Como ficar mais tempo embaixo d'água

Autor do artigo:Gabriel Silva

Embora a maioria das pessoas consiga ficar debaixo d'água sem respirar por pouco tempo, algumas pessoas conseguem passar longos períodos sem ar. Isso se deve, em grande parte, às atividades de treinamento individuais e ao compromisso de conseguir ficar debaixo d'água por mais tempo do que os outros. Seja qual for o seu objetivo final, a probabilidade é que, com o treinamento, você consiga ficar debaixo d'água por mais tempo do que está conseguindo agora. Em última análise, ao se comprometer com uma rotina de exercícios, acostumar-se a estar na água e treinar seu corpo para usar menos oxigênio, você conseguirá ficar debaixo d'água por mais tempo.

Etapas

Comprometendo-se com uma rotina de exercícios

  1. Etapa 1 Inicie uma rotina de exercícios cardiovasculares.
    Inicie uma rotina de exercícios cardiovasculares. A melhor maneira de aumentar a quantidade de tempo que você pode ficar embaixo d'água é aumentando sua capacidade cardiovascular. Ao se comprometer com uma rotina de exercícios cardiovasculares, você aumentará a capacidade do seu corpo de processar e usar o oxigênio.
    • Comprometa-se a correr, fazer powerwalking, usar um elíptico ou outra atividade cardiovascular.
    • Exercite-se de 3 a 5 vezes por semana por pelo menos 30 minutos. Porém, quanto mais tempo você se exercitar, melhor.
  2. Etapa 2 Nadar...
    Nade com frequência. Ao nadar bastante, você acostumará seu corpo a estar na água. Além disso, aumentará drasticamente sua capacidade cardiorrespiratória e a capacidade do seu corpo de usar o oxigênio de forma eficiente. Por fim, quanto mais você nadar, mais fácil será para você ficar muito tempo debaixo d'água.
    • Nade de 3 a 5 vezes por semana por pelo menos 30 minutos de cada vez. A natação pode substituir outros exercícios cardiovasculares.
  3. Etapa 3 Evite uma rotina séria de treinamento com pesos.
    Evite uma rotina séria de treinamento com pesos. Embora você possa pensar que o treinamento com pesos possa aumentar sua capacidade pulmonar e a capacidade do seu corpo de processar oxigênio, ele pode prejudicar seu objetivo de ficar muito tempo debaixo d'água. Isso ocorre porque quanto mais massa muscular você tiver, mais oxigênio seu corpo precisará.
    • Considere uma rotina de treinamento com pesos leves na qual você tonifica o corpo e aumenta determinados grupos musculares, como braços e pernas. O direcionamento de determinados grupos musculares pode ajudá-lo a suportar o peso de um tanque de oxigênio ou outro equipamento (se você mergulhar).

Estar confortável na água

  1. Etapa 1 Ganhe muita experiência na água.
    Adquira muita experiência na água. Um dos fatores mais importantes para permanecer debaixo d'água por muito tempo é conseguir relaxar enquanto estiver submerso. Se estiver ansioso ou nervoso, você respirará mais fundo e usará mais ar. Como resultado, passe o máximo de tempo possível embaixo d'água.
    • Considere a possibilidade de adquirir ampla experiência em diferentes corpos d'água. Dessa forma, você poderá se ajustar rapidamente a novas circunstâncias.
    • Experimente diferentes atividades na água, como mergulho com snorkel ou autônomo.
  2. Etapa 2 Fique parado.
    Fique parado. No final, quanto mais você se mover, mais ar usará e mais rápido terá que voltar à superfície. Para evitar isso, tente ficar o mais imóvel possível. Se tiver que se mover, faça-o de forma deliberada e calma. Você perceberá que, ao ficar parado, conseguirá ficar mais tempo embaixo d'água.
  3. Etapa 3 Evite ir muito fundo.
    Evite ir muito fundo. Quanto mais perto da superfície você ficar, menos ar usará. Por isso, evite ir muito fundo, pois isso drenará seu ar mais rapidamente.
    • Se estiver em uma piscina, mantenha-se na parte rasa e fique logo abaixo da superfície.
    • Se estiver em um corpo de água natural, tente se agarrar a algo que o mantenha próximo à superfície. Por exemplo, tente se segurar em um poste da doca.
  4. Etapa 4 Respire quando precisar.
    Tome ar quando precisar. Assim que começar a se sentir tonto, volte à superfície. Se ficar debaixo d'água sem oxigênio, corre o risco de sofrer danos cerebrais ou se afogar.
    • Ligue imediatamente para os serviços de emergência se alguém perder a consciência enquanto estiver embaixo d'água.

Trabalhando com técnicas de respiração

  1. Etapa 1 Prenda a respiração enquanto estiver nadando.
    Prenda a respiração enquanto estiver nadando. Em vez de respirar regularmente enquanto nada, considere prender a respiração. Faça isso por um determinado período de tempo, como 30 segundos a 1 minuto. Isso treinará lentamente sua mente e seu corpo. Para fazer isso:
    • Faça um aquecimento, sem prender a respiração, nadando 400 metros.
    • Complete séries de 25 metros de nado livre sem respirar. Tente fazer 10 séries dessas. Permita-se 15 a 30 segundos para respirar entre as séries.
  2. Etapa 2 Use um relógio com cronômetro.
    Use um relógio com cronômetro. Talvez a melhor ferramenta para treinar a permanência embaixo d'água seja um cronômetro. Use um cronômetro para estabelecer uma linha de base de quanto tempo você fica embaixo d'água. Em seguida, cronometre cada vez que ficar embaixo d'água e tente superar seu melhor tempo.
  3. Etapa 3 Aumente lentamente a quantidade de tempo que você fica embaixo d'água.
    Aumente lentamente a quantidade de tempo que você fica embaixo d'água. Depois de ter uma linha de base de quanto tempo pode ficar embaixo d'água, você deve se desafiar a aumentar esse tempo lentamente. Você descobrirá que aumentar o tempo de permanência embaixo d'água em alguns segundos por semana pode ter grandes resultados ao longo de muitas semanas ou meses.
    • Estabeleça uma meta de aumentar seu tempo embaixo d'água em 5% a 10% por semana ou por mês, dependendo de sua capacidade. Lembre-se, porém, de que é melhor se concentrar em um progresso lento.
  4. Etapa 4 Pratique a respiração profunda....
    Pratique a respiração profunda. Respire fundo pela boca. Segure-a por um segundo. Use sua boca para expirar por 10 segundos. Certifique-se de que sua boca não esteja muito aberta ao expirar. Faça isso por um minuto e meio.
    • Você pode praticar a respiração enquanto estiver na água ou em terra.
    • Pratique pelo menos 3 vezes por semana, até que esteja completamente confortável com a respiração profunda.
    • Ao praticar, você se condicionará à respiração profunda e poderá aumentar o tempo em que permanecerá embaixo d'água.
  5. Etapa 5 Alterne entre respirar e prender a respiração.
    Alterne entre respirar e prender a respiração. Depois de dominar a respiração profunda, você pode treinar-se para alternar entre respirar e prender a respiração. Comece prendendo a respiração por 30 segundos e depois respire por um minuto. Faça isso por um determinado período de tempo.
    • Considere fazer um treino de aquecimento de 5 minutos antes dos exercícios de respiração. Tente nadar ou correr por alguns minutos. Isso aumentará sua frequência cardíaca e fará com que você respire mais rápido.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Quais são algumas dicas para nadar no oceano?
    O conselho que posso dar sobre natação em águas abertas é não ficar muito convencido. Todo mundo gosta de pensar que é um ótimo nadador. A ressaca e a correnteza no oceano são muito, muito fortes. Como dica para salvar vidas, não fique muito convencido e corra o risco de se afogar.
  • Pergunta
    Não há problema em fechar o nariz embaixo d'água?
    Se estiver nadando de forma competitiva, recomendo não fechar o nariz. O que você deve fazer é inspirar pela boca e expirar (na água) pelo nariz. Isso pode exigir tempo e prática e até mesmo algumas sensações de sufocamento quando estiver aprendendo, mas logo você conseguirá fazer a ação corretamente. Ou você pode investir em uma ponte nasal/pinça, mas aí você terá que subir e inspirar mais.

Dicas