Como parar ao andar de patins

Autor do artigo:Gabriel Silva

Embora a popularidade geral da patinação possa ter diminuído, ela ainda é uma atividade de que muitas pessoas gostam. Aprender a patinar envolve obter equilíbrio, praticar curvas e mudar a velocidade, mas aprender a parar é extremamente importante porque não conseguir parar afeta sua segurança. Você pode aprender a fazer o T-Stop com uma tesoura nas pernas, colocando o pé de trás perpendicularmente e arrastando-o até parar, e o plow stop abrindo bem as pernas e apontando os dedos dos pés para dentro para aumentar o atrito. Você também pode aprender alguns outros métodos, como o knee stop e o spinout stop.

O que você deve saber

  • Para usar os toe stops, posicione um pé ligeiramente à frente, levante o calcanhar da perna de trás e aplique uma leve pressão no toe stop.
  • Para usar o freio de calcanhar, posicione o skate com o freio de calcanhar um pouco mais à frente do que o outro. Em seguida, levante os dedos do pé dianteiro e aplique uma leve pressão no freio.
  • Faça uma parada de arado inclinando lentamente os dedos dos pés ligeiramente um em direção ao outro. Certifique-se de fazer isso gradualmente, pois se fizer isso muito rápido, você poderá cair.

Etapas

Aprendendo as paradas básicas

  1. Etapa 1 Use a joelheira para parar.
    Use a joelheira para parar. Como normalmente se recomenda o uso de equipamento de segurança quando se está patinando, você já deve ter joelheiras. Para realizar essa parada, abaixe lentamente um joelho até o chão e deixe-o arrastar. Essa é uma boa técnica de parada para iniciantes, pois requer pouca habilidade para ser executada. Você não deve depender dela, apenas use-a como um recurso quando necessário.
  2. Etapa 2 Use os freios do calcanhar ou dos dedos do pé.
    Use os freios do calcanhar ou dos dedos do pé. Como os patins inline normalmente têm um freio no calcanhar e os patins quadriciclos têm freios nos dedos dos pés, essa é uma maneira básica e comum de parar. Ambos os freios são mais bem utilizados com as pernas em tesoura, uma para frente e outra para trás. Para usar o freio de calcanhar, o patim com o freio de calcanhar deve estar para a frente. Levante os dedos do pé dianteiro e aplique uma leve pressão no freio. Para usar os toe stops, levante o calcanhar da perna de trás e aplique pressão no toe stop. Nos patins, ao usar os toe stops, você deve estar patinando para trás ou poderá causar sérios danos aos pés e tornozelos.
  3. Etapa 3 Aperfeiçoe o spinout stop.
    Aperfeiçoe a parada de giro. Coloque um pé no chão e deixe o outro pé traçar um círculo amplo ao redor do corpo. Isso transfere o movimento de frente para o movimento circular, o que o desacelera até parar e o mantém fixo em um local. Esse movimento é mais eficaz se você plantar o pé dominante e permitir que o pé não dominante trace o círculo ao seu redor. Esse também é um movimento eficaz se você quiser apenas desacelerar e não parar completamente.

Execução de uma parada de arado

  1. Etapa 1 Abra as pernas mais do que os ombros.
    Abra as pernas mais do que os ombros. Embora você provavelmente patine com os pés mais ou menos na largura dos ombros, para que essa técnica de parada seja mais eficaz, você deve ampliar sua postura. Ao fazer isso, é útil dobrar um pouco os joelhos também. Não abra tanto as pernas a ponto de parecer um esforço, apenas deixe-as mais largas do que normalmente seriam durante a patinação.
  2. Etapa 2 Aponte os dedos dos pés ligeiramente para dentro um do outro.
    Aponte os dedos dos pés ligeiramente para dentro um do outro. Lentamente, incline os pés de modo que os dedos apontem para o centro. A tendência natural de seus pés pode ser fechar o espaço entre eles quando você aponta os dedos, mas, por enquanto, certifique-se de manter uma postura ampla. Certifique-se de não apontá-los muito para dentro ou você pode acabar caindo. Incline-os apenas o suficiente para que você possa perceber que estão apontados para dentro.
    • Apontar os dedos dos pés para dentro faz com que as rodas rolem em um leve ângulo, o que cria mais atrito do que se eles estivessem apontados diretamente para a frente. É daí que vem a força de parada.
  3. Etapa 3 Aproxime seus pés lentamente.
    Aproxime seus pés lentamente. Apontar os dedos dos pés para dentro já começará a desacelerá-lo, mas parar completamente, especialmente se precisar parar rapidamente, exige que você aproxime os pés. Passar de uma postura ampla para uma postura muito firme pode fazer com que você se sinta um pouco instável, portanto, vá devagar e mantenha os joelhos levemente flexionados em vez de retos e rígidos.
  4. Etapa 4 Deixe as rodas internas se esfregarem uma na outra.
    Deixe as rodas internas roçarem uma na outra. Quando seus pés estiverem próximos e ainda apontando para dentro, ajuste de modo que as rodas dianteiras mal se toquem. Permitir que as rodas se toquem adiciona atrito suficiente para reduzir a velocidade até a parada. Novamente, você não deve deixá-las se chocarem e se esfregarem com tanta força a ponto de parar imediatamente, pois isso provavelmente fará com que você perca o equilíbrio e caia para frente.

Como usar o T-Stop

  1. Etapa 1 Dobre os joelhos.
    Dobre os joelhos. Essa é uma boa postura para patinar de qualquer forma, mas dobrar levemente os joelhos é importante para parar, pois ajuda a manter o equilíbrio. Isso também facilita a execução dos movimentos. Você não precisa estar agachado em uma posição sentada, basta dobrá-los um pouco além da linha reta. A flexão dos joelhos lhe proporciona um centro de gravidade mais baixo.
    • O quanto você dobra os joelhos pode ser afetado por sua altura, de modo que as pessoas mais altas podem querer dobrar os joelhos um pouco mais para obter melhor equilíbrio.
  2. Etapa 2 Mova o pé não dominante mais para trás.
    Mova seu pé não dominante mais para trás. Enquanto ainda estiver se movendo, coloque lentamente as pernas em tesoura de modo que o pé não dominante (aquele com o qual seria menos provável que você chutasse uma bola) deslize para trás. Ao mesmo tempo, mova seu pé dominante um pouco mais para frente. Por enquanto, mantenha os dois pés voltados para a frente.
    • Transfira a maior parte do seu peso para o pé dianteiro. Isso pode parecer um pouco estranho no início e requer um bom controle do seu equilíbrio, portanto, pratique bastante essa parte. Manter o peso fora do pé traseiro o prepara para movê-lo durante a parada.
  3. Etapa 3 Levante o pé de trás do chão.
    Levante o pé de trás do chão. Levante o pé traseiro do chão apenas o suficiente para que você possa girá-lo para o lado. Não é necessário levantá-lo bem alto no ar, mas certifique-se de que ele não toque o chão até que esteja posicionado corretamente. Isso exigirá que você deslize momentaneamente com o peso apenas no pé dianteiro.
  4. Etapa 4 Gire o pé de trás perpendicularmente ao pé da frente.
    Gire o pé de trás perpendicularmente ao pé da frente. Faça essa parte ao mesmo tempo em que levanta o pé para criar um movimento suave de elevação e giro. Ao girar o pé, ele deve estar voltado para o lado, com os dedos apontando para fora, tanto quanto possível. O objetivo é que esse pé fique em um ângulo de 90 graus em relação ao pé dianteiro.
  5. Etapa 5 Coloque o pé de trás no chão.
    Coloque o pé de trás no chão. Faça isso com cuidado, em vez de pisar com o pé no chão. Em um ângulo de 90 graus em relação ao pé dianteiro e mantendo as pernas em uma tesoura, coloque o pé no chão. Ele deve estar cerca de um pé atrás do pé dianteiro. Mesmo ao colocar o pé de volta no chão, você não deve colocar muito do seu peso real no pé de trás. Você simplesmente aplicará um pouco de pressão.
    • O movimento de levantar o pé, girar o pé e colocar o pé de volta no chão deve ser feito da forma mais rápida e suave possível. O objetivo é fazer com que os três movimentos se transformem em um único movimento suave.
    • Lembre-se de que, como suas pernas estão em tesoura e o pé está apontando para o lado, ele cairá no chão em um leve ângulo em relação ao resto do corpo. O patim da perna dianteira estará reto para cima, mas o patim traseiro estará em um ângulo.
  6. Etapa 6 Mantenha os quadris alinhados para a frente.
    Mantenha os quadris alinhados para a frente. É fácil começar a girar ou desviar para o lado se você deixar os quadris soltos para ficarem virados para o lado, o que seria mais confortável. Se deixar os quadris se abrirem para o lado, você não continuará indo para frente como deseja. Certifique-se de manter os quadris alinhados para a frente com o pé dianteiro. Isso também exige um esforço consciente, pois pode parecer uma tensão.
  7. Etapa 7 Arraste o pé de trás até parar.
    Arraste o pé de trás até parar. Não coloque peso no pé de trás, apenas aplique pressão suficiente para diminuir a velocidade. Quanto mais pressão for aplicada, mais rápido você parará. Avalie quanto espaço de parada você tem e aplique a pressão de acordo.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Se eu estiver nervoso, como posso me acalmar para realmente patinar?
    Às vezes, cair faz parte do processo de aprendizado. Você só precisa de duas coisas: coragem para se levantar quando cair e um bom equipamento de segurança quando cair.
  • Pergunta
    Como você se equilibra nos patins (quadriciclos)?
    Mantenha os joelhos ligeiramente flexionados e sempre se incline um pouco para a frente (cair para trás doerá muito mais).
  • Pergunta
    Os freios dos patins acabam se desgastando?
    Sim, mas isso levará muito tempo. Depende também do material de que é feito. Nos patins inline, o freio é um pedaço de plástico duro, enquanto nos patins quadriciclos o freio é de borracha.

Dicas

  • Especialmente quando estiver aprendendo a patinar pela primeira vez, é muito importante usar equipamentos de proteção, como capacete, cotoveleiras e joelheiras.
  • Aprender a parar requer prática, portanto, se você não conseguir dominar a técnica no início, continue.