Como ficar em pé num skate

Autor do artigo:Gabriel Silva

Antes de começares a rasgar ruas, rails e rampas, terás primeiro de aprender a habilidade mais fundamental do skate - ficar em pé na prancha. Uma vez que você entenda o design único do skate e aprenda a ficar firmemente plantado, equilibrar-se parecerá uma brincadeira de criança, e você estará no caminho certo para aprender habilidades mais difíceis e tecnicamente impressionantes.

Passos

Encontrando uma postura confortável

  1. passo 1 escolha a sua postura - pode montar regular or goofy.1Escolha a sua postura - pode andar de forma 'normal' ou 'pateta'. Numa postura regular, o pé esquerdo está situado na frente da prancha, enquanto que numa postura pateta o pé direito está à frente. Determine qual postura é mais natural para você, considerando se você é destro ou canhoto. A maioria dos skatistas destros anda numa postura regular. No final, você deve fazer o que for mais confortável para você.
    • Experimente as duas posturas e veja qual delas prefere.
    • Se ainda não tem a certeza de qual é a melhor posição para si, imagine-se num skate em movimento a aproximar-se de uma rampa, prestes a fazer uma manobra brutal. Qual é o pé que está à frente? O que quer que tenha imaginado automaticamente é provavelmente a sua postura natural mais confortável.
  2. passo 2 mantenha os pés afastados à largura dos ombros.2Mantenha os pés afastados à largura dos ombros. Comece num terreno plano; não se preocupe com o skate neste momento. Coloque os pés diretamente sob os ombros e assuma uma postura natural. Nesta posição, o seu peso deve ser distribuído uniformemente por cada perna. Isto irá proporcionar-lhe o máximo de equilíbrio e controlo sobre a prancha.
    • Pratique a deslocação do seu peso para a frente e para trás entre cada perna, mantendo o corpo alinhado e a cabeça centrada e direita. Isto prepará-lo-á para se colocar numa posição de estabilidade sobre a prancha.
  3. passo 3 dobre os joelhos e afunde o seu peso.3Dobre os joelhos e afunde o seu peso. Baixe ligeiramente o rabo e dobre um pouco os joelhos. Isto centrará o seu peso nas ancas em vez de o centrar na parte superior do corpo, como acontece quando está de pé normalmente. Com um centro de gravidade mais baixo, é menos provável que se desequilibre quando estiver na prancha instável.
    • Descontrai-te. É mais difícil fazer correcções quando se está rígido.
    • Não te agaches nem te afundes demasiado. Só quer estar suficientemente baixo para criar uma base sólida.
  4. passo 4 aponte a cabeça na direção em que'll be moving.4Aponte a cabeça na direção em que se vai deslocar. Vire o queixo de modo a estar virado para a direção em que estaria a ir se o skate estivesse em movimento. Se preferir uma postura regular, isso significa que estará a olhar por cima do seu ombro esquerdo; os pilotos patetas olharão para a direita. Poderá focar a sua visão no chão à sua frente para detetar obstáculos e preparar-se para manobras, e a posição dos seus pés também estará dentro da sua visão periférica.
    • Há uma tendência natural para olhar para os pés enquanto se tenta manter o equilíbrio. Lembre-se, no entanto, que para onde a sua cabeça vai, o seu corpo segue-a. Mantenha-se alinhado e habitue-se a olhar alguns metros à frente da prancha.

Manter-se equilibrado

  1. passo 1 suba para a prancha com cuidado.1Passe para a prancha com cuidado. Coloque um pé no skate e certifique-se de que tem uma base sólida. Em seguida, levante rápida e cuidadosamente o outro pé e coloque-o ao lado do primeiro. Os pés devem estar afastados à largura dos ombros, tal como praticou. Depois de subir na prancha com sucesso, a parte mais difícil já passou!
    • Não ande muito depressa nem muito devagar. Se te apressares, podes fazer com que a prancha se desloque involuntariamente. Se demorar demasiado tempo, pode desequilibrar-se ao ficar de pé numa só perna. O objetivo é subir com um padrão 1-2 fácil, mais ou menos ao mesmo ritmo que subiria as escadas.
    • É muito provável que caia uma ou duas vezes como principiante. Não deixe que isso o desencoraje. Depois de ter caído uma vez, o seu medo de cair começará a desvanecer-se e será capaz de se empenhar melhor.
  2. passo 2 posicione os pés sobre os trucks.2Posicione os pés sobre os camiões. Uma boa regra geral quando se está a começar a sentir confortável com a posição de pé num skate é manter-se centrado sobre os trucks. Os trucks são os longos eixos de metal na parte de baixo da prancha que prendem as rodas ao deck (a plataforma de madeira sobre a qual você fica em pé). Apoie cada pé sobre os parafusos na parte superior da prancha que seguram os trucks no lugar. Não deixe que os seus pés se afastem demasiado ou se juntem numa posição demasiado estreita.
    • Convenientemente, a distância entre os camiões é aproximadamente a mesma que a dos seus pés quando está na largura dos ombros.
  3. passo 3 mantenha o seu peso nas pontas dos pés.3Mantenha o seu peso nas pontas dos pés. Incline ligeiramente o seu peso para a frente até ficar assente na parte larga do pé, diretamente atrás dos dedos. Quando está a patinar, tem de ser capaz de se deslocar e reposicionar para se manter equilibrado e efetuar diferentes manobras. Ficar nas pontas dos pés facilita a elevação, o deslizamento e a rotação dos pés à vontade, e também permite absorver o choque através dos músculos da parte inferior da perna enquanto estiver a patinar.
    • Ficar de pé com os pés chatos num skate é estranho porque essencialmente retira toda a agilidade da equação. Quando se está na ponta dos pés, está-se pronto para responder aos movimentos da prancha.
    • Levantar-se na ponta dos pés ou deixar que os calcanhares saiam da prancha também compromete o seu equilíbrio. Todo o seu pé deve permanecer em contacto com o topo da prancha; é apenas uma questão de saber para onde o seu peso é direcionado.
  4. passo 4 faça pequenos ajustes.4Faça pequenos ajustes. Utilize movimentos delicados dos pés, tornozelos, joelhos e ancas para manter o seu equilíbrio na prancha. Incline-se, incline-se, bombeie as pernas e faça tudo o que for necessário para se manter direito. Pode até agitar os braços para se manter estável, se isso ajudar. Deve estar constantemente a fazer pequenos ajustes para manter a prancha sob controlo, especialmente quando está em movimento. Quanto mais praticar, mais fácil se tornará.
    • Se os teus pés e o teu corpo estiverem fixos no lugar, vais quase sempre ficar desequilibrado.
    • Tente não balançar demasiado para a frente ou para trás. Pode cair ou mesmo tombar a prancha.
    • Equilibrar-se num skate é semelhante a estar de pé no convés de um barco que está a balançar, a inclinar-se e a oscilar. Obriga-o a manter-se leve sobre os seus pés.

Sentir a prancha

  1. passo 1 comece numa superfície macia.1Comece numa superfície macia. Coloque a prancha num pedaço de relva ou num tapete grosso para se certificar de que não rola enquanto aprende a ficar em pé. Uma superfície mais macia evitará que as rodas rolem e façam com que a prancha saia debaixo de si. Fique à vontade para se equilibrar na prancha num local fixo antes de passar para o asfalto.
    • Idealmente, você deve estar bastante confortável para subir e descer de um skate que está descansando no tapete ou na grama antes de tentar passar para uma superfície mais dura.
    • Não só o terreno macio mantém a prancha no lugar, como também dói menos se cair.
  2. passo 2 tenha cuidado ao colocar o seu peso sobre as rodas.2Tenha cuidado ao colocar o seu peso sobre as rodas. Ao subir, faça-o com um pé após o outro, de forma rápida, suave e controlada. Cuidado para não balançar demasiado a prancha em qualquer direção. Uma vez que esta é a mesma ação que impulsiona a prancha, pode facilmente perder o seu centro de gravidade e fazer voar a prancha e a si próprio.
    • Pode ajudar lembrar-se de não se inclinar demasiado em qualquer direção quando estiver a subir.
  3. passo 3 use a fita adesiva para tração.3Utiliza a fita adesiva para tração. Tente fazer o básico num skate que esteja coberto por uma camada de fita adesiva. A fita adesiva é um tipo de superfície adesiva semelhante a uma lixa de grão alto, concebida para aumentar a tração do skater. Esta tração acrescida oferece-lhe um maior controlo sobre a prancha. Poderá progredir a um ritmo mais rápido se não tiver de se preocupar sempre com a falta de apoio.
    • Se não tiver o benefício da fita adesiva, pelo menos certifique-se de que está a usar sapatos aderentes e esteja mais atento ao que está a fazer quando tiver de mover os pés.
  4. passo 4 evitar o tail e o nose da prancha.4Evite o tail e o nose da prancha. Em ambas as extremidades da maioria dos tipos de skates, há uma borda virada para cima, conhecida como 'tail' ou 'nose'. Deixe-os de lado por enquanto. Colocar demasiado peso no nose ou no tail fará com que a prancha se levante, levantando um conjunto de rodas do chão. Escusado será dizer que isto pode levar a muitos acidentes se for a sua primeira vez num skate.
    • Assegurar-se de que os seus pés ficam sobre os parafusos dos trucks é uma boa maneira de evitar que eles se desviem para qualquer uma das extremidades.
    • O nose e o tail entram em jogo para truques mais avançados, como manuais, ollies e a maioria dos outros movimentos 'pop', que requerem a manipulação do ângulo da prancha.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaPorque é que algumas pranchas são mais fáceis ou mais difíceis de equilibrar? O tamanho da prancha influencia a facilidade de equilibrio. O quão apertados ou soltos os trucks são também podem ter um papel importante. Os trucks muito soltos podem parecer um pouco instáveis se não estiveres habituado a eles.
  • PerguntaComo é que te pões em cima da prancha se quiseres fazer ollie? Não precisas de mudar muito a tua postura para isso. No máximo, só precisas de deslizar um pouco o teu pé de trás em direção ao tail para que possas aplicar pressão com o teu pé de trás. No entanto, não precisas de mudar totalmente a tua posição se já estiveres numa posição normal de patinagem.
  • PerguntaComo é que faço truques em penny board? Não é recomendado. As penny boards são para andar de um lado para o outro porque têm rodas grandes e a prancha não tem um bom tamanho para truques.

Vídeo

Dicas

  • Esqueça a ideia de parecer fixe ou de tentar fazer truques extravagantes até dominar o básico, incluindo equilibrar, empurrar e parar. Para algumas pessoas, isto pode demorar uma única tarde. Para outras, pode demorar semanas. Avance ao seu próprio ritmo e concentre-se em fazer as coisas da forma correcta.
  • Aprender a forma correcta de ficar de pé deve ser a primeira coisa a fazer quando se começa a andar de skate, mesmo antes de começar a andar.
  • Os trucks soltos permitem virar facilmente, mas diminuem a estabilidade geral da prancha. Apertar os trucks evitará que o deck se incline tanto.

Avisos

  • Resista ao impulso de usar as mãos para se agarrar quando cai. Esta é uma boa forma de partir os dedos ou os pulsos. Em vez disso, tente rolar ou achatar-se e espalhar o impacto pelo seu corpo.
  • Os acidentes de skate podem resultar em ferimentos graves. Use sempre um capacete e outros equipamentos de proteção para não se machucar demais.