Como tirar a pele de um guaxinim

Autor do artigo:Gabriel Silva

Desde o famoso boné de pele de guaxinim de Davy Crockett até os bonés incorretamente chamados de 'pele de foca' dos Royal Fusiliers britânicos, a pele de guaxinim é útil, moderna e icônica. Uma das peles mais comuns e procuradas no comércio de peles, não é exagero pensar que as peles de guaxinim são parte integrante da história dos Estados Unidos. Os guaxinins foram até mesmo o mascote do partido Whig no século XIX. Se você quiser aprender essa habilidade clássica, você pode aprender a preparar a pele corretamente, raspá-la e esticá-la para salvar a pele.

Etapas

Encapuzamento da pele

  1. Etapa 1: Remova a pele primeiro com o invólucro.
    Remova a pele primeiro com o invólucro. Quando você adquire uma caça cujo objetivo principal é a pele, há dois métodos básicos de procedimento. O invólucro refere-se à remoção da pele da carcaça, começando ao redor das patas traseiras e seguindo em frente, puxando-a em um único pedaço grande. Essa é a melhor maneira de proceder. Normalmente, não é recomendável tentar remover os órgãos primeiro, pois isso pode estragar a valiosa pele.
    • O esfolamento aberto é normalmente usado apenas em castores e alguns outros animais. Isso envolve a remoção dos órgãos primeiro, por meio de um corte vertical no tronco do animal e, em seguida, a remoção da pele e da cauda de uma só vez. Isso não é recomendado para guaxinins.
  2. Etapa 2 Limpe bem o guaxinim.
    Limpe o guaxinim completamente. Os guaxinins têm a reputação de acumular muita sujeira, pois são criaturas necrófagas, o que significa que você precisará dedicar um pouco de tempo para limpá-los antes de começar. Pendure a carcaça em uma gamela de esfolamento pelos pés, enganchada no tendão logo atrás dos tornozelos para limpá-los.
    • Se os guaxinins parecerem estar razoavelmente limpos, passe uma escova de cabelo no pelo na direção da cauda, na extremidade, para retirar quaisquer detritos, galhos e sujeira que possam ser difíceis de ver. Se o guaxinim parecer limpo, você pode começar a esfolar.
    • Se você tiver um guaxinim enlameado, lave-o com uma mangueira até que a água saia limpa, pendure-o pela pata dianteira e lave-o com uma mangueira até que saia água limpa e, em seguida, deixe-o secar completamente antes de começar. Se possível, é melhor evitar isso, pois as cerdas duras do pelo do guaxinim podem se tornar muito mais maleáveis e (para algumas pessoas) menos desejáveis se você as enxaguar.
  3. Etapa 3 Corte da parte interna de uma pata traseira até a próxima em uma linha reta.
    Corte da parte interna de uma pata traseira até a próxima em uma linha reta. Para começar, faça um corte na pele entre as pernas do animal, da parte interna de um tornozelo até o outro. Pense nisso como a costura interna de um par de jeans, conectando o corte de um tornozelo ao outro em forma de 'V'.
    • 'Faça a incisão passando a faca ao redor dos dois 'tornozelos' do guaxinim, soltando a pele. Isso permitirá que você comece a puxar a pele para baixo com clareza.
      Etapa 3 Corte da parte interna de um pé traseiro até o outro em uma linha reta.
  4. Etapa 4 Corte ao redor do ânus.
    Corte ao redor do ânus. Corte cerca de 2,5 cm de diâmetro ao redor do ânus, começando na base da cauda, onde ela se conecta ao corpo. Obviamente, é melhor usar luvas o tempo todo quando estiver esfolando guaxinins.
    • Tenha muito cuidado nesse momento para não cortar muito profundamente e cortar a carne. A última coisa que você quer fazer é perfurar os intestinos ao redor do ânus, o que pode manchar o pelo e a carne, se você quiser usá-los.
  5. Etapa 5 Corte o comprimento da cauda.
    Corte o comprimento da cauda. Passe a faca por todo o comprimento da cauda em uma linha reta. Para manter a pele o mais limpa possível, é importante ter cuidado e ser muito preciso no corte. Vá devagar e puxe a cauda esticada enquanto a corta em linha reta da base até a ponta.
    • Para alguns guaxinins, dependendo do tamanho, pode ser difícil chegar até a ponta da cauda. É comum ir até a metade do caminho e, em seguida, usar um removedor de cauda para manter a pelagem no lugar enquanto você puxa a cauda para cima e para fora da pelagem.
    • Para usar um arrancador de cauda, você provavelmente terá de trabalhar a pelagem nas pernas traseiras e ao redor dos quadris para expor a base da cauda mais facilmente para iniciá-la. Os esfoladores de cauda são ferramentas comuns usadas para esfolar raposas, guaxinins e outros animais e estão disponíveis na maioria das lojas de artigos para atividades ao ar livre.
  6. Etapa 6 Puxe a pele para baixo em direção aos ombros.
    Puxe a pele para baixo em direção aos ombros. Se você já tirou a pele de um coelho, puxar a pele de um guaxinim é semelhante, mas um pouco mais tenaz. Basicamente, você começará a puxar o pelo para baixo, em direção à cabeça, como se estivesse tirando um macacão. Continue puxando até chegar aos ombros.
    • Se precisar usar a faca para ajudar no processo de esfolamento, lembre-se de sempre cortar atrás da pele e na membrana, não na pele em si. Não seja imprudente e comece a raspar com a faca. Vá devagar e use pressão para puxar a pele e deixe a faca aliviar as partes difíceis, desconectando qualquer membrana teimosa da carne.
    • Nos guaxinins machos, você terá de cortar os órgãos genitais da carcaça com a faca. Ela ficará presa ao pelo e você poderá removê-la mais tarde durante o processo de descarnar e esticar.
  7. Etapa 7 Passe lentamente ao redor dos antebraços.
    Vá devagar ao redor dos antebraços. Quando chegar aos antebraços, geralmente é recomendável que você guarde a faca. É uma área gordurosa e fica um pouco difícil distinguir a carne do pelo, portanto, é melhor usar os dedos e ir devagar, evitando a faca e cortes acidentais na pele.
    • Puxe a pele solta ao redor e sobre os ombros, até aproximadamente o cotovelo. Você pode fazer outro corte no punho nesse ponto e separar a pele dos braços. Agora ele deve estar preso apenas ao redor do pescoço.
  8. Etapa 8 Corte ao redor das orelhas e dos olhos.
    Corte ao redor das orelhas e dos olhos. Exponha o rosto do guaxinim e use a faca para cortar ao redor dos olhos e das orelhas. Volte sua atenção para o lado da pele e continue puxando a pele para baixo e para fora da carne, subindo pelo pescoço e até a mandíbula. Nesse ponto, você provavelmente precisará usar a faca para passar ao longo da linha superior da mandíbula em ambos os lados, para separar a pele da boca. Continue puxando até que a pele se solte quase totalmente.
  9. Etapa 9 Separe a pele da cartilagem do nariz.
    Separe a pele da cartilagem do nariz. Nesse ponto, deve haver um ponto forte de cartilagem que conecta o nariz à pele. Você está quase pronto. Basta usar a faca para cortá-la e a pele deverá se soltar em um pedaço grande. Não puxe com muita força para tentar separar a pele, pois você corre o risco de rasgá-la e danificar a pele. Corte a cartilagem e pronto.
  10. Etapa 10 Inspecione a carne para verificar se há sinais de doença.
    Inspecione a carne para verificar se há sinais de doença. Às vezes, os guaxinins são comidos, embora algumas fontes estimem que até 40% dos guaxinins na América do Norte sofram de parasitas intestinais, como lombrigas, que podem deixá-lo doente. Os guaxinins também são necrófagos, o que significa que estão expostos a várias doenças e infecções. Examine atentamente a pele e a carne do animal para ver se há manchas, descoloração ou qualquer outro sinal de infecção. Se parecer suspeito, descarte-o.
    • Se você quiser experimentar o guaxinim e determinar que a carne está limpa, eviscere a carcaça como faria um coelho. Embora menos popular do que outras espécies de caça selvagem por causa do sabor forte e, segundo alguns, desagradável, o guaxinim é considerado uma iguaria por alguns, pois fica em salmoura por um longo período e é cozido adequadamente. Se quiser mais do que apenas a pele, aprenda a preparar a carne na seção a seguir.

Descascando e esticando a pele

  1. Etapa 1 Obtenha um raspador e uma tábua de esticar.
    Obtenha um raspador e uma tábua de esticar. Raspadores de carne e tábuas de esticar são as ferramentas mais primitivas que você pode ter, mas ainda são a maneira mais eficaz de retirar a carne, a cartilagem e os pedaços de gordura da pele para que ela possa secar completamente.
    • Um raspador de carne é basicamente o que parece: uma lâmina curta e afiada que é usada para raspar a carne. Em uma emergência, você pode usar uma faca de cozinha grande e um pouco cega, mas isso pode ser um pouco mais difícil do que com um raspador. Raspadores de porco, raspadores de uma ou duas mãos são comuns.
    • Tábuas de metal e de madeira são comumente usadas para esse trabalho. Se usar uma tábua de madeira para esticar, você também precisará de grampos ou alfinetes para prender a pele quando estiver pronto para esticá-la para secar.
    • As tábuas de madeira para esticar podem funcionar também como 'tábuas de descarnar', proporcionando uma boa superfície para raspar a pele. Se você tiver um esticador de metal, basta usar um banco, uma mesa ou outra superfície plana para raspar a pele.
  2. Etapa 2 Deixe a pele secar um pouco até que a gordura endureça.
    Deixe a pele secar um pouco até que a gordura possa endurecer. Em geral, é recomendável deixar o pelo secar sozinho para firmar um pouco a gordura em um ambiente frio (cerca de 55 graus F, ou 13 C). Isso ajudará a facilitar muito o trabalho de raspagem. Você pode achatar a pele sobre a tábua, com o lado do pelo para baixo, e deixá-la secar por várias horas antes de começar a raspagem. Quando você começar, todo o processo de raspagem em si não deve levar mais do que 15 ou 30 minutos.
  3. Etapa 3 Comece a raspar a gordura da cauda.
    Comece a raspar a gordura da cauda. Com uma pressão firme, raspe cuidadosamente a gordura e o tecido conjuntivo da pele usando o raspador. Não há muito segredo ou ciência para isso - você está basicamente raspando. Seja delicado para evitar rasgar a pele, mas seja firme e uniforme o suficiente para retirar tudo.
    • A cauda geralmente é a parte mais difícil, portanto, a maioria dos caçadores começa por ela, dedicando mais tempo para garantir que cada pedaço de gordura seja raspado uniformemente.
  4. Etapa 4 Remova o restante da gordura.
    Remova o restante da gordura. Depois de remover a gordura da cauda, raspe diretamente no meio da pele, em uma faixa. Suba até que você tenha raspado tudo em uma faixa estreita no meio da pele e na cabeça da pele. Em seguida, volte e raspe para fora, estendendo uniformemente para as laterais. Isso ajudará a iniciar o processo de alongamento e a achatar a pele.
    • Continue usando pressão uniforme e raspando lentamente toda a gordura e outros pedaços enquanto trabalha. Não deve demorar muito, mas seja minucioso. Se deixar passar alguma coisa, você corre o risco de estragar a pele com podridão.
  5. Etapa 5 Estique a pele sobre a tábua de esticar.
    Estique a pele na placa de estiramento. Os esticadores de metal geralmente são mecanismos de uma peça que permitem que você prenda a pele facilmente sem ferramentas adicionais. Com uma tábua de esticar de madeira, você normalmente precisará usar alfinetes ou grampos para esticar a pele.
    • Estique a pele com firmeza para que ela fique plana e pareça limpa, mas não tão esticada a ponto de afinar a pele e deixá-la fraca. A pele também encolherá um pouco enquanto estiver esticada, portanto, certifique-se de que ela será capaz de se acomodar confortavelmente.
    • A pelagem deve estar esticada como uma estrela do mar, com todos os membros e a cauda esticados e estendidos. Não deixe os braços soltos, ou a pele não terá a aparência correta.
  6. Etapa 6 Deixe a pele pendurada em um local fresco e escuro.
    Deixe a pele pendurada em um local fresco e escuro. 13 a 15 graus Celsius (55 a 60 graus F) é o ambiente perfeito para a secagem da pele. Certifique-se de que o local esteja livre de luz solar e de flutuações de temperatura. Dependendo do clima, as peles devem ficar penduradas entre um dia e uma semana. Você saberá que ela está pronta quando a pele estiver firme e esticada, com um toque de plástico.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Se eu congelar para usar depois, preciso adicionar sal?
    Não, a temperatura de congelamento o preservará. Certifique-se de colocá-lo em um saco plástico.
  • Pergunta
    Quantos sacos de almíscar existem em um guaxinim e onde exatamente eles estão?
    Não há nenhum, mas há uma glândula na pata dianteira. Você não precisa se preocupar com isso se não estiver comendo a carne.
  • Pergunta
    Eu me cortei com uma faca que usei para cortar um guaxinim. Posso pegar raiva?
    Sim, se a faca não tiver sido esterilizada entre a retirada da pele e o momento em que você foi cortado.

Dicas

  • Haverá um pequeno saco amarelo preso ao fígado. NÃO o corte. Ele contém todas as toxinas que foram filtradas. Se você fizer isso, estragará a carne.
  • Os guaxinins também têm uma glândula de cheiro nas axilas, nas patas dianteiras, que se parece com um feijão-de-lima. É perceptível, porém, se você cozinhá-lo com elas ainda lá dentro, certifique-se de removê-las sem perfurá-lo.

Avisos

  • Não se corte
  • Você só deve matar um guaxinim para obter a pele se TAMBÉM planeja comê-la. Caso contrário, opte por opções humanas, como algodão ou lã.