Como parar uma briga

Autor do artigo:Gabriel Silva

Hoje em dia, o comportamento agressivo parece estar fora de controle. Não é incomum ver pessoas brigando em casa, em eventos esportivos, no transporte público, na escola ou até mesmo no local de trabalho. Intervir em uma briga física ou verbal pode ser perigoso, mas às vezes é a coisa certa a fazer. Há várias estratégias que você pode tentar para diminuir a escalada desses tipos de situações.

Etapas

Intervenção em uma briga

  1. Etapa 1 Mantenha a calma.
    Mantenha a calma. Se duas outras pessoas estiverem começando a brigar, você deve tentar aliviar a tensão parecendo relaxado.
    • Use um tom de voz suave, linguagem corporal não ameaçadora (por exemplo, mantenha as mãos levantadas na frente do peito) e movimentos lentos.
  2. Etapa 2 Avalie a situação rapidamente.
    Avalie a situação rapidamente. As brigas acontecem rapidamente, portanto você não terá muito tempo. Você precisa determinar a gravidade da situação, se está correndo perigo, se precisa pedir ajuda e quais estratégias podem funcionar melhor para parar a briga nessa situação específica.
    • Tente determinar se alguém tem uma arma ou se é provável que pegue um objeto para usar como arma (por exemplo, uma garrafa em uma briga de bar). Em caso afirmativo, chame a polícia e não intervenha. Tente levar outros espectadores, especialmente crianças, para um local seguro.
    • Observe se os lutadores têm 'apoio', geralmente na forma de espectadores que estão incitando os lutadores. Brigas de gangues e situações semelhantes são imprevisíveis e você não deve tentar intervir.
    • Procure por objetos grandes que você possa empurrar entre as caças, como latas de lixo, escrivaninhas ou qualquer outra coisa grande, mas que seja possível mover rapidamente para o lugar.
  3. Etapa 3 Chame a polícia.
    Chame a polícia. Se algum dos lutadores tiver algum tipo de arma, chame a polícia e não tente intervir. Você também deve chamar a polícia se for fisicamente incapaz de conter um lutador ou se temer que sua segurança esteja em risco se você intervir.
    • A menos que um policial esteja nas proximidades, pode ser tarde demais quando ele chegar. Se for seguro, tente separar a briga você mesmo enquanto espera a chegada deles.
  4. Etapa 4 Peça ajuda a outro espectador.
    Peça ajuda a outro espectador. Se houver mais alguém ao alcance da audição, peça ajuda a essa pessoa para separar a briga antes de tentar fazer isso sozinho. Em situações como essa, os espectadores geralmente não param para ajudar, a menos que você diga especificamente a eles. Portanto, em vez de gritar 'Alguém me ajude!', olhe nos olhos de alguém e diga 'Ajude-me a parar a briga!'.
    • Se possível, escolha alguém que seja maior do que os lutadores e que pareça forte e atlético. Mas, em uma emergência, qualquer adulto fisicamente apto serve!
    • Não saia do local da briga para buscar ajuda, a menos que seja necessário, especialmente se os brigões forem menores de idade. Se estiver na escola ou em outro ambiente em que não haja adultos presentes, você sempre pode enviar uma criança para buscar outro adulto.
  5. Etapa 5 Coloque-se entre os brigões.
    Fique entre os lutadores. Essa recomendação é válida somente para situações em que ambos os lutadores estejam desarmados e a luta não tenha se transformado em golpes violentos. Esteja ciente de que ficar entre dois lutadores é uma escolha arriscada, e você pode se machucar. Você também deve saber que, em muitas escolas, é ilegal que os professores toquem nos alunos, mesmo que seja para intervir em uma briga.
    • Quando duas pessoas estão se preparando para uma briga, elas tendem a se confrontar com o peito estufado e os ombros para trás, olhando diretamente nos olhos uma da outra. Coloque seu corpo entre elas durante esse estágio e você poderá ajudar a quebrar a tensão invisível entre elas.
  6. Etapa 6 Encare o antagonista.
    Encare o antagonista. Se um dos dois lutadores estiver 'brigando' ou antagonizando propositalmente o outro, essa é a pessoa que você deve tentar redirecionar e acalmar. Use uma voz suave e tente argumentar com a pessoa.
    • A maioria das pessoas não quer brigar, mas teme parecer fraca se recuar. Por esse motivo, é seu trabalho dar ao antagonista uma 'saída' ou um motivo para não brigar com a outra pessoa sem perder a dignidade.
    • Se você conhece a pessoa, use o nome dela e tente frases que repercutam, como: 'E seus filhos?' ou 'Você quer voltar para a cadeia?' Se não a conhecer, tente frases tranquilizadoras como: 'Está tudo bem, acalme-se' ou 'Pense no que está fazendo; você realmente quer enfrentar as consequências de uma briga?'
  7. Etapa 7 Contenha um lutador ativo.
    Controle um lutador ativo. Isso pode ser muito difícil, a menos que você tenha recebido treinamento em autodefesa ou artes marciais de algum tipo, ou se estiver fora de forma ou for menor que o agressor. Também pode ser arriscado, pois você pode se machucar ou ser acusado de machucar alguém. Entretanto, há momentos em que você precisa intervir para impedir que alguém machuque outra pessoa.
    • Coloque-se atrás do agressor e use um aperto de meio-nelson para derrubá-lo. O 'half-nelson' é uma técnica de luta livre projetada para derrubar o oponente no chão. Para executar esse movimento, passe seu braço dominante por baixo do braço do agressor do mesmo lado (ou seja, seu braço direito por baixo do braço direito do agressor ou seu braço esquerdo por baixo do braço esquerdo do agressor). Levante o braço por cima das costas dela e segure seu pescoço. Prenda o outro braço usando seu braço livre.

Como interromper um ataque contra você

  1. Etapa 1 Reconheça as situações em que é provável que ocorram brigas.
    Reconheça as situações em que é provável que ocorram brigas. Você pode evitar completamente uma briga reconhecendo os tipos de situações que geralmente levam a interações tensas e violentas. Essas situações geralmente incluem:
    • Eventos em que as pessoas estão consumindo álcool em excesso. Evite bares e boates tarde da noite, especialmente estabelecimentos que tendem a ficar agitados. Saia se perceber que as outras pessoas estão ficando agitadas.
    • Brigas relacionadas à raiva na estrada. Seja cortês ao dirigir e siga as placas de sinalização. Se alguém tentar confrontá-lo, evite contato visual e dirija até o posto policial mais próximo.
    • Em um pátio de escola. Conte aos seus pais, a um professor ou a um orientador se alguém estiver ameaçando machucá-lo ou se você temer por sua segurança na escola. Se eles não fizerem nada para ajudar, conte para outra pessoa até conseguir ajuda. Se ninguém o ajudar, chame a polícia.
  2. Etapa 2 Tente fugir.
    Tente fugir. Em vez de se envolver com uma pessoa que quer brigar com você, tente caminhar ou correr para longe dela para evitar uma briga.
    • Lembre-se de que, em muitas situações, como na escola ou no trabalho, envolver-se em uma briga pode causar problemas ou até mesmo levá-lo para a cadeia, mesmo que você pense que está apenas em autodefesa.
  3. Etapa 3 Chame a atenção.
    Chame a atenção. Se estiver sendo atacado, chame a atenção dos espectadores e transeuntes para tentar obter ajuda. Se alguém estiver tentando lutar com você, poderá recuar se houver mais pessoas do seu lado.
    • Grite ou berre o mais alto possível.
    • Lembre-se de que a maioria das pessoas que vê uma situação ruim não se envolverá pessoalmente se puder evitar; é um fenômeno psicológico conhecido como 'efeito espectador'. Olhe nos olhos de alguém e, em vez de pedir ajuda, diga a essa pessoa que o ajude. Se você souber o nome da pessoa, use-o. Diga: 'Ajude-me, esta pessoa está tentando me atacar' ou 'Chame a polícia, AGORA!'
  4. Etapa 4 Use técnicas verbais.
    Use técnicas verbais. Se não tiver uma arma e não conhecer nenhuma técnica de autodefesa, você pode tentar usar técnicas verbais para 'acalmar' o agressor.
    • Tente usar palavras suaves. A maioria das pessoas que está com raiva não consegue pensar com clareza, e seu estado emocional elevado pode levar vários minutos para voltar ao normal. Tente conversar com o agressor em um tom de voz suave por vários minutos ou pelo maior tempo possível para dar a ele tempo de voltar a um estado mental mais racional.
    • Faça declarações empáticas. Muitas vezes, uma pessoa tentará brigar com você porque acha que você fez algo errado. Embora você possa discordar veementemente, para evitar ser agredido ou atacado de outra forma, você pode tentar fazer declarações que mostrem que você tem empatia pelo que a pessoa está sentindo. Você pode tentar dizer: 'Você tem razão, foi uma coisa estúpida o que eu fiz. Não sei por que fiz isso, mas me desculpe'.
  5. Etapa 5 Aprenda a se defender.
    Aprenda a se defender. Se você teme por sua segurança e quer estar realmente preparado para alguém que possa tentar brigar com você ou que possa atacá-lo, precisa aprender a usar a força física para se defender.
    • Faça aulas com um profissional treinado em autodefesa pessoal ou em qualquer outra técnica de arte marcial, como jujitsu ou tae kwon do. Procure um curso que ensine especificamente técnicas de defesa; antes de se inscrever, pergunte ao instrutor se esse curso é adequado para você e quanto tempo levará para aprender técnicas utilizáveis.

Como acabar com as brigas verbais em casa

  1. Etapa 1 Entenda o que é normal.
    Entenda o que é normal. Algum nível de discordância verbal é normal em relacionamentos íntimos, como entre cônjuges ou entre filhos e pais. Mas as discordâncias e os conflitos não devem ser resolvidos com brigas.
    • Gritar, xingar, menosprezar a outra pessoa, ameaçar ir embora ou reter atenção ou afeto não são formas saudáveis de brigar. Infelizmente, muitas pessoas crescem em lares onde esses tipos de brigas são comuns e tendem a lidar com seus próprios desentendimentos da mesma forma ao longo da vida.
    • Em um relacionamento em que as brigas são comuns, pode ser difícil treinar novamente todas as partes envolvidas para que parem de brigar e, em vez disso, conversem sobre os desentendimentos de forma respeitosa. Mas sua meta deve ser um relacionamento colaborativo em que as diferenças sejam resolvidas por meio do diálogo e em que todos se sintam seguros, respeitados e cuidados.
  2. Etapa 2 Reformule suas divergências.
    Reformule suas divergências. Em vez de uma briga, tente entender as diferenças de opinião ou os desacordos como um desafio para a solução de problemas.
    • Uma briga é uma situação em que você e a outra pessoa estão um contra o outro. Mas você e seu filho, pai ou cônjuge não estão um contra o outro, vocês são parceiros! Uma discordância é uma oportunidade de colaborar com seu parceiro para chegar a uma solução mutuamente satisfatória.
    • Reformular uma briga como uma parceria colaborativa não facilita a solução do problema, mas muda a dinâmica da interação. Não é você contra eles, é você e eles contra o problema.
  3. Etapa 3 Estabeleça regras básicas.
    Estabeleça regras básicas. Todo relacionamento saudável tem regras, faladas ou não, sobre quais tipos de comportamento são aceitáveis. Se o seu relacionamento tem dificuldades com brigas, estabelecer regras básicas pode ser o primeiro passo para um relacionamento emocionalmente mais estável e satisfatório.
    • Chegue a um acordo sobre o que está fora dos limites durante um desentendimento. Por exemplo, xingamentos, ameaças de ir embora ou insultos pessoais devem ser evitados.
    • Concorde em permitir que a outra pessoa dê um 'tempo' se o desentendimento começar a esquentar. Prometa que voltarão a discutir o assunto mais tarde, quando todas as partes estiverem calmas. Às vezes, apenas trinta segundos para respirar e se acalmar são suficientes; outras vezes, pode ser uma boa ideia ir para a cama e dormir sobre o assunto, retomando a discussão no dia seguinte.
  4. Etapa 4 Comunique-se.
    Comunique-se. A única maneira de resolver um conflito é conversar sobre ele. Aprender a discutir como você se sente e por que está chateado pode ser difícil. É uma boa ideia começar a praticar durante pequenos desentendimentos em vez de esperar por grandes brigas.
    • Diga por que você está chateado. Seja claro e específico e tente usar declarações do tipo 'eu' em vez de declarações que culpem a outra pessoa. Por exemplo, 'Sinto-me frustrado quando tenho de levar o lixo para fora', em vez de 'Você não levou o lixo para fora'.
    • Deixe que a outra pessoa exponha seu ponto de vista. Esteja disposto a ouvir e a dar o benefício da dúvida. Muitas brigas verbais resultam de um mal-entendido ou de conclusões precipitadas sobre as motivações da outra pessoa.
  5. Etapa 5 Faça um brainstorming de soluções.
    Faça um brainstorming de soluções. Lembre-se de que essa é uma atividade colaborativa. Ambas as partes provavelmente têm ideias para sua própria solução ideal, mas o objetivo é encontrar uma solução que funcione para todos.
    • Esteja disposto a fazer concessões, especialmente em questões que realmente não são tão importantes para você. É difícil chegar a um acordo verdadeiro se você só der uma opção à outra pessoa.
  6. Etapa 6 Reconecte-se depois de uma briga.
    Reconecte-se depois de uma briga. Lembre-se do motivo pelo qual você ama essa pessoa. Por mais frustrantes que sejam os desentendimentos, você deve fazer questão de se reconectar e assegurar um ao outro que você ainda está tão comprometido com ele quanto estava antes do desentendimento.
    • Abrace um ao outro, dê um tapinha nas costas da pessoa ou reconecte-se de qualquer maneira que puder. Diga à pessoa que você se importa com ela.
  7. Etapa 7 Procure ajuda.
    Procure ajuda. Se a briga da sua família estiver fora de controle ou se você sentir que você ou outra pessoa está em perigo, fale com um adulto de sua confiança ou chame a polícia.
    • Nos Estados Unidos, ligue para a National Domestic Violence Hotline (Linha Direta Nacional de Violência Doméstica) no número 1-800-799-7233 ou 1-800-787-3224 (TTY, para surdos). Conselheiros treinados nessa linha direta 24 horas podem ajudá-lo a planejar seu próximo passo.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    É melhor brigar ou ir embora?
    Não há uma resposta única para isso, mas lembre-se de que uma das três formas de autodefesa é a redução da escalada verbal, e apenas uma forma de autodefesa tem a ver com suas capacidades físicas. Isso significa que lutar é apenas uma maneira de resolver uma situação e nem sempre é a melhor opção.
  • Pergunta
    Como você interrompe uma briga de punhos sem armas?
    Tente separar as duas pessoas antes que qualquer soco seja desferido. No entanto, você deve ter cuidado, pois até mesmo algo tão pequeno quanto uma caneta pode ser usado para ferir outras pessoas, portanto, não presuma que a situação é segura só porque não há armas ou facas envolvidas.
  • Pergunta
    Como você sempre vence uma briga?
    Como em qualquer outra coisa na vida, se você quiser ser bom em autodefesa e tê-la como uma habilidade de fácil acesso, deve praticá-la consistentemente.

Dicas

  • Se você acha que terá de intervir em uma briga, o treinamento em defesa pessoal e/ou artes marciais é uma ótima maneira de aprender técnicas eficazes de desarmamento.

Avisos

  • Intervir para parar uma briga é sempre perigoso. Você pode se machucar ou morrer se a briga não se acalmar.