Como fazer alongamento para tendinite de Aquiles

Autor do artigo:Gabriel Silva

A tendinite de Aquiles é um problema que pode causar muita dor na parte posterior do tornozelo e no calcanhar do pé. O alongamento da área pode ser de grande ajuda para reduzir essa dor. Ao fazer alongamento para tendinite de Aquiles, é importante alongar o próprio tendão e os músculos da panturrilha. Com uma combinação desses tipos de alongamentos e mudanças no estilo de vida, você pode eliminar a maior parte da dor da tendinite de Aquiles.

Passos

Usando a queda do calcanhar para alongar o tendão de Aquiles

  1. Etapa 1: Faça a queda do calcanhar com as pernas retas.
    Faça a queda do calcanhar com as pernas esticadas. Fique de pé na borda de um degrau. Posicione-se de forma que as pontas dos pés estejam na borda do degrau e os calcanhares estejam flutuando no ar, mas paralelos aos dedos dos pés. Mantendo as pernas retas, mas sem travar os joelhos, flexione o tornozelo e os pés lentamente para que todo o corpo se eleve.
    • Quando chegar o mais alto que puder, abaixe o corpo para que os pés voltem à posição inicial horizontal.
    • Faça esse alongamento em 3 séries de 15 repetições por dia.
    • Esse movimento deve ser lento e controlado. Dessa forma, você obtém um alongamento muito melhor e minimiza o risco de aumentar a lesão no tendão de Aquiles.
    • Você pode usar um degrau curto, como os usados em aulas de aeróbica com step, ou um degrau normal em sua casa.
  2. Etapa 2 Solte os calcanhares com os joelhos dobrados.
    Abaixe os calcanhares com os joelhos dobrados. Para alongar os tendões de Aquiles e as panturrilhas de uma forma ligeiramente diferente, repita a descida dos calcanhares, mas dobre ligeiramente os joelhos enquanto faz isso. Dobre os joelhos antes de começar a levantar o corpo.
    • Fazer esses alongamentos diariamente fortalecerá o tendão, tornando-o capaz de suportar melhor as tensões que são colocadas sobre ele quando você realiza atividades diárias ou esportivas.
  3. Etapa 3: Experimente fazer saltos com uma perna só.
    Experimente a descida do calcanhar com uma perna só. Depois de fazer o salto com duas pernas e sentir que o tendão de Aquiles está ficando mais forte, você pode começar a fazer saltos com o peso de todo o corpo em apenas uma perna. Faça as descidas com a perna esticada e com o joelho dobrado como fez antes, mas equilibre-se em uma perna ao abaixar o corpo de volta, com a outra levemente levantada do degrau.
    • É uma boa ideia ter uma parede ou corrimão para se equilibrar ao fazer essas descidas. É preciso mais esforço para se equilibrar em apenas um pé ao mover o corpo para baixo nesse alongamento.
    • Faça esse alongamento diariamente para aumentar a força do tendão de Aquiles/

Alongamento da panturrilha para ajudar na tendinite de Aquiles

  1. Etapa 1 Alongue as panturrilhas logo pela manhã.
    Alongue as panturrilhas logo pela manhã. Ao fazer alongamentos para ajudar na tendinite de Aquiles, é uma boa ideia fazê-los todas as manhãs. O alongamento das panturrilhas ajudará a preparar o tendão de Aquiles para suportar o peso durante o dia.
    • Tente fazer os alongamentos logo ao se levantar da cama, pois o tendão de Aquiles provavelmente ficou contraído a noite toda e precisará de alguns cuidados ao ser estendido novamente.
  2. Etapa 2 Faça um alongamento da panturrilha em pé.
    Faça um alongamento da panturrilha em pé. Fique de pé e coloque as mãos contra uma parede. Coloque um pé na frente do outro, de modo que fiquem a uma distância aproximada do quadril. Coloque o pé dianteiro próximo à parede, mas sem tocá-la. Dobre levemente o joelho da frente, mantendo a perna de trás reta. Isso deve alongar a panturrilha da perna reta de forma eficaz.
    • Não se esqueça de repetir esse alongamento com as pernas na posição oposta para que ambas as panturrilhas sejam alongadas.
  3. Etapa 3 Alongue o sóleo.
    Alongue o sóleo. Fique de pé e coloque as mãos contra uma parede. Coloque um pé na frente do outro, a uma distância aproximada do quadril. Os dedos do pé da frente devem estar próximos à parede, mas sem tocá-la. Em seguida, dobre os dois joelhos, colocando todo o corpo em uma posição ligeiramente agachada. Suas costas devem estar quase retas enquanto você faz esse alongamento.
    • Mantenha esse alongamento por alguns segundos e depois o solte.
    • Repita o alongamento com o outro pé para frente.
  4. Etapa 4 Faça um alongamento de flexão do pé.
    Faça um alongamento de flexão dos pés. Fique de pé e coloque um dos pés em um degrau com alguns centímetros de altura. Posicione a planta do pé na borda do degrau de modo que o calcanhar fique pendurado no degrau. Dobre o pé na altura do tornozelo de modo que o Aquiles fique esticado e o calcanhar ligeiramente abaixado.
    • Se não tiver um degrau para usar, você pode colocar os dedos dos pés em uma parede e inclinar-se levemente em direção a ela, alongando a panturrilha e o Aquiles.
    • Não trave o joelho ao fazer esse alongamento. Mantenha-o ligeiramente flexionado, para não estender demais o joelho.

Cuidados com a tendinite do tendão de Aquiles de outras maneiras

  1. Etapa 1 Minimize o uso do tendão de Aquiles.
    Minimize o uso do tendão de Aquiles. Se você estiver sentindo dor ativa devido à tendinite de Aquiles, deve deixar a área descansar. Não faça atividades energéticas que exerçam pressão sobre a área e mantenha a pressão fora do tendão sempre que possível.
    • Se precisar pressionar o tendão de Aquiles, faça alongamentos suaves primeiro.
  2. Etapa 2 Use calçados com amortecimento e suporte para o arco.
    Use calçados com amortecimento e suporte para o arco. Ao tratar a tendinite de Aquiles, você precisa reduzir o impacto na conexão entre o tendão de Aquiles e o calcanhar. Ter um amortecimento de apoio ajudará muito a reduzir essa pressão.
    • Se não tiver certeza de quais calçados usar, consulte um podólogo ou especialista em pés para obter recomendações.
    • Na maioria dos casos, é bom evitar sapatos de salto alto, pois eles não oferecem suporte e amortecimento suficientes. Eles também permitem que o tendão de Aquiles não seja esticado quando você os usa.
  3. Etapa 3 Fortaleça os músculos da panturrilha.
    Fortaleça os músculos da panturrilha. Além de alongar as panturrilhas, fortalecê-las pode ajudar o Aquiles a lidar com a pressão que você exerce sobre ele todos os dias. Embora devam ser feitos com cautela e lentamente se você tiver uma lesão no tendão de Aquiles, alguns exercícios que podem ajudar a fortalecer as panturrilhas incluem

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    O alongamento é bom para a tendinite de Aquiles?
    Pode ser, mas faça apenas alongamentos suaves para não se esforçar demais e não causar mais danos.
  • Pergunta
    O que devo fazer para uma ruptura longitudinal da substância média perto da junção miotendínea?
    Alongamento longitudinal contra uma parede. Isso tira o ligamento de suas fixações e ativa os neurônios para permitir que as fibras musculares se estiquem.
  • Pergunta
    Tenho um inchaço doloroso em meu Aquiles!
    Tente visitar seu médico para ver o que ele tem a dizer. Ele pode classificar isso como tendinite ou pode ser outra coisa. Tente não fazer as coisas que mais agravam o problema e dê tempo para que ele se cure, mas é melhor consultar um médico ou, pelo menos, um enfermeiro.

Vídeo

Dicas

  • Tente elevar e aplicar gelo no pé para ajudar a reduzir o inchaço ao redor do Aquiles.