Como dividir o tempo de treinamento entre o Brazilian Jiu-Jitsu e o Striking: Encontre o seu equilíbrio

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se você está procurando melhorar seu jogo de ground and pound, você pode estar pensando em renovar a maneira como você treina. Um bom jogo de trocação fará de você uma séria ameaça quando estiver em pé, enquanto um fenomenal conjunto de habilidades de Brazilian Jiu-Jitsu (BJJ) o ajudará a roubar vitórias por finalização. Mas quanto tempo deve dedicar a uma disciplina em relação à outra? Há muitas considerações a fazer, e pode não haver necessariamente uma resposta universal 'correcta'. Mas isso não significa que não exista uma resposta certa para ti, e é isso que estamos aqui para te ajudar a descobrir.

Coisas que deve saber

  • Divida seu tempo de treinamento em 50/50 se quiser uma maneira direta e fácil de seguir para dividir o tempo de treinamento.
  • Treinar diferentes componentes do Jiu-Jitsu ou do striking em séries (treino de periodização) para se concentrar em dominar habilidades individuais separadamente.
  • Contrate um treinador, encontre um parceiro de treino ou faça uma aula de MMA para obter ajuda na aquisição de novas habilidades de Jiu-Jitsu e trocação.

Passos

Treinar o equilíbrio

  1. Passo 1 Trabalhar em cada disciplina em dias alternados para manter a simplicidade.
    Trabalhar em cada disciplina em dias alternados para manter a simplicidade. Se tiver um horário de treino, a forma mais fácil de dividir o tempo de treino é simplesmente dividi-lo ao meio e alternar entre as duas disciplinas. Se normalmente treina 4 dias por semana, passe 2 dias a praticar e a aprender técnicas de Jiu-Jitsu Brasileiro (BJJ) e 2 dias a fazer striking.
    • A maioria dos lutadores de MMA divide o seu tempo de treino entre a mecânica/prática de combate e a condição física geral. Se estiver a seguir um horário semelhante, alterne os seus dias de combate e mantenha o regime de fitness.
  2. Passo 2 Dedique um pouco mais de tempo à sua disciplina mais fraca para melhorar.
    Dedique um pouco mais de tempo à sua disciplina mais fraca para a melhorar. Se sabe que existe uma lacuna óbvia no seu jogo e quer mesmo rectificá-la, dê prioridade à sua disciplina mais fraca. Se for um striker sólido, mas bastante fraco no chão, pode passar 1 dia por semana a manter o seu jogo de striking em boa forma, mas as outras 2 sessões a praticar com um parceiro de Jiu-Jitsu e a fazer exercícios de trabalho de pés.
    • Por exemplo, nos dias em que estiver a treinar ou a praticar a sua mecânica de MMA, pode passar 75% do tempo em técnicas de Jiu-Jitsu e 25% do tempo a trabalhar nas suas combinações de golpes.
  3. Passo 3 Pratique os seus pontos fortes periodicamente enquanto treina para se manter afiado.
    Pratique os seus pontos fortes periodicamente enquanto treina para se manter afiado. Se é um pugilista fenomenal e essa é uma parte essencial do seu estilo de luta, não abandone totalmente o seu speedbag e saco de pesos para treinar Jiu-Jitsu ou técnicas de ataque. Por muito tentador que seja largar tudo e concentrar-se apenas num conjunto de habilidades, não quer ficar para trás na sua área mais forte negligenciando toda uma componente do seu jogo.
    • Nenhum lutador de MMA competitivo é bem sucedido se saltar elementos inteiros do desporto. Ser completo é fundamental!
  4. Passo 4 Experimente o treino de periodização para dominar um conjunto de competências ao longo do tempo.
    Experimente o treino de periodização para dominar um conjunto de competências ao longo do tempo. A periodização refere-se a um sistema de treino em que a intensidade e a complexidade do trabalho são escalonadas em grupos. Pode passar 5 sessões de treino com um parceiro de treino a trabalhar exclusivamente em técnicas básicas de Jiu-Jitsu, como pontes e fugas de anca, passando de mecânicas simples para a prática de fugas em tempo real. Em seguida, comece novamente com uma nova habilidade, continuando até dominar.
    • A vantagem da periodização é que ela permite compartimentar as diferentes habilidades e dominá-las isoladamente. A curva de dificuldade é redefinida com cada grupo de sessões de treino, o que dá ao seu corpo uma pausa quando as coisas ficam mais difíceis.
    • Para o Jiu-Jitsu, pode trabalhar numa ordem de: fugas, inversões de wrestling, estrangulamentos, submissões Kimura, rolos e depois armlocks.
    • Para o striking, pode trabalhar por ordem: jabs e direitas, ganchos e uppercuts, pontapés, combinações, fluência das combinações e precisão.
  5. Passo 5: Ouve o teu corpo e não't skip recovery days.
    Ouça o seu corpo e não salte os dias de recuperação. Se começar a sentir-se desgastado, faça uma pausa. Se uma nova habilidade parecer 'errada', dê um passo atrás e reaprenda-a do zero. Por muito tentador que possa ser ir ao ginásio todos os dias, dê a si próprio pelo menos um dia por semana para recuperar e relaxar.
    • Muitos lutadores de MMA trabalham a forma ou fazem um trabalho de pernas ou cardio extremamente leve nos seus dias de recuperação. Isso é perfeitamente normal, desde que o seu corpo consiga aguentar!

Praticando com outros

  1. Passo 1 Faça uma aula de MMA para aprender os fundamentos do BJJ e da trocação.
    Faça uma aula de MMA para aprender os fundamentos do BJJ e dos golpes. Se é novo na luta de MMA, considere inscrever-se numa aula de MMA para principiantes ou avançados no seu dojo ou ginásio local. Como o Jiu-Jitsu e o striking são ambas competências essenciais no MMA, você desenvolverá a base necessária e aprenderá a mecânica básica de ambas as escolas.
    • Se é novo no ginásio ou no dojo onde se inscreveu, esta é também uma óptima forma de conhecer potenciais parceiros de treino para o futuro!
  2. Passo 2 Contrate um treinador de MMA para dominar as técnicas que precisa de saber.
    Contrate um treinador de MMA para dominar as técnicas que precisa de saber. Se é um lutador experiente e quer levar o seu jogo de golpes ao estilo do karaté para o próximo nível ou dominar aquele armbar no chão, contrate um profissional. Trabalhe com ele individualmente para afinar a sua mecânica, aprender habilidades complexas e elevar o seu jogo de luta a um nível superior.
    • Se está a tentar entrar no jogo de luta profissional, examine cuidadosamente o seu treinador e procure alguém que já tenha treinado lutadores profissionais anteriormente.
  3. Passo 3 Encontre um parceiro de treino para aprenderem um com o outro.
    Encontre um parceiro de treino para aprenderem um com o outro. Fale com um amigo da academia ou procure na internet por um lutador local que também esteja procurando um parceiro. Juntem-se e aprendam novas técnicas de Jiu-Jitsu e trabalhem juntos no sparring. Ao treinar e praticar com um parceiro, você será capaz de aprender habilidades um do outro e obter algumas repetições em um ambiente de baixo estresse com um amigo que pensa da mesma forma.
    • Se você contratar um treinador e não conseguir encontrar um parceiro de treino sozinho, o treinador poderá conectá-lo a alguém no seu nível de habilidade.

BJJ e noções básicas de luta

  1. Etapa 1 O Jiu-Jitsu brasileiro é focado em grappling, bloqueios e distância próxima.
    O Brazilian Jiu-Jitsu é focado em grappling, bloqueios e distância curta. O Jiu-Jitsu Brasileiro (BJJ) é uma arte marcial que tem como objetivo a submissão do adversário. É popular como uma forma eficaz de auto-defesa e inclui grappling, luta no solo, bloqueios e outros movimentos de luta livre. Nas artes marciais mistas (MAA), o Jiu-Jitsu é considerado uma habilidade essencial.
    • Outras disciplinas populares de grappling incluem o judo, a luta livre e o sambo. No entanto, o BJJ é visto como uma escola mais essencial para dominar entre a maioria dos lutadores de MMA.
  2. Passo 2 A técnica de striking tem a ver com contacto rápido e pequenas explosões de força.
    A pancadaria tem a ver com o contacto rápido e com pequenas explosões de força. Striking é um termo geral para qualquer ataque físico imediato que envolva os seus membros. Socos, bofetadas, cotoveladas, pontapés e joelhadas são todas formas de striking. No MMA, o striking é uma habilidade chave que todos os lutadores incorporam.
    • As disciplinas de striking incluem o boxe, muay Thai, Krav Maga, karaté e taekwondo.
  3. Passo 3 Tanto o BJJ como o striking são disciplinas fundamentais, mas distintas, do MMA.
    Tanto o Jiu-Jitsu quanto o striking são disciplinas fundamentais, mas distintas, do MMA. Todos os lutadores de MMA precisam de ter um jogo de chão e um jogo de pé, por isso é excecionalmente importante que aprendas tanto o BJJ como a técnica de striking se quiseres lutar competitivamente. No entanto, estas disciplinas não têm qualquer cruzamento, pelo que é fundamental encontrar um bom equilíbrio entre as duas.
    • Pode concentrar o seu treino numa disciplina de solo diferente, como a luta livre, mas o Jiu-Jitsu é amplamente considerado a escola superior para o MMA, uma vez que vencer por submissão é um dos principais caminhos para a vitória. Outros jogos de chão não se concentram na submissão como o BJJ faz.

Considerações competitivas

  1. Passo 1 Desenvolver uma compreensão de ambas as disciplinas, mesmo se você ganhou't use them.
    Desenvolva uma compreensão de ambas as disciplinas, mesmo que não as use. Mesmo que o Jiu-Jitsu ou o striking não estejam alinhados com o seu estilo de luta (ou seja, você é treinado principalmente em kickboxing, kung fu ou judô), pelo menos familiarize-se com os movimentos principais. A grande maioria dos seus adversários será treinada nestas escolas e não vai querer colocar-se em desvantagem.
    • No mínimo, aprenda os principais movimentos do Jiu-Jitsu e das principais disciplinas de luta.
    • Para o Jiu-Jitsu, aprenda a proteger o quadril, o estrangulamento triangular e a escapar com uma ponte e um rolo.
    • No combate, o boxe é a principal competência que deve dominar. Jabs, ganchos, uppercuts e direitas são todos movimentos chave a saber.
  2. Passo 2 Enfatizar o Jiu-Jitsu se planeia lutar MMA de forma competitiva.
    Enfatize o Jiu-Jitsu se você planeja lutar MMA competitivamente. Se você quiser lutar MMA além da sessão básica de sparring, é realmente importante ter um bom conjunto de habilidades de Jiu-Jitsu. A maioria das lutas profissionais do UFC termina em finalização ou vai para uma decisão. Por outras palavras, os profissionais raramente dão socos e pontapés até à vitória. Além disso, as manobras de Jiu-Jitsu são a principal maneira de um lutador fisicamente mais fraco ou menor superar um oponente mais poderoso.
    • Um bom grappler pode usar suas habilidades para sufocar um grande striker, enquanto um striker com um jogo de grappling fraco não será capaz de afastar seu oponente.
    • Isto não quer dizer que seja correto ignorar as capacidades de luta, mas apenas que é melhor inclinar-se mais para o Jiu-Jitsu se tenciona tornar-se profissional.
  3. Passo 3 Deixe que a sua condição física e o seu nível de experiência influenciem o seu treino.
    Deixe que a sua condição física e o seu nível de experiência influenciem o seu treino. A rapidez e intensidade com que treina BJJ e striking depende muito do ponto em que se encontra no seu percurso de MMA. Se estiver apenas a começar, concentre-se em ficar em forma e aprender o básico. Por outro lado, se já tem uma boa base de luta para trabalhar, vá em frente e leve-a ao limite para adquirir novas habilidades rapidamente.
    • Cada lutador é diferente. Não se obrigue a cumprir um prazo arbitrário em nome do progresso.

Perguntas e respostas de especialistas