Como tirar a pele de uma cobra
Autor do artigo:Gabriel SilvaAs cobras são bastante comuns e geralmente desprotegidas em muitas partes do mundo. Embora sirvam a um propósito na natureza, elas também têm uma carne deliciosa e possuem peles que costumam ser muito bonitas. As etapas a seguir lhe dirão como esfolar, eviscerar e preparar uma cobra para cozinhar. Se o objeto não for uma cascavel, essas instruções ainda devem ser aplicáveis, com exceção das que se referem ao chocalho.
Etapas
 Remova a cabeça, a menos que ela seja usada para fins de taxidermia. A maioria dos projetos de taxidermia exige um método diferente e mais difícil de esfolar, mas esse método não é o foco deste artigo. É sempre melhor trabalhar com uma cobra decapitada porque até mesmo as cobras 'mortas' são conhecidas por atacar e as presas ainda são bastante perigosas. Ao remover a cabeça, você estará removendo todo o veneno. Remova a cabeça, a menos que ela seja usada para fins de taxidermia. A maioria dos projetos de taxidermia exige um método diferente e mais difícil de esfolar, mas esse método não é o foco deste artigo. É sempre melhor trabalhar com uma cobra decapitada porque até mesmo as cobras 'mortas' são conhecidas por atacar e as presas ainda são bastante perigosas. Ao remover a cabeça, você estará removendo todo o veneno.
 Lave bem a parte externa da cobra. Água com sabão ou mesmo água pura funcionam bem. Apenas certifique-se de que o sabão seja completamente enxaguado da cobra. Lave bem a parte externa da cobra. Água com sabão ou mesmo água pura funcionam bem. Apenas certifique-se de que o sabão seja completamente enxaguado da cobra.
 Faça uma incisão na linha central da barriga, atravessando apenas a pele, desde o coto onde a cabeça estava presa até a base do chocalho. Na maioria das cobras, há uma escama menor na barriga que cobre a cloaca. Na figura, essa é a última escama de cor creme antes das escamas mais escuras da cauda. Simplesmente divida-a ao meio, assim como o restante das escamas. Faça uma incisão na linha central da barriga, atravessando apenas a pele, desde o coto onde a cabeça estava presa até a base do chocalho. Na maioria das cobras, há uma escama menor na barriga que cobre a cloaca. Na figura, essa é a última escama de cor creme antes das escamas mais escuras da cauda. Simplesmente divida-a ao meio, assim como o restante das escamas.
 Puxe a pele da carne com a mão, novamente começando pela extremidade da cabeça, usando uma tensão uniforme na pele para evitar rasgos. Certifique-se de separar a pele da membrana por baixo, bem na extremidade da cabeça. A pele deve estar limpa, sem nada preso a ela. A pele deve estar solta o suficiente para se soltar facilmente da carcaça. Se a pele estiver um pouco 'apertada', uma faca pode ser usada para soltá-la cuidadosamente nos locais mais difíceis. O descascamento sem o uso de uma faca geralmente pode ser feito até a cloaca. Puxe a pele da carne com a mão, novamente começando pela extremidade da cabeça, usando uma tensão uniforme na pele para evitar rasgos. Certifique-se de separar a pele da membrana por baixo, bem na extremidade da cabeça. A pele deve estar limpa, sem nada preso a ela. A pele deve estar solta o suficiente para se soltar facilmente da carcaça. Se a pele estiver um pouco 'apertada', uma faca pode ser usada para soltá-la cuidadosamente nos locais mais difíceis. O descascamento sem o uso de uma faca geralmente pode ser feito até a cloaca.- Quando a cloaca é alcançada, geralmente é necessário liberá-la da pele cortando ao redor da abertura com a faca. Continue esfolando até a base do chocalho. As ligações com os músculos que controlam o chocalho geralmente tornam a pele mais difícil de ser retirada. Uma faca deve ser usada nessa área se a pele estiver muito apertada para ser retirada, pois a pele é bastante delicada nessa seção. 
- Depois que a pele estiver completamente livre de tudo, exceto do próprio chocalho, corte a cauda o mais próximo possível da base do chocalho. Se a pele tiver que ser salva com o chocalho preso, é bom que o pedaço de carne preso ao chocalho seja pequeno. 
- Não se preocupe muito em remover totalmente a carne abaixo da cloaca e acima dos chocalhos (basicamente a faixa preta e branca das cascavéis). É quase impossível remover completamente a pele da carne nessa área. Ela secará facilmente. 
- As cobras constritoras, como as cobras-touro e as cobras-rato, não podem ser 'descascadas'. Sua pele é fixada com muitas ligações musculares ao longo de todo o comprimento do corpo. Cortá-las é tedioso, pois é difícil soltar a pele da carne e é muito fácil cortar ou rasgar a pele.
 
- Quando a cloaca é alcançada, geralmente é necessário liberá-la da pele cortando ao redor da abertura com a faca. Continue esfolando até a base do chocalho. As ligações com os músculos que controlam o chocalho geralmente tornam a pele mais difícil de ser retirada. Uma faca deve ser usada nessa área se a pele estiver muito apertada para ser retirada, pois a pele é bastante delicada nessa seção.
 Remova as vísceras com a mão, começando pela extremidade da cabeça, usando um movimento de escavação com a mão se os órgãos forem difíceis de remover. Deve-se tomar cuidado perto da região digestiva inferior, ou a cobra poderá excretar substâncias pouco apetitosas na carne. Remova as vísceras com a mão, começando pela extremidade da cabeça, usando um movimento de escavação com a mão se os órgãos forem difíceis de remover. Deve-se tomar cuidado perto da região digestiva inferior, ou a cobra poderá excretar substâncias pouco apetitosas na carne.
 Enxágue a cobra agora eviscerada e esfolada em água fria para remover o excesso de sangue ou outras substâncias indesejáveis. A membrana e a gordura costumam ser bastante difíceis de remover da caixa torácica e da espinha dorsal e podem ser cortadas nesse momento. Enxágue a cobra agora eviscerada e esfolada em água fria para remover o excesso de sangue ou outras substâncias indesejáveis. A membrana e a gordura costumam ser bastante difíceis de remover da caixa torácica e da espinha dorsal e podem ser cortadas nesse momento.
 Corte a cobra em segmentos que tenham o comprimento mais conveniente para o método de cozimento desejado. Corte a cobra em segmentos que tenham o comprimento mais conveniente para o método de cozimento desejado.
Perguntas e respostas da comunidade
- PerguntaQuanto tempo depois de matar a cobra posso esfolá-la?Você deve esperar de duas a três horas, embora algumas serpentes maiores possam levar mais de três horas para se acomodar.
- PerguntaComo exatamente eu curo a pele?Eu simplesmente raspo a carne restante do couro e coloco tudo em um frasco com glicerina e o fecho. Ela cura em algumas semanas e permanece macia e flexível depois.
- PerguntaO que eu faço com a cabeça da cobra?Você a corta e a descarta, a menos que queira manter uma parte dela, como as presas ou o crânio. Se quiser ficar com o crânio, é melhor raspar lentamente a pele para não danificar o osso.
Vídeo
Dicas
- Uma maneira mais simples de esfolar uma cobra é remover a cabeça e cuidadosamente descascar a pele sobre ela mesma, como se estivesse tirando uma meia do pé, puxando de cima para baixo. Polvilhe a pele com bórax para curá-la, por cerca de uma semana. Em seguida, você pode costurá-la ou colá-la em um chapéu ou cinto. A vantagem disso é que você não pode perfurar acidentalmente o saco visceral, as escamas não são quebradas e o visual fica mais bem acabado ao costurar a pele em algo.
- As cobras podem ser congeladas com segurança; a carne não é danificada e a coloração da pele não é afetada.
- Se a cobra foi mordida por ela mesma ou por outra cobra venenosa, o cozimento normalmente removerá todo o veneno. No entanto, se você vir alguma marca de mordida, proceda com cautela.
Avisos
- Observe todas as leis locais que regem a captura de cobras selvagens.
- Sabe-se que os répteis transmitem Salmonella. Certifique-se de lavar as mãos após o manuseio.
- Tenha cuidado ao manusear ou eliminar qualquer serpente, especialmente as espécies venenosas. Se você for mordido por uma cobra, especialmente uma venenosa, procure tratamento médico imediatamente.
- Tenha cuidado com a faca!
O que você precisará
- Uma serpente fresca e adequada
- Uma faca boa e afiada (praticamente qualquer faca com uma borda reta e uma ponta afiada serve)