Como girar uma bola de golfe

Autor do artigo:Gabriel Silva

O backspin de uma bola de golfe faz com que ela gire para trás enquanto viaja pelo ar, fazendo com que a bola volte para cima depois de atingir o solo. Esta é uma técnica especialmente útil quando se bate a bola num green que tem um buraco aninhado perto e mesmo atrás de uma armadilha de areia. Bater uma bola com backspin permitirá que você aterrisse a bola além do buraco, então o giro a levará para trás na direção do buraco.

Passos

Preparar para o Spin

  1. Passo 1 Examinar a relva.1Examinar a relva. A relva em que vai aterrar a sua bola em back-spinning deve estar bem cortada. A relva comprida ou irregular criará mais resistência à bola, dificultando a sua rotação. Também aumenta as hipóteses de a relva ficar presa entre a bola e a face do taco, reduzindo o backspin.
    • O backspin é possível ao bater a sua tacada em relva mais comprida, embora seja mais fácil para si praticar as suas tacadas em relva bem cortada e bem cuidada.
  2. Passo 2 Escolha a sua bola de golfe.2Escolha a sua bola de golfe. A maior parte das bolas de golfe normais existem em 2 tipos: soft core e hard core. Um núcleo macio facilitará o backspin da bola do que um núcleo duro. Por esta razão, pode querer começar a praticar o backspin com bolas de núcleo macio.
    • As bolas de núcleo duro são usadas para obter mais distância numa tacada e frequentemente têm uma classificação de compressão de 100. As bolas de núcleo macio normalmente têm mais backspin quando atingidas, o que resulta em mais controlo. Para fins de backspin, uma classificação de compressão de 90 pode ser a melhor.
    • As bolas de cobertura mais macia também agarram melhor o taco, criando um maior efeito de backspin. Por esta razão, pode também querer escolher bolas de golfe com cobertura e núcleo macios.
    • Se só tiveres bolas de núcleo duro disponíveis, pratica a técnica com elas. Quando tiver bolas de núcleo macio, pode aplicar o que praticou e fazer um grande backspin na bola.
  3. Passo 3 Determinar o tipo de taco de golfe'll be using.3Determine o tipo de taco de golfe que vai utilizar. Deve dar prioridade a tacos com loft, como ferros, wedges ou lob wedges. Os tacos com mais loft são os mais fáceis de dar backspin, especialmente o lob wedge, pelo que começar com um destes pode ajudá-lo a dominar esta difícil tacada com maior facilidade.
    • Os tacos com loft são preferidos porque há uma maior distância entre o loft do taco e o ângulo de ataque da cabeça do taco, o que aumenta o backspin.
    • Uma vez que a altura é um fator importante na escolha do tipo de taco que irá utilizar para a tacada de backspin, deve evitar tacos com mais de um ferro 7 (como um ferro 6, 5, 4 ou 3).
  4. Passo 4 Inspecionar o taco.4Inspeccionar o taco. Por vezes, pedaços de relva ou relva podem ficar colados à cabeça do taco, criando uma superfície irregular. Isto pode ter um impacto negativo no seu jogo de backspin, pois faz com que a relva ou o relvado se interponha entre a bola e a cabeça do taco. Para evitar que isto aconteça, inspeccione a superfície do taco para ver se está gasta ou suja.
    • A relva, a sujidade ou outros resíduos podem ser limpos, na maioria dos casos, com um pano humedecido em água. Para uma limpeza mais intensiva, deve seguir as instruções de manutenção do taco.
    • Se notar desgaste, como marcas de arranhões, riscos ou outras manchas que possam afetar o desempenho do taco, pode querer escolher um ferro, um wedge ou um lob wedge diferente.
    • Os tacos danificados podem muitas vezes ser levados a um reparador profissional de tacos de golfe para que a superfície do taco seja refeita se estiver desgastada.

Balançar com rotação

  1. Passo 1 Posicione-se de forma a que a bola fique no fundo do seu stance.1Posicione-se de forma a que a bola fique no fundo do seu stance. 'Profundo', neste sentido, refere-se geralmente à parte de trás da bola que está a ser posicionada ou jogada para a parte de trás do seu stance, em oposição ao centro ou à frente do seu stance. Colocar a bola cerca de 2,5 cm em direção ao pé de trás deve ser suficiente para efeitos de backspin.
    • Ao colocar a bola mais fundo no seu stance, o taco entrará em contacto com a bola num ângulo descendente, o que pode aumentar a distância entre a quantidade de loft que a cabeça do taco tem e o ângulo de ataque da cabeça do taco
    • Cada jogador de golfe é único. Poderá achar que tem mais sorte com o backspin com a bola ainda mais fundo no seu stance, ou poderá achar que apenas 1⁄2 polegadas (1,3 cm) de colocação para trás é suficiente.
  2. 2Tenha como objetivo comprimir a bola contra a face do taco. A compressão é essencial para criar backspin. A bola será comprimida contra a face do taco se este estiver a acelerar ou a manter uma velocidade constante quando entra em contacto com a bola, criando mais backspin. Se o taco estiver a desacelerar, a bola irá rolar pela face do taco e não irá criar tanto backspin. Por isso, certifique-se de que o taco não está a desacelerar durante o impacto.
  3. Passo 3 Balançar o taco de golfe...3Balance o seu taco de golfe para uma tacada de backspin. Quando levantar o taco para balançar, certifique-se de que o levanta para uma posição direita e vertical antes de o baixar para balançar. O objetivo é aumentar o ângulo de ataque à bola, de modo a que a cabeça do taco desça até à bola num ângulo mais acentuado do que o normalmente utilizado. Ao atirar para o backspin, deve sempre entrar em contacto com a bola antes de atingir o solo.
  4. Passo 4 Tentativa de fazer um divot pouco profundo.4Tentar fazer um divot pouco profundo. Quando se dá uma tacada em que o ângulo de ataque é acentuado, é quase certo que se vai cavar no relvado e formar um divot. Ao executar o backspin swing, experimente diferentes técnicas para encontrar uma que crie um divot pouco profundo e relativamente curto.
    • Um divot profundo pode significar que o seu ângulo de aproximação à bola é demasiado acentuado, o que pode ter um impacto negativo na direção ou na distância da sua tacada. Terá de experimentar pequenos ajustes na direção da bola e no swing para determinar a causa dos divots profundos.
  5. Passo 5 Manter uma boa forma no follow through.5Mantenha uma boa forma no follow through. Deixe que as suas mãos conduzam a cabeça do taco através do impacto. Em particular, vai querer manter os pulsos direitos. Quando o taco entra em contacto com o solo, isso pode muitas vezes fazer com que os pulsos se desalinhem, o que também é conhecido como 'quebra'. Manter a posição correcta dos seus pulsos durante o impacto com a bola é essencial para um backspin consistente.

Resolução de problemas da sua técnica

  1. Passo 1 Backspin contra o vento.1Backspin contra o vento. A direção do vento é muito importante quando se aprende a fazer backspin. Bater contra o vento resultará frequentemente num aumento da rotação. No entanto, este pode ser back-spin, o que é desejado, ou pode ser side-spin, o que pode fazer com que a sua bola se desloque para fora do curso. Quanto mais alto a bola for, mais tempo tem para se deslocar para o lado.
    • Tente bater pancadas com muito backspin quando não houver muito vento de frente.
    • Poderá descobrir que nunca é capaz de fazer backspin de forma consistente sem um vento favorável. Muitos profissionais evitam tentar bater pancadas com backspin superior à média quando o vento está contra eles.
  2. Passo 2 Backspin em pancadas longas para melhores resultados.2Backspin em tacadas longas para melhores resultados. A fricção é essencial para criar backspin, por isso é mais difícil criar backspin em tacadas curtas (como as de 50 jardas (46 m)). É mais fácil criar fricção entre a bola e a face do taco quando a cabeça do taco está a viajar a velocidades mais elevadas, como as utilizadas para bater pancadas a distâncias mais longas (como 160 jardas (150 m)). Pode querer começar com tacadas de médio a longo alcance enquanto aprende o backspin.
  3. Passo 3 Golpear baixo na face da bola.3Bata baixo na face da bola. A 'face' da sua bola é o círculo que vê quando olha para a bola de frente. Bater a bola mais baixo na sua face traseira criará ainda mais força no seu backspin, melhorando-o.
    • Esta caraterística é chamada de 'efeito de engrenagem vertical'. Diz que as bolas batidas mais abaixo na face terão maior rotação do que aquelas que são batidas alto.
    • Se bater uma pancada com a face do taco alta, a relva pode ficar presa entre a bola e a face do taco, à medida que a cabeça do taco se desloca em direção à bola, para dentro e através do solo mais abaixo.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeo

Dicas