Como enrolar uma nova linha de pesca em um carretel

Autor do artigo:Gabriel Silva

Com o tempo, sua linha de pesca se desgasta, emaranha-se com mais facilidade e fica mais difícil de pescar. O enrolamento de uma nova linha é o mesmo, independentemente do tipo de vara que você tenha. Tudo o que você precisa fazer é dar um nó na linha e enrolá-la no carretel da carretilha. Para a pesca com mosca, você precisará de diferentes tipos de linha para obter o melhor lançamento possível. Para pescar muitos peixes, substitua sua linha pelo menos uma vez por temporada.

Etapas

Carregando carretéis giratórios e de isca

  1. Etapa 1 Abra a trava levantando o braço de arame.
    Abra a trava levantando o braço de arame. Nos carretéis de spinning, o suporte é o pequeno braço de arame pendurado no carretel. Levante a linha para cima para abrir o cabo e levante-a para baixo para fechar o cabo. Desembrulhe qualquer linha antiga que ainda esteja no lugar.
    • Os baitcasters não têm um suporte, portanto, você não precisará realizar esta etapa.
  2. Etapa 2 Passe a nova linha pelas guias de linha.
    Passe a nova linha pelas guias de linha. As guias de linha são os pequenos laços pendurados na parte inferior da vara. Comece na extremidade mais distante da vara, empurrando a linha através das alças e em direção ao carretel.
    • Em uma vara Baitcaster, procure um pequeno orifício no carretel. Você também precisará passar a linha por essa guia para colocá-la no cabo.
  3. Etapa 3 Dê um nó na linha no carretel do molinete.
    Dê um nó na linha no carretel do molinete. Enrole a extremidade da linha de pesca sobre o carretel, que é o entalhe no meio do carretel. Traga a extremidade da linha de volta em sua direção e amarre a linha em um nó de árvore.
    • Um nó de caramanchão é feito primeiro com um nó de mão. Dê um segundo nó de mão na extremidade livre da linha. Em seguida, puxe os dois nós firmemente contra o carretel.
  4. Etapa 4 Feche a fiança abaixando o braço de arame.
    Feche a fiança abaixando o braço de arame. Puxe o braço de arame o máximo possível para baixo. Isso trava a linha no lugar. Se a linha se soltar, você precisará levantar o cabo e refazer o nó.
  5. Etapa 5 Acionar a manivela da vara's handle to figure out which way the bail rotates.
    Gire a manivela da vara para descobrir para que lado o cabo gira. Anote a direção em que a fiança gira, pois a linha precisa ser carregada na mesma direção. Coloque o carretel de linha de pesca nova no chão com a etiqueta voltada para cima e ajuste a posição da vara para que a linha possa ser carregada corretamente.
    • Por exemplo, se o seu bail girar no sentido horário, fique à esquerda do carretel para que a linha se enrole em torno dele no sentido horário.
    • Para varas Baitcaster, você precisará enfiar um lápis no carretel e pedir a outra pessoa que o segure. Como alternativa, compre um carretel de molinete ou faça um colocando o carretel em uma chave de fenda empurrada em uma caixa de papelão.
  6. Etapa 6 Segure levemente a linha entre o polegar e o indicador.
    Segure levemente a linha entre o polegar e o indicador. Use sua mão livre enquanto segura a vara com a outra mão. Você precisará manter uma pressão constante. Se a linha parecer esticada e não emaranhar ao entrar no carretel, você a está segurando corretamente.
  7. Etapa 7 Gire a vara's handle 15-20 times.
    Gire o cabo da vara de 15 a 20 vezes. Continue segurando a linha enquanto gira o cabo. 15 a 20 rotações são suficientes para carregar a linha no carretel. Fique de olho na linha para que ela não seja carregada com nós ou emaranhados. Você terá que desenrolar a linha para consertar isso.
    • Se houver nós ou emaranhados, puxe cuidadosamente a linha para fora do carretel. Puxe o laço de linha na parte emaranhada e ele se desvencilhará.
  8. Etapa 8 Solte a linha para testar se há emaranhados.
    Solte a linha para testar se há emaranhados. Solte a linha e observe-a cair em direção ao chão. Você perceberá imediatamente quaisquer torções ou voltas na linha. Para compensar, vire o carretel da nova linha de pesca de modo que a etiqueta fique voltada para o chão.
    • Certifique-se de que a linha continue a ser carregada na mesma direção em que o cilindro gira!
  9. Etapa 9 Encha a vara's spool until it's almost full.
    Encha o carretel da vara até que ele esteja quase cheio. Aperte a linha novamente entre o polegar e o indicador para que ela fique reta e, em seguida, gire a manivela da vara. Carregue a linha até que o carretel esteja quase cheio. A linha deve estar com cerca de 1⁄8 in (0,32 cm) abaixo da borda do carretel. Corte a linha para separá-la do novo carretel para finalizar.
  10. Etapa 10 Prenda a linha ao carretel com um elástico.
    Prenda a linha ao carretel com um elástico. Basta colocar um elástico ao redor da linha no carretel para mantê-la no lugar. Se o seu carretel tiver uma aba na lateral, enrolar a linha ao redor dela também manterá tudo no lugar.

Enchimento de um carretel de cara fechada ou Spincast

  1. Etapa 1 Desparafuse a face do carretel.
    Desparafuse a face do carretel. Antes de poder enrolar a linha, remova a parte superior do carretel. Gire-a no sentido anti-horário até que ela esteja solta o suficiente para ser retirada do carretel. Alguns modelos para iniciantes têm um botão que pode ser pressionado para retirar essa tampa. Desenrole qualquer linha velha que tenha sobrado girando a alça.
    • Close-faced e Spincast são nomes diferentes para o mesmo molinete. Você saberá que tem um se ele tiver essa tampa que você precisa desparafusar para alcançar o carretel do molinete.
  2. Etapa 2 Insira a linha através das guias de linha na haste's tip.
    Insira a linha através das guias de linha na ponta da vara. Procure os pequenos anéis pendurados na parte inferior da haste. Começando na ponta da vara, passe a nova linha pelos orifícios em direção ao carretel.
  3. Etapa 3 Empurre a linha no orifício do carretel's cap.
    Empurre a linha para dentro do orifício na tampa do carretel. Pegue a tampa e passe a linha pelo orifício na parte superior. Se você não fizer isso agora, não conseguirá colocar a tampa mais tarde, quando precisar. Não prenda a tampa ao resto do carretel ainda.
  4. Etapa 4 Enrole a linha ao redor do carretel na mesma direção em que o carretel gira.
    Enrole a linha ao redor do carretel na mesma direção em que o carretel gira. Como nos outros tipos de varas, o carretel da vara terá uma pequena cavidade no meio, onde a linha fica apoiada. Enrole a linha ao redor dessa cavidade duas vezes para que você tenha linha suficiente para amarrar no lugar.
    • Certifique-se sempre de que a linha seja colocada da mesma forma que o carretel gira. Se ele girar no sentido horário, a linha deve ser enrolada em torno dele no sentido anti-horário. A direção da rotação depende da vara de pesca.
  5. Etapa 5 Dê um nó na extremidade da linha.
    Dê um nó na extremidade da linha. Dê um nó contra o carretel para que a linha não se solte. Você pode fazer isso com um nó de deslizamento, nó de clinch ou nó de árvore. Certifique-se de que a linha esteja bem amarrada e apertada antes de prosseguir.
  6. Etapa 6 Prenda a linha entre o polegar e o indicador.
    Prenda a linha entre o polegar e o indicador. Use a mão livre para aplicar uma leve pressão sobre a linha enquanto a enrola no carretel. Isso manterá a linha tensa, evitando que ela se enrosque.
  7. Etapa 7 Gire a alça para carregar a linha.
    Gire a alça para carregar a linha. Segure a linha esticada entre o polegar e o indicador, aplicando um pouco de pressão para manter a linha reta. Gire a alça na mesma direção em que carregou a linha, que deve ser a mesma direção em que o carretel normalmente gira para desenrolar a linha.
    • Por exemplo, se você enrolou a linha no sentido anti-horário, gire a manivela no sentido anti-horário.
  8. Etapa 8 Enrole a linha até que o carretel esteja quase cheio.
    Enrole a linha até que o carretel esteja quase cheio. Carregue a linha, mas não encha o carretel completamente. A linha deve estar com cerca de 1⁄8 polegada (0,32 cm) abaixo da borda do carretel. A linha deve ficar pendurada no resto da vara sem folga.
    • Adicionar uma quantidade excessiva pode fazer com que a linha se desfaça, e você terá que enrolá-la novamente.
  9. Etapa 9 Coloque a tampa de volta no carretel.
    Coloque a tampa de volta no carretel. Pegue a tampa do carretel, que já deve ter sido rosqueada com a nova linha. Gire-a no sentido horário no carretel para fixá-la no lugar.
    • Se você deixou a tampa fora, desenrole toda a linha. Você precisará de muito espaço para isso, portanto, tente caminhar e pendurar a linha em cercas ou outros objetos para que ela permaneça desembaraçada. Em seguida, passe a linha pela tampa e coloque-a no carretel.
  10. Etapa 10 Corte a linha de pesca do carretel.
    Corte a linha de pesca do carretel. Volte para a ponta da vara. Pegue uma tesoura e corte a linha além da extremidade da ponta. Evite cortar a linha que está pendurada nas guias de linha sob a vara.

Enrolando linha para um molinete de pesca com mosca

  1. Etapa 1 Compre o suporte e a linha de pesca em uma loja de suprimentos.
    Compre o suporte e a linha de pesca em uma loja de suprimentos. A linha de pesca com mosca usa pelo menos dois tipos diferentes de linha. Você precisará adquirir um carretel de suporte e um carretel de linha de pesca. Para obter uma linha mais forte que capture mais peixes, invista em uma linha líder e em uma linha de ponta.
    • A linha de apoio é o tipo mais pesado e mais barato. Compre uma linha marcada com um peso de 9,1 a 13,6 kg (20 a 30 lb). Ela terá cerca de 6,1 m (20 pés) de comprimento.
    • Procure em sua vara um número que indique o peso da linha de pesca de que você precisará. Essas linhas normalmente têm cerca de 24 a 27 m (80 a 90 pés) de comprimento.
    • Adquira uma linha líder que seja cônica e feita de monofilamento ou fluorocarbono. Você precisará de um rolo com cerca de 2,7 m de comprimento, embora possa aumentá-lo para águas mais profundas e encurtá-lo para águas rasas ou condições de vento.
    • Compre uma linha de tippet de 0,61 a 1,22 m (2 a 4 pés) que seja mais fina do que a linha líder. Ela é classificada em uma escala X, onde 01X a 08X são fortes o suficiente para peixes grandes, como o robalo listrado, e as linhas de 1X a 8X são para peixes menores, como a truta.
  2. Etapa 2 Dê um nó na linha de apoio em seu carretel.
    Dê um nó na linha de apoio em seu carretel. Enrole a extremidade da linha de apoio ao redor da ranhura do carretel. Dê a volta completa e volte até sua mão. Além do carretel, amarre a extremidade da linha de apoio ao restante da linha com um nó de caramanchão.
  3. Etapa 3 Alimente a linha na mesma direção em que o carretel gira.
    Alimente a linha na mesma direção em que o carretel gira. Independentemente da linha, coloque-a na linha da mesma forma que o carretel normalmente gira. Para um carretel que gira no sentido horário, a linha deve ser sempre enrolada no sentido horário também.
  4. Etapa 4 Peça a alguém para ajudá-lo a enrolar a linha.
    Peça a alguém para ajudá-lo a enrolar a linha. Peça a essa pessoa que use luvas grossas. Ela deve segurar a linha entre o polegar e o indicador enquanto você a enrola. Segure a linha com firmeza, aplicando uma leve pressão à medida que você carrega a linha no carretel.
    • Se não conseguir encontrar alguém para ajudá-lo, leve o carretel a uma loja de equipamentos. Eles enrolarão a linha para você.
    • É importante fazer isso com todas as linhas para evitar emaranhados.
  5. Etapa 5 Enrole a tela na bobina.
    Enrole o suporte no carretel. Deixe de 46 a 91 m (50 a 100 jardas) fora do carretel. Enrole-o firmemente no carretel. Faça isso manualmente, a menos que você tenha uma máquina de enrolamento à mão. Corte a linha com uma tesoura quando terminar.
  6. Etapa 6 Dê um nó na linha da mosca e no suporte.
    Dê um nó na linha da mosca no suporte. Desenrole um pouco da linha da mosca do carretel. Pegue a extremidade da linha de apoio que está em seu carretel e, em seguida, amarre-as com um nó Albright. Certifique-se de que o nó esteja seguro para que você não perca a linha da mosca durante a pesca!
    • Para fazer o nó Albright, faça um laço com a linha mais pesada. Passe a linha mais leve por ele e enrole-a 10 vezes sobre a linha mais pesada em direção ao laço. Traga-a de volta para baixo através do laço e puxe as linhas firmemente.
  7. Etapa 7 Enrole a linha até que o carretel esteja quase cheio.
    Enrole a linha até que o carretel esteja quase cheio. Enrole a linha da mesma forma que você fez com o suporte. A linha da mosca preencherá a maior parte do carretel e deverá ter cerca de 1⁄8 in (0,32 cm) abaixo da borda do carretel. Se você não planeja adicionar um líder ou linha de ponta, você terminou de enrolar a nova linha.
  8. Etapa 8 Amarre a linha da mosca à linha do líder, se estiver adicionando-a.
    Amarre a linha da mosca à linha do líder se estiver adicionando-a. Caso esteja adicionando a linha do líder, pegue a extremidade da linha da mosca e amarre-a à extremidade da linha do líder. Outro nó de Albright funciona aqui, mas um nó de prego proporciona uma linha mais suave. Isso envolve dar voltas nas linhas em torno de uma caneta ou outro objeto para amarrá-las.
    • Você pode comprar uma ferramenta de nó de prego para ajudar com esse tipo de nó.
  9. Etapa 9 Enrole a linha líder opcional em seu carretel.
    Enrole a linha líder opcional em seu carretel. Enrole a linha manualmente ou usando a máquina de enrolar. Deixe-a o mais apertada possível sobre a linha da mosca. Isso protegerá a linha da mosca e a tornará mais visível para os peixes.
  10. Etapa 10 Amarre a linha do líder a uma linha de tippet que você deseja adicionar.
    Amarre a linha do líder em uma linha de tippet que você queira adicionar. Você não precisa adicionar uma linha de tippet, mas é mais fácil amarrá-la à mosca. A maneira mais fácil de amarrar essas linhas é com um nó duplo de cirurgião. Você colocará as linhas lado a lado, voltadas para direções opostas, antes de enrolá-las em um nó. Quando terminar, enrole toda a linha do tippet em seu carretel.
  11. Etapa 11 Prenda a mosca na extremidade da linha.
    Prenda a mosca na extremidade da linha. Pegue cerca de 13 a 15 cm da última linha do carretel e passe-a pelo olho do anzol da mosca. O nó clinch aprimorado ou o nó tartaruga são boas opções para prender a mosca. Faça o nó o mais apertado possível e, em seguida, corte a ponta da linha antes de ir pescar.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como sei qual linha de mosca devo usar?
    Pense no local onde você vai pescar! Você não deve usar uma linha de água salgada se estiver pescando em água doce, pois as linhas de água salgada são mais indicadas para águas tropicais e mais quentes. Se possível, procure uma loja de pesca local e veja o que eles recomendam - eles conhecem a água e sabem o que funciona melhor lá.
  • Pergunta
    Ouvi dizer que deixar a nova linha de molho em água morna pode ser útil. Isso é verdade?
    Ajuda, sim, se a linha estiver torcida depois de ser colocada no carretel. Retire o carretel real e deixe a linha de molho em água morna por cerca de 10 minutos. Desde que a linha seja colocada com um mínimo de torção, não é necessário deixá-la de molho em água morna.
  • Pergunta
    Essas teorias também se aplicam à linha de pesca trançada?
    Não, a linha trançada não tem o problema de memória como a linha de pesca de mono e fluorocarbono, portanto, não é necessário deixá-la de molho.

Vídeo

Dicas

  • Se houver muitas torções em sua linha, retire a isca e solte a linha atrás do barco.
  • Leve a linha velha para uma lixeira de reciclagem de linha. Você pode encontrá-las na maioria das lojas de equipamentos.
  • Se estiver usando linha trançada, certifique-se de colocar fita de tecido ou uma camada de monofilamento no carretel primeiro para manter a linha no lugar.

Avisos

  • Nunca descarte a linha velha jogando-a no chão ou na água. Pássaros e peixes se enroscam na linha velha e morrem.
  • Evite morder a linha, pois ela pode lascar seus dentes.