Como girar uma bola de rúgbi

Autor do artigo:Gabriel Silva

Um passe típico de rúgbi é girado com beleza e sem esforço pelo campo. Girar a bola não é algo natural, mas é uma habilidade importante para a precisão, a distância e a consistência em seus passes. Quando conseguir lançar a bola confortavelmente para um colega de equipe em movimento, você deverá trabalhar em um ótimo passe giratório.

Observação: este artigo é para jogadores destros. Para passes com a mão esquerda, basta inverter as instruções.

Passos

Passe com espiral (passes longos)

  1. Etapa 1 Use espirais longas e precisas para passes grandes.
    Use espirais longas e precisas para passes grandes. Uma espiral limpa é essencial, especialmente para o scrum e os fly-halves. Uma espiral é o lançamento clássico, através do corpo, em que o jogador usa os braços e um rápido estalo do pulso para lançar a bola o mais longe possível.
    • A precisão é sempre mais importante do que o giro. Você deve se concentrar em atingir o alvo antes de acertar o giro.
    • Se estiver em dúvida sobre sua capacidade de fazer um lançamento longo, leve a bola para um tackle. Você manterá a posse da bola, o que é muito mais valioso do que arriscar um passe difícil.
  2. Etapa 2 Coloque sua mão direita na parte de trás da bola.
    Coloque sua mão direita na parte de trás da bola. A bola está na horizontal, à sua frente, e sua mão direita está perto da extremidade da bola. O arco entre o polegar e o primeiro dedo deve apontar para o alvo desejado. O passe mais comum é um arremesso padrão com a mão direita, cruzando o corpo à esquerda e atrás de você. Lembre-se de que um passe de rúgbi nunca pode ser lançado para frente, portanto, não pratique o lançamento à sua frente.
    • Coloque a mão direita na parte superior da bola e deslize-a em direção à ponta até que apenas a borda da palma esteja tocando a extremidade da bola.
    • Se você tiver mãos grandes, mova-as levemente em direção à frente da bola, com os dedos enrolados nas laterais. Você deve ser capaz de segurar a bola apenas com a mão direita, portanto, ajuste as mãos até que isso seja possível.
  3. Etapa 3 Coloque a mão esquerda embaixo da bola na outra extremidade.
    Coloque a mão esquerda embaixo da bola na outra extremidade. A mão esquerda é uma mão-guia, o que significa que ela não precisa segurar com força. Basta colocá-la sob a bola, com a palma para cima, de modo que o polegar fique próximo ao ponto mais à esquerda (nariz) da bola.
  4. Etapa 4 Puxe a bola de volta para o quadril direito.
    Puxe a bola de volta para o quadril direito. Embora você use o braço direito para obter a maior parte da força em um arremesso com a mão direita, é preciso envolver o corpo o máximo possível para obter força máxima. Puxe a bola de volta para o quadril, deixando-a mais ou menos na horizontal ao fazer isso.
    • Tente manter a bola apontando para a direção correta ao derrubá-la - você não quer tentar girá-la para o alinhamento correto ao arremessá-la.
  5. Etapa 5 Gire a parte superior do corpo para ficar de frente para o alvo.
    Gire a parte superior do corpo para ficar de frente para o alvo. Com a bola ainda no quadril, gire os ombros em direção ao seu companheiro de equipe. Quanto melhor seus ombros estiverem alinhados com eles, mais preciso será o arremesso.
    • Geralmente, é melhor praticar em uma linha horizontal. Isso permite que você se concentre em arremessar lateralmente, girando os ombros para cada arremesso enquanto os pés estão voltados para a frente. A perna mais afastada do alvo deve estar à frente para ajudá-lo a gerar mais força.
  6. Etapa 6 Arremesse os braços contra o alvo, mantendo a bola baixa e horizontal.
    Jogue os braços no alvo, mantendo a bola baixa e na horizontal. Mantenha a bola aproximadamente no mesmo nível, mais ou menos na altura do quadril/barriga, durante todo o movimento de arremesso. Seu braço direito dará a maior parte da força, portanto, concentre-se em empurrar pela direita em um arremesso com a mão direita. Use a mão esquerda para guiar o arremesso até o alvo.
    • Seu braço interno permanecerá relativamente no lugar, com o cotovelo ligeiramente dobrado.
    • Seu braço externo deve se curvar um pouco para fora, com o cotovelo apontando para fora.
  7. Etapa 7 Puxe os dedos da mão direita para trás em direção ao corpo.
    Puxe os dedos da mão direita para trás em direção ao corpo. Ao terminar o arremesso, deslize a mão direita para baixo e em direção ao peito, 'puxando' a pele da bola para baixo e girando. Essa é a parte mais difícil do movimento, mas é fácil de aprender com um pouco de prática.
    • À medida que for melhorando, você também pode estalar o polegar esquerdo para baixo para dar ainda mais giro na bola.
  8. Etapa 8 Siga em frente com os dois braços estendidos em direção ao alvo.
    Siga com os dois braços estendidos na direção do alvo. Mantenha suas mãos em movimento até que ambos os braços estejam totalmente estendidos. Eles devem apontar para o alvo. Em geral, a palma da mão esquerda ficará voltada para cima por ter guiado a bola e a palma da mão direita ficará voltada para baixo por causa do estalo do pulso.

Girando a bola (passes curtos)

  1. Etapa 1 Use giros suaves para passes curtos e estalos rápidos.
    Use giros suaves para passes curtos e estocadas rápidas. Girar a bola a mantém estável, o que significa que seus colegas de equipe podem preparar as mãos para agarrar a bola sem problemas no ar, em vez de tentar manejar uma bola que esteja balançando ou girando descontroladamente. Um simples passe giratório é uma das maneiras mais rápidas de mover a bola por curtas distâncias.
    • A precisão é sempre mais importante do que o giro, portanto, certifique-se de que está acertando o alvo nos lançamentos primeiro.
  2. Etapa 2 Segure a bola com as duas mãos, com o nariz apontado para cima.
    Segure a bola com as duas mãos, com o nariz apontado para cima. Essa é uma boa posição sempre que estiver correndo em espaço aberto, pois lhe dá muitas opções. Concentre-se em usar os dedos, e não as palmas das mãos, para agarrar a bola o máximo possível. Nessa posição, com a bola na frente do corpo e apontando para cima, você tem muitas opções de movimentos:
    • Você pode fazer um passe giratório para qualquer lado.
    • Pode deixar a bola cair em um dos quadris para se preparar para um passe longo.
    • Você pode colocar a bola em seu peito para um tackle.
    • Você pode fingir que está jogando a bola em qualquer direção.
  3. Etapa 3 Puxe levemente a bola para a caixa torácica direita.
    Puxe levemente a bola para a caixa torácica direita. Se estiver arremessando com a mão direita, você estará empurrando a bola para a esquerda. Puxe a bola ligeiramente para trás para obter um pouco mais de força, puxando a bola para a caixa torácica.
  4. Etapa 4 Empurre a bola até o alvo, mantendo o nariz para cima.
    Empurre a bola para o alvo, mantendo o nariz para cima. Você está mirando o peito do seu colega de equipe. Empurre a bola em direção a ele com a mão direita.
  5. Etapa 5: estale os dedos para trás em direção ao peito ao soltar a bola.
    Encaixe os dedos de volta em direção ao peito ao soltar a bola. Como a bola, puxe os dedos para trás em sua direção, como se estivesse segurando uma barra em um metrô ou trem. Isso dá o giro na bola. Você também pode trabalhar com o estalo do polegar esquerdo para frente, girando a bola no sentido horário ao soltar.

Aprimorando seus arremessos

  1. Etapa 1 Pratique arremessos com uma mão para aprimorar sua técnica.
    Pratique arremessos com uma mão para aprimorar sua técnica. Uma das melhores maneiras de iniciar os iniciantes é com arremessos com uma mão. Isso os ajuda a dominar o movimento da mão dominante para uma espiral completa. Faça com que eles segurem a bola com a mão dominante, fazendo uma concha ao longo da lateral e embaixo da bola, em direção à parte de trás. A partir daí:
    • Segure a bola perto do quadril, segurando a metade de trás.
    • Coloque o cotovelo para trás, apontando o nariz da bola para o alvo.
    • Estenda o braço para frente para lançar a bola.
    • Torça o pulso para a esquerda, estalando os dedos para girar a bola para fora.
  2. Etapa 2 Melhore seu arremesso com uma empunhadura mais leve.
    Melhore seu arremesso com uma empunhadura mais leve. Pode parecer contra-intuitivo, mas uma pegada mais leve na bola, na verdade, leva a uma maior potência e precisão. Quando estiver confortável com o movimento, tente segurar a bola apenas com a ponta dos dedos, permitindo que você a puxe para obter um giro perfeito.
  3. Etapa 3 Experimente alguns exercícios de arremesso para melhorar seu jogo.
    Experimente alguns exercícios de arremesso para melhorar seu jogo. A melhor maneira de melhorar seu arremesso é praticar. Embora você sempre deva arremessar para frente e para trás durante a prática, há alguns exercícios focados que podem torná-lo um arremessador melhor com o tempo:
    • Mãos rápidas: Em uma linha horizontal reta com 3 a 5 jogadores, a uma distância de 3 a 5 metros. Mantendo os pés no lugar, esforce-se para arremessar a bola para baixo e de volta para o outro lado da linha o mais rápido possível. À medida que você for melhorando, aumente a distância.
    • Minilinhas: Reúna três jogadores e corra pelo campo com uma bola em uma linha. Assim que você passar a bola, recue de modo que fique atrás do jogador com a bola e ele possa passá-la legalmente. Assim que receber a bola, corra 2 a 3 passos à frente para colocar os outros jogadores em posição legal de arremesso. Continue arremessando e se movimentando entre vocês três por toda a extensão do campo.
  4. Etapa 4 Saiba quando girar a bola e quando mantê-la simples.
    Saiba quando girar a bola e quando mantê-la simples. O giro dá estabilidade à bola, ajudando a manter a velocidade e a precisão à medida que ela se move pelo ar. Isso faz com que seja o arremesso mais confiável de seu arsenal, mas isso não significa que você deva usá-lo sempre. Às vezes, você não deve fazer nenhum passe ou, em vez disso, deve usar um passe simples, não girado, como, por exemplo:
    • Quando estiver sendo tackleado. Se seus braços não estiverem livres, você não conseguirá girá-lo com precisão suficiente para um arremesso.
    • Quando você estiver sem espaço ou tempo. Um bom arremesso leva um pouco de tempo e seus braços cobrem uma grande distância. Se um defensor conseguir cortar um de seus braços durante o arremesso, sua precisão ficará muito baixa e você poderá custar ao seu time um turnover.
    • Ao fazer passes muito curtos. A melhor coisa a fazer aqui é simplesmente levantar a bola, sem girar. Isso permite que o colega de equipe corra pela bola e, de preferência, pegue-a quando ela ainda estiver em movimento no ar.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Sempre pratique o arremesso de lado ou para trás.

Avisos

  • Algumas das rebatidas mais perigosas ocorrem quando um colega de equipe precisa se esticar para pegar a bola, expondo o peito e a barriga para um grande tackle. É por isso que a precisão é muito mais importante do que o giro.