Como ficar em pé em uma prancha de surfe

Autor do artigo:Gabriel Silva

Para um surfista, a sensação de ficar em pé e surfar uma onda só pode ser descrita como a 'sensação suprema'. Seja você um iniciante ou um surfista experiente, a sensação é alcançada ao ficar em pé na prancha de surfe e usar as técnicas corretas para se beneficiar do poder natural do oceano.

Etapas

Praticando a técnica correta

  1. Etapa 1 Posicione-se em terra firme.
    Posicione-se em terra firme. Antes de entrar na água, você precisa praticar sua técnica. Veja o que fazer:
    • Para começar, deite-se na prancha com os dedos dos pés tocando a cauda. Certifique-se de que suas mãos estejam na posição correta - não segure a prancha pelas laterais, mas, em vez disso, coloque-as na prancha bem perto do peito.
    • Levante o peito com as mãos. Lembre-se de não olhar para baixo - em vez disso, olhe diretamente para cima e não mova a cabeça. Olhar para baixo ou para trás pode deixá-lo assustado ou desequilibrado.
  2. Etapa 2 Pratique a decolagem.
    Pratique a decolagem. É quando você passa da posição deitada de barriga para baixo, com as mãos no chão ao lado do peito e os cotovelos dobrados, para empurrar o peito para cima com as mãos e, em seguida, saltar ou pular para a posição de pé. A posição de pé em uma prancha de surfe é com os joelhos dobrados, pés bem separados e pés e corpo voltados para a esquerda ou para a direita (seu lado bom ou o que for mais confortável) enquanto olha para frente.
    • É preciso ser bom em fazer decolagens rápidas em terra antes de ir para a água. Quando você remar em direção à onda e sentir que ela o pegou e a onda o inclinou para baixo, é nesse momento que você deve se levantar rapidamente, usando essa técnica.
    • Não se incline para a frente, pois você pode virar a prancha (assustador!). Um centro de gravidade baixo ajuda nisso, portanto, dobre os joelhos.
  3. Etapa 3 Como alternativa, use o método de três etapas.
    Como alternativa, use o método de três etapas. Nesse método, você se ajoelha entre deitar na prancha e ficar em pé. Mova seu pé esquerdo para cima e coloque-o onde seu joelho estava. Em seguida, levante a outra perna (a direita) para ficar totalmente em pé. Posicione-as na altura dos ombros e no centro da prancha, em uma espécie de posição de salto, e gire os quadris até ficar em pé.
    • Estenda as mãos como fazem nos filmes - isso realmente funciona para o equilíbrio.
    • Depois de pegar a onda, passe da posição de remada para a posição ajoelhada, trazendo os joelhos para a frente em um movimento rápido. Não se incline para trás enquanto estiver ajoelhado ou você cairá da prancha.

Entrando na água

  1. Etapa 1 Para iniciantes, use uma prancha de surfe de espuma na praia certa.
    Para iniciantes, use uma prancha de surfe de espuma na praia certa. Uma prancha de surfe de espuma será leve e fácil de usar. Certifique-se de estar em uma praia com ondas que quebram longe, em vez de ondas que quebram bem na praia - essas ondas são ideais para o surfe.
    • Verifique também o clima. O mau tempo pode levar a um acidente infeliz. Quanto ao litoral, procure algo que não seja muito rochoso. Essa é uma receita para o desastre.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Jack Herrick

    Surfista experiente
    Jack Herrick tem uma paixão pelo surfe, que tem sido um amor desde o início dos anos 2000. Ele já surfou no Havaí, na Costa Rica e na costa norte da Califórnia.
    Jack Herrick Surfista experiente

    Jack Herrick, fundador da , aconselha: 'A coisa mais importante para os iniciantes é encontrar uma área que seja amigável. Você não quer acabar em uma praia com muita competição pela onda de surfe. E, se puder, tente começar a surfar em um lugar quente. Você quer evitar ser atingido por água fria, o que às vezes acontece quando se está começando.'

  2. Etapa 2 Pegue sua prancha e entre na água.
    Pegue sua prancha e entre na água. Se você tiver um leash, coloque-o em volta do tornozelo. Isso evitará que você perca sua prancha. Quando a prancha estiver na água, deite-se de barriga para baixo e comece a remar - com um braço e depois com o outro. Reme sobre as ondas que estão se formando, indo bem para trás, onde as ondas são apenas meras correntes.
    • Quando estiver pronto, vire a prancha e comece a remar para frente. Você provavelmente pegará uma onda. Quando isso acontecer, coloque as mãos na prancha e levante o corpo até os pés. Comece agachado e, em seguida, levante-se lentamente com os braços estendidos para se equilibrar. Faça isso até chegar à costa.
  3. Etapa 3 Quando uma onda vier, reme para alcançá-la.
    Quando uma onda vier, reme para alcançá-la. Você quer estar lá e pronto quando ela começar a rolar, mas antes que isso realmente aconteça. Ao passar pela borda da onda, levante o tronco com os braços de cada lado da prancha. Em seguida, se você for destro, coloque o pé esquerdo na frente do corpo e use-o para levantar o pé direito. Em seguida, pegue a onda para a esquerda ou para a direita enquanto ela bate atrás de você.
    • Por um tempo, você será arrancado da prancha pela água. Não desanime; cada vez que você entra na água, está aperfeiçoando o que precisa fazer. É uma parte normal da curva de aprendizado.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Jack Herrick

    Surfista experiente
    Jack Herrick tem uma paixão pelo surfe, que tem sido um amor desde o início dos anos 2000. Ele já surfou no Havaí, na Costa Rica e na costa norte da Califórnia.
    Jack Herrick Surfista experiente

    Observe a etiqueta do surfista enquanto estiver tentando pegar ondas. Jack Herrick, fundador da , aconselha: 'Há uma regra simples. A pessoa que está em pé primeiro, mais próxima da onda, é a dona da onda. Se for difícil saber, é provável que alguém que esteja se levantando antes de você seja o dono da onda.'

  4. Etapa 4 Pegue a onda.
    Pegue a onda. Combine os fatores a seguir para formar uma base sólida. Isso permitirá que você permaneça estável e aproveite ao máximo a onda.
    • Coloque o pé dianteiro na linha do peito e em uma direção que atravesse o convés; o pé traseiro é colocado de forma que as pernas fiquem um pouco mais largas do que a largura dos ombros.
    • Mantenha os joelhos dobrados o tempo todo. Isso diminuirá seu centro de gravidade e o ajudará a manter o equilíbrio na prancha de surfe.
    • Empurre os quadris para frente para transferir o peso para a perna da frente. A perna de trás deve se inclinar ligeiramente para tornar a postura mais confortável e lhe dar mais estilo.
    • Mantenha os braços levantados, especialmente o braço da frente. Estique o braço da frente de modo a alcançar o bico da prancha de surfe. O braço de trás também deve estar esticado, mas não se preocupe muito com isso.
    • Posicione sua cabeça para cima e olhando para frente. Se o braço dianteiro estiver levantado, sua cabeça deve estar olhando diretamente para ele. Manter a cabeça erguida foi mencionado em muitos dos meus artigos e é um dos principais fatores que contribuem para que você obtenha o melhor resultado do seu surfe.
  5. Etapa 5 Mantenha seu impulso.
    Mantenha seu impulso. Ao pegar uma onda, suas mãos devem estar na metade do comprimento da prancha e sua cabeça deve estar a cerca de 0,9-1,2 m de distância da frente da prancha. Mantenha os braços erguidos na 'posição de surfista' para estabelecer a direção ao surfar a onda e aplique pressão ou peso extra necessário no pé dianteiro de acordo com os braços para se orientar.
    • Fique em pé com o pé dominante no meio da prancha e o pé de trás a cerca de 0,6 a 0,9 m (2 a 3 pés) de distância da parte de trás da prancha.

Como se tornar um profissional

  1. Etapa 1 Pegue algumas ondas quebradas mais perto da costa.
    Pegue algumas ondas quebradas mais perto da costa. Você não apostaria em um bebê para correr uma maratona, portanto, não se coloque na fila imediatamente se não for necessário. Reme para o mar e pegue uma onda quebrada em águas rasas e brancas mais próximas da costa.
    • Reserve um momento para dominar a posição sentada em sua prancha também. Enquanto estiver fazendo isso, certifique-se de estar sempre de frente para as ondas - nunca vire as costas para algo que possa machucá-lo seriamente. Sempre que estiver esperando por uma onda, fique de frente para o horizonte.
  2. Etapa 2 Domine a arte do duck diving.
    Domine a arte do duck diving. Essa é uma técnica que permite que você passe por baixo das ondas que quebram em vez de ser atingido repetidamente toda vez que sai para surfar. Há uma técnica diferente para usar uma prancha curta ou longa:
    • Para pranchas curtas, ganhe velocidade ao se aproximar da onda. Cerca de 0,6 m antes de entrar em contato com a água, agarre as bordas da prancha de surfe entre o bico e o meio da prancha. Empurre seu peso sobre as mãos até que o nariz da prancha fique embaixo. Abaixe a cabeça e seu corpo o seguirá. Quando seu corpo estiver abaixo da superfície, pegue a perna dianteira e dobre-a para baixo, usando esse joelho para empurrar a rabeta para baixo da onda. Esse impulso o colocará na água por apenas um ou dois segundos.
    • Para pranchas longas, empurre o peito para cima e deixe a onda passar por baixo do seu corpo e por cima da prancha. O método 'shoot and scoot' é quando você se senta na parte de trás da prancha e coloca a rabeta na água, agarrando as bordas da prancha no centro para que ela se eleve acima da onda.
  3. Etapa 3 Comece a inclinar a prancha.
    Comece a inclinar sua prancha. Você não quer apenas surfar uma onda até a costa, quer surfá-la paralelamente à costa pelo maior tempo possível. Você quer surfar o maior tempo possível com a maior velocidade possível. Veja como:
    • Dobre os joelhos para manter um centro de gravidade baixo. Incline levemente seu peso na direção em que deseja ir, em direção à face da onda. Isso empurrará o rail da prancha para dentro da água e provocará um efeito de quilha que corta a água, direcionando a prancha.
    • Em uma prancha longa, use a seção traseira da prancha para virar. Se você se inclinar muito para a frente, o trilho vai cavar e você sairá da prancha em pouco tempo.
  4. Etapa 4: Estude as ondas.
    Estude as ondas. Levará algum tempo, mas eventualmente você conseguirá prever o comportamento das ondas. Além de estar lá fora e dentro delas, observe as ondas e como elas agem. Eventualmente, você conseguirá identificar a onda certa, aquela que está na zona de equilíbrio. Você saberá dizer quais ondas são moles e quais são ocas, determinando seu curso de ação.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Posso usar meus braços para surfar?
    Sim, na medida em que você usará os braços para remar e manter o equilíbrio na prancha.

Dicas

  • Tente se levantar e ficar de pé na prancha de surfe assim que a onda o pegar. Se você deixar passar muito tempo, quando decidir se levantar, provavelmente só conseguirá chegar até os joelhos, pois a onda estará muito lenta para ficar de pé, portanto, tente se levantar o mais rápido possível.
  • Quando estiver começando a ficar de pé e a surfar, é importante manter a cabeça voltada para cima e para frente. Se achar que está caindo direto da prancha de surfe, provavelmente está olhando para baixo. Continue olhando para cima.
  • Se você já experimentou qualquer tipo de prancha antes, ou seja, snowboard, skate, wakeboard, etc., talvez saiba como prefere ficar em pé, mas, se não o fez, normalmente sua perna mais forte fica na parte de trás. Fique em pé na prancha de ambos os lados e tente descobrir, não se preocupe muito com isso; você descobrirá isso à medida que progredir.