Como girar uma bola de boliche

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se você assistiu a um evento de boliche profissional em casa ou se é um entusiasta casual que prestou atenção na pista, provavelmente notou que os jogadores de boliche mais bem-sucedidos sabem como girar a bola de forma consistente para 'enganchar' a bola nos pinos. 'Spin' refere-se à rotação da bola ao longo de seu eixo à medida que ela se move pela pista e depende muito de como você solta a bola. À medida que a bola se desloca ao longo das tábuas em direção aos pinos, o eixo de rotação se inclina gradualmente para cima, causando um lançamento em gancho que entra no deck de pinos em um ângulo e aumenta sua chance de acerto. Não é a técnica mais fácil de dominar, mas os resultados fazem com que valha a pena aprender.

O que você deve saber

  • Maximize suas chances de sucesso escolhendo uma bola de boliche com a empunhadura e o peso corretos.
  • Identifique a 'caçapa' em sua pista, ou o espaço entre os pares de pinos que você gostaria de acertar com a bola de boliche.
  • Use a 'Abordagem de Quatro Passos' ao se preparar para girar a bola. Durante o backswing, certifique-se de que o pulso e o braço estejam completamente retos.
  • Torça levemente a mão ao soltar a bola para dar a ela um pouco de giro.

Etapas

Preparando-se para jogar boliche

  1. Etapa 1 Encontre uma bola com a empunhadura certa para você.
    Encontre uma bola com a empunhadura certa para você. Os orifícios devem se ajustar aos seus dedos de forma que você possa segurar a bola sem precisar apertá-la e soltá-la sem que seus dedos fiquem presos. Como você estará dando rotação à bola nas últimas frações de segundo em que sua mão estiver em contato com ela, a importância da empunhadura não pode ser exagerada.
    • Com a bola apoiada na palma de sua mão dominante, coloque os dedos médio e anelar nos dois orifícios que estão lado a lado e o polegar no orifício abaixo deles. Os orifícios devem ser do tamanho dos dedos e do polegar, e você deve conseguir segurar a bola facilmente na palma da mão. Não deve haver tensão na tela de seu polegar, nem deve estar frouxa.
    • Deve ser necessária muito pouca pressão para segurar a bola em sua mão. Se você puder quebrar um ovo com essa quantidade de pressão, é porque é demais.
  2. Etapa 2 Identifique o tipo de bola que está usando.
    Identifique o tipo de bola que está usando. As características do núcleo ou bloco de peso interno da bola de boliche desempenham um papel importante no desempenho da bola. Embora existam vários alinhamentos de núcleo diferentes, há duas categorias básicas nas quais todas as bolas se encaixam. Determine qual tipo você está usando antes de começar.
    • Observe sua bola de boliche e veja se ela tem apenas um 'pino' - o ponto na parte externa, geralmente de cor diferente, que indica a orientação do núcleo - ou um único pino normal mais um segundo pino indicador de PSA/conversão de massa.
    • Se houver apenas um pino, a bola deverá ter um bloco de peso simétrico. Se você dividir a bola em duas partes ao longo do eixo do pino, descobrirá que ambos os lados são simétricos. Esse tipo de bola pode ser mais fácil de manusear para um iniciante.
    • Uma bola com um bloco de peso assimétrico deve ter dois pinos ou um pino e um indicador. Como o nome indica, essas bolas não têm núcleos simétricos e podem ter qualquer formato, desde um cubo até algo parecido com a letra 'L'. Pode ser um pouco mais difícil para um iniciante obter um desempenho consistente com essas bolas de boliche, mas a prática com uma única bola certamente pode mudar isso.
  3. Etapa 3 Selecione uma bola com o peso adequado.
    Selecione uma bola com o peso adequado. Há duas diretrizes distintas usadas para sugerir o tamanho da bola que deve ser usada. Uma regra geral se concentra no sexo do jogador de boliche e sugere que as mulheres adultas devem usar uma bola de 10 a 14 libras, enquanto os homens adultos usam uma bola de 14 a 16 libras. A diretriz alternativa afirma que um jogador de boliche deve usar uma bola com aproximadamente 10% do seu peso corporal, até o tamanho máximo de 16 libras da bola para aqueles com mais de 160 libras de peso.
    • É importante usar uma bola com o peso adequado para transmitir a quantidade necessária de giro. Um indivíduo forte que usa uma bola pequena pode facilmente transmitir muito torque e colocar a bola na sarjeta. Um indivíduo mais fraco que use uma bola muito pesada pode ter dificuldade para dar giro suficiente para fazer a bola enganchar.
    • O peso da bola deve estar claramente marcado nela.

Como fazer a bola girar

  1. Etapa 1 Determine onde está a caçapa.
    Determine onde está a caçapa. A caçapa é o espaço entre dois pinos que você deseja atingir com a bola. Se você for destro, a caçapa é o espaço entre o pino número 1 (o pino mais à frente) e o pino número 3 (o pino logo atrás e à direita do número 1). Se você for canhoto, o pocket fica entre o pino número 1 e o pino número 2 (o pino logo atrás e à esquerda do número 1).
  2. Etapa 2 Segure a bola de boliche.
    Segure a bola de boliche. O estilo de empunhadura que você usa pode determinar a intensidade do gancho da bola - em outras palavras, o ângulo em que a bola entra na caçapa. Lembre-se de que quanto maior o ângulo, melhor será seu potencial de pontuação.
    • Uma pegada 'relaxada' tem maior probabilidade de produzir uma rolagem mais reta e, portanto, um gancho mínimo. Nessa empunhadura, a mão é flexionada para trás no pulso, de modo que, ao passar para o swing para a frente, ela fique em cima da bola.
    • Para uma empunhadura 'forte', a mão se dobra para frente, como se quisesse segurar a bola entre a palma da mão e a parte interna do pulso. Se visto de lado, o ângulo entre o antebraço e o polegar deve parecer de 90 graus. Essa empunhadura pode proporcionar uma quantidade maior de giro e, com isso, um gancho maior.
    • Uma pegada 'firme' é uma forma intermediária que resulta em um gancho moderado. Nessa pegada, o pulso não se dobra nem se flexiona, criando uma linha contínua do antebraço até a mão.
  3. Etapa 3 Decida qual deve ser sua postura com base na combinação da posição do pocket e da empunhadura.
    Decida onde sua postura deve estar com base na combinação da posição da caçapa e da empunhadura. Quando estiver de frente para a pista, imagine as tábuas agrupadas em três seções: esquerda externa (em direção à calha esquerda), meio e direita externa (em direção à calha direita). Tendo em mente a força de sua empunhadura e a quantidade prevista de gancho que ela produzirá, decida em qual(is) tábua(s) seu pé dianteiro deslizante deve se alinhar.
    • Empunhadura relaxada: A bola deve viajar em linha reta pela pista até a caçapa, portanto, se você for destro, sua postura deve ser na parte externa direita, e se for canhoto, na parte externa esquerda.
    • Empunhadura firme: Sua postura deve estar no meio, de modo que a bola se curve moderadamente (para a esquerda ou para a direita) e entre na caçapa alvo.
    • Empunhadura forte: Você quer deixar bastante espaço para que o gancho da bola se curve e entre na caçapa. Se você for destro, deve ficar do lado esquerdo externo; se for canhoto, deve ficar do lado direito externo.
  4. Etapa 4 Pense em sua abordagem antes de começar.
    Pense em sua abordagem antes de começar. Uma das formas padrão é chamada de 'Abordagem de Quatro Passos'. Para essa abordagem, comece em pé, com os pés diretamente abaixo do corpo. Segure a bola por baixo com a mão de boliche na altura do meio do peito (mais alto para jogadores mais lentos e mais baixo para jogadores mais rápidos) e apoie a bola com a mão que não é de boliche. Ao percorrer as quatro etapas, mantenha o cotovelo do braço de boliche o mais próximo possível do quadril, dobre ligeiramente os joelhos e mantenha os pés apontados para os pinos. Seus ombros devem estar bem alinhados para a frente. (As instruções a seguir são para jogadores de boliche destros; se você for canhoto, inverta os lados).
    • Dê um passo à frente com o pé direito e, ao mesmo tempo, leve a bola para frente até uma posição sobre esse pé. Mantenha a mão que não está jogando boliche apoiando a bola nesse ponto.
    • Mova o pé esquerdo para a frente enquanto abaixa a bola até uma posição próxima ao nível do joelho e, em seguida, mais atrás de você, formando um semicírculo. Sua mão que não joga boliche terá soltado a bola nesse momento.
    • Dê outro passo à frente com a perna direita. Ao mesmo tempo, você deve estar entrando no ponto mais alto do seu backswing com a bola.
    • Leve a bola para frente ao dar o último passo em direção à linha com a perna esquerda. Sua perna direita deve passar sutilmente para o lado, atrás da esquerda, enquanto você planta a perna esquerda e solta a bola. Abaixe os quadris e desloque o peso ligeiramente para trás, inclinando o tronco para frente em um ângulo de 15 graus.
  5. Etapa 5 Mantenha o braço e o pulso retos durante o backswing.
    Mantenha o braço e o pulso retos durante o backswing. Você não dará o giro dobrando ou torcendo o pulso ou o braço nesse momento. Em vez disso, é por meio do lançamento e da liberação adequados da bola que você dará o giro que resulta em um 'gancho'.
  6. Etapa 6 Solte a bola enquanto seu braço se move entre os cadarços e a ponta do sapato que está deslizando para a frente.
    Solte a bola enquanto seu braço se move entre o cadarço e a ponta do sapato que está deslizando para a frente. Mantenha uma pegada constante à medida que sua mão se move para o swing para frente, passando pelo calcanhar do sapato deslizante (o pé esquerdo para jogadores destros) e, em seguida, solte a bola quando ela passar pelos cadarços. Esse é o ponto ideal para que o impulso leve a bola para a pista.
  7. Etapa 7 Certifique-se de que o polegar seja o primeiro dedo a sair da bola.
    Certifique-se de que o polegar seja o primeiro dedo a sair da bola. O giro vem dos seus dedos quando eles soltam a bola, e não do pulso. Soltar o polegar primeiro permite que a bola role para fora da mão, que é onde ela obtém o torque necessário para o giro.
  8. Etapa 8 Gire a mão ligeiramente em relação ao pulso no momento da liberação.
    Gire a mão levemente a partir do pulso no momento do lançamento. Uma pequena rotação de 15 graus (no sentido anti-horário para os jogadores de boliche destros e no sentido horário para os canhotos) ajuda a aumentar o giro.
    • Imagine posicionar sua mão como se estivesse dando um aperto de mão.
  9. Etapa 9: Siga o swing até o fim.
    Continue com o swing. Continue a mover seu braço para cima e para frente em direção à caçapa ao soltar a bola (e depois).
  10. Etapa 10 Ajuste com base nos resultados.
    Ajuste com base nos resultados. Primeiro, você deve trabalhar na consistência. A capacidade de reunir todos os elementos e repeti-los é a chave para o sucesso. Durante o processo, pense em coisas como a posição de sua postura ou o tipo de empunhadura que você usa.
    • Trabalhe também em seu tempo com a Abordagem de Quatro Passos: você quer ter certeza de que seu pé e a bola cheguem à linha de falta ao mesmo tempo. Tente gravar a si mesmo jogando boliche para ter uma noção melhor de como está seu tempo.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como faço para girar sem o polegar no buraco?
    Jogue a bola da mesma forma que faria normalmente, mas fique embaixo da bola para apoiá-la antes de soltá-la.
  • Pergunta
    Como faço para parar de girar a bola?
    Sua mão está em cima da bola no momento do lançamento. Para obter a rotação adequada, sua mão deve estar mais próxima da linha média ou do horizonte da bola no momento do lançamento.
  • Pergunta
    Como faço para segurar o buraco do polegar ao jogar boliche?
    Descobri que com um buraco de polegar deslocado, com menos polegar, há mais rotação da bola. As retenções com dois dedos têm uma rotação insana, mas é mais difícil acertar a marca. E se meu polegar estiver enterrado, fico mais atrás, o que me dá mais controle para acertar a marca, com pouquíssima rotação da bola e maior velocidade. Portanto, a resposta é: a sua maneira é a melhor maneira de segurar a bola, dependendo do que você quer que a bola faça.

Vídeo

Dicas

  • Consulte um treinador de boliche certificado para obter mais dicas e aconselhamento individualizado sobre como melhorar seu gancho.