Como golpear no badminton

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se você joga badminton apenas por diversão, talvez não perceba que há mais do que bater a peteca (também chamada de 'birdie') para frente e para trás na rede. Para melhorar seu jogo e adicionar um pouco de brutalidade às suas devoluções, a técnica de smash é exatamente o que você precisa. Há três tipos principais de smash: o forehand, o jumping e o backhand.

Passos

Smash de forehand

  1. Etapa 1 Aproxime-se da peteca...
    Aproxime-se da peteca com uma empunhadura de forehand. Fique na ponta dos pés e pronto para devolver a peteca com um smash a qualquer momento. Nunca se sabe quando uma tacada digna de um smash se apresentará. Quando a peteca for atingida em seu lado da quadra, fique por baixo e atrás dela o mais rápido possível.
    • Quanto mais cedo você chegar ao local onde a peteca parece estar entrando, mais alto ela estará e mais tempo você terá para preparar um smash matador.
    • Você pode ouvir jogadores sérios de badminton chamarem esse tipo de manobra de 'injeção de ritmo'. Tudo o que isso significa é que você aumenta a velocidade para ter mais tempo para reagir.
  2. Etapa 2 Assuma uma postura segura.
    Assuma uma postura segura. Se a peteca vier quente, talvez você não tenha muito tempo para reagir. Em condições ideais, seus dois pés estarão apontando para a lateral da quadra. Seus pés devem estar separados na largura dos ombros, os joelhos ligeiramente dobrados e os olhos acompanhando a bola.
    • Nesse momento, o equilíbrio é mais importante do que se preparar para o smash. Se você não estiver bem equilibrado, isso afetará negativamente seu smash.
  3. Etapa 3 Levante os braços e prepare-se para atacar.
    Levante os braços e prepare-se para golpear. Segure a raquete na posição vertical e o mais para trás possível, sem deixar de ser confortável. O braço da mão que não é da raquete deve estar dobrado no cotovelo e a mão deve estar na altura do queixo.
    • Os dedos da mão que não é a da raquete podem ser posicionados como você quiser. O mais comum é enrolar os dedos em um punho, mas você também pode deixá-los abertos.
    • Ao se preparar para golpear, imagine o ângulo que a peteca percorrerá. Ele deve ser o mais inclinado possível para baixo e, ao mesmo tempo, passar por cima da rede.
    • Levantar a mão que não é a da raquete funcionará como um contrapeso para a mão da raquete, proporcionando maior estabilidade para o golpe.
  4. Etapa 4 Golpeie a peteca.
    Golpeie a peteca. Procure se conectar com a peteca no ponto mais alto possível. Inspire profundamente antes de bater e estique o braço que não é o da raquete de modo que ele fique mais ou menos na altura dos ombros. Balance com todo o braço da raquete e expire ao fazer isso. Ao balançar, o pé da raquete deve se deslocar para frente.
    • A potência é importante nesse momento, mas ainda mais importante é atingir a peteca com o centro da raquete.
    • Quando sentir que a raquete entrou em contato com a peteca, estale o pulso para baixo. Isso aumentará a potência e a inclinação do golpe.
    • Você pode aumentar a potência da batida contraindo os abdominais ao mesmo tempo em que bate na peteca.
  5. Etapa 5 Siga com seu swing e recupere-se para a próxima jogada.
    Continue com seu golpe e recupere-se para a próxima jogada. Um smash aéreo será muito mais difícil de ser devolvido por seu(s) adversário(s). Mas, caso eles consigam devolvê-lo por cima da rede, você precisará estar pronto para mandá-lo de volta.

Smash com salto

  1. Etapa 1: Fique embaixo e atrás da peteca rapidamente.
    Entre embaixo e atrás da peteca rapidamente. Chegar rapidamente à peteca é ainda mais importante para um smash com salto. Se você se mover muito lentamente, a peteca estará muito baixa para que você tire o máximo proveito desse movimento. Segure a raquete em um empunhadura de forehand na aproximação.
    • Um overhead smash é muito parecido no início com um smash normal: seu corpo e seus pés devem estar voltados para a quadra lateral e sua postura deve ser firme.
    • O smash com salto devolverá a peteca com mais força e em um ângulo mais acentuado, dificultando ainda mais a devolução.
    • Mantenha seu corpo solto, mas preparado. É comum tensionar os músculos ao se preparar para saltar, mas isso pode restringir sua amplitude de movimento.
  2. Etapa 2 Prepare-se para saltar.
    Prepare-se para saltar. Enquanto mantém os olhos na peteca, estique o braço da raquete para trás o máximo que puder. O braço que não é o da raquete deve estar na altura das costelas e dobrado no cotovelo. Dobre um pouco os joelhos e incline-se ligeiramente para a frente. Tudo pronto? Agora você está pronto para saltar.
  3. Etapa 3 Salte para interceptar a peteca no ponto mais alto que puder alcançar.
    Salte para interceptar a peteca no ponto mais alto que puder alcançar. Respire fundo e dirija-se para baixo com o pé da raquete para saltar no ar. Estique o braço que não é da raquete de modo que ele fique acima da cabeça e para o lado para manter o equilíbrio no ar.
    • O momento certo é a chave para um smash de salto incrível. Na melhor das hipóteses, você estará no ar e começará a bater no ponto mais alto do salto.
    • Ao entrar no salto, suas pernas devem estar quase sempre retas. Ao atingir o ponto de interceptação, dobre as pernas para trás.
  4. Etapa 4: Passe a peteca por cima da rede.
    Jogue a peteca por cima da rede. Balance a raquete para frente para acertar a peteca e, ao fazer isso, abaixe o braço que não está na raquete para o lado e endireite-o no cotovelo. Ao mesmo tempo, contraia os abdominais o máximo que puder e leve o pé da raquete um pouco para frente.
    • Visualize uma imagem mental clara do ângulo em que deseja enviar a peteca de volta para a rede. Isso ajudará a melhorar a precisão.
    • Se você não tiver começado suficientemente atrás da peteca, ou se estiver muito atrás dela, não conseguirá estender totalmente o braço durante o swing. Isso diminuirá a força de seu smash.
  5. Etapa 5 Siga em frente e faça a aterrissagem.
    Siga em frente e faça a aterrissagem. Continue o movimento de seu swing depois de bater na lançadeira até que seu braço esteja voltado para frente e quase reto. Ao se aproximar do chão, leve o pé da raquete mais para a frente para que esteja pronto para aterrissar. Estabilize-se após a aterrissagem e esteja pronto para devolver a peteca.
    • Os jump smashes são mais adequados para devoluções ruins, em que a peteca é lançada bem alto em direção ao centro da quadra.

Smash de backhand

  1. Etapa 1 Escolha seu momento com cuidado.
    Escolha seu momento com cuidado. O smash de backhand é um golpe avançado e ofensivo que é um dos chutes mais difíceis de devolver. O smash de backhand é ideal para devoluções que enviam a peteca alta, mas relativamente curta. Esse golpe dá ao adversário pouca chance de reagir.
    • Como esse golpe é um pouco mais difícil, certifique-se de que você tenha pegado o jeito do backhand antes de tentar esse golpe.
    • Para executar um smash de backhand, é especialmente importante conseguir mudar para uma pegada de backhand de forma rápida e natural.
  2. Etapa 2 Posicione-se para o smash de backhand.
    Posicione-se para o smash de backhand. Fique embaixo e ligeiramente atrás da peteca, como faria normalmente. Mude para uma pegada de backhand e aponte seu corpo para o fundo da quadra. Quanto mais rápido você conseguir mudar a pegada, mais força terá esse smash.
    • Ao contrário da maioria dos outros smashes no badminton, para obter o smash mais devastador, você precisará ter o braço da raquete o mais próximo possível do corpo.
    • Assim como em outros golpes, o braço que não é o da raquete deve atuar como contrapeso para o braço da raquete durante esse golpe.
    • Verifique sua empunhadura e trabalhe em um movimento fluido que comece na altura do quadril e termine na altura da cabeça.
  3. Etapa 3 Esmague a peteca e prepare-se para a devolução.
    Esmague a peteca e prepare-se para a devolução. Esse deve ser um movimento suave e completo que se estenda pelo ponto de contato até que seu braço esteja praticamente reto. No momento do contato, estale o pulso rapidamente em um movimento de sacudidela. Evite segurar a raquete com muita força para obter o melhor controle.
    • À medida que sua raquete se aproxima da peteca, imagine o ângulo que a levará sobre a rede com o mínimo de espaço possível.
    • É muito fácil perder o equilíbrio ao executar o smash de backhand. Lembre-se de usar o braço que não é o da raquete para se estabilizar.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como posso pegar o smash do time adversário?
    Prepare-se para fazer o smash por baixo da mão. Em seguida, veja de onde está vindo o chute. Concentre-se no birdie e, rapidamente, faça um underhand (scoop) para cima. Se ela estiver vindo em direção ao seu corpo, corte-a com um movimento de condução antes que ela fique muito baixa. Peça ao seu técnico ou aos membros da equipe que joguem uma série dessas tacadas em você para praticar.
  • Perguntas
    É melhor sacar alto ou baixo?
    Baixa. Como a linha de saque duplo para trás está mais próxima, há uma grande chance de o adversário acertar um smash na linha alta. Saque alto apenas de vez em quando para pegar seu adversário desprevenido. Se você sabe que seu oponente não pode recuar rapidamente, essa pode ser uma boa escolha.
  • Pergunta
    Como faço para devolver um smash?
    Certifique-se de estar concentrado no birdie e de estar calmo. Acerte o birdie com leveza; se você acertá-lo com força, é possível que a peteca vá para fora.

Vídeo

Dicas

  • Ao dar um smash, o posicionamento é fundamental. Um smash potente e mal posicionado é inferior a uma tacada de velocidade média e bem posicionada.
  • Se o seu smash não estiver passando por cima da rede ou caindo fora da quadra, apesar de usar muita força, pode ser que sua técnica esteja errada.

O que você precisará

  • Raquete de badminton
  • Peteca/birdie de badminton
  • Rede