Como se manter seguro

Autor do artigo:Gabriel Silva

Coisas ruins podem acontecer e de fato acontecem, e o mundo às vezes pode parecer um lugar muito assustador e perigoso. Felizmente, há algumas precauções que podem ser tomadas para reduzir os riscos. Embora nada possa protegê-lo completamente de todos os perigos, há algumas medidas simples que você pode tomar para evitar perigos potenciais ou para lidar com eles quando acontecerem.

Etapas

Como se manter seguro à noite

  1. Etapa 1 Não se comporte como uma vítima.1Não aja como uma vítima. A vítima perfeita para pessoas predatórias é tímida, fraca, desatenta e disposta a se comprometer para 'fazer a coisa certa'. É ainda mais fácil tirar vantagem de uma pessoa assim se ela estiver sozinha, em um local isolado ou intoxicada.
    • Aja com confiança. Faça contato visual adequado com as pessoas ao seu redor. Caminhe com determinação.
    • Seja educado e prestativo, mas não se comprometa. Às vezes, os predadores tentam atrair as pessoas pedindo ajuda a elas. Por exemplo, se alguém em um carro pedir informações, ajude-o, mas de uma distância segura. Não se aproxime da janela do carro.
    • Esteja com amigos ou em uma multidão. É mais difícil cometer um crime se as pessoas tiverem alguém com elas. As vítimas são mais fáceis de serem vitimadas se estiverem sozinhas. Até mesmo o fato de ter outras pessoas por perto torna menos provável a ocorrência de um crime.
    • Participe de forma responsável. Se você beber ou usar outras drogas, não o faça em excesso. Ter a mente prejudicada torna mais difícil sentir o perigo, fazer escolhas seguras ou reagir adequadamente a uma situação.
    • Se possível, não beba em bares sozinho. Tenha sempre uma maneira segura de voltar para casa se estiver muito bêbado para dirigir, seja um amigo, Uber, ônibus ou táxi.
    • Preste atenção às suas bebidas em bares, festas e até mesmo com um acompanhante. 'Drogas de estupro' colocadas em bebidas não observadas podem levar a agressão, estupro ou algo semelhante.
  2. Etapa 2: Esteja atento ao seu entorno.2 Esteja atento ao que está ao seu redor. Você não precisa ficar obsessivamente atento a cada pequeno detalhe ou entrar em fantasias paranoicas. No entanto, estar atento o protegerá de acidentes e mostrará aos possíveis criminosos que você está prestando atenção.
    • Evite enviar mensagens de texto constantemente, falar ao telefone ou permitir que os dispositivos o deixem alheio ao seu redor.
    • Não use fones de ouvido com música alta.
    • Preste atenção às pessoas que estão ao seu redor. Se uma pessoa bêbada estiver gritando obscenidades na rua, você poderá notá-la e evitar problemas.
  3. Etapa 3 Use roupas de cores vivas ou refletivas.3Use roupas de cores vivas ou refletivas. Embora isso possa parecer contraproducente - afinal, você não deveria não chamar a atenção para si mesmo? -- Na verdade, isso o ajuda de duas maneiras diferentes.
    • Seja visível. Roupas de cores vivas, refletivas e luzes (como faróis ou luzes de bicicleta) ajudam a diminuir o perigo de acidentes de carro. Usar roupas escuras à noite pode torná-lo praticamente invisível. E acidentes de trânsito são muito mais prováveis de acontecer do que qualquer crime.
    • Isso também pode fazer com que você seja menos visado. As cores brilhantes têm uma correlação com a confiança e podem fazer com que alguém que iria mexer com você tenha menos probabilidade de fazê-lo, porque você está muito visível.
  4. Etapa 4 Evite andar em áreas sem iluminação e com pouco tráfego de pedestres, como becos ou parques.4Evite andar em áreas sem iluminação e com pouco tráfego de pedestres, como becos ou parques. Embora coisas infelizes possam acontecer mesmo em áreas bem iluminadas, alguém pode atacá-lo com muito mais facilidade em uma área escura e será muito mais difícil obter ajuda caso precise.
    • Prefira vias públicas, estradas e caminhos bem iluminados para caminhar. Quanto mais pessoas estiverem por perto, melhor.
  5. Etapa 5 Certifique-se de que alguém saiba onde você está e o que está fazendo.5Certifique-se de que alguém saiba onde você está e o que está fazendo. Se algo acontecer com você, com certeza você quer ter pelo menos uma pessoa que saiba o que você estava fazendo e para onde estava indo.
    • Se tiver de caminhar para algum lugar à noite, certifique-se de que um amigo ou pessoa de confiança saiba o caminho que você tomou. Dessa forma, se algo acontecer com você, eles saberão por onde começar a procurar.
  6. Etapa 6 Memorize os números de telefone de emergência.6Tenha os números de telefone de emergência memorizados. Nos dias de hoje, seu telefone contém tantas informações que é tentador não memorizar nenhum desses números. Você precisa criar um plano de contingência para o caso de perder o celular, ele ser roubado ou ficar sem bateria.
    • Além dos números de emergência óbvios (como a polícia ou o corpo de bombeiros), você deve ter um ou dois amigos para quem possa ligar se tiver dificuldades.
    • Se possível, tente que esses números sejam de pessoas que morem em sua região. Embora possa ser tentador ligar para a mãe, ela pode morar a milhares de quilômetros de distância e não conseguir ajudá-lo de forma alguma.
  7. Etapa 7 Siga o sistema de amigos.7Siga o sistema de amigos. Se for sair à noite, especialmente se for para uma boate ou para beber, tente ir com seus amigos. Faça um plano antes de sair à noite, designando quem está com quem. Dessa forma, você só precisará monitorar uma outra pessoa e saberá que alguém está cuidando de você também.
    • Se houver um motorista designado, deixe-o encarregado de garantir que todos os amigos estejam bem. Você também deve se certificar de que ele pegue as chaves de todos, para que ninguém mais tente sair sem elas.
  8. Etapa 8 Mantenha o controle do quanto você bebe.8Controle o quanto você bebe. Se precisar ir ao banheiro, sair para fumar ou algo assim e não tiver terminado a bebida, deixe-a com um amigo de confiança. Não é possível saber se alguém adulterou sua bebida (por exemplo, se ela foi drogada).
    • Lembre-se de que, mesmo que alguém adultere sua bebida, a culpa não é sua. A culpa é da pessoa que adulterou a bebida.
  9. Etapa 9 Tente sempre ter dinheiro para o transporte.9Tente sempre ter dinheiro para o transporte. Seja para o táxi que o levará de volta para casa, seja para o ônibus ou metrô, certifique-se de ter sempre a quantia certa para voltar de onde quer que esteja.
    • Mantenha seu dinheiro de reserva separado do dinheiro que está gastando à noite. Dessa forma, você não decidirá gastar seu dinheiro na saída noturna em vez de voltar para casa.
    • Isso é importante mesmo se você estiver voltando do trabalho à noite. Se algo o deixar desconfortável ou nervoso, é bom ter dinheiro suficiente para sair da situação pegando um táxi ou ônibus, se necessário.
  10. Etapa 10 Saiba quando sai o último ônibus.10Saiba quando o último ônibus sai. Se estiver na rua até tarde e precisar pegar um ônibus ou metrô, certifique-se de saber quando sai o último. Dessa forma, se você o perder, não precisará esperar no ponto de ônibus ou na estação de metrô.
    • Certifique-se de ter um plano de contingência para o caso de ficar preso. Mantenha o número de uma empresa de táxi local com você ou tenha um amigo para quem possa ligar se precisar.
    • Se pegar um ônibus tarde da noite, sente-se perto do motorista. É muito mais provável que você seja roubado ou assediado se sentar no fundo do ônibus do que se sentar perto do motorista.

Como se manter seguro em casa

  1. Etapa 1 Tenha números de emergência facilmente acessíveis.1Tenha números de emergência facilmente acessíveis. Se estiver em casa, especialmente se estiver sozinho, você precisa ter certeza de que os números de telefone de emergência estão o mais acessível possível, para que, se algo acontecer, você não tenha que sair em busca deles.
    • Tenha os números das equipes de emergência, como a polícia, o corpo de bombeiros ou uma ambulância.
    • Você também pode ter centros de controle de venenos ou o número de uma enfermeira consultora local em caso de acidente ou doença que você não tenha certeza se é uma emergência.
    • Tenha o número de um vizinho de confiança ou amigo local com quem possa entrar em contato se algo acontecer.
  2. Etapa 2 Coloque os dispositivos de emergência em um local de fácil acesso.2Coloque os dispositivos de emergência em um local de fácil acesso. Se houver um incêndio, um acidente, etc., você não quer ter que vasculhar um monte de coisas para encontrar seus dispositivos de emergência. Certifique-se de que todos na casa saibam onde eles estão localizados.
    • Mantenha o kit de primeiros socorros no banheiro, no mesmo lugar, para não ter de procurar por ele se for necessário.
    • Certifique-se de ter um ou mais extintores de incêndio nos lugares certos da casa: na cozinha e perto da lareira são dois bons lugares. Além disso, certifique-se de que você e as pessoas da sua casa saibam como usar o extintor de incêndio em caso de emergência.
    • Coloque uma lanterna em um local óbvio. Se as luzes se apagarem ou houver algum problema, você saberá exatamente onde está a lanterna.
  3. Etapa 3 Faça planos de emergência.3Faça planos de emergência. Embora não seja possível planejar tudo, é uma boa ideia ter um plano de emergência para os principais problemas que podem ocorrer enquanto você estiver em casa, especialmente se estiver sozinho.
    • Tenha várias rotas de fuga para o caso de um incêndio. Certifique-se de que todos em sua casa saibam o que fazer e para onde ir.
    • Dependendo de onde mora, você pode ter um plano de emergência para um tornado, um furacão, um terremoto e assim por diante.
    • Você também pode tentar fazer um plano de emergência para o caso de invasão de domicílio: você também pode pensar em rotas de fuga para fora da casa, onde se esconder dentro da casa, onde pedir ajuda e assim por diante.
  4. Etapa 4 Instale um sistema de alarme.4Instale um sistema de alarme. É muito importante que você tenha um sistema de alerta antecipado para qualquer problema que possa ocorrer enquanto você estiver em casa. Isso pode ser qualquer coisa, desde um incêndio, um vazamento de monóxido de carbono ou um intruso na casa.
    • Há uma variedade de sistemas de alarme diferentes. Descubra qual deles funciona para você ou quais são suas necessidades. Se o monóxido de carbono não for um problema em sua casa, por exemplo, você não precisará de um sistema de alerta antecipado para ele.
    • Certifique-se sempre de que o sistema de alarme esteja configurado e que tenha todas as baterias e fiação adequadas. Não faz muito sentido ter um sistema de alarme que nunca está funcionando.
  5. Etapa 5 Mantenha as portas e janelas trancadas.5Mantenha as portas e janelas trancadas. A menos que você more em um lugar onde ninguém tranca as portas (muitas cidades pequenas), você deve mantê-las trancadas, especialmente se estiver sozinho em casa. Isso é particularmente importante no andar térreo, que pode criar acesso fácil para ladrões ou intrusos.
    • Dependendo da área em que você mora, talvez seja necessário instalar barras nas janelas, especialmente no andar térreo.
  6. Etapa 6 Nunca diga a alguém que você're home alone.6Nunca diga a alguém que você está sozinho em casa. Se alguém vier até a porta e pedir para falar com você sobre algo, evite dizer que você é o único que está lá. Se você mora em um prédio de apartamentos e alguém que você não conhece quer chamá-lo para entrar, evite fazê-lo, a menos que tenha certeza absoluta de que se trata de uma pessoa.
    • Você também não deve publicar no Facebook ou em outra mídia social que está sozinho em casa.
    • Isso é especialmente importante se você for uma criança e estiver sozinho em casa. Embora as coisas raramente aconteçam como nos filmes (como Home Alone, por exemplo), você não quer correr o risco de alguém achar que sua casa é vulnerável porque você é o único que está lá.
  7. Etapa 7 Certifique-se de que a chave reserva seja difícil de ser encontrada por um possível intruso.7Certifique-se de que a chave reserva seja difícil de ser encontrada por um possível invasor. A melhor coisa a fazer com uma chave reserva é entregá-la a um vizinho de confiança e pegá-la com ele se você se trancar para fora. Caso contrário, você deve esconder a chave muito bem.
    • Isso significa que não o esconda sob o tapete da frente ou em um vaso de flores próximo. Esse é o primeiro lugar que um possível intruso procurará.
    • Um exemplo pode ser esconder a chave do galpão em um gancho embaixo da varanda dos fundos e ter de usar a chave do galpão para pegar a chave da casa em um esconderijo no galpão trancado.
  8. Etapa 8 Não't go into the house if it looks like it's been broken into.8Não entre na casa se parecer que ela foi arrombada. Se você chegar em casa e vir uma janela quebrada ou a porta aberta quando não deveria estar, não deve ir investigar. Em vez disso, vá até a casa de um vizinho e chame a polícia.
    • Se houver uma luz acesa que não deveria estar, ligue para o telefone residencial e verifique se não é um membro da família que voltou quando você não o esperava.
    • Verificar se o intruso ainda está em sua casa pode ter consequências ruins para você, portanto, é melhor chamar a polícia e deixar que ela resolva o problema.

Como se manter seguro durante uma viagem

  1. Etapa 1 Faça cópias de documentos importantes.1Faça cópias de documentos importantes. Se algo acontecer com seu passaporte ou qualquer documento de viagem importante (como carteira de identidade, informações sobre o visto etc.), é bom ter duplicatas desses documentos para mostrar à polícia ou ao consulado.
    • Mantenha suas duplicatas em um local diferente dos seus documentos reais. Por exemplo, se você tiver uma bolsa onde guarda todos os documentos importantes, como passaporte e outros, guarde as duplicatas em uma bolsa diferente.
    • Você também deve deixar cópias de tudo com um amigo ou familiar de confiança. Dessa forma, se tudo for perdido ou roubado, você poderá entrar em contato com eles e obter as cópias dos documentos.
  2. Etapa 2 Faça uma pesquisa antes de viajar.2Faça uma pesquisa antes de ir. Saiba o máximo possível sobre a área para a qual está viajando. Descubra quais lugares são seguros e quais não são, para que você saiba quais áreas evitar.
    • Certifique-se de estar ciente dos costumes locais para não ofender as pessoas. Há certos gestos nos Estados Unidos, por exemplo, que são extremamente rudes em outras partes do mundo.
    • Pergunte aos habitantes locais onde é seguro ir. Os habitantes locais são os mais propensos a recomendar bons lugares para ir, bem como os que devem ser evitados. Há muitos sites (como o do Couchsurfing) em que você pode se conectar com pessoas da região pela Internet e elas devem poder lhe dar informações.
  3. Etapa 3 Aprenda um pouco do idioma local.3Aprenda um pouco do idioma local. Embora provavelmente não consiga se tornar fluente, você deve pelo menos se certificar de que consegue acessar o idioma o suficiente para se comunicar em caso de problemas.
    • Tenha uma folha de frases importantes (não apenas 'Onde fica o banheiro?') com coisas como: como chegar à estação de trem/ônibus, onde fica a delegacia de polícia/consulado do país de origem mais próxima, cibercafé e assim por diante.
    • Saber o suficiente para se comunicar de forma básica com a população local aumentará a probabilidade de os moradores o ajudarem, pois você se esforçou para ser mais do que um simples turista.
  4. Etapa 4 Informe seu itinerário a uma pessoa de confiança.4Informe uma pessoa de confiança sobre seu itinerário. Isso é especialmente importante se você estiver viajando sozinho. Alguém responsável deve saber onde você deve estar e o que deve fazer. Dessa forma, se você não aparecer no local em que deveria estar, alguém poderá começar a fazer perguntas.
    • Se o seu itinerário mudar, certifique-se de entrar em contato com a pessoa de confiança e informá-la sobre a mudança.
  5. Etapa 5 Tenha uma carteira e um telefone falsos.5Tenha uma carteira e um telefone falsos. Uma carteira falsa é basicamente uma carteira com um cartão de crédito vencido, talvez uma carteira de identidade antiga e algumas denominações menores da moeda do país que você estiver usando. Se você tiver uma carteira de isca e alguém o assaltar, ele levará apenas a carteira de isca.
    • Não leve seu telefone sofisticado ou sua carteira cheia de dinheiro com você em uma viagem. Você terá muito mais chances de ser roubado.
  6. 6Não exiba objetos de valor durante a viagem. Embora você possa ser roubado com a mesma facilidade em casa, é mais provável que isso aconteça quando você é um turista óbvio em um lugar que não conhece bem. Os locais que não conhecem bem sabem que o alvo são os turistas, porque eles geralmente estão bem de vida, distraídos com a diversão das férias e possivelmente um pouco ingênuos. A polícia local também pode estar mal equipada para ajudá-lo.
    • Objetos de valor podem significar joias, telefone, laptop ou carteira... mas podem ser coisas menos óbvias, como uma jaqueta jeans ou uma bolsa de grife.
    • Você também não deve se destacar muito como turista usando camisetas da sua cidade natal, mantendo a câmera sempre à mão para tirar fotos ou se vestindo como um turista estereotipado.
    • Se possível, não leve suas joias caras, relógio, telefone celular, laptop, etc. quando for viajar. Etapa 6 Não exiba objetos de valor durante a viagem.
  7. Etapa 7 Fique de olho em seus itens importantes.7Fique de olho em seus itens importantes. Fique sempre alerta quando estiver viajando. Pode ser fácil perder a vigilância por um momento, mas esse é o momento em que alguém pode roubar sua câmera ou sua bolsa.
    • Faça uma lista mental de seus itens mais importantes (como carteira, telefone, passaporte etc.) e pare de vez em quando para se certificar de que eles ainda estão lá. É fácil ficar agitado ou com pressa durante a viagem e é nesse momento que você tende a perder coisas.
    • Verifique em sua área se estiver sentado em algum lugar por algum tempo ou antes de descer de algo como um ônibus.
  8. Etapa 8 Separe seu dinheiro.8Separe seu dinheiro. Nunca, jamais, guarde todo o seu dinheiro em um único lugar. Espalhe-o por suas coisas. Mantenha parte em sua carteira falsa, parte em sua carteira real, parte em sua bolsa, em sua meia, em sua outra bolsa.
    • Dessa forma, se um objeto for roubado ou você for assaltado, não ficará completamente sem dinheiro.
  9. Etapa 9 Fique atento.9Fique atento. Quando se está viajando, é fácil entrar em um estado de espírito diferente, que não é muito consciente. Você está estressado, apressado, querendo ver muitas coisas, o que é totalmente compreensível.
    • O motivo pelo qual as pessoas tendem a ser assaltadas quando estão viajando não é porque os outros países são mais cheios de crimes do que o seu. É porque é mais provável que você esteja prestando atenção quando está em casa e é mais provável que perceba quando algo está fora do lugar.
    • Os ladrões podem orquestrar ou tirar proveito de uma situação caótica para roubá-lo. Se houver muitas pessoas ao seu redor, preste atenção se há alguma mãozinha em seus bolsos.
    • Quanto mais alerta você parecer, menor será a probabilidade de ser apontado como um alvo fácil.
  10. Etapa 10 Seja cético com relação a qualquer pessoa que esteja sendo excessivamente simpática.10 Seja cético em relação a qualquer pessoa que esteja sendo excessivamente simpática. Os ladrões podem orquestrar situações em que o distraem 'ajudando-o' enquanto um comparsa o rouba. Desconfie de qualquer pessoa que esteja sendo muito simpática.
    • A menos que todos na área sejam muito simpáticos, você deve ser cético em relação a qualquer pessoa que esteja indo além do esperado ou que seja incrivelmente insistente em lhe oferecer alguma ajuda que o distraia muito.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo posso me manter seguro tarde da noite? O maior conselho é: confie em seus instintos. Se achar que algo está errado, é provável que seu cérebro esteja lhe dizendo que algo está acontecendo. Confie nisso. Você também deve aumentar seus níveis de conscientização. Faça contato visual com as pessoas na rua, diga 'oi' e ande com os ombros erguidos. Não olhe cegamente para o celular e ande de um lado para o outro, pois isso não é seguro e pode fazer com que você pareça uma boa presa se alguém estiver querendo incomodá-lo. Essas coisas farão uma grande diferença.

Dicas

  • Confie em seu instinto. Se uma situação ou pessoa parecer insegura, provavelmente é. Você pode estar captando sinais subconscientes. Mesmo que ela esteja perfeitamente bem, é melhor estar seguro do que entrar em uma situação ruim por não ter confiado em seus instintos.
  • Leve sempre uma lata de spray de pimenta. Essa é uma ferramenta de defesa que pode ajudá-lo a se manter seguro.
  • Fique longe de estranhos.

Avisos

  • Mantenha seus objetos de valor fora da vista de qualquer janela, especialmente no andar térreo, principalmente se elas estiverem abertas. As pessoas podem facilmente entrar pelas janelas, pegar o objeto de valor e fugir.