Como tirar a pele de um veado

Autor do artigo:Gabriel Silva

Depois de abater e vestir um veado, você precisa saber esfolá-lo adequadamente para cortar, guardar e armazenar a carne. O método preferido para esfolar um veado varia entre regiões e até mesmo entre pessoas diferentes, mas todos seguem o mesmo processo básico. Pode levar um pouco de tempo ou a ajuda de um caçador experiente no início, mas você será capaz de aprender a esfolar um veado de forma rápida e eficiente.

Etapas

Pendurando o veado

  1. Etapa 1 Vestir o veado no campo...
    Preparar o cervo no campo. Para evitar a contaminação da carne ao esfolá-la, você deve primeiro preparar o veado para o campo. Faça uma incisão ao longo do peito do veado, começando logo abaixo do peito, no meio do caminho para baixo do peito, e parando logo acima do osso do quadril do veado. Remova os órgãos internos do veado e descarte-os, tomando cuidado para não perfurá-los ou cortá-los em nenhum ponto.
    • Ao esfolar um veado, use uma faca de caça o mais afiada possível para facilitar o processo.
  2. Etapa 2 Abra a pele nas articulações das pernas dianteiras.
    Abra a pele nas articulações das pernas dianteiras. Com o veado de costas, use uma mão para empurrar uma das pernas dianteiras para trás, revelando uma articulação no meio da perna. Coloque a faca bem nessa junta e, usando pressão média, corte ao redor da circunferência da perna para atravessar a pele. Isso deve revelar ligeiramente a articulação. Repita o procedimento para a outra perna dianteira.
    • Ao esfolar um veado, sempre faça cortes rasos para começar. Se o corte for muito profundo, você poderá cortar a carne ou os tendões desnecessariamente. Comece com cortes rasos e vá aprofundando quando se sentir mais confortável com o processo.
  3. Etapa 3 Serre a articulação para remover as pernas dianteiras.
    Serre a articulação para remover as pernas dianteiras. Segure uma serra de ossos ou uma faca afiada sobre o corte na pele das pernas dianteiras, bem no centro da articulação do joelho. Comece a serrar através da articulação para cortar a perna em duas. Faça isso com as duas pernas dianteiras e descarte-as.
    • Há muito pouca carne ou pelo nas pernas, portanto, removê-las primeiro as manterá fora do seu caminho sem desperdiçar nada de importante. Se preferir, você pode fazer um corte na perna em direção ao casco para remover a pele, mantendo a perna presa.
    • Se você não tiver uma serra ou não quiser correr o risco de estragar a faca, pode usar um movimento brusco para baixo na metade inferior da perna para quebrá-la na articulação. Você precisará segurar a parte superior da perna com firmeza ao fazer isso, mas, fora isso, ela deve se quebrar de forma limpa e fácil. Talvez seja necessário cortar uma pequena quantidade de pele do outro lado para separá-la totalmente.
  4. Etapa 4 Corte a parte interna das pernas traseiras.
    Corte a parte interna das pernas traseiras. Encontre a articulação do joelho em uma das pernas traseiras e coloque a ponta da faca cerca de 7,6 cm acima dela, em direção ao casco e na parte interna da perna. Aplique uma pressão firme sobre a pele com a faca e comece a cortar em linha reta em direção ao osso do quadril do veado. Continue cortando até chegar à base do corte feito ao vestir o veado no campo. Repita o procedimento na outra perna.
    • Os dois cortes ao longo das pernas e o corte no peito do veado devem se encontrar perto do osso do quadril para formar um formato de 'Y'.
  5. Etapa 5 Retire a pele ao redor das pernas para revelar as articulações.
    Retire a pele ao redor das pernas para revelar as articulações. Segure firmemente um canto da pele na parte externa dos cortes entre o curativo e uma das incisões da perna. Comece a puxar a pele para trás, revelando um lado da área do quadril do veado. Você deve retirar lentamente a pele de uma das pernas traseiras. Repita o procedimento com a outra perna até que as duas articulações da perna sejam esfoladas e reveladas.
    • Você deve ser capaz de retirar a pele apenas com as mãos. Se encontrar algum ponto em que a pele não esteja se separando facilmente da carne, use a ponta afiada da faca para separar as duas partes e continue trabalhando.
  6. Etapa 6: Corte no meio da articulação para quebrar as pernas traseiras.
    Corte no meio da articulação para quebrar as pernas traseiras. Use a ponta de sua faca para localizar o centro da articulação no meio da perna traseira do veado. Essa será a parte mais macia e mais fácil de cortar. Comece a serrar a junta até que a perna dianteira se separe do resto do veado.
    • Da mesma forma que as patas dianteiras, você deve conseguir quebrar as patas traseiras facilmente. Como alternativa, você pode usar uma serra para cortar a junta com a mesma facilidade.
    • Tenha cuidado para não cortar o tendão na parte traseira das pernas do veado. O espaço entre o tendão e o osso será usado para enganchar o gambrel e içar o veado mais tarde.
    • Ao cortar a articulação, tente deixar a pele na parte inferior das pernas conectada ao resto do veado. Se as pernas permanecerem conectadas com uma pequena quantidade de pele, você poderá usar os ossos da perna como uma alça para facilitar a retirada da pele.
  7. Etapa 7 Prenda um gambrel sob os tendões de cada perna.
    Prenda um gambrel sob os tendões de cada perna. Um gambrel é um pedaço largo de metal com ganchos em cada extremidade, usado para segurar os animais enquanto eles são processados. Segurando o gambrel entre as pernas do veado, procure o espaço entre o osso e o tendão próximo ao local onde você cortou as pernas. Enganche cada lado do gambrel em um desses espaços e puxe-o para ter certeza de que está firme.
    • Se não tiver um gambrel, você pode usar um galho de árvore longo e resistente com uma corda no meio. Caso contrário, você pode passar um pedaço de corda por cada tendão e amarrá-lo firmemente para prender o cervo. No entanto, isso pode não ser tão fácil de trabalhar ou tão forte quanto um gambrel de metal.
  8. Etapa 8 Levante o veado do chão.
    Levante o veado do chão. Jogue um pedaço longo de corda em um galho de árvore resistente a pelo menos 2,5 metros do chão. Amarre uma extremidade no meio do gambrel e puxe a outra extremidade da corda para começar a içar o veado para cima. Quando o veado estiver totalmente pendurado, amarre a corda em uma árvore próxima para mantê-lo no lugar.
    • Isso será muito mais fácil com a ajuda de um ou dois amigos. Peça a alguém para ajudar a levantar o veado e segurá-lo no lugar enquanto você amarra a corda.
    • Em vez de um galho de árvore, você pode usar a caçamba de um trator para segurar o veado. Amarre o veado à caçamba enquanto ela estiver abaixada e levante-a para erguer o veado com facilidade.

Remoção da pele

  1. Etapa 1 Puxe para trás a pele ao redor da cavidade torácica.
    Puxe para trás a pele ao redor da cavidade torácica. Comece próximo à base das pernas e comece a descascar a pele para trás e para fora, afastando-a da cavidade torácica do veado. Se você não conseguir puxar facilmente a pele do veado, use a ponta afiada de uma faca para cortá-la da carne e continue puxando. Continue descendo pelo peito até que a pele se abra como um livro.
    • Ao começar a retirar a pele, você verá uma membrana prateada entre a pele e o músculo. Tente separar a pele dessa membrana, deixando-a presa ao músculo, pois isso facilitará muito o processo de retirada da pele.
  2. Etapa 2 Retire a pele em direção à cauda.
    Retire a pele em direção à cauda. Segure com firmeza a aba de pele na parte inferior da cavidade torácica, entre as duas pernas traseiras, e comece a puxá-la para cima e para trás sobre o osso do quadril do veado. Dobre-a atrás do veado e puxe-a para baixo até que a pele comece a se afastar da cauda e revele o cóccix.
  3. Etapa 3 Corte o cóccix.
    Corte o cóccix. Puxe a pele para trás o mais próximo possível do cóccix, revelando a parte mais macia do cóccix, bem na base da cauda. Use a ponta afiada de sua faca para cortar essa parte do cóccix e separá-lo do resto do corpo.
    • Talvez seja necessário cortar alguns pedaços extras de pele ao redor do cóccix para removê-lo totalmente. Corte o mínimo que puder para manter o estado da pele.
  4. Etapa 4 Continue descascando a pele em direção à cabeça.
    Continue descascando a pele em direção à cabeça. Use uma mão para segurar firmemente a pele solta longe da carcaça do veado. Mantenha a outra mão em um punho solto e empurre-a para baixo entre a pele e a carne para separar as duas. Puxe a pele enquanto faz isso e repita a operação ao redor do corpo do veado até chegar às pernas dianteiras.
    • Ao trabalhar, certifique-se de manter uma mão para segurar a pele e outra para trabalhar perto da carne. Isso evitará que qualquer pelo seja transferido da pele para a carne e a suje.
  5. Etapa 5 Tire a pele das pernas dianteiras.
    Tire a pele sobre as pernas dianteiras. Comece a puxar uniformemente a pele sobre as duas pernas dianteiras, rolando do corpo para baixo em direção à extremidade das pernas. Isso deve imitar a maneira como você rolaria para baixo e removeria uma meia. Se possível, levante a carcaça mais alto nesse ponto para ter mais força ao puxar para baixo.
    • Nesse momento, pode ser útil segurar as patas traseiras do veado e usá-las como uma alça para puxar a pele para baixo. Isso lhe dará algo mais sólido para segurar e poderá lhe dar mais alavancagem.
  6. Etapa 6 Corte a pele para revelar a cabeça e o pescoço.
    Corte a pele para revelar a cabeça e o pescoço. Agora, a cabeça deve estar coberta em sua maior parte pela pele removida que está solta sobre o cervo. Comece na parte superior da incisão do curativo de campo e corte para cima ao longo da pele solta em direção à base do pescoço. Isso permitirá que você separe a pele solta e tenha acesso fácil à cabeça do veado.
    • Se quiser preservar a cabeça para a montagem, você precisará manter a cabeça e o pescoço em boas condições. Corte a pele até a base do pescoço para que a pele ao redor do pescoço permaneça intacta.

Remoção da cabeça

  1. Etapa 1 Retire a pele do pescoço.
    Retire a pele do pescoço. Seguindo o mesmo corte que você fez no centro da pele, faça outro corte no pescoço do veado em direção à base da cabeça. Puxe a pele para baixo até que ela esteja completamente separada do pescoço.
    • Nesse ponto, o veado deve estar totalmente esfolado, com exceção da cabeça. Não se preocupe com os pelos soltos na carne, pois eles podem ser lavados quando o processo de esfolamento estiver concluído.
  2. Etapa 2 Corte a carne ao redor da parte superior do pescoço.
    Corte a carne ao redor da parte superior do pescoço. Coloque a faca em um lado do pescoço, no ponto mais próximo da cabeça, onde a carne é revelada. Comece a cortar a carne ao redor do pescoço, girando a faca ao redor da coluna vertebral até obter um corte completo até o osso.
  3. Etapa 3 Serre o pescoço para remover a cabeça.
    Serre o pescoço para remover a cabeça. Use uma faca bem afiada ou uma serra para ossos para cortar o osso que prende a cabeça ao resto do corpo. Quando ela estiver totalmente solta, abaixe-a no chão e desconecte-a do resto da pele.
  4. Etapa 4 Remova a pele e lave a carcaça.
    Remova a pele e lave a carcaça. Com a cabeça removida, a pele deve estar totalmente separada da carcaça. Puxe a pele para longe do veado, guardando-a para curtimento ou descartando-a com segurança. Com o cervo ainda pendurado, use uma mangueira de jardim ou outra fonte de água limpa para lavar a carcaça e remover os pelos soltos ou o sangue restante.
    • Se você não tiver um local para descartar a pele com segurança, cave um buraco no chão para colocar a pele e cubra-o com terra. Isso impedirá que outros animais cheguem até ela e evitará odores fortes à medida que ela se decompõe.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Que tipo de saco devo usar para transportar a capa?
    Um saco de papel marrom sem gordura.
  • Pergunta
    Como devo levá-la da área de caça para minha casa?
    É mais fácil se você usar um trenó. O trenó específico que você deseja usar é geralmente chamado de trenó de campo ou trenó de caça selvagem.

Dicas

  • Peça a outra pessoa para segurar o veado enquanto você o esfola. Isso evitará que a carcaça fique balançando enquanto você trabalha, o que pode tornar o processo mais difícil.
  • A prática leva à perfeição! Não pense que conseguirá esfolar perfeitamente um veado em 10 minutos em sua primeira tentativa. Comece devagar e certifique-se de que cada corte seja deliberado quando estiver aprendendo a esfolar um veado pela primeira vez.
  • Use uma faca afiada! A nitidez da faca pode fazer uma enorme diferença na facilidade com que você conseguirá esfolar o veado.

Avisos

  • Sempre arraste o veado em vez de carregá-lo no ombro. Outros caçadores podem confundir um veado carregado no ombro com um veado vivo e atirar nele.
  • Tenha cuidado ao trabalhar com facas e serras afiadas para não se machucar.

Coisas de que você precisará

  • Faca de caça
  • Gambrel
  • Serra ou serra para ossos
  • Corda