Como enrolar um carretel giratório

Autor do artigo:Gabriel Silva

Um carretel com a bobina correta lhe dá a melhor chance de pegar um peixe grande na água. Por outro lado, uma carretilha mal enrolada, com torções e emaranhados, provavelmente o levará para casa de mãos vazias. Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudá-lo a evitar isso! Este artigo o guiará por tudo o que você precisa saber, como escolher a melhor linha, como carregá-la em seu carretel e como enrolá-la corretamente.

Etapas

Escolhendo sua linha

  1. Etapa 1 Use uma linha de monofilamento se você'll be fishing with floating baits.
    Use uma linha de monofilamento se for pescar com iscas flutuantes. As linhas de monofilamento são linhas de fio único que têm um pouco de elasticidade. A elasticidade aumenta a flexibilidade da linha, ajudando o anzol a ficar preso na boca do peixe.
    • As linhas mono também são boas se você estiver usando um gabarito ou isca viva.
  2. Etapa 2 Escolha linhas de fluorcarbono se você'll be fishing in calm, shallow waters.
    Escolha linhas de fluorcarbono se estiver pescando em águas calmas e rasas. Essas linhas funcionam muito bem porque são mais difíceis de serem vistas pelos peixes embaixo d'água. Embora sejam semelhantes às linhas de monofilamento, elas têm menos elasticidade e resistem melhor à abrasão. Essa linha também é mais reativa a mordidas leves e ao contato com o fundo.
    • As linhas de fluorocarbono são consideradas um tipo de linha de monofilamento, portanto, também são ótimas para pescar com jigs, iscas vivas ou em águas cristalinas.
  3. Etapa 3 Escolha linhas trançadas se você're bottom fishing.
    Escolha linhas trançadas se estiver pescando no fundo. As linhas trançadas são compostas de vários comprimentos de material sintético trançado para criar uma linha, o que a torna excelente para criar uma distância de lançamento maior. Essa linha oferece maior resistência à ruptura e não estica.
    • A linha é visível e flutua bem, portanto, seja seletivo ao usá-la.
    • Como ela afunda lentamente, é ótima para usar iscas de água superior.

Carregando o carretel

  1. Etapa 1 Determine se o carretel gira no sentido horário ou anti-horário.
    Determine se o carretel gira no sentido horário ou anti-horário. A maneira mais fácil de fazer isso é segurar o molinete da mesma forma que faria se estivesse pescando. Gire a roda pelo menos 2 a 3 vezes para determinar se o carretel gira no sentido horário ou anti-horário. Essa é a maneira como a linha será enrolada no carretel; a direção oposta é a maneira como a linha sairá do carretel quando você arremessar.
    • Carretéis giratórios são projetados para ficarem pendurados na vara, e não sobre ela, como os carretéis de spincasting e baitcasting.
    • Para segurar o carretel adequadamente quando ele não estiver montado na haste, enrole os dedos da mão de lançamento ao redor da barra de montagem e deixe o carretel pendurado nessa mão enquanto o enrola com a outra mão.
  2. Etapa 2 Abra a alça girando a alça pequena para cima.
    Abra a fiança girando a alça pequena para cima. A fiança é uma pequena alça de arame que gira para cima e para baixo para abrir e fechar. Vire a alça para cima para abri-la e para baixo para fechá-la quando terminar. Se você notar alguma linha de pesca velha no carretel, deve removê-la neste momento.
  3. Etapa 3 Passe a linha diretamente pelas guias e prenda-a.
    Passe a linha diretamente pelas guias e prenda-a. As guias são uma série de pequenos círculos que revestem a parte inferior da vara e mantêm a linha no lugar. Use um nó de árvore para prender a linha ao carretel. Corte qualquer linha extra com cortadores de linha e certifique-se de deixar pelo menos 1⁄4 in (0,64 cm) de linha adicional a partir de onde você deu o nó.
    • Você também pode usar uma tesoura para cortar a linha.
    • Para dar um nó de caramanchão, enrole a linha ao redor do caramanchão e dê um nó na linha de pé. Dê um segundo nó na extremidade da etiqueta, a cerca de 2,5 cm do primeiro nó. Puxe a linha de pé para deslizar o primeiro nó até o carretel e deslize o segundo nó até o primeiro.

Enrolando o carretel

  1. Etapa 1 Feche a alça e coloque o carretel no chão.
    Feche a alça e coloque o carretel no chão. Para garantir que a linha entre no carretel corretamente, coloque o carretel no chão com a etiqueta voltada para cima. Seu carretel deve estar alinhado de modo que a linha saia do carretel da mesma forma que entrará no carretel.
    • Se a linha estiver torcida ou não estiver alinhada quando o lado da etiqueta do carretel estiver voltado para cima, vire-o. Isso ajudará a evitar problemas com a torção da linha.
    • Isso ajudará a evitar problemas com a torção da linha.
  2. Etapa 2 Aperte a linha e gire lentamente o carretel.
    Aperte a linha e gire o carretel lentamente. Você deve prender a linha levemente, cerca de 30 cm acima do carretel e puxá-la com força. Gire o carretel lentamente, cerca de 20 vezes, e deixe a linha deslizar por entre os dedos. Pare de dar a partida e deixe a linha um pouco frouxa para inspecioná-la quanto a torções.
    • Se a linha estiver torcendo, retire um pouco da linha do carretel e realinhe o carretel e a linha.
    • Sempre aplique uma leve pressão na linha enquanto a carrega. Se não o fizer, a linha ficará solta e acabará se enroscando mais tarde.
  3. Etapa 3 Continue a girar a manivela para carregar a linha.
    Continue girando a manivela do carretel para carregar a linha. Você pode continuar carregando a linha assim que tiver certeza de que a linha não está torcendo. Continue adicionando a linha lentamente e pare a cada 20-30 manivelas para inspecionar a linha quanto a torções.
    • Se encontrar uma torção na linha, talvez seja necessário iniciar o processo novamente. Se já tiver virado o carretel após a primeira inspeção, endireite a torção e continue lentamente.
  4. Etapa 4 Encha o carretel até que ele esteja a 0,32 cm (1⁄8 pol.) de distância da borda.
    Encha o carretel até que ele esteja a 1⁄8 in (0,32 cm) de distância da borda. Isso lhe dará bastante linha para usar, mesmo que tenha que cortar um grande pedaço da linha ao trocar de isca ou remover obstáculos, sem sobrecarregar o carretel.
    • Nunca encha o carretel até a borda. O enchimento insuficiente ou a sobrecarga do carretel causará emaranhados e problemas no arremesso.
  5. Etapa 5 Use cortadores de linha para cortar a linha perto do carretel de abastecimento.
    Use cortadores de linha para cortar a linha perto do carretel de abastecimento. Deixe uma pequena quantidade de linha em excesso para prender sua extremidade livre com uma isca. Depois de cortar a linha, você também pode colocar um pequeno pedaço de fita adesiva sobre a extremidade livre do carretel para evitar que ela se desenrole.
    • Você pode usar uma tesoura se não tiver cortadores de linha.
  6. Etapa 6 Prenda a linha no carretel.
    Prenda a linha no carretel. Você pode usar uma isca, um girador ou um clipe para prender a extremidade livre da linha. Isso evitará que a linha escorregue pelas guias.
    • Você também pode enrolar um elástico em volta do carretel.
    • Se o carretel vier com uma aba, você também pode amarrar a extremidade da linha ao redor da aba.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como faço um nó de caramanchão?
    Dê um nó de mão ao redor do carretel. Em seguida, com a extremidade da etiqueta do nó, dê um nó de mão ao redor da outra extremidade do primeiro nó.
  • Pergunta
    A linha já está no carretel de fiação. Não consigo descobrir se o fardo deve estar aberto ou fechado?
    Se a linha estiver sob a alça enquanto ela estiver fechada, então está correto. Se não estiver sob a fiança enquanto ela estiver fechada, retire a linha das guias e coloque-a de volta nas guias.
  • Pergunta
    Por que a linha de recuperação está se acumulando na parte traseira do carretel?
    Se a linha não estiver distribuída uniformemente pelo carretel, ela pode se acumular em um lado. Se a linha estiver torcida, ela pode se acumular na parte traseira do carretel. Se a configuração de arrasto estiver muito apertada ou se a tensão da linha estiver muito alta, a mesma coisa pode acontecer.

Vídeo

O que você precisará

  • Carretel de linha de pesca
  • Tesoura ou cortador de linha
  • Isca, girador, clipe ou elástico (para prender a extremidade da linha)

Dicas

  • Se puder, compre vários carretéis para sua carretilha e encha cada um com um peso diferente de linha. Isso permitirá que você mude para uma linha mais leve e mais fina quando estiver pescando em águas mais claras e uma linha mais pesada e mais grossa quando estiver pescando em águas turvas, ervas daninhas ou arbustos.