Como deslizar o ataque no futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

Existem várias opções de desarme no futebol e o desarme deslizante é considerado o mais arriscado e vistoso, mas pode ser uma jogada incrível se for executado corretamente. A forma básica inclui deslizar sobre a perna dobrada enquanto pega na bola com a perna esticada.

O que deve saber

  • Dobre a perna mais próxima do outro jogador enquanto desliza e estenda a perna mais afastada da bola. Aterre na anca da perna estendida com as chuteiras viradas para baixo.
  • Pontapear a bola com os atacadores, fazendo contacto no centro da bola ou ligeiramente acima do centro. Para enganchar a bola, balance a perna esticada para fora e coloque o pé para trás.
  • Levante-se rapidamente para controlar a bola e voltar a entrar em jogo.

Passos

Aproximação

  1. Passo 1 Corra ao lado do seu adversário.
    Corra ao lado do seu adversário. A altura mais comum para fazer um 'slide tackle' é quando se está a correr atrás da bola ao lado do adversário. Também podes fazer um tackle frontal ou vir na direção do adversário, mas nunca por trás. O 'slide tackle' por trás é ilegal e dá direito a um cartão vermelho.
    • Se não estiveres a acompanhar o ritmo do adversário e ele começar a passar à tua frente, não deslizes, pois é mais provável que recebas um cartão por fazeres um tackle por trás. O teu adversário deve estar, no máximo, cerca de 1 passo à tua frente, pois vais recuperar esse terreno com o deslize.
    • O 'Slide tackling' só é recomendado como último recurso se o teu adversário estiver muito perto de marcar. Se conseguires tirar a bola por outros meios, deves fazê-lo em vez de fazeres um slide tackle.
  2. Passo 2 Manter os olhos na bola.
    Mantenha os olhos na bola. Este é um conselho normal para a maioria dos desportos. O que o torna útil quando se faz uma placagem deslizante é que, se o adversário adivinhar as suas intenções, pode tentar tirar-lhe a bola. Se mantiveres os olhos fixos na bola, terás mais hipóteses de a roubar durante a placagem.
    • Deves executar o deslize quando a bola estiver longe do teu adversário ou, pelo menos, a ser pontapeada com a perna mais próxima de ti. Isto dar-lhe-á as melhores hipóteses de a roubar.
  3. Passo 3 Determina o que queres fazer com a bola.
    Determina o que queres fazer com a bola. Um 'slide tackle' é útil para afastar a bola do adversário, especialmente para fora dos limites, se quiseres abrandar a jogada. Também pode ser utilizado como um roubo de bola para ganhar a posse da mesma. O que se pretende fazer com a bola afecta ligeiramente a técnica utilizada para a placagem.
    • Se quiser simplesmente chutar a bola para longe do adversário, não precisa de se preocupar tanto com a colocação exacta do pé. Se pretender enganchar a bola na sua direção e manter a posse da mesma, terá de ter um bom controlo da forma como o seu pé se liga à bola.
  4. Passo 4 Tenha em conta a sua posição no campo.
    Tenha em conta o local onde se encontra no campo. Um 'slide tackle' é muitas vezes bom para derrubar a bola para fora dos limites, pelo que o meio do campo pode não ser o melhor local. Também é uma boa ideia ter ajuda por perto para o ajudar depois de ter eliminado a bola.
    • É necessário saber se está perto do limite ou do meio do campo e se tem colegas de equipa por perto ou se está sozinho. Observe a bola, mas tenha o resto da área na sua visão lateral para saber com o que está a lidar.
    • Se pretenderes roubar a bola mas estiveres demasiado perto da linha de fora de campo, podes perder a bola involuntariamente, por isso tem muito cuidado neste caso.

Tackling

  1. Passo 1 Dobrar a perna que está mais próxima do outro jogador.
    Dobrar a perna que está mais próxima do outro jogador. Cada perna tem um objetivo durante o slide tackle, e a perna mais próxima do outro jogador está lá para o ajudar a levantar-se rapidamente após o tackle. Ao começar o seu slide, dobre a perna mais próxima e coloque-a debaixo do seu rabo.
    • O pé deve sair ligeiramente para o lado do corpo para que não aterre diretamente sobre ele.
    • Imediatamente após a placagem, a perna dobrada ajuda-o a voltar a pôr-se de pé.
  2. Passo 2 Deslizar com a perna que's further from your opponent extended.
    Deslize com a perna que está mais afastada do adversário esticada. Se funcionar para se posicionar desta forma, deve utilizar a sua perna dominante para se ligar à bola, porque terá mais controlo. Deve fazer isto ao mesmo tempo que dobra a outra perna.
    • Um slide tackle eficaz tem de ser um movimento fluido que inclua a flexão de uma perna, a extensão da outra, o deslizamento para o chão e a ligação com a bola.
  3. Etapa 3 Aterrar na anca da perna estendida.
    Aterre na anca da perna estendida. Não deve deslizar de forma a que o seu rabo fique paralelo ao chão, mas sim em ângulo sobre a anca da perna estendida. Este posicionamento dá-lhe um melhor controlo sobre o seu pé.
  4. Passo 4 Mantenha as chuteiras no chão.
    Mantenha as presilhas para baixo. Um dos principais perigos do slide tackle é atingir o adversário com as presilhas do sapato. Nunca faça um slide com as chuteiras para cima. Isto irá dar origem a uma penalização e poderá possivelmente ferir o outro jogador.
    • Apontar os dedos do pé que vai entrar em contacto com a bola é uma das melhores formas de evitar ter as chuteiras levantadas. É também a melhor forma de enganchar a bola, pelo que existem 2 benefícios.
  5. Etapa 5: Entrar em contacto com a bola.
    Faça contacto com a bola. A única forma de um slide tackle ser legal é se o seu pé tocar na bola antes de esta tocar no jogador. Faça o contacto no centro da bola ou ligeiramente na metade superior. Se atingir a bola demasiado baixo, é provável que esta role sobre o seu pé e o faça perder o controlo da bola.
    • O melhor cenário é fazer contacto com os atacadores, o que lhe dá mais controlo. Nunca faça contacto com a parte inferior do pé.
    • Este é o momento em que o timing é mais importante, porque podes facilmente falhar a bola e entrar em contacto com o outro jogador, o que não é o que queres fazer.
    • Para afastar a bola, basta fazer um bom contacto com os atacadores e o adversário deve perder o controlo. Pode tentar bater a bola para fora dos limites, ou pode tentar bater a bola para um dos seus colegas de equipa
  6. Passo 6 Balançar a perna esticada para fora.
    Balança a perna esticada para fora. Se estiver a bater a bola para longe, não precisa necessariamente de fazer isto. Para enganchar a bola, assim que os atacadores se ligarem, puxe o pé para trás na sua direção para afastar a bola do adversário. Faz um ligeiro movimento de balanço e levanta o pé ao mesmo tempo.
    • Esta é a parte mais complicada do slide tackle, uma vez que podes acabar por a deitar fora mesmo que a queiras manter.
    • Se conseguires afastar a bola com sucesso, é importante levantares-te e começares a driblá-la imediatamente antes que o teu adversário tenha tempo de reagir e roubá-la de volta.

Seguimento

  1. Passo 1 Levanta-te rapidamente.
    Levanta-te rapidamente. Parte do risco de uma placagem deslizante é o facto de o deixar de pé e fora da jogada durante, pelo menos, alguns segundos. É importante levantar-se o mais rapidamente possível e começar a driblar a bola, se a tiver guardado, ou voltar a colocar-se em posição para ajudar os seus colegas de equipa.
    • Utilize a perna dobrada para se levantar rapidamente. Também é útil utilizar o braço do mesmo lado do corpo que pontapeou a bola para se levantar.
  2. Passo 2 Driblar...
    Driblar subir no terreno depois de roubar a bola. Se o objetivo do teu ataque deslizante é roubar a bola ao adversário, é importante manter a posse de bola assim que a roubares. Depois de subires, começa a driblar para longe da pessoa a quem roubaste a bola.
    • Examina rapidamente o campo para encontrares os teus adversários. Tente fazer um passe para um colega de equipa se não estiver em boa posição no campo.
  3. Passo 3 Localize a bola e corra atrás dela, se necessário.
    Localize a bola e corra atrás dela, se necessário. Se o seu 'slide tackle' afastou a bola do seu adversário, esta pode ter saído dos limites, ter ido para outro jogador ou pode estar a ser jogada ao ar livre. Se a bola tiver saído dos limites ou se outro jogador a tiver recuperado, não há muito que possas fazer. Se a bola estiver em campo aberto, chegue a ela o mais rápido possível.
    • Uma placagem deslizante que lança a bola para o outro lado do campo pode não ser a tática mais útil, mas se acontecer, ainda tem tempo para recuperar.
    • Se localizar a bola, tome uma decisão rápida sobre o que precisa de fazer para voltar à ação.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Vou receber uma falta se deslizar durante um jogo?
    Depende dos árbitros. Especialmente nos EUA, os árbitros punem muito as placagens deslizantes. Sê sempre agressivo com a bola e nunca com o jogador.
  • Questão
    Quando um guarda-redes se aproxima de um adversário, qual é a melhor forma de deslizar em direção à bola sem ter de chutar com os pés?
    Há muitas variáveis a ter em conta... Em alguns casos, é necessário pontapear a bola para a fazer sair da defesa e subir no terreno.
  • Questão
    Há alguma forma de evitar magoar-me a mim e ao meu adversário?
    Sim, manter os olhos abertos e focados na bola e atacar a bola, em vez de atacar os pés do adversário.

Dicas

  • As placagens de deslizamento são bastante difíceis de executar corretamente, por isso é melhor treinar bastante durante os treinos e não a utilizar num jogo até estar confiante de que a consegue executar bem.

Avisos

  • As placagens deslizantes são arriscadas para a sua própria segurança, para a segurança do seu adversário e como técnica defensiva, porque se falhar perde o rasto do seu adversário. Fala com os teus treinadores para te certificares se eles querem ou não que utilizes os 'slide tackles'.
  • O elemento de segurança mais importante é deslizar para a bola e não para os pés ou pernas do adversário, pois isso pode causar lesões graves tanto a si como ao outro jogador.