em pé.
    Faça lunges laterais para aquecer a parte interna das coxas em pé. Fique em pé com os joelhos ligeiramente flexionados e com os pés afastados na largura dos ombros. Dobre o joelho esquerdo e dê um passo de 2 a 3 pés (0,61 a 0,91 m) para a esquerda com o pé esquerdo. Mantenha a perna direita reta; você deve sentir os músculos da parte interna da perna se alongarem. Após 10 segundos de alongamento, empurre para cima com a perna esquerda, dobre a perna direita e transfira o alongamento para o outro lado. Mantenha essa posição por 10 segundos também.
    • Os lunges laterais são uma ótima maneira de se aquecer antes de uma corrida (ou jogging) quando você não consegue se alongar na posição deitada.
  5. Etapa 5 Deite-se com a parte traseira contra uma parede e as pernas verticais contra a parede.
    Deite-se com o traseiro contra uma parede e as pernas verticais contra a parede. Sente-se no chão próximo a uma parede em sua casa ou academia. Levante as pernas no ar e movimente o corpo até que seu traseiro esteja pressionado contra a parede. Apoie os calcanhares e a parte de trás de ambas as pernas contra a parede. Para alongar os músculos adutores, separe as pernas e deslize-as em direção ao chão. Para tornar o alongamento mais difícil, afaste mais as pernas e aproxime os pés do chão.
    • Mantenha os joelhos travados durante todo o alongamento. Se achar esse alongamento desconfortável, tente colocar um cobertor ou um travesseiro fino atrás de você na parede.
  6. Etapa 6 Tente fazer uma postura de borboleta sentando-se com os pés pressionados juntos.
    Tente a postura da borboleta sentando-se com os pés pressionados juntos. Esse é um alongamento mais desafiador da parte interna da coxa. Sente-se no chão (de preferência em um tapete de ioga) com os joelhos dobrados. Pressione as solas dos pés juntas e envolva as mãos ao redor da parte externa dos pés. Expire e, ao fazer isso, traga os calcanhares em direção à virilha. Para alongar os músculos da parte interna das coxas, puxe suavemente os joelhos para baixo em direção ao chão. Não os force e pare se sentir dor. Mantenha a posição o máximo que puder, confortavelmente, por um período de 1 a 10 minutos.
    • Isso não apenas alonga os músculos da parte superior das coxas, mas também alonga a região lombar e abre os quadris.
    • Essa postura de ioga também é comumente chamada de postura do anjo amarrado ou Baddha Konasana.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Por que minhas costas doem quando estico a coxa?
    Provavelmente você está irritando seu QL. Esse músculo vai da coxa até a parte superior das costas, portanto, alongar a coxa geralmente irrita esse músculo, especialmente se estiver fazendo algo como um alongamento do flexor do quadril ou de chute.
  • Pergunta
    Qual é o alongamento mais fácil e mais eficaz para uma coxa tensa?
    Gosto muito do mini forward lunge, em que você dá um passo à frente, estica o quadril e, em seguida, estende a mesma mão para a perna atrás de você. Esse é um alongamento bastante fácil que deixará seus flexores e coxas bem alongados.

Vídeo

Dicas

  • O alongamento dos músculos da parte superior da coxa também solta o flexor do quadril, que é um tendão que permite levantar e abaixar a perna. O alongamento do flexor ajuda a mantê-lo flexível e evita que ele se rompa.
  • O alongamento dos quadríceps também é uma ótima maneira de ajudar a evitar cãibras nas pernas.