Como fazer um nó em um anzol

Autor do artigo:Gabriel Silva

'Snelling' significa amarrar uma linha em seu anzol, inserindo-a através do olho do anzol e enrolando-a ao redor da haste do anzol. Ele foi originalmente desenvolvido para anzóis sem olho, mas é comumente feito hoje para garantir que a tração da linha se alinhe com a ponta do anzol. Além do nó snell tradicional, há muitas variações, incluindo o snell fácil e o snell uni-knot. Quando amarrado corretamente, qualquer nó snell será tão forte quanto a linha usada para amarrá-lo.

Etapas

Nó de Snell tradicional

  1. Etapa 1 Passe a linha pelo anzol's eye and toward the shank.
    Passe a linha pelo olho do anzol e em direção à haste. Aperte a linha perto da extremidade principal e passe-a pela abertura do olho. Puxe a linha até que ela tenha algumas polegadas a mais do que o comprimento da haste, ou pelo menos 15 a 20 cm (6 a 8 pol.).
    • Alguns pescadores afirmam que você deve sempre passar a linha 'da frente para trás', ou seja, inserir a linha no lado do olho que está do mesmo lado que a ponta farpada do anzol. Isso pode manter o anzol mais alinhado com a linha quando ele estiver na água.
  2. Etapa 2 Forme um único e grande laço.
    Faça um único e grande laço. Traga a extremidade principal para que ela fique do mesmo lado do olho onde você inseriu a linha pela primeira vez. Basicamente, você está criando uma letra 'O' com a linha.
  3. Etapa 3 Passe a ponta da linha pelo olho novamente.
    Passe a extremidade principal pelo olho novamente. Passe-a na mesma direção de antes. Passe cerca de 5,1 cm (2 pol.) de linha pelo olho desta vez.
    • Se você passou pelo olho 'da frente para trás' na primeira vez, faça isso novamente desta vez.
  4. Etapa 4 Aperte o olho do anzol e a linha com o polegar e o indicador.
    Aperte o olho do anzol e a linha com o polegar e o indicador. Aperte bem sobre o olho do anzol. Com esse beliscão, segure tanto a parte da linha que passa pelo olho do anzol quanto a parte que se estende para fora do anzol (a extremidade em pé).
    • Abaixo de seus dedos apertados, cerca de 5,1 cm da ponta da linha deve estar correndo ao longo da haste do anzol (a parte reta do anzol). O laço que você criou também deve estar abaixo dos dedos comprimidos.
  5. Etapa 5: Torça o laço para envolvê-lo ao redor da haste do anzol e da extremidade principal.
    Torça o laço para envolvê-lo na haste do anzol e na ponta. Com sua mão livre, segure a argola e gire-a no sentido horário. Isso envolverá a base da argola (mais próxima de seus dedos sobre o olho do anzol) ao redor da haste do anzol e da ponta que se estende ao longo da haste.
    • Tente fazer uma espiral bastante apertada ao redor da haste do anzol e da extremidade principal. Isso facilitará o aperto de todo o nó no final.
    • Quando terminar a espiral, deslize os dedos para baixo um pouco para segurá-la no lugar.
    • O laço encolherá em circunferência à medida que você o enrolar ao redor da haste do anzol e da extremidade principal.
  6. Etapa 6 Enrole o laço mais 6 a 7 vezes.
    Enrole o laço mais 6 a 7 vezes. Crie um total de 7 a 8 espirais ao redor da haste do gancho e da extremidade principal. Continue deslizando os dedos para baixo para cobrir cada espiral que fizer.
    • Basicamente, você está fazendo um laço, com a haste do gancho sendo envolvida pelas espirais do laço.
    • Quando terminar de enrolar, o objetivo é fazer com que o laço restante tenha aproximadamente o tamanho do olho do anzol. Também é necessário que haja uma ponta de aproximadamente 1,3 cm da extremidade principal que se estenda abaixo das espirais.
    • Com a prática, você conseguirá criar laços com o tamanho certo para envolver a haste de 7 a 8 vezes. Se conseguir criar apenas de 5 a 6 espirais, o nó provavelmente se manterá. Se você precisar criar mais espirais para usar o laço, não há problema, mas isso não tornará o nó mais forte.
  7. Etapa 7 Puxe a extremidade em pé para longe do gancho para encolher o laço.
    Puxe a ponta de pé para longe do gancho para encolher a laçada. Mantenha um aperto leve, mas seguro, sobre as 7-8 espirais, mas libere a pressão sobre o olho do anzol. Puxe lentamente a ponta da linha com a mão livre, e qualquer folga remanescente no final do laço desaparecerá.
    • Mantenha o controle sobre a extremidade em pé da linha para o próximo movimento.
  8. Etapa 8 Puxe as extremidades em pé e principal para prender o nó.
    Puxe as extremidades em pé e principal para prender o nó. Continue segurando a extremidade em pé com uma mão e deslize os dedos para baixo para segurar apenas a ponta da extremidade principal que está abaixo das espirais. Puxe cada extremidade simultaneamente para apertar as espirais e prender o nó. Talvez você queira lubrificar a linha mergulhando-a em água ou cuspindo nela antes de fazer isso.
    • A lubrificação da linha facilitará o aperto, reduzindo o atrito ao longo das espirais.
  9. Etapa 9 Corte a extremidade da etiqueta, se necessário.
    Apare a extremidade da etiqueta, se necessário. Se houver mais de 1,3 cm (0,5 pol.) da extremidade da linha saindo abaixo das bobinas, corte-a com uma tesoura pequena ou cortador de unha. Caso contrário, deixe o toco de lado.

Nó de Snell fácil

  1. Etapa 1 Passe a linha pelo anzol's eye and along the shank.
    Passe a linha pelo olho do anzol e ao longo da haste. Passe cerca de 15 cm da extremidade principal da linha através do olho ou um comprimento que seja o dobro do comprimento do anzol - o que for maior. Cabe a você decidir em qual lado do olho colocar a linha, embora algumas pessoas digam que usar o mesmo lado da ponta do anzol proporciona melhores resultados de pesca.
    • O 'olho' é o laço fechado em uma extremidade do anzol, e a 'haste' é a parte reta do anzol (abaixo do olho e acima da seção curva).
    • Tenha cuidado para não se enganchar ao fazer qualquer tipo de nó snell!
  2. Etapa 2 Crie um pequeno laço e passe a extremidade principal por baixo da haste.
    Crie um pequeno laço e passe a extremidade principal por baixo da haste. Mantenha a linha ao longo da haste do anzol até o ponto em que a curva do anzol começa. Nesse ponto, crie um laço que seja direcionado para longe da curva do anzol. Passe a extremidade da linha (também a extremidade do laço) por baixo da haste e da própria linha, novamente no ponto em que a curva do anzol começa.
    • Passe cerca de 10 cm de excesso de linha por baixo da haste.
  3. Etapa 3 Enrole a ponta de 10 cm ao redor da haste de 5 a 7 vezes.
    Enrole a ponta de 10 cm (4 pol.) ao redor da haste de 5 a 7 vezes. Faça espirais bem apertadas que não se sobreponham e contorne tanto a haste quanto a seção de linha que passa ao lado dela.
    • Menos de 5 voltas não farão um nó suficientemente apertado, enquanto mais de 7 voltas começam a se tornar um exagero (ou seja, a linha se romperá antes que o nó ceda). Considere 7 voltas como o 'número mágico'.
  4. Etapa 4 Passe o restante da extremidade principal de volta pelo laço.
    Passe o restante da extremidade principal de volta pelo laço. Depois de criar 5 a 7 espirais bem apertadas, você deve ter linha livre suficiente para passar pelo laço que criou anteriormente. Caso contrário, desfaça uma ou duas espirais (correndo o risco de enfraquecer o nó) ou, melhor ainda, desfaça o nó inteiro e comece de novo.
    • Desta vez, você só precisa de cerca de 1,3 a 2,5 cm da extremidade principal para passar pelo laço; não há problema se você tiver mais.
  5. Etapa 5 Puxe a extremidade principal enquanto aperta levemente as espirais.
    Puxe a extremidade principal enquanto aperta levemente as bobinas. Use o polegar e o indicador de uma mão para evitar que as espirais se desenrolem, mas não as aperte com muita força. Com a outra mão, aperte a ponta que passou pelo laço e dê um puxão firme.
    • Ao puxar a extremidade principal, as espirais serão apertadas contra a haste. Entretanto, se você não apertar as espirais, elas se desfarão e, se apertá-las demais, não conseguirá puxar a extremidade principal. Uma leve pressão de aperto é tudo o que é necessário.
  6. Etapa 6 Puxe as extremidades principal e intermediária da linha para apertar o nó.
    Puxe as extremidades principal e intermediária da linha para apertar o nó. Deslize os dedos das bobinas até a ponta da linha, logo após o local onde ela entra no olho do anzol. Mantenha o controle sobre a extremidade principal com a outra mão. Puxe firmemente as duas extremidades da linha ao mesmo tempo. Isso fará com que as espirais fiquem o mais apertadas possível.
    • Ao apertá-las, certifique-se de que as espirais permaneçam lado a lado e não se sobreponham. Se isso acontecer, solte um pouco as bobinas, reposicione-as conforme necessário e aperte-as novamente.
    • As bobinas podem ser apertadas mais facilmente se você umedecê-las um pouco, mergulhando-as em água ou cuspindo sobre elas.
  7. Etapa 7 Prenda o excesso da ponta para finalizar o nó.
    Corte o excesso da ponta para finalizar o nó. Use uma tesoura pequena ou um cortador de unha para cortar a seção da linha que fica abaixo das espirais. No entanto, isso não é necessário se houver menos de 1,3 cm de excesso de linha.

Snell Uni-Knot

  1. Etapa 1 Passe a linha pelo olho do anzol e pela haste do anzol.
    Passe a linha pelo olho do anzol e pela haste do anzol. Passe a linha pelo menos até o comprimento de todo o anzol, se não de 2,5 a 5,1 cm a mais.
    • Você poderá obter um melhor alinhamento entre a linha e o anzol na água se passar a linha pela parte frontal do olho, ou seja, pelo mesmo lado da ponta afiada do anzol.
  2. Etapa 2 Dobre a extremidade principal para formar um laço.
    Dobre a extremidade principal para formar um laço. Crie o laço no lado oposto da haste em relação à curva do anzol. Enquanto mantém o laço nesse lado, estenda cerca de 5,1 cm da ponta da linha por cima e para o outro lado da haste do anzol.
    • Mantenha a parte da ponta da linha que você passou pelo olho próximo à haste do anzol. Passe a extremidade principal por cima dessa parte junto com a haste.
    • Apenas um lembrete - a 'extremidade principal' é a extremidade da linha com a qual você cria os laços e as espirais, enquanto a 'extremidade em pé' é a extremidade oposta da linha. Às vezes, a ponta principal também é chamada de 'ponta de etiqueta'.
  3. Etapa 3 Passe a extremidade principal ao redor da haste de 4 a 6 vezes.
    Passe a extremidade principal ao redor da haste de 4 a 6 vezes. A cada vez, passe a ponta do anzol para dentro do laço e volte para fora, envolvendo-a sobre a haste do anzol e a seção da linha que está ao lado da haste. Certifique-se de que as espirais criadas estejam bem ajustadas umas às outras ao fazer isso.
    • Você precisa de pelo menos 4 espirais para fazer um nó adequadamente forte, enquanto que fazer mais de 6 não trará muitos benefícios adicionais.
    • Depois de fazer as espirais, passe o excesso de linha na extremidade principal (com pelo menos 2,5 cm de comprimento) pelo laço mais uma vez.
  4. Etapa 4 Deslize as espirais em direção ao olho enquanto puxa levemente a linha.
    Deslize as bobinas em direção ao olho enquanto puxa levemente a linha. Segure a extremidade em pé com uma mão e use o polegar e o dedo médio da outra mão para segurar a extremidade principal que passou pelo laço. Ao puxar levemente cada extremidade da linha, use o dedo indicador livre para empurrar as espirais contra a base do olho do anzol.
    • No entanto, não deixe que as espirais se acumulem; mantenha-as lado a lado em vez de sobrepostas.
  5. Etapa 5 Puxe o nó com firmeza e corte o excesso de linha.
    Puxe o nó com firmeza e corte o excesso de linha. Quando as espirais estiverem no lugar, logo abaixo do olho, puxe com força as extremidades dianteira e traseira ao mesmo tempo. Isso prenderá o nó. Se houver mais do que cerca de 1,3 cm (0,5 pol.) da extremidade principal para fora, apare-a com uma tesoura pequena ou cortador de unha.
    • Tente mergulhar as espirais em água ou molhá-las com saliva para facilitar o aperto.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Qual é a melhor maneira de enroscar um equipamento de anzol duplo, ou seja, dois anzóis em uma série de anzóis, um alguns centímetros atrás do outro?
    A melhor maneira de enroscar dois anzóis em uma série de anzóis duplos é usar um único anzol com uma haste longa e amarrá-lo nos dois anzóis. Isso permitirá mais controle ao puxar a linha.

Dicas

  • Ao enroscar um anzol, alguns pescadores preferem girar a haste do anzol em um ângulo reto em relação à linha, pois acreditam que isso lhes proporciona melhor alavancagem e reduz as chances de se picarem com a ponta do anzol.
  • O uni-nó tem esse nome porque foi projetado para ser usado na maioria das circunstâncias de pesca. Ele pode ser amarrado no lugar dos nós clinch ou Palomar para amarrar equipamentos terminais, ou no lugar do nó de sangue ou de cirurgião para amarrar linhas.