Como fazer Skimboard

Autor do artigo:Gabriel Silva

O skimboard é um dos desportos mais divertidos e cada vez mais populares do mundo. No skimboarding, utiliza-se uma prancha de skimboard (essencialmente uma prancha de surf pequena e sem barbatanas) para deslizar na areia ou na água e apanhar ondas. Se nunca experimentou o skimboarding antes, o desporto pode parecer um pouco intimidante no início. No entanto, ao comprar a prancha certa para você, encontrar um bom lugar e dominar as técnicas básicas de skimboarding, você pode aprender a andar de skimboard em pouco tempo!

Passos

Como encontrar a prancha e o local certos

  1. Passo 1 Compre uma prancha pequena, plana e de madeira se você're mostly going to sand skim.1Compre uma prancha pequena, plana e de madeira se você vai principalmente fazer skim na areia. É geralmente mais fácil fazer skimboard na areia do que na água, por isso provavelmente vai querer fazer isso primeiro se estiver apenas a começar. O skimming na areia requer apenas uma prancha com um design plano, que a maioria das pranchas de madeira tem. Além disso, as pranchas de madeira são geralmente mais baratas do que as pranchas de espuma, tornando-as ideais para aqueles que estão a tentar poupar dinheiro enquanto praticam skimboard.
    • O preço típico de uma prancha de skimboard de madeira é de cerca de 100 dólares.
    • Pode comprar pranchas de skimboard de madeira na maioria das lojas de artigos desportivos e em muitos retalhistas de massas.
  2. Passo 2 Opte por uma prancha de espuma curva para fazer skimming na água.2Optar por uma prancha de espuma curva para fazer skimming na água. Quando já tiver apanhado o jeito de andar de skate na areia e quiser experimentar andar de skate na água, vai querer comprar uma prancha de skate que não seja tão pesada como a sua prancha de skate na areia. As pranchas de espuma são muito mais leves do que as pranchas de madeira, o que as torna ideais para patinar sobre a água. Elas também são normalmente feitas com um design curvo que torna mais fácil para o skimmer andar ao longo das ondas quebrando.
    • O preço típico de uma prancha de skimboard de espuma é de cerca de $200, embora algumas possam chegar a $600.
  3. Passo 3 Encontrar uma praia plana ao longo da costa para andar de skimboard.3Encontre uma praia plana ao longo da costa para andar de skimboard. O melhor terreno para andar de skate na areia é qualquer praia com areia lisa e plana. Para andar de skate na água, a coisa mais importante a procurar é uma linha costeira com um shore break muito poderoso, o que significa que produz ondas de tamanho considerável que pode surfar até à costa.
    • Se quiser concentrar-se principalmente no skimming de ondas em vez do skimming de areia, talvez seja melhor ir para uma praia com um declive acentuado.
    • Algumas das praias mais populares para fazer skimming estão localizadas em San Diego, Inglaterra e Flórida.
  4. Passo 4 Certifique-se de que're able to run and jump without any physical issues.4Certifique-se de que é capaz de correr e saltar sem qualquer problema físico. O skimboarding é um desporto extenuante; se não estiver em forma, pode magoar-se ao fazê-lo. Não tente praticar skimboarding a não ser que tenha a certeza de que consegue correr em pequenos saltos, andar numa prancha e dar algumas quedas durante o processo de aprendizagem.
    • Mantenha os músculos das pernas e das costas esticados, quentes e fortes enquanto aprende a andar de skimboard para evitar lesões.

Como dominar o básico

  1. Passo 1 Incline-se para a frente e segure a prancha cerca de 15 cm acima da areia.1 Incline-se para a frente e segure a prancha cerca de 15 cm acima da areia. Esta é a posição inicial tanto para o skimming na areia como para o skimming nas ondas. Fique de pé com a água do seu lado esquerdo se for destro e vice-versa.
    • Enquanto segura a prancha de skimboard, coloque uma mão no tail traseiro e uma mão no rail lateral a meio da prancha.
    • Segure a prancha de modo a que fique paralela ao chão. Um dos erros mais comuns no skimboarding é apontar a prancha para cima antes de a lançar, o que resultará num skim significativamente mais lento.
  2. Passo 2 Atire a prancha para a frente quando a areia estiver molhada.2Lançar a prancha à sua frente quando a areia está molhada. A melhor altura para lançar a prancha é quando existe uma fina camada de água na areia entre 0,64 cm (0,25 polegadas) e 1,3 cm (0,5 polegadas) de altura. Se estiver a fazer sand skimming, atire a prancha no momento em que uma onda está a ser sugada de volta para o oceano. Se estiver a fazer skimming na água, atire-a imediatamente antes de uma onda entrar.
    • Certifique-se de que atira a prancha paralelamente à linha da costa para ter uma viagem mais longa.
    • Também pode optar por começar a correr antes de lançar a prancha, de modo a ganhar mais velocidade. No entanto, isto não é estritamente necessário se conseguires lançar a prancha com força suficiente.
    • Quando estiver a começar, pratique o lançamento da prancha a partir da posição inicial algumas vezes para sentir a sensação e para saber com que força tem de a lançar.
  3. Passo 3 Corra para a prancha em vez de saltar para ela depois de a lançar.3Corra para a prancha em vez de saltar para ela depois de a lançar. Se saltar para uma prancha de skimboard em movimento, vai cair imediatamente de cara no chão. Em vez disso, corra até à prancha e ao lado dela a um ritmo regular. Coloque o seu pé da frente ligeiramente para lá do meio da prancha e depois coloque o seu pé de trás atrás dele.
    • Este método garante que a prancha não perde velocidade à medida que sobe para ela (ao passo que se saltar para ela, a prancha é forçada a quebrar a tensão superficial da água e, assim, deixa de deslizar).
    • Tente dar cerca de 3 passos de corrida antes de saltar para a prancha.
    • Não faça força com o primeiro pé ao subir para a prancha; isso fará com que a prancha dispare para a frente e voe para longe de si.
    • Não se esqueça de usar um capacete nas primeiras vezes que tentar correr para a prancha, para o caso de cair da prancha. Será difícil aprender a correr para a prancha sem cair, mas conseguirá dominar este movimento com bastante prática!
  4. Passo 4 Mantenha os joelhos dobrados e o seu peso centrado na prancha.4Mantenha os joelhos dobrados e o seu peso centrado na prancha. Esta é a posição ideal para estar na prancha de skimboard, de modo a manter o equilíbrio e não cair. Coloque um pouco mais de pressão no pé da frente se estiver a patinar na areia. Se estiver a patinar na água, coloque mais pressão no pé de trás no momento em que a prancha entra em contacto com a água, para que a parte da frente da prancha não fique presa nela.
    • Manter uma postura baixa na prancha de skimboard é também uma boa técnica para manter o equilíbrio durante o skimming.
    • Os joelhos não só desempenham um papel importante na prática do skimboard, como também são uma das partes do corpo em maior risco quando está a praticar skimboard. Pare imediatamente de andar de skimboard se os seus joelhos começarem a doer para evitar lesões graves.
  5. Passo 5 Mantenha o equilíbrio até que a prancha pare ou desloque o seu peso para virar.5Mantenha o equilíbrio até que a prancha pare ou desloque o seu peso para virar. Quer se trate de uma prancha de skate na areia ou na água, o ato de andar de skate consiste essencialmente em manter-se na prancha até que esta pare por si própria. Se quiser virar para mudar de direção, basta deslocar o seu peso ligeiramente para o lado para o qual quer virar.
    • Geralmente, não precisa de virar muito se se limitar a andar de skate na areia. No entanto, virar é essencial para surfar ondas e executar a maioria dos truques.

Como aprender truques populares

  1. Passo 1: deslize sobre uma onda que está a rebentar para a surfar.1Deslize para uma onda que está a rebentar para a surfar. Largue a prancha e comece a deslizar em direção à onda a partir de um ângulo lateral quando esta começa a rebentar. Quando estiver na crista da onda, use o pé de trás para virar a prancha de modo a ficar virado para a costa. Em seguida, apanhe a onda de volta para a costa.
    • Dobre os joelhos quando estiver no fundo da onda para ajudar a manter o equilíbrio.
  2. Passo 2 Experimente uma viragem de 180 graus para adicionar uma manobra mais complexa ao seu repertório.2Tente uma volta de 180 graus para acrescentar uma manobra mais complexa ao seu repertório. Para completar uma volta de 180 graus, rode as ancas na direção em que pretende virar. Depois, mantendo os pés firmes na prancha, balance a perna de trás em direção às costas, seguindo a mesma direção em que rodou as ancas. Por fim, continue a rodar as ancas de modo a apontar na direção oposta.
    • Embora pareça simples, é um pouco mais complexo de executar fisicamente, por isso não tente fazê-lo a menos que tenha apanhado o jeito de virar numa prancha de skimboard.
    • Quando for capaz de efetuar uma volta de 180 graus, experimente rodar o skimboard até ao fim para fazer uma volta de 360 graus!
  3. Passo 3 Salte e gire sobre o skimboard para efetuar um body aerial.3Saltar e rodar por cima do skimboard para fazer um body aerial. As antenas de corpo são outro truque muito popular que a maioria dos iniciantes no skimboard pode aprender a fazer com um pouco de prática. Quando estiveres a patinar a toda a velocidade, salta para cima da prancha com os dois pés e roda uma vez no ar. Para completar o truque com sucesso, aterre de volta na prancha de skimboard enquanto mantém o equilíbrio.
    • Embora o truque completo envolva pousar de volta na prancha, até mesmo ser capaz de saltar e girar sobre o skimboard é bastante impressionante.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaDevo adicionar cera se a minha prancha tem algum tipo de aderência? Não, porque o gripping está lá como um substituto para a cera.

Video

Dicas

  • Se não vives perto de uma praia, também podes fazer skimboard em riachos ou rios pouco profundos.
  • Se queres mesmo fazer skimboard nas ondas, considera comprar uma prancha topo de gama feita da melhor fibra de vidro/fibra de carbono. Este será o melhor investimento a longo prazo para o seu dinheiro.

Avisos

  • Você pode usar almofadas de tração para evitar cair da prancha, embora elas não sejam recomendadas para iniciantes. Uma almofada de tração é uma almofada de borracha permanente que se cola ao convés e que lhe permite manter o pé sem cair.
  • Para reduzir o risco de afogamento, evite fazer skimboard em águas profundas enquanto ainda é um principiante. Pratique primeiro as descidas na areia e o skimming básico na areia.
  • Não pratique skimboard em condições com as quais não se sente confortável. Se as ondas parecerem demasiado grandes ou fortes para si, por exemplo, não as apanhe.