Como praticar snowboard

Autor do artigo:Gabriel Silva

O snowboard é um esporte divertido e emocionante que é praticado todos os anos por milhares de pessoas em todo o mundo. Leia estes passos para aprender o básico sobre como praticar snowboard.

Etapas

Preparando-se antes de ir

  1. 1Vestir-se para o snowboard. Em resumo, você precisará de roupas que o mantenham aquecido e seco, um par de botas de snowboard e alguns equipamentos de segurança.
    • A lista completa de equipamentos de snowboard disponíveis é longa, mas estes são os básicos que todo praticante de snowboard deve ter:
      • Um leash para snowboard, para evitar que as pranchas fujam
      • Calças de neve ou um babador de neve, que é basicamente um par de macacões de neve
      • Um casaco para neve, não muito folgado
      • Botas de snowboard, que são especialmente projetadas para se prenderem facilmente à prancha de snowboard
      • Um capacete de proteção, para proteger sua cabeça
      • Camadas térmicas, como calças compridas e meias de lã
      • Luvas de neve com punhos de manopla
      • Óculos de proteção para esqui ou snowboard, para reduzir o brilho e proteger seus olhos de partículas.
  2. 2Verifique o ajuste de tudo. Em especial, use o capacete e as botas adequadamente. O capacete não deve se mover em sua cabeça nem ficar baixo em seus olhos. Ele deve estar ajustado, mas não muito apertado. As botas devem ser justas, mas confortáveis.
    • Se as botas forem muito grandes, você pode acabar apertando-as demais e perdendo a circulação nos pés.
    • Use meias de snowboarding que ultrapassem a parte de cima das botas para evitar que as botas (ou as calças) irritem os tornozelos.
  3. 3Considere a possibilidade de adquirir uma almofada de apoio. Trata-se de uma almofada de aderência que fica na prancha de snowboard, logo acima da fixação do pé traseiro. Ela lhe dá um lugar para colocar o pé traseiro temporariamente, para os momentos em que você precisa se mover um pouco, mas ainda não prendeu os dois pés à prancha.
  4. 4Lembre-se de que há vários estilos de snowboard. A maioria das pranchas de snowboard tem finalidade específica, mas se você estiver mais interessado em um ou outro aspecto específico do esporte, há pranchas especializadas que podem maximizar sua experiência no futuro. Ainda assim, é aconselhável começar com uma prancha de snowboard mais macia e com predominância de rocker, pois você progredirá muito mais rápido do que se escolhesse uma prancha de snowboard projetada para altas velocidades.
    • As pranchas all-mountain são as pranchas de snowboard padrão que você verá em todas as montanhas. Elas são ótimas para velocidade e para fazer carving (curvas) em uma descida, mas ainda assim são curtas e largas o suficiente para tentar truques, giros e pegar ar pesado também. As pranchas dessa categoria podem variar muito em termos de especificações técnicas, como perfil, flexão etc.
    • As pranchas de snowboard Freeride são projetadas para flutuar na neve fresca não compactada (pó). Essas pranchas podem ser diferenciadas pelo nariz longo e largo, cauda curta e perfil específico para pó. Elas também tendem a flutuar mais na parte superior da neve, o que as torna mais fáceis de controlar.
    • As pranchas de freestyle ou técnicas são um pouco mais curtas e mais largas do que os modelos all-mountain. Elas também são mais flexíveis, o que lhes dá um controle superior para movimentos precisos. As pranchas de estilo livre são as preferidas para andar em parques de neve (pistas técnicas) e tubos. As pranchas dessa categoria também podem variar bastante. Algumas delas (mais macias e com perfil rocker) também são uma boa opção para muitos iniciantes devido à sua capacidade de resposta.
    • As pranchas alpinas ou carve são mais longas, mais finas e menos flexíveis do que os outros dois tipos. Elas são feitas para alta velocidade e para descer suavemente a encosta da montanha. Se o que você quer é uma experiência de descida rápida, considere uma prancha alpina depois de ter aprendido a andar muito bem e a esculpir.
  5. 5Verifique sua altura e peso. Ainda mais importante do que o tipo de prancha que você compra é o ajuste da prancha ao seu corpo. Como regra geral, sua prancha deve ficar mais ou menos na altura do seu queixo ou nariz quando colocada de pé. Se for mais baixa, pode ser muito curta; se for mais alta, provavelmente será muito longa.
    • As duas frases anteriores representam um mito muito difundido de que a prancha deve ser escolhida de acordo com a altura da pessoa, quando, na verdade, cada prancha tem sua faixa de peso (sua altura tem pouco a ver com o comprimento da prancha). Por exemplo, a mesma pessoa poderia usar uma prancha de 153 centímetros (60,2 pol.) para aprendizado e para jibbing (andar em caixas e trilhos no parque), uma prancha de 157 centímetros (61,8 pol.) para grandes saltos no parque e uso em todas as montanhas, uma prancha de 160 centímetros (63 pol.) para freeride e uma prancha alpina de 166 centímetros (65,4 pol.). Sempre verifique a faixa de peso recomendada pelo fabricante e tenha em mente as condições em que você estará andando.
  6. 6Verifique a largura da prancha. A única consideração realmente importante sobre a largura da prancha é evitar que seus pés fiquem muito para fora. Certifique-se de que a prancha escolhida seja larga o suficiente - há pranchas 'largas' especiais para quem tem pés maiores que US 11/EU 44,5. Você deve ser capaz de inclinar a prancha pelo menos 55 graus antes que os dedos dos pés ou os calcanhares entrem em contato com a superfície, mas, novamente, isso depende de quão agressivamente você inclinará a prancha durante a condução. Se os dedos dos pés e os calcanhares não ficarem para fora, você não terá tanto controle sobre a prancha.
  7. 7Analise outras considerações. Como iniciante, o preço provavelmente é uma grande preocupação para você. Há diferenças definitivas de desempenho entre uma prancha top de linha e uma básica, mas quase sempre é mais fácil aprender com uma prancha apropriada para 'iniciantes' do que com uma top de linha, já que as pranchas caras geralmente são projetadas para determinados fins 'não iniciantes'.
    • Para economizar mais dinheiro, considere comprar uma prancha de snowboard pouco usada em uma troca ou comprar um modelo do ano anterior da prancha que deseja. Essas pranchas são basicamente tão boas quanto suas equivalentes atuais e muitas vezes podem ser adquiridas por um preço muito mais baixo.
    • Considere quais gráficos, se houver, você deseja colocar na parte inferior da prancha. Se for algo que lhe interessa, escolher o design certo pode ajudá-lo a fazer uma declaração pessoal divertida nas pistas.
  8. 8Determine seu pé dianteiro. Você deve saber com qual pé vai conduzir a prancha antes de ir para as pistas. Isso o ajudará a saber como ajustar as fixações quando estiver praticando snowboard. Uma maneira fácil de verificar seu pé dianteiro é correr e deslizar em um piso bem liso, como concreto polido ou madeira dura. O pé que acabar saindo na sua frente é o seu pé dianteiro. Outra maneira de encontrar seu pé dianteiro é ficar em pé com os pés alinhados e pedir a um amigo que o empurre por trás. O pé com o qual você der o primeiro passo para frente deverá ser o seu pé dianteiro. É apenas uma reação natural.
    • Não faça suposições. Seu pé dianteiro não necessariamente corresponderá ao lado do corpo que você prefere para qualquer outra coisa. Ser destro ou canhoto, ou entrar na base com um pé específico no beisebol, não significa necessariamente que seu pé dianteiro seguirá o mesmo caminho.
    • Não se preocupe. Se você achar que prefere não liderar com o pé de apoio, nada o impedirá de fazê-lo. Encontrar seu pé dianteiro é apenas uma maneira útil para a maioria das pessoas descobrir como se posicionar na prancha. Não é algo fixo.
  9. 9Determine que tipo de fixações você tem. Há dois tipos comuns, as fixações com alça e as fixações de entrada rápida.
    • As fixações com alça são as mais comuns no snowboard. Elas consistem em uma base para a parte inferior da bota e um conjunto de tiras sintéticas seguras (geralmente duas tiras) que são apertadas sobre a bota para prendê-la na base.
    • As fixações de entrada rápida (ou de conveniência) são semelhantes às fixações com correia, exceto que a parte de trás da base da bota (chamada de 'highback') tem uma dobradiça que permite deslizar o pé rapidamente. As fixações de entrada rápida são comuns, mas tendem a ser um pouco mais caras do que as fixações com correia.
    • Há outros tipos mais raros de fixações disponíveis, mas eles não são vistos com frequência, exceto em pranchas de alta qualidade, marcas específicas e fixações muito antigas.
  10. 10Ajuste suas fixações. Coloque seu pé dianteiro na amarração frontal. Aperte bem as amarras e certifique-se de que a base da amarra se encaixe bem na bota e, em seguida, repita o procedimento com o outro pé. Movimente-se e salte um pouco para ter uma noção da prancha.
    • Se a prancha parecer estar virada para trás quando você olhar para ela, talvez seja necessário girar as fixações para que correspondam à sua postura. Se estiver comprando uma prancha nova, a loja provavelmente ficará feliz em fazer isso para você gratuitamente.
    • Se você se sentir instável, suas fixações podem estar muito próximas ou muito afastadas. Certifique-se de que seus pés estejam separados aproximadamente na largura dos ombros para garantir uma postura adequada.
    • Verifique os ângulos das fixações. O ângulo entre as duas fixações deve ser de 24 a 30 graus. Há dois tipos principais de postura - 'pato' ou 'simétrica' (por exemplo, 15 e -15) ou 'para frente' (por exemplo, 24 e -6). Embora seja principalmente uma questão de preferência pessoal, os ângulos escolhidos devem representar a forma como você vai pedalar. Postura simétrica para andar no parque, postura ligeiramente para frente para velocidades mais altas. As pranchas alpinas precisam de uma postura muito mais avançada.
  • Um leash para snowboard, para evitar que as pranchas fujam
  • Calças para neve ou um babador para neve, que é basicamente um par de macacões para neve
  • Um casaco para neve, não muito folgado
  • Botas de snowboard, que são especialmente projetadas para se prenderem facilmente à prancha de snowboard
  • Um capacete de proteção, para proteger sua cabeça
  • Camadas térmicas, como calças compridas e meias de lã
  • Luvas de neve com punhos de manopla
  • Óculos de esqui ou snowboarding, para reduzir o brilho e proteger os olhos de partículas.

Aprendendo o básico

  1. 1Pegue sua prancha de snowboard. Prenda o pé dianteiro no lugar, mas deixe o pé traseiro livre por enquanto. Depois que o pé dianteiro estiver firmemente preso à prancha, coloque a guia de snowboard para evitar que a prancha escape colina abaixo quando você sair dela. As guias têm comprimentos variados; o tipo mais comum é longo o suficiente para ser amarrado abaixo do joelho. Embora a guia deva ser a menor de suas preocupações, antes mesmo de pensar em usar um elevador, é necessário fazer uma série de exercícios com um pé preso.
    • Prenda o leash em sua prancha de snowboard, se ele ainda não estiver integrado à fixação.
    • Enrole o leash ao redor da parte inferior da perna e prenda-o com firmeza. No caso de coleiras de arame curtas, prenda a outra extremidade no cadarço da bota.
    • Certifique-se de que o leash esteja claramente visível. Muitos resorts não permitem que você pratique snowboard sem um leash visível.
  2. 2 Suba no teleférico quando estiver pronto. Empurre a neve com o pé de trás para deslizar para a frente na prancha, como se fosse um skate, e deixe a cadeira do teleférico sincronizar com você para subir suavemente.
    • Sua prancha de snowboard ficará um pouco pendurada no seu pé dianteiro ao subir. Isso não tem problema.
  3. 3Saia do teleférico. Quando chegar ao topo do teleférico, deslize para fora da cadeira em sua prancha. Para evitar cair, alinhe a prancha com a direção do movimento e, assim que ela tocar a neve, transfira pelo menos 50% do peso do corpo para o pé dianteiro. Pressione o pé de trás contra a amarração traseira e mantenha as costas retas. Você estará em uma pequena colina onde poderá virar e seguir para a colina maior. Desça até a área plana.
    • Se você equipou sua prancha com um stomp pad, deve ser fácil manter o equilíbrio nessa parte.
  4. 4Amarre-se. Vá até a borda do morro e sente-se com a prancha perpendicular à inclinação. Isso faz com que a prancha aja como 'freio' para evitar que você deslize.
    • Coloque a bota traseira em sua amarração. Certifique-se de que as fixações estejam firmes e seguras.
      • Se você puder mover o pé enquanto estiver na fixação ou puxar o calcanhar para cima da base, ela está muito frouxa.
    • Verifique novamente o pé de apoio e a guia e certifique-se de que também estejam seguros.
  5. 5Desça a ladeira. Agora que você já está amarrado, está pronto para pedalar. Fique de pé e não vire a prancha de snowboard de modo que a extremidade dianteira da prancha esteja apontando para baixo da colina. Aprenda a deslizar pela linha de queda de lado primeiro, ou você simplesmente descerá a colina a toda velocidade. Quando conseguir controlar a velocidade e parar, sente-se, vire-se e aprenda a controlar a velocidade e parar na borda dianteira.
    • Para se deslocar para o lado, transfira parte do peso do corpo para um dos pés e use esse pé como um pedal para virar mais ou menos para baixo. Aprenda a controlar a direção do movimento enquanto mantém a maior parte do peso sobre esse pé.
    • Mantenha os joelhos ligeiramente flexionados e as costas retas para manter o equilíbrio à medida que ganha velocidade.
  6. 6Pratique as guirlandas. É importante saber como controlar sua velocidade, e virar é a única maneira de fazer isso enquanto estiver na ladeira. A guirlanda é uma curva sem a mudança de borda. Quando você conseguir fazer garland nas bordas dianteira e traseira, poderá pedir a alguém que o ajude a tentar sua primeira volta completa com uma mudança de borda. Se você fizer giros completos com uma mudança de borda sem praticar as guirlandas, poderá acabar com uma técnica incorreta ('varrer com o pé de trás'), como mostrado na imagem acima. Isso o impedirá de progredir no futuro, e corrigir a técnica incorreta pode levar até 10 vezes mais tempo do que aprender do zero.
    • Incline o corpo para a lateral da pista para colocar peso em uma borda do snowboard. A borda para a qual seus pés estão apontando é a 'borda do dedo do pé'; a borda atrás deles é a 'borda do calcanhar'.
    • Experimente as guirlandas de borda do calcanhar e do dedo do pé. Você deve ser capaz de fazer ambas com um raio muito semelhante. Certifique-se de controlar a guirlanda com a mudança de peso (e faça o ajuste fino com o pé dianteiro, usando-o como 'pedal'). É uma boa ideia ter a maior parte do peso do corpo no pé dianteiro (inclinado para a frente) quando a prancha estiver descendo a linha de queda. O maior erro de todos os iniciantes é manter o peso do corpo no pé de trás. Nesse caso, inclinar-se sobre a borda do calcanhar/dedo do pé não faz com que a prancha vire corretamente, como se o seu peso estivesse nos dois pés. Tentar manter a maior parte do peso em um pé dianteiro enquanto se dirige para a linha de queda garantirá que seu peso não esteja no pé traseiro e, depois de algum tempo, parecerá muito natural manter o peso nos dois pés o tempo todo.
    • Use a mudança de peso para controlar suas guirlandas e curvas. Embora algumas escolas ensinem a se ajudar com a rotação dos ombros, esse método pode cobrir seus erros, mas não corrigi-los. Mantenha as costas retas e os joelhos dobrados ao fazer isso, por motivos de segurança.
  7. 7Pare em uma parada. Se preferir, quase pare; o importante é saber como fazer isso. Ser capaz de parar e reiniciar é fundamental para manter-se seguro nas pistas.
    • Vire sua prancha de snowboard de modo que fique perpendicular à inclinação da montanha. Certifique-se de que ninguém esteja se aproximando de sua posição a partir da parte mais alta da colina.
    • Incline-se para trás na inclinação da colina o máximo que puder sem cair. Isso colocará quase todo o seu peso em uma borda da prancha, forçando-a a desacelerar rapidamente.
    • Ao se inclinar para dentro do morro, incline-se para trás com o pé traseiro ao mesmo tempo. Isso reduz ainda mais a área de superfície efetiva da prancha. Quanto mais você se inclinar para trás, mais rápido você parará.
      • Não se incline sobre o pé traseiro ao fazer uma curva e tentar parar - você estará desenvolvendo hábitos errados. O ideal é que seu peso esteja sempre sobre os dois pés; no entanto, para fins de aprendizado, é bom ter a maior parte do peso do corpo sobre o pé dianteiro durante certas fases de uma curva.
    • Quando estiver pronto para continuar, desloque seu peso na diagonal para que a prancha comece a virar para baixo. Aplique pressão em seu pé dianteiro novamente.
    • Leia as 10 regras da FIS; elas se aplicam em todos os resorts de esqui.
  • Se você puder mover o pé enquanto estiver na fixação ou puxar o calcanhar para cima a partir da base, ele está muito solto.
  • Não se apoie no pé traseiro ao fazer uma curva e tentar parar - você estará desenvolvendo hábitos errados. O ideal é que seu peso esteja sempre sobre os dois pés; no entanto, para fins de aprendizado, é bom ter a maior parte do peso do corpo sobre o pé dianteiro durante certas fases de uma curva.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaComo faço para ir mais rápido sem cair? Abaixe seu centro de gravidade (ou seja, dobre os joelhos) e incline-se para frente. Ficar em pé e inclinar-se para trás fará com que você perca o equilíbrio. Inclinar-se para a frente e pressionar o pé de apoio fará com que você ande mais rápido.
  • PerguntaComo você sabe quando deve parar? Você saberá que deve parar quando suas pernas começarem a doer ou você começar a se atrapalhar um pouco (isso significa que não está se concentrando).
  • PerguntaPor que devo me sentar no topo da montanha? Isso é feito para que você não deslize quando estiver tentando prender o pé que não é o principal à prancha.

Vídeo

Dicas

  • Não desista! Leva tempo para pegar o jeito do snowboarding. O primeiro dia é sempre o mais difícil.
  • Não se preocupe em cair. Os atletas olímpicos também caíram, uma vez.
  • Se puder, pague por uma aula. Nenhuma leitura pode se comparar à eficácia de uma aula na vida real dada por um snowboarder experiente.

Avisos

  • Se algo parecer errado em qualquer lugar da montanha, alerte as autoridades competentes assim que puder entrar em contato com elas.
  • Sempre leve um amigo ou parceiro quando estiver praticando snowboard. Se não puder fazer isso, informe a pessoa responsável sobre sua programação, pelo menos para que ela saiba se algo aconteceu com você.
  • Não caia sobre suas mãos se puder evitar, pois é provável que machuque os pulsos. Quanto mais área de superfície seu corpo atingir no chão, mais o impacto será distribuído e menos danos você sofrerá. Use, no mínimo, os braços inteiros; se puder deixar o corpo rolar com o impacto, faça isso.