Como iniciar sua própria equipe esportiva

Autor do artigo:Gabriel Silva

Participar de uma equipe esportiva local como jogador ou técnico é uma ótima maneira de se exercitar e passar um tempo socializando com outras pessoas. Em alguns casos, porém, talvez você esteja mais interessado em formar uma equipe por conta própria. Se esse for o seu objetivo, reserve algum tempo para escolher o esporte, o nível de habilidade e a liga mais adequados para você. Em seguida, comece a formar sua equipe, certificando-se de que está assumindo um papel de liderança positivo.

Etapas

Escolha de um esporte e de uma liga

  1. Etapa 1 Escreva uma lista de seus objetivos, interesses e habilidades.1Escreva uma lista de seus objetivos, interesses e habilidades. Há muitas razões diferentes para começar uma equipe esportiva. Você pode, por exemplo, querer ser um professor e um modelo positivo para as crianças, ou pode querer praticar um determinado esporte com outros adultos. Para restringir seus próprios motivos, reserve algum tempo para considerar o seguinte:
    • Suas metas. Você quer entrar em forma? Aprender mais sobre um esporte? Oferecer às crianças locais uma opção de recreação? Sair com seus amigos?
    • Seus interesses. Você é fã de esportes em geral ou de um esporte específico? Você gostaria de jogar, treinar, fazer as duas coisas ou não fazer nenhuma delas? Qual seria a prioridade da sua equipe esportiva na sua lista de prioridades?
    • Suas habilidades. Você tem experiência de jogo em esportes específicos? Você é um bom professor, líder, motivador e/ou comunicador? Ou você é melhor em organizar e fazer o trabalho de bastidores?
  2. Etapa 2 Escolha um esporte que se adapte às suas preferências e às realidades práticas.2Escolha um esporte que se adapte às suas preferências e às realidades práticas. Você pode, por exemplo, querer começar um time de beisebol da liga recreativa para adultos, mas descobrir que não há uma liga ou muito interesse dos jogadores em sua área. No entanto, talvez seja possível iniciar um time de basquete da liga recreativa para adultos ou formar um time de beisebol da liga juvenil.
    • Pense em quais esportes são mais populares em sua área e quais esportes você gosta e conhece mais. Será mais fácil formar uma equipe em um esporte que esteja nessas duas categorias.
  3. Etapa 3 Identifique ligas esportivas locais que atendam aos seus critérios.3Identifique as ligas esportivas locais que atendam aos seus critérios. Se você decidiu que quer começar um time de beisebol para jovens, por exemplo, comece a pesquisar as ligas existentes na sua área. Pode haver apenas uma liga, mas se houver várias, leve em conta aspectos como faixa etária, nível de habilidade, locais e custos.
    • Se o governo local tiver uma autoridade de recreação, entre em contato com ela para ver se ela opera ou apoia alguma liga esportiva. Ou, veja se alguma empresa próxima opera ou apoia equipes ou ligas.
    • Esteja disposto a expandir um pouco seus horizontes também. A única liga de beisebol juvenil da região pode envolver mais viagens do que você é capaz de fazer, mas talvez haja uma liga de softball juvenil que exija muito menos viagens.
    • É possível iniciar sua própria liga, é claro, mas tenha em mente que isso envolverá muito mais tempo, esforço e dinheiro do que iniciar uma equipe.
  4. Etapa 4 Calcule os custos para formar uma equipe.4Talhe os custos para formar uma equipe. Quanto mais jogadores e equipamentos forem necessários, mais caro tende a ser um esporte. Um time de basquete, por exemplo, geralmente é mais barato de operar do que um time de hóquei no gelo. Trabalhe com a liga à qual você decidiu se associar para chegar a uma estimativa sólida dos custos iniciais e operacionais.
    • Leve em conta os custos de itens como uniformes e equipamentos, aluguel e/ou manutenção de campos de prática e de jogo, viagens da equipe, taxas de registro e de inscrição na liga, oficiais de jogo (árbitros, juiz, etc.), seguro contra lesões e treinamento e/ou autorizações de segurança para os técnicos.
    • A liga poderá ajudá-lo a entrar em contato com empresas ou organizações locais para obter patrocínios, ou talvez caiba a você procurar patrocínios para ajudar a custear as despesas operacionais da sua equipe.

Formação de uma equipe

  1. Etapa 1 Crie um nome de equipe, um logotipo e um uniforme atraentes.1Crie um nome, um logotipo e um uniforme atraentes para a equipe. Você pode pensar que essas coisas podem esperar até que você tenha realmente montado uma equipe. No entanto, 'marcar' sua equipe desde o início facilita a atração de jogadores. Leve em consideração o grupo de jogadores em potencial e pense no que será atraente para eles.
    • Use um gerador on-line de nomes aleatórios para equipes esportivas para obter um nome exclusivo ou pegue um dicionário e um dicionário de sinônimos para obter inspiração criativa.
    • Confie em suas próprias habilidades artísticas para criar um logotipo simples para a equipe ou pesquise on-line por sites de criação de logotipos - talvez seja possível obter um design personalizado por apenas US$ 50.
    • Escolha um esquema de cores e um estilo de uniforme para a equipe que você acha que atrairá o público-alvo de jogadores. Por exemplo, você pode escolher um nome e um padrão de cores que lembrem uma faculdade popular ou um time esportivo profissional da sua região. Se, por exemplo, o time universitário local for o Bears, você pode chamar seu time juvenil de Cubs.
  2. Etapa 2 Divulgue a sua equipe on-line e pessoalmente.2 Divulgue sua equipe on-line e pessoalmente. Use todos os métodos à sua disposição para informar os jogadores em potencial (e os pais, se for um time juvenil) sobre seu novo time. Utilize o nome, o logotipo e o esquema de cores da equipe ao divulgar a notícia.
    • Use a mídia social para informar os possíveis jogadores e/ou pais. Use suas contas pessoais, mas também considere a possibilidade de criar contas 'oficiais' da equipe.
    • Talvez você até queira criar um site da equipe.
    • Não ignore os métodos de baixa tecnologia, como afixar panfletos em locais onde os possíveis jogadores os verão. Por exemplo, você pode afixar folhetos de uma equipe juvenil na biblioteca local e na sorveteria.
  3. Etapa 3 Colete as informações necessárias e os pagamentos de seus jogadores.3Colete as informações necessárias e os pagamentos de seus jogadores. Ao começar a inscrever jogadores interessados, certifique-se de ter bons sistemas para coletar informações importantes, como informações de contato e pagamentos (como taxas de inscrição). Configure uma planilha, por exemplo, para manter o controle de itens como:
    • Nomes, endereços, números de telefone e endereços de e-mail dos jogadores interessados. Para equipes juvenis, você também precisará de informações dos pais ou responsáveis.
    • Preenchimento de formulários de registro e cobrança de taxas de registro.
    • Registros de seguro ou isenções de seguro (se exigido pela liga).
    • Medidas relevantes para uniformes e equipamentos.
  4. Etapa 4 Agende treinos adequados à sua equipe's needs.4Programe treinos que atendam às necessidades da sua equipe. À medida que a lista da sua equipe for preenchida com os jogadores que se inscreveram, pergunte sobre quaisquer preferências ou restrições relativas a horários e locais de treino. Acomode os jogadores da melhor forma possível, mas também certifique-se de que o cronograma de treinos funcione bem para você.
    • Para uma equipe juvenil, por exemplo, não marque treinos tarde da noite ou à noite. Talvez você também tenha de providenciar caronas com os pais.
    • Certifique-se também de estar ciente das regras da liga com relação aos horários ou locais de treino.

Gerenciamento da sua equipe

  1. Etapa 1 Assuma uma função de liderança positiva que beneficie seus jogadores.1 Assuma uma função de liderança positiva que beneficie seus jogadores. Como fundador, cabe a você definir o tom da equipe. Não importa se você é o técnico em campo ou se delega essa função a outra pessoa - certifique-se de que a equipe reflita o estilo de liderança encorajador e solidário que você deve oferecer.
    • Se estiver treinando um time de beisebol para crianças pequenas, por exemplo, seu foco de liderança pode ser ensinar habilidades essenciais de beisebol e promover o trabalho em equipe em uma atmosfera divertida.
  2. Etapa 2 Aprenda e siga as regras e os requisitos da liga.2Aprenda e siga as regras e os requisitos da liga. É sua responsabilidade final garantir que sua equipe conheça e siga as regras. Independentemente de ter uma equipe de crianças ou adultos, enfatize a importância da imparcialidade e do bom espírito esportivo.
    • Deixe claro que a violação das regras não será tolerada. Estabeleça um procedimento claramente definido de disciplina progressiva para quem for pego violando as regras.
    • Reveja as regras da equipe e da liga e explique as consequências. Por exemplo, pode ser uma regra da liga que discutir com um árbitro, juiz ou oficial do jogo resulte em expulsão automática e suspensão por um jogo.
  3. Etapa 3 Lidere atividades de arrecadação de fundos para apoiar a equipe.3Liderar atividades de arrecadação de fundos para apoiar a equipe. A menos que você tenha aberto totalmente a carteira para financiar a equipe, provavelmente terá de contar, pelo menos em parte, com os esforços de captação de recursos. Não trate a captação de recursos como uma tarefa com a qual os jogadores têm de lidar. Em vez disso, desempenhe você mesmo um papel de liderança e faça disso parte dos esforços de formação da equipe.
    • Se a sua equipe estiver arrecadando fundos vendendo livros de cupons para a loja de sanduíches local, vá até lá e venda junto com os jogadores!
    • Não enfatize quais jogadores arrecadaram mais e quais arrecadaram menos. Em vez disso, concentre-se no valor arrecadado por toda a equipe e incentive-os a apoiar uns aos outros para arrecadar mais.
  4. Etapa 4 Lembre-se de se divertir!4Lembre-se de se divertir! Iniciar e dirigir uma equipe esportiva dá muito trabalho, mas deve ser um trabalho agradável. Não deixe que os aborrecimentos inevitáveis e os problemas inesperados o façam esquecer o motivo pelo qual você se envolveu.
    • Pode ser ainda mais difícil se divertir se sua equipe perder muito, mas procure momentos de diversão e alegria em meio às derrotas. Não deixe também de elogiar os jogadores quando eles se esforçarem e demonstrarem bom trabalho em equipe e espírito esportivo.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaComo faço para começar uma equipe esportiva se sou criança? Você pode começar em sua escola. Você também pode criar um site e publicar vídeos de treinamento.
  • PerguntaComo faço para criar um logotipo? Se você não for muito bom em desenho, contrate um artista ou peça a um amigo para desenhar um logotipo que represente sua equipe.
  • PerguntaComo posso iniciar uma liga esportiva? Reúna muitos amigos para participar do seu time. Você também pode fazer testes se houver muitas pessoas que queiram participar. Depois disso, você pode tentar descobrir se há um torneio próximo e se inscrever nele.

Dicas