Como ficar embaixo d'água em uma piscina

Autor do artigo:Gabriel Silva

Talvez você queira ficar embaixo d'água por um período de tempo para ser mais esperto do que os outros em um jogo na piscina ou apenas para ter uma perspectiva diferente do mundo ao seu redor. Embora seja perigoso prender a respiração por muito tempo embaixo d'água, você pode ficar embaixo d'água facilmente com uma preparação completa.

Etapas

Preparação para ficar submerso

  1. Etapa 1 Determine quanto tempo você consegue prender a respiração fora da água.
    Determine quanto tempo você consegue prender a respiração fora da água. Fique em pé ou sente-se imóvel. Respire lenta e profundamente, faça várias respirações completas. Na parte superior de uma inspiração, prenda a respiração fechando a parte posterior da garganta. Use um cronômetro para cronometrar o tempo que consegue prender a respiração. Se estiver satisfeito com o tempo, você pode se sentir pronto para entrar na piscina. Caso contrário, você pode aumentar sua força e capacidade pulmonar por meio de exercícios respiratórios e atividade física regular.
    • Você já deve ter ouvido falar que as pessoas conseguem prender a respiração debaixo d'água por vários minutos. Isso se deve ao reflexo de mergulho dos mamíferos, que permite que eles prendam a respiração por mais tempo embaixo d'água do que em terra. Esse é um instinto de sobrevivência e não se deve confiar nele. Além disso, as pessoas que estabelecem recordes de retenção da respiração praticam regularmente sua resistência e o fazem em condições específicas.
  2. Etapa 2 Pratique a respiração diafragmática.
    Pratique a respiração diafragmática. O fato de estar respirando constantemente não significa que esteja aproveitando ao máximo sua respiração. Os exercícios de respiração abdominal que fortalecem os pulmões e o diafragma, o músculo que separa a cavidade torácica do abdome, podem ajudá-lo a respirar de forma mais consciente e eficiente.
    • Deite-se em uma superfície plana. Use um travesseiro sob a cabeça, se desejar, e/ou sob os joelhos, se tiver dor na região lombar.
    • Coloque uma mão no peito, na área do coração, e a outra logo abaixo da caixa torácica.
    • Inspire lentamente pelo nariz. A mão na barriga deve se elevar, mas a mão no peito deve permanecer imóvel.
    • Contraia os músculos do estômago e expire lentamente por seis segundos com os lábios franzidos. Novamente, a mão no peito deve permanecer imóvel durante a expiração.
    • Pratique essa sequência por 5 a 10 minutos, algumas vezes ao dia. À medida que o exercício se tornar mais habitual e fácil, você pode colocar um livro, um saco de arroz ou um saco de areia (disponível em lojas de artigos para ioga) sobre o abdome para aumentar a força do diafragma.
  3. Etapa 3 Pratique exercícios cardiovasculares regularmente.
    Faça exercícios cardiovasculares regulares. Esse é um exercício que aumenta sua frequência cardíaca. A melhora da função cardiorrespiratória e o uso mais eficiente do oxigênio são alguns dos benefícios de uma rotina regular de exercícios físicos. Para a saúde geral, recomenda-se que os adultos façam 30 minutos ou mais de exercícios físicos moderados na maioria dos dias da semana.
    • Corrida, ciclismo, natação, aulas de aeróbica e até mesmo dança são atividades aeróbicas. Experimente várias atividades para identificar um exercício que seja agradável para você. Se você gostar de uma atividade física, é mais provável que a pratique.
    • Estabeleça uma rotina de exercícios. As rotinas ajudam a transformar o exercício em um hábito regular. Tente se exercitar em vários horários do dia e da noite para determinar quando é mais conveniente para você se exercitar.
    • Mesmo pequenas quantidades de atividade física, por exemplo, cinco a dez minutos de caminhada, podem melhorar sua saúde física. Procure acumular um total de 30 minutos de exercícios por dia.
  4. Etapa 4 Descubra se é permitido prender a respiração por um longo período na piscina que você usará.
    Descubra se é permitido prender a respiração por um longo período na piscina que você vai usar. Muitas piscinas públicas nos Estados Unidos proibiram a retenção prolongada da respiração devido ao risco de hipóxia (pouco oxigênio), que pode prejudicar a função cerebral, causar inconsciência e morte.

Afundando no fundo da piscina

  1. Etapa 1 Escolha um local na água para afundar.
    Escolha um local na água para afundar. Você pode submergir completamente em qualquer corpo de água que seja mais alto do que sua altura ou que cubra sua cabeça quando estiver sentado (ou mesmo deitado, como em uma piscina rasa). O fator mais importante a ser considerado para escolher um local é observar o ambiente ao seu redor. Sempre tenha cuidado ao prender a respiração embaixo d'água, especialmente em uma piscina pública lotada, onde as pessoas estão envolvidas em muitas atividades diferentes e não estão prestando atenção nas outras.
    • Se quiser afundar no fundo de uma piscina, você pode pensar que escolher um local próximo à parede é mais seguro. No entanto, lembre-se de que as pessoas entrarão na água em todas as bordas da piscina. Talvez seja melhor encontrar um local relativamente isolado, longe de onde as pessoas possam estar entrando na água e longe de grandes grupos. Além disso, mantenha distância do ralo da piscina, que pode exercer centenas de quilos de sucção e causar lesões e morte.
    • Se estiver nadando embaixo d'água, fique atento ao tráfego e lembre-se de que os outros nadadores não estarão necessariamente cuidando de você. O ideal é que você possa traçar um caminho claro à sua frente até o outro lado, um caminho que permanecerá livre até você chegar lá.
  2. Etapa 2 Assuma uma posição vertical na água com os pés apontando para baixo.
    Assuma uma posição vertical na água com os pés apontando para baixo. Se você estiver na parte rasa da piscina, provavelmente estará em pé. Se estiver em uma parte da piscina onde a água é mais alta do que a sua altura, seu corpo assumirá uma posição vertical com facilidade, pois, geralmente, a parte inferior do corpo será mais pesada do que a parte superior.
  3. Etapa 3 Respire lenta e profundamente para encher os pulmões de oxigênio.
    Respire lenta e profundamente para encher os pulmões de oxigênio. Não hiperventile. Fazer várias respirações rápidas seguidas antes de submergir é conhecido como DUBB, 'dangerous underwater breath-holding behaviors' (comportamento perigoso de prender a respiração embaixo d'água) e pode causar desmaio hipóxico, que pode levar a danos cerebrais, desmaio e morte.
  4. Etapa 4: Coloque-se em uma posição deitada.
    Fique em uma posição dobrada. Puxe os joelhos para dentro e mantenha-os perto do peito, envolvendo-os com os braços. Essa posição dobrada altera a quantidade de espaço que você está ocupando na água e permite que você caia mais fundo na água e permaneça mais facilmente debaixo d'água.
    • Os objetos e corpos afundam na água se tiverem uma densidade maior do que a do corpo d'água. A densidade de um objeto depende de sua massa e volume - a quantidade de espaço que ele ocupa. Dessa forma, ocupar menos espaço na água o ajudará a afundar.
  5. Etapa 5 Afundar.
    Afundar. Solte bolhas de ar lentamente pelo nariz. Você também pode soltá-las pela boca e elas podem ser maiores, mas você afundará mais rápido. Você também pode fazer as duas coisas e soltar pequenas porções de ar, estufando as bochechas entre as saídas de ar. Deixe sua cabeça e seu corpo afundarem na água. Quando seus pés atingirem o fundo da piscina, sente-se em uma posição confortável, como com as pernas cruzadas ou segurando os joelhos à sua frente.
  6. Etapa 6 Retorne à superfície.
    Volte à superfície. Quando estiver pronto ou sem fôlego, olhe para cima e certifique-se de que não há nada nem ninguém em seu caminho para a superfície da piscina. Seja sentado ou em pé, pressione firmemente os pés e estique os braços para o céu para disparar ou nadar para cima.

Nadando o comprimento da piscina embaixo d'água

  1. Etapa 1 Respire fundo várias vezes, lentamente, para encher os pulmões de oxigênio.
    Respire fundo várias vezes, devagar, para encher os pulmões de oxigênio. Lembre-se de evitar a hiperventilação - respirar rápido ou superficialmente. Esse comportamento é perigoso porque seu corpo perderá oxigênio mais rapidamente e você poderá sofrer um apagão hipóxico e até mesmo morrer.
  2. Etapa 2 Submerja a cabeça e o corpo em uma posição aerodinâmica.
    Submerja a cabeça e o corpo em uma posição aerodinâmica. Ao cair abaixo da superfície da água, assuma uma posição horizontal paralela ao piso da piscina. Mantenha a cabeça e os olhos em uma posição neutra, voltados para o fundo da piscina, e levante os braços sobre a cabeça, apertando-os ao lado das orelhas.
  3. Etapa 3 Use seus pés para empurrar com força a parede.
    Use os pés para empurrar-se com força para fora da parede. Mantenha o tronco e os braços em uma posição aerodinâmica, dobre os joelhos e coloque os dois pés na parede. Pressione firmemente os dois pés para empurrá-lo para frente e dar impulso ao seu corpo.
  4. Etapa 4 Use o chute de golfinho para impulsioná-lo pela água.
    Use o chute de golfinho para se impulsionar na água. Esse chute é considerado o mais poderoso para nadar debaixo d'água. Mantenha as pernas e os pés juntos e dobre ligeiramente os joelhos. Chute as duas pernas para frente simultaneamente, terminando com elas ligeiramente à frente do corpo. Repita até chegar ao outro lado da piscina, subindo para respirar, se necessário.
    • A força do chute de golfinho vem do movimento das pernas como um chicote. Concentre-se em estender totalmente as pernas para obter o máximo de força do chute.
  5. Etapa 5 Mantenha as mãos e os braços à sua frente ao nadar.
    Mantenha as mãos e os braços à sua frente ao nadar. Essa posição aerodinâmica é a mais eficiente para atravessar a água o mais rápido possível e o alertará sobre os obstáculos à sua frente.
  6. Etapa 6: Saia da água.
    Saia da água. Quando suas mãos encontrarem a parede da piscina, use-as para empurrar contra a parede e trazê-lo à superfície.

Vídeo

Dicas

  • Se não estiver nadando de forma competitiva para uma corrida etc., use o nado de peito em vez do chute de golfinho debaixo d'água e mantenha os braços alinhados à sua frente. Você poderá se sentir menos desesperado para respirar e, com sorte, mais confortável para nadar distâncias debaixo d'água.
  • Você pode ser capaz de percorrer distâncias maiores, mas talvez esteja se preocupando demais em voltar para cima para respirar. Siga as dicas acima e, para se distrair sobre a necessidade de voltar a respirar, tente ter em mente uma música ou melodia alegre e cantarolá-la em sua cabeça, enquanto permanece próximo ao piso da piscina.
  • Se você precisar desesperadamente respirar fora da água, faça-o (não se esforce demais), mas com um pouco mais de prática de natação subaquática, você poderá nadar uma extensão inteira da piscina!

Avisos

  • Prender a respiração debaixo d'água pode causar afogamento devido ao baixo nível de oxigênio, o que pode levar à morte rapidamente. O afogamento não intencional é uma das principais causas de morte nos Estados Unidos, especialmente em crianças. Saiba que todos os anos pessoas se afogam em águas rasas e que muitas agências governamentais e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo estão envolvidas em campanhas educativas para aumentar a conscientização sobre as perigosas consequências de prender a respiração embaixo d'água. Por segurança, tenha sempre alguém que você conhece por perto para ficar de olho em você.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Se eu abrir os olhos embaixo d'água, meus olhos vão arder?
    Depende da quantidade de cloro na piscina e de sua sensibilidade a ele. É bem possível que seus olhos fiquem irritados por algum tempo.
  • Pergunta
    Como faço para nadar na superfície da água sem afundar?
    Acho que abrir as pernas e os braços (quase como uma estrela-do-mar) ajuda, além de respirar fundo antes de entrar. Se puder, tente flutuar de costas, respirar e depois se virar.
  • Pergunta
    Como faço para ficar embaixo d'água sem voltar à superfície?
    Primeiro, respire fundo. Em seguida, entre na água. Solte lentamente o ar de seus pulmões até começar a afundar.