Como parar em um longboard

Autor do artigo:Gabriel Silva

Todos nós já vimos pessoas voando pelas ruas em longboards. Talvez você mesmo já tenha tentado em algum momento - e por que não tentaria? Ganhar velocidade e aumentar a adrenalina, combinados com o vento que passa por seus cabelos, pode ser uma experiência incrível para todas as idades. O truque, no entanto, é saber como parar. Parar pode ser uma experiência de aprendizado, mas com a quantidade certa de prática, você estará dominando as colinas e atingindo velocidades máximas.

Passos

Freio de pé

  1. Etapa 1 Saiba quando frear com o pé.1Saiba quando frear com o pé. O freio de pé só deve ser usado em velocidades baixas. Se estiver descendo uma colina íngreme e prestes a entrar em uma curva, a última coisa que você quer fazer é pendurar o pé na prancha. Reserve essa técnica para passeios casuais em terrenos planos e velocidades mais baixas.
    • Certifique-se de usar calçados adequados ao usar o freio de pé. Embora seja tecnicamente possível usar o freio de pé com sapatos de sola fina e chinelos, isso não é recomendado. O uso do freio de pé envolve deslizar o sapato pelo chão para parar. Não use isso como uma oportunidade para estragar o tênis e sofrer queimaduras por atrito!
  2. Etapa 2 Desloque seu peso para o pé dianteiro.2Mude seu peso para o pé da frente. Para começar a utilizar o freio de pé, transfira a maior parte do seu peso (60 a 70%) para o pé dianteiro. Não importa se você está com o pé esquerdo ou direito à frente. Use o pé que você normalmente usa na frente.
    • Embora seja possível frear com o pé apoiado no pé traseiro, isso não é recomendado. Como o longboard envolve a descida de colinas, inclinar-se para trás pode distribuir o peso de forma desigual em relação ao ângulo em que você está se deslocando. Isso significa que é muito mais provável que seu pé traseiro fique instável do que o dianteiro.
  3. Etapa 3 Levante o pé de trás e arraste-o pelo chão ao lado da prancha.3Levante o pé de trás e arraste-o pelo chão ao lado da prancha. Comece a arrastar o pé de trás pelo chão. Não se apoie no pé de trás, pois isso seria sair da prancha (potencialmente em alta velocidade). Use uma quantidade mínima de peso para simplesmente arrastar o pé pela parte superior do solo.
    • Certifique-se de que os calçados que estiver usando tenham solas grandes o suficiente para serem arrastadas pelo chão. Você quer evitar todo e qualquer tipo de lesão nos pés ou mau funcionamento do guarda-roupa. Essa técnica pode facilmente resultar em queimaduras ou arranhões na pele ou em calçados estragados.
  4. Etapa 4 Aplique pressão no chão até parar.4Aplique pressão no chão até parar. Ao arrastar o pé, aplique pressão lentamente em direção ao solo e comece a deslocar seu peso lentamente da frente para trás. Lembre-se de que quanto mais pressão for aplicada, mais rápido você parará. Use seu próprio julgamento, levando em conta fatores como velocidade, distância e o ângulo em que está se deslocando.
    • Esteja atento ao tipo de solo em que está patinando. O atrito muda de acordo com o tipo de solo em que você está trafegando, seja asfalto ou concreto. Por exemplo, o asfalto tem maior resistência à derrapagem do que o concreto, mas as estradas de concreto são mais duráveis.

Powersliding

  1. Etapa 1 Configure o escorregador.1Monte o escorregador. Você começará um powerslide virando ou 'esculpindo' para um lado da estrada. A curva é parte integrante do powerslide, pois envolve girar drasticamente a prancha até que ela fique perpendicular à pista, fazendo com que você derrape ou 'deslize' até parar. O lado para o qual você faz o carve out depende completamente de como você se situa no longboard. Faça o carve para o lado para o qual os dedos dos pés estão apontando ('toeside') para completar um dos mais básicos powerslides em pé.
    • Fique atento ao tráfego que vem de trás e da frente de você. Você não deve tentar deslizar e parar com carros vindo em ambas as direções, pois o powerslide é uma manobra difícil de executar até que seja totalmente dominada.
  2. Etapa 2 Desloque seu peso para os calcanhares e para a frente da prancha.2Mude seu peso para os calcanhares e para a frente da prancha. Depois de fazer o carving e configurar seu powerslide, mude seu peso para os calcanhares. Isso significa que você estará se inclinando mais para trás do que para frente, permitindo que o peso do seu corpo dite o deslizamento da prancha. Além disso, coloque a maior parte do seu peso (60 a 70%) no pé dianteiro. Isso o ajudará a girar e deslizar totalmente.
    • Quanto mais peso houver sobre o pé traseiro, mais difícil será deslizar. Embora seja uma tendência perfeitamente normal ter um pouco de peso na parte de trás da prancha para ter estabilidade, isso na verdade o impedirá de concluir um deslizamento da maneira correta.
  3. Etapa 3 Gire os quadris e os ombros na direção em que deseja deslizar.'re sliding.3Gire os quadris e os ombros na direção em que está deslizando. Depois de ter deslocado o peso adequadamente, gire os quadris e os ombros na direção do deslizamento. Se você se inclinou para trás sobre os calcanhares e para a frente da prancha, use o pé dianteiro como pivô. Isso iniciará o deslizamento perpendicular.
    • Tenha cuidado com qualquer coisa que possa estar no chão antes de executar essa etapa. O menor pedaço de cascalho, pedra, madeira ou vidro pode facilmente sabotar o seu deslizamento e causar uma erupção cutânea horrível.
    • Determine a velocidade em que deseja fazer a curva com base em sua velocidade. Se fizer a curva muito rápido, você simplesmente girará 180 graus sem perder nenhum tipo de velocidade. Faça a curva lentamente para obter uma parada mais completa.
  4. Etapa 4 Dê um chute para fora com o pé de trás.4Dê um chute para fora com o pé de trás. Ao girar com o pé dianteiro, dê um chute na direção do deslizamento com o pé traseiro. Isso fará com que você gire 180 graus e complete o deslizamento. Se executado corretamente, você terá deslizado a prancha 'lateralmente' ao longo da estrada ou do caminho. Esteja preparado para derrapar e deslizar por uma curta distância.
    • É importante lembrar-se de continuar se inclinando para trás durante o deslizamento. Se você se inclinar para a frente, corre o risco de parar completamente a prancha. Em velocidades mais altas, isso pode ser muito problemático e você corre o risco de se machucar.
    • Continue girando durante todo o deslizamento. Se você deslizar completamente para o lado (perpendicular à estrada) por muito tempo, você deformará o formato das rodas a ponto de ter pontos planos. Continuar a rotação ajudará as rodas a se desgastarem uniformemente durante o deslizamento motorizado.
  5. Etapa 5 Incline-se para frente ao concluir o deslizamento.5 Incline-se para frente ao concluir o deslizamento. Depois de girar 180 graus e continuar se movendo, incline-se para frente e equilibre seu peso. Isso evitará que você caia para trás após o deslizamento e permitirá uma transição suave e uma velocidade significativamente menor. Se executado corretamente, o powerslide o deixará mais lento a ponto de você poder usar um freio de pé.

Execução de técnicas avançadas

  1. Etapa 1 Execute um toeside pendulum slide.1Execute um toeside pendulum slide. Um deslizamento em pêndulo envolve o deslizamento de uma mão enluvada ao longo do solo enquanto você executa um powerslide. Isso envolve ficar mais baixo em relação ao solo. Desça para o lado, agache-se e coloque todo o seu peso no pé da frente. Coloque uma mão com luva no lado do qual está deslizando e execute um powerslide. Use o pé traseiro para dar um chute para fora, deslizar e reduzir a velocidade. Traga o pé de volta para continuar rolando na prancha e, ao mesmo tempo, retraia a mão enluvada.
    • Não coloque a mão enluvada muito longe ou muito perto do corpo, pois você correrá o risco de não conseguir executar o pêndulo ou de cair completamente da prancha ao ser jogado para frente.
    • Para realizar essa manobra, é necessário muita prática e muita bagunça, portanto, não se preocupe se não conseguir imediatamente. Continue praticando até realizar a manobra com facilidade, acrescentando seu próprio estilo e brilho no processo.
    • Tente não se tornar excessivamente dependente de sua mão. Sua mão está lá para ajudar a manter o equilíbrio e garantir que você possa manobrar as pernas adequadamente para obter o melhor deslizamento possível.
  2. Etapa 2 Execute um deslizamento de pêndulo do lado do calcanhar.2Faça um deslizamento pendular com o calcanhar. Comece posicionando seus pés na prancha. Faça um corte em um dos lados da pista. Com uma mão enluvada, agache-se e comece a passar a mão pelo chão. Chute os pés para fora em uma manobra de powerslide enquanto se inclina para trás sobre os calcanhares. O peso deve ser distribuído uniformemente da frente para trás. Deslize 180 graus e continue seu caminho. Se executado corretamente, você perderá muita velocidade, mas continuará em frente.
    • Sua mão livre pode agarrar a prancha para ajudar a manter o equilíbrio. Entretanto, não agarre a prancha entre suas pernas. Em vez disso, agarre a prancha perto do pé traseiro para evitar interferência na manobra.
  3. Etapa 3 Execute um deslizamento de 360º.3Faça um deslizamento de 360º. Você pode reduzir drasticamente sua velocidade executando dois slides de uma vez. Isso envolve a execução de dois powerslides sucessivos. Para começar, desvie-se para um lado da pista. Incline-se para trás e, ao mesmo tempo, coloque seu peso no pé dianteiro como um pivô antes de girar os quadris e os ombros. Chute o pé traseiro para executar um power slide antes de transferir o peso para trás, inclinando-se para frente. Execute a mesma manobra novamente, transferindo o peso de volta para a frente e girando os quadris da mesma forma que antes.
    • Não é necessário usar as mãos nessa manobra no solo, pois você as usará normalmente para se equilibrar no ar.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaDevo comprar um longboard ou penny board se sou novo no skate? Os penny boards são legais, mas são muito pequenos, o que pode dificultar o equilíbrio e as curvas. Quanto maior for a prancha, mais fácil será controlar a prancha. Se você nunca andou de skate antes, um longboard provavelmente será mais seguro e fácil de andar do que um penny board.

Vídeo

Dicas

  • Sempre tente mirar em um gramado. Uma queda na grama é muito melhor do que uma queda no concreto.
  • Planeje suas quedas. Imagine o seguinte: um carro está subindo a colina que você está descendo. Ele está indo rápido e você não tem certeza se ele o vê. Você se desvia para o lado o mais rápido que pode e aponta para um gramado. Você deixa a prancha bater no meio-fio e é jogado contra a grama. Você se levanta com alguns arranhões e hematomas e evita um acidente potencialmente fatal.
  • Mantenha os braços abertos para aumentar a resistência ao vento e diminua um pouco a velocidade quando necessário.

Avisos

  • As proteções são sempre úteis e boas de usar, mas os capacetes não são negociáveis. Até mesmo os motociclistas mais experientes podem sofrer lesões graves, a maioria das quais pode ser evitada com o simples uso do capacete. Também não pense que você é descolado demais para usar um.

Coisas de que você precisará

  • Longboard.
  • Capacete.
  • Luvas de deslizamento.
  • Calçados apropriados para skate.
  • Cotoveleiras (opcional)
  • Joelheiras (opcional)
  • Confiança