Como esquiar: o guia completo para iniciantes

Autor do artigo:Gabriel Silva

Esquiar é a atividade perfeita para fazer durante o inverno, se quiser manter-se ativo e desfrutar de belas paisagens de neve. Quer esteja a esquiar em encostas mais pequenas ou a descer uma montanha íngreme, aprender as técnicas básicas é importante para se manter seguro enquanto está nas pistas. Mesmo que nunca tenha esquiado antes, vamos explicar-lhe como começar. Continue a ler para saber quais as competências e o equipamento necessários para a sua próxima viagem de esqui.

Este artigo aborda o esqui na neve em descida. Se está a pensar em como esquiar de fundo, consulte o nosso artigo aquiEste artigo baseia-se numa entrevista com o nosso instrutor certificado de esqui e snowboard, Kent Bry. Confira a entrevista completa aqui.

Passos

Aprendendo as manobras básicas de esqui

  1. Calce seus esquis colocando os pés nas amarras. Quando estiver na neve, coloque os esquis apontando na mesma direção com cerca de 0,30 m de distância. Limpe toda a neve das fixações no meio dos esquis e da parte inferior das botas. Enfie os bastões na neve de cada lado dos esquis e segure-os. Depois, um pé de cada vez, empurre o dedo do pé da sua bota para a ligação frontal. Pressione o calcanhar para baixo até o ouvir encaixar na fixação traseira.
    • Se os seus esquis estiverem bloqueados de baixo para cima, coloque-os na vertical. Levante suavemente um dos esquis para o separar do outro.
    • Se as botas não encaixarem nas fixações, é possível que estejam demasiado afastadas. Ajuste as fixações para corresponder ao tamanho da sua bota.
    • Sempre que precisar de tirar os esquis, basta premir o trinco da ligação traseira para libertar o calcanhar. Depois, basta levantar o pé do esqui.
    • Se é a sua primeira vez a esquiar, utilize esquis mais curtos que cheguem até ao queixo quando estão na vertical. Desta forma, será mais fácil virar e manobrar quando estiver nas pistas. Os esquis podem ser caros, por isso, se estiver a começar, alugue-os antes de comprar os seus.
  2. Fique de pé com os joelhos dobrados e ligeiramente inclinado para a frente. Coloque-se de forma a que os seus esquis fiquem afastados à largura da anca. Dobre os joelhos para que as canelas fiquem na frente das botas e incline-se ligeiramente para a frente para equilibrar o seu peso. Mantenha os braços ao lado do corpo e dobre os cotovelos para que as mãos fiquem à sua frente. Mantenha as costas direitas e olhe para a frente para manter a posição e a postura correctas para esquiar.
    • Tente evitar inclinar-se para trás, pois isso irá deslocar o seu centro de gravidade e tornar os esquis mais difíceis de controlar.
    • Não se incline bruscamente para a frente nem se curve sobre as coxas como os esquiadores de corrida. Embora eles o façam para minimizar a resistência do ar e ir mais depressa, isso impede-o de rodar as ancas e de se equilibrar com os braços.
  3. Empurre-se para a frente com os bastões de esqui para deslizar na neve plana. Se está a começar a aprender esqui alpinoPara esquiar, passe as mãos pelas correias dos bastões de esqui e segure-os ao lado do corpo. Mantenha os esquis paralelos, separados pela largura das ancas. Espete ambos os bastões de esqui na neve ao seu lado, puxe-se para a frente com os braços e deslize pela neve. Puxe os bastões diretamente para fora da neve e plante-os novamente para continuar a mover-se.
    • Se quiser fazer uma curva simples, tente puxar com mais força um dos bastões de esqui do que o outro.
    • Tente deslizar num esqui para ter uma ideia antes de se comprometer com ambos os esquis.
  4. Faça um 'Sidestep' ou 'Herringbone' com os esquis para subir uma colina. Se alguma vez precisar de voltar atrás por causa de uma vara que caiu ou subir a encosta por qualquer motivo, existem algumas formas de subir a encosta. Os 'sidesteps' funcionam melhor para inclinações suaves, enquanto o 'herringbone' funciona melhor para subir encostas mais íngremes.
    • Para subir uma inclinação, coloque-se de forma a que os seus esquis fiquem perpendiculares à inclinação. Insira as extremidades dos esquis na neve e dê pequenos passos laterais para subir a inclinação. Coloque os bastões ao lado do corpo para evitar que escorregue enquanto sobe a encosta.
    • Para a técnica de 'espinha de peixe', aponte as pontas dianteiras dos esquis para longe uma da outra, de modo a fazerem uma forma de V. Dobre-se para a frente e incline a extremidade dianteira dos esquis para a neve para não escorregar para trás. Coloque os bastões de esqui ao lado do corpo e dê pequenos passos para subir a inclinação. Afaste mais os esquis nas colinas mais íngremes e se começar a deslizar para trás.
    • À medida que se habitua à técnica de espinha de peixe, tente empurrar mais com as pernas para se impulsionar para a frente na subida da colina.
  5. Vire-se enquanto esquia rodando as pernas. Quando estiver a descer uma colina suave, rode lentamente as pernas para apontar os pés e os esquis na direção em que quer ir. Empurre o esqui do lado oposto da curva para baixo para cortar a neve e fazer a curva. Comece a praticar a uma velocidade lenta, mantendo as pontas dos esquis próximas umas das outras. À medida que se sentir mais à vontade para virar, tente manter os esquis paralelos para esculpir suavemente a neve.
    • Em encostas íngremes, pare simplesmente virando os esquis perpendicularmente à encosta e empurrando para baixo com o pé da frente até parar.
  6. Junte as pontas dos esquis para fazer uma paragem de limpa-neve. Quando quiser abrandar enquanto estiver a esquiar num declive suave, afaste os calcanhares para juntar as pontas da frente dos esquis. Continue a manter as pontas dos esquis juntas de modo a formarem um ponto até parar completamente. Quanto mais espalhar os esquis, mais devagar vai.
    • Isto também pode ser conhecido como a paragem 'pizza' ou 'cunha'.
    • Evite utilizar a paragem do limpa-neve em declives íngremes, pois pode fazê-lo cair ou perder o controlo.
    • Tenha cuidado para não sobrepor as pontas dos seus esquis, pois podem ficar presas e fazer com que perca o controlo.
  7. Passo 7 Posicione os esquis perpendicularmente e levante-se em caso de queda.
    Posicione os seus esquis perpendicularmente e levante-se se cair. Se cair, reposicione-se de forma a que a sua cabeça fique virada para o topo da encosta e os seus pés para a base. Mantenha os seus esquis perpendiculares à encosta e enfie a borda interna do esqui inferior na neve. Depois, empurre para cima da encosta com as mãos ou apoiando-se num dos bastões para se apoiar.
    • É completamente normal cair e perder o equilíbrio quando se começa a esquiar, por isso não desanime.

Esquiar numa pista

  1. Passo 1 Comece na colina dos coelhos para se habituar a esquiar em descida.
    Comece na colina dos coelhinhos para se habituar a esquiar em descida. A colina dos coelhinhos ou dos principiantes tem um declive suave para que possa praticar as manobras básicas sem ganhar muita velocidade. Quando visitar uma pista de esqui pela primeira vez, procure a colina dos coelhinhos para se habituar à neve e a usar os esquis. Como as colinas dos coelhinhos não são muito íngremes, normalmente têm um elevador de tapete mais fácil ou um reboque de corda para chegar ao topo.
    • Um elevador de tapete é como uma grande correia transportadora. Basta subir para o elevador e ele puxa-o para o topo da colina. Quando chegar ao topo, levante os bastões e incline-se suavemente para a frente para sair suavemente do elevador.
    • Se a colina tiver um reboque de corda, espere até aparecer uma pega, agarre-se a ela e deixe-a puxá-lo para cima. Quando chegar ao topo da colina, largue a corda e afaste-se dela.
    • Se puder pagar, tenha aulas de esqui com um instrutor na pista para que ele o possa guiar para as pistas adequadas e ajudá-lo a melhorar a sua forma.
  2. Mantenha as pontas dos seus esquis juntas para ir devagar nas primeiras corridas. Quando estiver pronto para começar, posicione os esquis paralelamente à encosta e aponte as pontas para manter uma velocidade lenta. Tente manter o equilíbrio durante toda a descida da colina em linha reta. Depois de conseguir descer a encosta algumas vezes, comece a tentar fazer algumas curvas, deslocando o seu peso para o esqui do lado oposto.
    • Tenha cuidado com os outros, especialmente se a encosta dos coelhos estiver no sopé de outra encosta de onde outros esquiadores podem vir rapidamente.
    • Olhe para a frente. Se estiver a olhar diretamente para os seus esquis enquanto desce uma pista, pode embater numa árvore, noutra pessoa ou em qualquer outra coisa que possa bloquear o seu caminho.
  3. Mantenha o seu peso centrado sobre os esquis. A inclinação para a frente e a posição do corpo dependem do grau de inclinação da pista. Quando a inclinação é mais suave, mantenha o seu peso mais perto do meio dos seus esquis. Numa encosta mais íngreme, incline-se mais para a frente, porque se se deslocar demasiado para trás dificultará a viragem. Tente manter uma posição com os joelhos ligeiramente dobrados e as mãos à sua frente, como se estivesse a segurar um tabuleiro de almoço.
  4. Mantenha uma distância mínima de 1,8 m entre si e os outros. As pessoas à sua frente que estão mais abaixo na encosta têm o direito de passagem, pelo que é da sua responsabilidade evitá-las. Tente manter uma certa distância entre si e os outros esquiadores ou praticantes de snowboard à sua frente, para ter tempo de os contornar.
    • Se estiver a chegar por trás de alguém, avise-o chamando-lhe algo como: 'À sua esquerda' ou 'À sua direita'.
  5. Puxe para o lado onde está visível se precisar de parar na encosta. Embora seja comum parar para recuperar o fôlego na encosta, é muito perigoso parar no meio da corrida, obstruindo o trilho. Vire-se e desloque-se para a extremidade da pista num local onde os esquiadores que estão a subir possam vê-lo facilmente. Desta forma, têm tempo para sair do caminho e evitar chocar consigo.
  6. Passo 6 Posicione os esquis paralelos quando quiser descer mais depressa.
    Coloque os esquis paralelos quando quiser descer mais depressa. Quando se habituar a descer a colina a uma velocidade lenta, tente colocar os esquis paralelos um ao outro em partes da encosta. Como seus esquis não estão cortando a neve, você descerá a colina mais rápido. Tente manter os esquis paralelos quando estiver a virar para fazer curvas suaves para a frente e para trás na encosta.
  7. Passo 7 Permaneça na colina até're comfortable on your skis.
    Permaneça na ladeira dos coelhos até se sentir confortável nos seus esquis. Em vez de se esforçar para entrar logo nos trilhos mais difíceis, não se apresse na pista de esqui até se sentir realmente confiante. Saltar para uma pista de esqui demasiado difícil pode perturbar os outros esquiadores na pista ou provocar lesões graves.

Experimentar pistas de esqui avançadas

  1. Passo 1 Experimente uma pista mais difícil quando se sentir confortável no bunny hill.
    Tente uma pista mais difícil quando se sentir confortável na colina dos coelhos. Depois de ter aprendido as técnicas para principiantes na colina dos coelhinhos, verifique o mapa das pistas de esqui para ver se há pistas fáceis ou para principiantes que possa fazer. Cada pista tem um marcador diferente para indicar o grau de dificuldade em comparação com outras na mesma encosta, e os símbolos podem variar consoante o local. Nos Estados Unidos, os símbolos são:
    • Um círculo verde indica um trilho fácil ou para principiantes. Estes trilhos não são muito íngremes, contêm poucos ou nenhuns obstáculos e, normalmente, não são muito longos.
    • Um quadrado azul indica um trilho intermédio. Pode conter alguns obstáculos, moguls (muitas pequenas saliências de neve) ou ter uma inclinação mais acentuada. Espere até ter dominado os trilhos verdes antes de tentar estes.
    • Um quadrado azul duplo indica um trilho difícil que pode tornar-se ainda mais difícil se houver muita neve. No entanto, estes são menos comuns nas estâncias da América do Norte.
    • Um diamante negro indica um trilho difícil. Pode conter obstáculos, moguls mais íngremes e uma inclinação acentuada com um caminho estreito na descida. Não tente um trilho destes se estiver a começar ou se não se sentir à vontade em percursos azuis.
    • Um diamante negro duplo ou um diamante negro com um ponto de exclamação indica uma pista que só deve ser tentada por esquiadores muito avançados. Só tente estas pistas se estiver completamente à vontade com todas as outras pistas de diamante negro simples. Nos países europeus, uma pista vermelha é equivalente a um duplo diamante negro.
  2. Passo 2 Experimente esquiar moguls...
    Tente esquiar moguls para uma pista mais desafiante. Os Moguls são montes de neve criados por curvas repetidas efectuadas em pistas não preparadas. Quando se sentir confortável em pistas para principiantes ou intermédias, experimente uma pista de moguls como um desafio para fazer curvas e contornar os montes de neve. Ao esquiar à volta de moguls, dobre os joelhos ao passar por cima do monte e endireite as pernas ao chegar a uma zona mais baixa. Esquie apenas o mais rápido que conseguir para poder parar sem perder o controlo.
    • À medida que se sentir mais confortável com os moguls, pode começar a apontar os esquis para baixo da encosta, o que fará com que desça e contorne os moguls mais rapidamente.
    • Passar pelos moguls demasiado depressa pode fazê-lo voar. Mantenha o seu peso centrado nos esquis para não cair quando aterrar.
  3. Passo 3 Subir e...
    Entrar e sair de um teleférico quando se esquia em pistas mais altas. Em vez de tapetes ou cabos de reboque, a maioria das pistas maiores tem uma telecadeira. Suba até à plataforma do teleférico e segure os dois bastões com uma mão. Quando o teleférico se aproximar atrás de si, coloque a outra mão no assento e incline-se para trás para se sentar. Sente-se no assento e mantenha as pontas dos seus esquis apontadas para cima. Quando o teleférico chegar ao topo, levante as pontas dos seus esquis e incline-se para a frente para deslizar facilmente para fora do assento.
    • Os teleféricos têm normalmente espaço para 2, 4 ou mesmo 6 pessoas por cadeira, por isso certifique-se de que você e o seu amigo estão lado a lado quando a cadeira se aproxima.
    • Se não conseguir sair do teleférico no ponto certo, não entre em pânico e não tente saltar para baixo. Irá acionar automaticamente um interrutor que irá parar o teleférico para que alguém o possa ajudar a descer.
    • Desaperte as botas enquanto estiver a andar no teleférico para não sentir cãibras ou dores.

Escolher o seu equipamento de esqui

  1. Passo 1 Comprar botas de esqui...
    Compre botas de esqui que se ajustem bem aos seus pés. Meça o comprimento e a largura dos seus pés e utilize uma tabela de tamanhos para encontrar botas com o tamanho adequado para si. As botas devem ficar bem ajustadas sem parecerem comprimidas. Se a parte superior da bota se ajustar confortavelmente à volta dos tornozelos e os dedos dos pés não tocarem na parte da frente quando dobra os joelhos, então as botas estão bem ajustadas.
    • Se alugar botas de esqui, peça a um funcionário da pista de esqui para o ajudar a encontrar o tamanho adequado.
    • As botas de esqui ficam um pouco mais folgadas quanto mais as usar. É preferível optar por botas com um ajuste mais apertado do que começar com botas que se ajustam mal.
    • Evite usar botas demasiado grandes ou pequenas, caso contrário poderá ter cãibras após um longo dia de esqui.
    • Utilize meias finas em vez de lã grossa para se adaptar melhor às botas.
  2. Passo 2 Usar camadas quentes...
    Use camadas quentes por baixo de um casaco de esqui e calças que sejam resistentes às intempéries. Quando se vestir para esquiar, comece com uma camada de base de tecidos que absorvem a humidade, como o poliéster ou a lã merino, para não ficar demasiado suado. Depois, vista roupas quentes com isolamento térmico, como lã, para se manter quente ao frio. Por fim, vista o seu casaco e calças impermeáveis para não se molhar com a neve.
    • Os casacos de penas também são óptimos para o manter quente por baixo de uma camada exterior impermeável.
  3. Passo 3 Colocar um...
    Coloque um capacete de esqui e óculos de proteção. Os capacetes também ajudam a protegê-lo de ferimentos na cabeça em caso de queda, por isso, certifique-se de que fica bem ajustado à sua cabeça sem se mexer. Os óculos de proteção evitam que a neve entre nos olhos e ajudam a bloquear o sol brilhante que se reflecte na neve. Coloque os óculos de proteção e prenda-os na parte de trás do capacete para que fiquem no lugar.
    • Os óculos de proteção vêm com várias lentes. Utilize uma lente reflectora ou colorida num dia claro ou uma lente transparente quando o dia estiver mais nublado.
  4. Passo 4 Traga luvas e...
    Traga luvas e um cachecol para se manter quente. Se as suas mãos têm tendência para ficarem frias, não se esqueça de colocar um par de luvas à prova de água para que as suas mãos se mantenham quentes e secas. A neve e o vento também podem soprar para baixo do seu casaco e à volta da sua cabeça, por isso ponha um lustre à volta do pescoço e puxe-o para cima sobre a cara enquanto estiver a esquiar para o ajudar a manter-se quente.
    • Um lustre também ajuda a protegê-lo do sol, pelo que é menos provável que sofra queimaduras solares.

Quantas aulas de esqui devo fazer?

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Como encontrar um bom instrutor de esqui ou snowboard?
  • Pergunta
    Como é que posso aprender a esquiar antes de ir para as pistas?
    Eu recomendaria treinar num simulador perto de casa, onde não terá todas as despesas e outras coisas envolvidas na aprendizagem do esqui. Se isso não for possível, veja alguns vídeos e depois tenha uma aula quando chegar à neve. Diga-lhes que é um principiante. Recomendo uma aula privada se tiveres dinheiro para isso.
  • Questão
    Terei 55 anos para aprender a esquiar? O meu filho convenceu-me a ir, mas não tenho a certeza se serei capaz de o fazer.
    Não, nunca é demasiado tarde para aprender. É provável que haja instrutores e montes muito pequenos onde pode praticar até se sentir confortável.

Dicas

  • Trabalhe em a desenvolver os músculos das pernas no seu tempo livre para não se sentir tão cansado quando estiver a esquiar.
  • Obtenha um passe para a pista mais próxima e visite-a frequentemente para poder continuar a praticar durante toda a época de esqui.
  • Equilibre o seu tempo entre esquiar sozinho para praticar a sua técnica e esquiar com outros mais experientes para poder aprender com eles.

Avisos

  • Esteja sempre atento ao que o rodeia. Se cair numa área com muita gente, tenha em atenção os esquiadores próximos, para não ser apanhado por outro conjunto de esquis por acidente.
  • Evite cruzar os esquis uns sobre os outros, pois podem perder o contacto com a neve e fazer com que perca o controlo.
  • Esquiar numa pista que esteja acima do seu nível de aptidão pode causar lesões graves ou potencialmente fatais. Mantenha-se em pistas com as quais se sente confortável e evite esforçar-se demasiado.