Como enfrentar seus inimigos na escola

Autor do artigo:Gabriel Silva

Pode ser difícil quando você tem inimigos na escola. Independentemente da série em que esteja, você pode ter inimigos e rivais contra os quais compete, ou até mesmo valentões que simplesmente o intimidam. Talvez você queira enfrentá-los, mas acha que não sabe como. É possível fazer frente a essas pessoas. Cuide de si mesmo e mostre a eles que você é confiante. Em seguida, lide com seus rivais e inimigos e enfrente seus valentões.

Etapas

Construindo sua confiança

  1. Etapa 1 Pratique falar com a pessoa.
    Pratique falar com a pessoa. Você pode se sentir mais confiante ao enfrentar a pessoa se praticar o que vai dizer e como vai dizer.
    • Pense no que você vai dizer. Escreva, se necessário, para que você possa ter as palavras certas.
    • Pratique o que deseja dizer em casa, no espelho, ou até mesmo no espelho do banheiro da escola, se necessário.
    • Por exemplo, você pode se olhar no espelho e dizer: 'Sou confiante e posso me defender'.
    • Você também pode pedir a um amigo que pratique com você. Você poderia dizer: 'Barbara, você me ajudaria a praticar o que quero dizer a Emile?'
  2. Etapa 2 Aja com confiança.
    Aja com confiança. Mesmo que não se sinta muito confiante, você pode enfrentar alguém se agir como se estivesse confiante. Sempre que estiver perto da pessoa, aja como se estivesse seguro de si.
    • Respire fundo uma ou duas vezes para se acalmar. Você agirá com mais confiança se estiver calmo e relaxado. Mantenha-se ereto, solte os ombros e empurre-os um pouco para trás.
    • Relaxe seus braços e mãos. Se estiver carregando algo, apenas segure-o - não o agarre como se sua vida dependesse disso.
    • Mantenha a cabeça erguida e olhe para frente e ao seu redor quando estiver caminhando. Olhe as pessoas nos olhos quando estiver conversando com elas.
    • Nada demonstra mais confiança do que um grande sorriso. Se isso ajudar, pense em algo engraçado para se fazer sorrir.
    • Por exemplo, quando estiver indo para o refeitório e souber que alguém com quem não se dá bem está lá, respire fundo, erga a cabeça e sorria ao passar pelas portas.
  3. Etapa 3 Aumente sua autoestima...
    Aumente sua autoestima. Quando você se sentir bem consigo mesmo, terá mais facilidade para se defender. Portanto, certifique-se de fazer coisas que melhorem sua autoimagem e sua opinião sobre si mesmo.
    • Use conversas positivas sobre si mesmo. Diga a si mesmo coisas como: 'Sou uma ótima pessoa. Sou corajoso, inteligente e as pessoas gostam de mim. E o mais importante, eu gosto de mim'.
    • Faça uma lista ou escreva em um diário descrevendo todas as coisas boas sobre você e as coisas que você pode fazer.
    • Por exemplo, você pode escrever: 'Sou atencioso, amigável e sei jogar futebol, basquete e futebol americano'.
  4. Etapa 4 Cerque-se de pessoas que se importam com você.
    Cerque-se de pessoas que se importam com você. Estar perto da família e dos amigos pode lhe dar a coragem e o apoio necessários para enfrentar os agressores e se defender. Eles podem ajudá-lo a se sentir bem consigo mesmo e a descobrir maneiras de lidar com pessoas com as quais você não se dá bem.
    • Converse com as pessoas próximas a você sobre o que está acontecendo. Peça a elas sugestões para lidar com o problema. Você poderia dizer: 'Posso falar com você sobre alguém na escola?'
    • Passe algum tempo fazendo coisas de que gosta, como assistir a um filme ou dar um passeio de bicicleta. Fazer coisas com pessoas que se importam com você melhorará seu humor e sua autoestima.
    • Se não tiver tempo para se reunir pessoalmente, reserve um tempo para ligar ou conversar por vídeo com seus amigos e familiares.
  5. Etapa 5 Mantenha a calma e o controle quando falar.
    Mantenha a calma e o controle quando falar. Se você começar a gritar com a pessoa ou for fisicamente violento, estará dando a ela a reação que ela deseja. Em vez disso, enfrente a pessoa falando com ela com uma voz calma, confiante e controlada, que a deixe saber que você está falando sério.
    • Olhe a pessoa nos olhos e fale com uma voz clara e assertiva. Você não precisa parecer malvado, mas também não deve parecer assustado.
    • Por exemplo, se alguém o chamar de um nome grosseiro, não comece a gritar coisas grosseiras de volta. Em vez disso, olhe nos olhos da pessoa e mantenha a calma.
    • Tente dizer: 'Estou cansado de você me incomodar na escola. Não tenho tempo para isso, portanto, deixe-me em paz'.
    • Ou, você pode tentar: 'Isso é infantil. Tenho coisas melhores para fazer do que perder tempo com você, e tenho certeza de que você também tem'.
  6. Etapa 6 Mantenha suas interações curtas.
    Mantenha suas interações curtas. Quanto menos tempo você passar perto de agressores ou de pessoas com quem não se dá bem, menos tempo eles terão para dizer algo que o irrite. Você pode se defender se disser o que precisa dizer e depois seguir em frente.
    • Não dê tempo para que os agressores digam algo ruim a seu respeito ou lhe causem dificuldades. Aja como se estivesse ocupado ou a caminho de algum lugar quando os vir.
    • Por exemplo, se um agressor estiver entrando na sala de aula quando você estiver saindo e ele disser algo grosseiro, diga 'Tanto faz' ou ignore-o e continue saindo pela porta.
    • Se você se sentir ameaçado ou achar que a situação está ficando violenta ou fora de controle, vá embora. Vá para um lugar onde haja outras pessoas por perto ou onde você se sinta seguro.
  7. Etapa 7 Reformule seu pensamento.
    Reformule sua maneira de pensar. Pensar em alguém como seu 'inimigo' torna as coisas muito pretas ou brancas - ignora que as pessoas são complicadas e não simplesmente 'boas' ou 'más'. Pergunte a si mesmo: por que você considera essa pessoa um inimigo? O que ela fez ou quem ela é para você que a torna sua inimiga? Tente vê-las como pessoas, da mesma forma que você, e abandone o rótulo de boas ou más. Quando alguém faz algo rude ou maldoso, pode ajudá-lo a manter a calma e a não levar para o lado pessoal, lembrando que essa pessoa é apenas uma pessoa e que provavelmente está descontando em você.
    • O desenvolvimento da empatia pode ajudá-lo a abandonar o pensamento preto ou branco. A empatia permite que você se coloque no lugar de outra pessoa e tente entender a perspectiva dela. Se, por exemplo, um colega de classe for grosseiro com você, em vez de levar para o lado pessoal e ficar magoado ou bravo, você pode pensar: 'Nosso professor gritou com ele hoje cedo, e percebi que ele ficou envergonhado. Agora ele está tentando descontar isso em mim. Isso tem a ver com o fato de ele estar se sentindo envergonhado e não tem nada a ver comigo'.

Como lidar com inimigos e rivais

  1. Etapa 1 Transforme-os em amigos.
    Transforme-os em amigos. Há algumas pessoas em sua escola com as quais você pode implicar e tirar sarro tanto quanto elas implicam com você e tiram sarro de você. Vocês podem competir uns com os outros, mas não têm medo deles. Essas pessoas podem ser chamadas de frenemies (uma mistura das palavras 'amigo' e 'inimigo'). Talvez você queira mudar sua maneira de pensar e seu relacionamento com essa pessoa, transformando seus rivais em amigos. Depois de saber o que está causando o conflito, você pode tentar resolvê-lo e trabalhar para se tornarem amigos.
    • Diga à pessoa que você deseja ter uma conversa madura sobre os problemas que existem entre vocês. Converse em particular para que outras pessoas não influenciem a conversa.
    • Por exemplo, você poderia dizer: 'Denise, quero conversar com você depois da aula sobre a rivalidade entre nós sem sermos maldosos um com o outro'.
    • Fale sobre os problemas entre vocês e o que podem fazer para resolvê-los.
    • Você pode dizer: 'Por que você acha que não nos damos bem? Acho que é porque agimos de forma muito parecida. O que podemos fazer para nos darmos bem ou pelo menos parar de sermos ruins um com o outro?'
  2. Etapa 2 Peça desculpas se for necessário.
    Peça desculpas se for necessário. Às vezes, o motivo pelo qual você não se dá bem com alguém é porque você fez algo que o aborreceu. Não importa quem começou, você pode ser a melhor pessoa pedindo desculpas. Nesses casos, a melhor maneira de resolver esse conflito é pedir desculpas pelo que fez.
    • Pergunte à pessoa se vocês podem conversar a sós. Tente dizer: 'Eddie, nós dois podemos conversar depois da escola?'
    • Seja sincero e específico ao pedir desculpas. Não diga apenas 'Desculpe', diga realmente pelo que está se desculpando.
    • Por exemplo, 'Quero me desculpar pelo boato que comecei. Foi muito imaturo da minha parte. Não tive a intenção de ferir seus sentimentos e realmente sinto muito.'
  3. Etapa 3 Ignore a pessoa.
    Ignore-os. Em alguns casos, não importa o que você faça, não será possível tornar-se amigo de uma pessoa. Tudo bem, você não precisa ser amigo de todo mundo. Você pode lidar com essa pessoa não lhe dando atenção alguma. Ignorá-la é mais maduro do que discutir e ser maldoso. Além disso, é muito fácil estragar uma resposta. Ela quer obter uma reação de você, portanto, não lhe dê atenção.
    • Durante a aula, ignore tudo o que eles disserem ou fizerem. Concentre-se em seus trabalhos de aula ou em seus amigos. Nem sequer dê uma olhada para eles.
    • Antes e depois da escola e entre as aulas, mantenha sua atenção em chegar ao seu destino ou no que estiver fazendo.
    • Por exemplo, se você vir uma pessoa vindo pelo corredor, continue andando sem olhar para ela.
    • Ou, por exemplo, se estiver no refeitório, continue conversando com seus amigos, comendo o almoço ou o que quer que esteja fazendo.

Enfrentando os agressores

  1. Etapa 1 Conte a um adulto sobre o bullying.
    Conte a um adulto sobre o bullying. Embora você não goste muito dos 'amiguinhos', provavelmente não tem medo deles. Eles podem fazer coisas que o deixem irritado, mas não que realmente firam seus sentimentos. Um agressor, por outro lado, implica com você e o faz se sentir mal consigo mesmo, com medo, nervoso ou ansioso. Você deve enfrentar um agressor, informando a um adulto o que está acontecendo.
    • Você pode fazer com o agressor as mesmas coisas que ele faz com você. Mas se alguém estiver praticando bullying contra você, talvez você tenha muito medo de enfrentá-lo no início.
    • Os agressores podem fazer coisas de propósito para humilhá-lo ou machucá-lo, mesmo que isso não os beneficie em nada.
    • Se estiver sofrendo bullying, conte a um professor, orientador ou aos seus pais o que está acontecendo. Eles podem ajudá-lo a enfrentar o agressor e fazer com que ele pare.
    • Você pode dizer ao seu professor: 'Sr. Jordan, outro aluno tem me intimidado ultimamente. Podemos conversar sobre isso?'
    • Ou você pode dizer: 'Mãe, posso falar com você sobre alguém que tem praticado bullying contra mim na escola?'
  2. Etapa 2 Vá a um lugar em um grupo.
    Vá a lugares em um grupo. Os agressores geralmente gostam de incomodar as pessoas quando a vítima está sozinha, portanto, tente sempre ter alguém com você. Ter alguém com você não apenas o ajudará a enfrentar o agressor, mas também diminuirá a probabilidade de o agressor fazer algo para retaliar.
    • Peça a um amigo ou a outra pessoa de sua confiança para acompanhá-lo antes da escola, depois da escola e no intervalo entre as aulas.
    • Você pode dizer ao seu amigo: 'Ei, você poderia ir comigo para a aula? O Dylan está me intimidando e me sentirei melhor enfrentando-o se tiver alguém comigo'.
    • Se você se encontrar sozinho com seus agressores, tente ir rapidamente para algum lugar onde haja outras pessoas por perto.
  3. Etapa 3 Diga aos agressores para pararem.
    Diga aos agressores para pararem. Dizer-lhes que parem e depois se afastar deles faz com que os agressores saibam que você não gosta do que eles estão fazendo e que não vai tolerar isso. Porém, isso não lhes dá tempo para responder ou fazer algo contra você.
    • Quando os agressores disserem algo a você, simplesmente olhe nos olhos deles e diga: 'Pare', depois vá embora.
    • Ou você pode dizer: 'Deixe-me em paz' e sair da sala de aula ou da área.
  4. Etapa 4 Evite brigas.
    Evite brigar. Talvez você queira se envolver fisicamente e revidar como uma forma de enfrentar os agressores na escola. Mas essa não é uma boa ideia. Brigar pode resultar em ferimentos graves ou em problemas sérios para alguém - você pode ser suspenso ou até expulso. Se for necessário, defenda-se o suficiente para se afastar dos agressores.
    • Se você achar que a situação vai se tornar violenta ou se sentir ameaçado, saia imediatamente. Procure um adulto e conte a ele.
    • Se possível, ligue para os serviços de emergência, como o 911, se achar que está prestes a ser ferido fisicamente.
    • Se a situação estiver se tornando física, talvez seja necessário usar a autodefesa para se proteger por tempo suficiente para fugir.

Defenda-se mantendo-se saudável

  1. Etapa 1 Dormir o suficiente
    Durma o suficiente. Será muito mais fácil para você se defender se estiver bem descansado. A falta de sono pode torná-lo irritável, lento para reagir e facilmente confuso. Portanto, certifique-se de que está descansando bastante todas as noites.
    • Os adolescentes precisam de 9 a 9 ½ horas de sono para serem saudáveis. Certifique-se de ir para a cama em um horário que lhe permita dormir essa quantidade de horas. (A maioria dos adolescentes só consegue dormir cerca de 7 horas por noite).
    • Faça coisas como tomar um banho quente de banheira ou ducha, ler um livro ou tomar um chá para se preparar para dormir.
    • Desligue o telefone e outros dispositivos eletrônicos para que possa dormir sem alarmes e alertas que o acordem.
  2. Etapa 2 Faça refeições e lanches nutritivos.
    Coma refeições e lanches nutritivos. Será difícil para você enfrentar alguém se estiver com fome, cansado ou, de modo geral, mal porque não está se alimentando direito. Cuidar do seu corpo e comer bem é uma maneira de garantir que você se sinta bem.
    • Certifique-se de que está comendo frutas e vegetais frescos em quantidade suficiente, pois eles podem lhe dar energia.
    • Beba bastante água e evite bebidas com muito açúcar ou cafeína.
    • Tente fazer de três a quatro refeições por dia e faça pequenos lanches entre elas. Certifique-se de tomar o café da manhã para começar bem o dia.
  3. Etapa 3 Participe de atividades físicas.
    Participe de atividades físicas. Fazer algo ativo pode ajudá-lo a se defender, melhorando sua autoestima, dando-lhe mais energia e tornando-o mais saudável. Isso também pode ajudá-lo a liberar qualquer tensão ou estresse que possa estar sentindo por causa da situação.
    • Participe de um esporte coletivo, como basquete, futebol ou hóquei, para passar o tempo com pessoas positivas.
    • Experimente algo como artes marciais, ioga, Zumba ou uma aula de autodefesa.
    • Saia para caminhar, correr, caminhar ou nadar para se manter ativo e ter tempo para limpar sua mente.
  4. Etapa 4 Aprenda a lidar com o estresse.
    Aprenda a lidar com o estresse. Sofrer bullying ou ter dificuldade de se relacionar com outras pessoas pode causar muito estresse, o que pode piorar ainda mais a situação. Aprender maneiras saudáveis e produtivas de lidar com o estresse pode ajudar de várias maneiras - melhorando sua saúde, sua mentalidade e pode até mesmo ajudá-lo a manter a calma diante de um conflito.
    • Tente respirar profundamente para se acalmar no momento ou quando se sentir ansioso ou estressado.
    • Certifique-se de que está dando a si mesmo tempo suficiente durante o dia para relaxar e fazer coisas de que gosta. Evite se programar demais e reserve algumas noites da semana e um tempo no fim de semana para relaxar e simplesmente assistir à TV, jogar ou fazer o que quiser.
    • Experimente a meditação.
    • Lembre-se de que os exercícios também são uma ótima maneira de desestressar.
  5. Etapa 5 Faça amigos fora da escola...
    Faça amigos fora da escola. Às vezes, as pessoas sentem que simplesmente não se encaixam com seus colegas de classe. Sua escola pode parecer que é seu mundo inteiro, mas na verdade há muitas pessoas lá fora com quem fazer amizade. Veja se sua cidade oferece clubes que reúnam várias escolas, como escoteiros, clubes 4-H, clubes de livros ou clubes baseados em hobbies (xadrez, programação, tricô etc.). Verifique se há clubes de esportes ou de atividades na YMCA.
    • Tente fazer aulas de arte em centros comunitários ou estúdios.
    • Entre em contato com pessoas em seu local de culto.
    • Envolva-se com o voluntariado e conheça outras pessoas por meio do serviço.
    • Se você gosta de jogos e/ou histórias em quadrinhos, procure uma loja de jogos que tenha eventos, como noites de perguntas e respostas ou momentos em que as pessoas se reúnem para jogar cartas ou jogos de tabuleiro.
    • Consiga um emprego de meio período se tiver idade suficiente.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Como posso ignorar meu agressor?
    Os agressores querem uma reação e poder sobre você. Ignorá-los não lhes dá o que querem. Tente não ter uma grande reação a eles e simplesmente se afaste, se puder.

Dicas

  • Lembre-se de nunca deixar que a pessoa que zombou de você saiba que ela o deixou chateado. Em vez disso, você deve agir com confiança e dar a ela um sinal de que não se importa com o que ela pensa de você.
  • Leve um amigo para que, se você se machucar, ele possa procurar um adulto de confiança.
  • Não use linguagem grosseira ou violência. O agressor pode dizer a um adulto que você começou a briga.

Avisos

  • Fuja ou chame a polícia se ele tiver uma arma.