Como andar de skate (iniciantes)

Autor do artigo:Gabriel Silva

Todo mundo tem que começar em algum lugar. Se você quer aprender a andar de skate, mas não sabe distinguir um ollie de uma cotovelada, você veio ao lugar certo. Você pode aprender a obter o equipamento certo para aprender a andar de skate, aprender a ficar em pé na prancha e andar confortavelmente sem cair, além de algumas dicas úteis para continuar e realmente aprender a andar. Consulte a Etapa 1 para obter mais informações.

Etapas

Técnicas básicas

  1. 1Tente ficar em pé na prancha sem cair. Não há uma maneira correta de ficar em pé na prancha, portanto, coloque a prancha em um solo estável, como a grama ou até mesmo o carpete, onde ela não role facilmente, e descubra o que é mais confortável para você. Coloque um pé na frente do outro, alinhado aproximadamente com os parafusos do caminhão.
    • Pé normal significa que você tem o pé esquerdo à frente do pé direito. Em geral, isso significa que você empurrará com o pé direito e dirigirá com o esquerdo.
    • Goofy foot significa que você está com o pé direito à frente, o que significa que você empurrará com o esquerdo. Apesar do nome, não há nada de 'incomum' nessa postura. Ela é tão comum quanto o pé normal.
    • O pé mongo é mais incomum e se refere a uma postura de pilotagem em que o pé dianteiro é o pé usado para empurrar. Pode parecer natural para você no início, mas não faça disso um hábito. Andar de mongo cria um movimento estranho de balançar o pé para frente, o que pode limitar sua capacidade de fazer manobras. Você também corre um risco muito maior de a prancha escorregar para a frente.
  2. 2Tente se impulsionar. Em algum nível de concreto, apoie-se na prancha com o pé da frente e dê um passo longo e uniforme com o pé de trás para criar impulso.
    • Quando os iniciantes começam, eles geralmente tendem a dar várias 'estocadas' curtas antes de começar, em vez de dar longos empurrões. Você deve usar um impulso mais longo e abrangente, o que tornará a pedalada mais suave e garantirá que você se mantenha equilibrado.
  3. 3Fique na posição de pilotagem. Quando começar a se movimentar, você precisa deslocar o pé de pilotagem para o lado, mais parecido com a posição em que você estava quando a prancha ainda estava na grama, e trazer o pé de empurrar para cima para descansar levemente no rabo de peixe na parte de trás da prancha. Seus joelhos devem estar levemente dobrados, mas, de modo geral, você deve ficar em pé, com as costas retas, para aprender a se equilibrar corretamente.
    • Em uma postura de pilotagem adequada, o pé dianteiro deve estar logo atrás ou nos parafusos dianteiros do caminhão e o pé traseiro deve estar próximo à parte de trás da prancha, próximo ou na rabeta. Essa é a postura de pilotagem mais estável e segura, e o fato de o pé traseiro já estar na rabeta facilita um kickturn rápido.
    • Essa é a coisa mais difícil de aprender quando você está começando, mas a boa notícia é que você estará surfando com sucesso quando conseguir entender isso! Sem medo!
  4. 4Aprenda a virar. Para virar, você deslocará seu peso para frente ou para trás do tornozelo, dependendo da sua postura e se deseja ir para a direita ou para a esquerda. A quantidade de pressão que você usará dependerá de quão apertados estão seus caminhões e de quão longe você quer virar. Pratique em uma superfície plana, começando, mudando sua postura de pilotagem e, em seguida, executando uma curva com segurança sem cair. Esse tipo de curva é o mais comum e é chamado de carving.
    • Para evitar algo rapidamente ou fazer uma curva fechada que o carving não consegue alcançar, o kickturning é uma habilidade muito valiosa. Com o pé traseiro, aplique uma leve pressão na cauda (para levantar as rodas dianteiras ligeiramente do chão) e gire o corpo na direção em que deseja fazer a curva. Isso deve ser feito em um único movimento. Tenha cuidado para não colocar muita pressão na rabeta ou você corre o risco de a prancha escorregar de baixo de você. Além disso, provavelmente não é uma boa ideia fazer isso em uma descida em alta velocidade.
  5. 5Tente parar. Há muitas maneiras diferentes de parar um skate, e muitas delas são mais avançadas. Para o iniciante, a maneira mais fácil geralmente é diminuir a velocidade gradualmente e parar colocando um pé na calçada ou executar um parada traseira.
    • Para fazer o tail stop, você transfere a maior parte do seu peso para o pé de trás, ficando na rabeta da prancha, e faz o grind da prancha até parar com a rabeta. Algumas pessoas não gostam de fazer isso porque desgasta a rabeta traseira, mas muitos skates, especialmente os modelos flat cruising, têm um batente de plástico projetado para ajudá-lo a parar, o que o torna uma boa opção para iniciantes.
  6. 6Esqueça os truques. A principal coisa que impede os iniciantes de realmente aprenderem a andar de skate é querer ir direto para a execução de ollies antes de aprender os fundamentos. Você chegará lá, com a prática, mas, assim como você precisa aprender a tocar um acorde simples de guitarra antes de aprender a derreter caras com solos de sapateado, você precisa aprender a empurrar a prancha e a andar nela confortavelmente. Você precisa aprender a permanecer na prancha antes de começar a pular com ela.

Maneiras de melhorar

  1. 1Aprenda a cair. Nenhum skatista jamais deixou de cair do skate. Isso pode ser desanimador, mas aprender a cair corretamente pode ajudar a garantir que você não se machuque seriamente. Sempre use um capacete para manter a cabeça segura e tente usar protetores de pulso, que podem ser usados para suportar o peso da maioria das quedas e evitar os arranhões desagradáveis que fazem parte do mundo do skate.
    • O problema mais comum geralmente é passar por cima de pedrinhas que emperram as rodas ou bater em uma rachadura que o faz perder o equilíbrio repentinamente. Fique atento ao terreno enquanto estiver patinando, mas mantenha os olhos para cima para manter o equilíbrio o máximo possível.
  2. 2Patinhe com outros patinadores. Assim como a música e outros esportes, é mais fácil aprender a patinar quando se tem boas pessoas com quem aprender. Junte-se a patinadores mais experientes para observar e aprender tudo o que puder, pegando dicas e truques ao longo do caminho. Peça conselhos e seja honesto sobre sua experiência.
    • Certifique-se de não ser levado a tentar algo para o qual não está preparado. Se você sair para patinar com um grupo de caras fazendo ollie em um lance de escada, poderá acabar se machucando seriamente se estiver apenas tentando aprender como parar sem cair. Vá devagar. Eventualmente, você chegará lá.
  3. Etapa 3 Assista a muitos vídeos de patinação.3Veja muitos vídeos de patinação. Os vídeos de patinação são o coração da cultura da patinação. Os vídeos de compilação e os tutoriais estão amplamente disponíveis gratuitamente na Internet. Você pode encontrar exibições virtuosas de proezas de patinação, bem como dicas úteis e sugestões para iniciantes. Por exemplo, Aaron Kyro e Andy Schrock têm bons tutoriais e informações em seus canais. Aprenda a fazer coisas e truques técnicos mais avançados com vídeos.
  4. 4Tente patinar em uma descida. Deixar que a gravidade o ajude ao longo do caminho é uma etapa importante para se tornar um patinador mais avançado. Pode ser assustador a primeira vez que você começa a descer uma ladeira e não precisa fazer força, portanto, aprender a trabalhar com ela e manter o controle da prancha é uma boa coisa para aprender desde cedo.
    • Para manter o equilíbrio, agache-se mais baixo na prancha e use os braços para não balançar de um lado para o outro. Mantenha os tornozelos o mais imóvel possível, pois, em velocidades mais altas, movimentos menores criam balanços maiores, o que aumenta a probabilidade de você perder o equilíbrio.
  5. 5Experimente truques quando estiver pronto. Quando você começar a se sentir confortável na prancha e conseguir ficar nela regularmente sem cair, talvez esteja pronto para começar a tentar uma ou duas manobras. Afinal, é para isso que você está se preparando! Os melhores e mais fáceis truques para iniciantes são:
    • Ollie
    • Moagem
    • Shove-it (não é um pop shove-it porque você não salta no ar)
    • Kick-flip
  6. 6Continue patinando. Não desista! Aprender a andar bem de skate leva tempo e esforço. Não é algo que você conseguirá aprender da noite para o dia, mas se for devagar e praticar o máximo que puder, você melhorará e ficará mais confortável no skate. Tente não ficar desanimado.

Seleção e configuração do equipamento

  1. Etapa 1 Adquira uma prancha que atenda a seus interesses.1Obtenha uma prancha que atenda a seus interesses. Há muitos estilos e marcas de pranchas disponíveis para todos os níveis de habilidade e interesses. Visite uma loja de skate local para ver a seleção e obter orientação de skatistas mais experientes na escolha de um skate adequado ao seu tamanho e às suas necessidades:
    • Os longboards são ótimos para passeios e fáceis de manobrar para iniciantes. Se você estiver interessado em algo que seja fácil de subir e andar, ou algo que o leve de um lugar para outro, um longboard é definitivamente a melhor opção. Eles não são ótimos para manobras, portanto, se você estiver interessado em fazer ollies, essa não é a melhor opção.
    • Os skates são o que você pensa quando pensa em 'skate'. Com extremidades cônicas perfeitas para fazer manobras e saltos e fácil manobrabilidade, essas pranchas são excelentes para andar de skate em velocidades rápidas, embora exijam um pouco mais de prática para se equilibrar quando você está começando. No entanto, se você quiser eventualmente cair em um half-pipe, essa é a prancha para você.
    • As pranchas personalizadas são construídas e montadas por você mesmo com ferramentas básicas. Em geral, os skatistas mais experientes escolhem suas rodas, trucks, rolamentos e deck separadamente entre as opções disponíveis. Isso é bom para escolher a melhor marca de cada componente, enquanto uma prancha pré-montada pode ter um ou dois componentes ruins em específico.
  2. Etapa 2 Verifique se o skate está configurado corretamente para um iniciante.2Certifique-se de que sua prancha esteja configurada corretamente para um iniciante. Você não vai querer uma prancha supercurvada e trucks soltos quando estiver começando. Embora esses tipos de recursos possam ser ótimos para fazer manobras, eles são muito mais difíceis de manter o equilíbrio durante a condução, o que torna improvável que você se mantenha na prancha, se não conseguir aprender a se manter nela. Você quer uma prancha relativamente plana com trucks apertados para aprender. Você pode afrouxar os trucks mais tarde, quando conseguir controlar a oscilação de velocidade.
  3. Etapa 3 Adquira um bom par de tênis de skate.3Obtenha um bom par de tênis de skate. Tentar subir na prancha com botas de combate ou chinelos é uma boa maneira de se machucar ou torcer o tornozelo. Os tênis de skate têm o tipo certo de sola para aderir à prancha e garantir proteção e apoio, o que os torna ideais para aprender a andar de skate. Vans, Airwalk, DC's e Etnies são todos tênis de skate exclusivos, embora muitas empresas esportivas agora fabriquem tênis perfeitos para andar de skate.
    • Se você não conseguir encontrar uma marca de skate específica, o que você quer é uma sola plana. Evite o tipo de piso texturizado comum em tênis ou tênis de corrida e, em vez disso, opte por algo mais parecido com um tênis de plataforma, com uma superfície uniforme e plana na parte inferior.
  4. Etapa 4 Sempre use equipamento de proteção e capacete.4Use sempre equipamentos de proteção e um capacete. É absolutamente essencial que você adquira um capacete de patinação, que tenha uma superfície lisa e uma cinta de queixo confortável para proteger sua cabeça. É provável que você caia muito, portanto, é muito importante garantir sua segurança e usar um capacete. Alguns até são bem legais!
    • Além disso, joelheiras, protetores de pulso e cotoveleiras também são equipamentos de proteção comuns a serem usados, especialmente quando se está começando. Quando você se sentir mais confortável na prancha, provavelmente não precisará usar todas as proteções sempre que quiser andar de skate, mas sempre que estiver aprendendo uma nova manobra e, principalmente, quando estiver aprendendo a se manter na prancha, as proteções extras são uma boa ideia.
    • Não há nada de idiota em evitar idas caras ao pronto-socorro, especialmente quando se está começando. Não deixe que ninguém lhe diga que 'skatistas de verdade' não usam equipamentos de proteção, o que é imaturo, tolo e totalmente errado. Além disso, um capacete é mais legal do que um dano cerebral permanente.
  5. Etapa 5 Encontre um bom lugar para andar de skate.5Encontre um bom lugar para andar de skate. O ideal é que você queira um concreto liso, sem muitos solavancos e rachaduras que o empurrem enquanto você tenta aprender a se mover. Eventualmente, você conseguirá patinar em superfícies irregulares com segurança, mas é mais fácil aprender em um estacionamento ou entrada de garagem que seja quase todo plano e uniforme.
    • Infelizmente, é cada vez mais difícil encontrar lugares que recebam bem os skatistas, dada a reputação injusta que o skate tem em algumas cidades. Não seja um skatista que dá má fama aos skatistas cumpridores da lei: certifique-se de que tem permissão para andar de skate quando estiver andando de skate e evite sujar propriedades que não lhe pertencem.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo os iniciantes aprendem a andar de skate? Qual é a primeira coisa que devo fazer? É realmente essencial que você aprenda a subir e descer do skate primeiro. Eu recomendaria colocar a prancha na grama ou na terra e se acostumar a colocar um pé, levantar o outro e se equilibrar no deck. Quando se sentir confortável com isso, poderá começar a tentar andar de verdade.
  • PerguntaQual é um bom skate para um iniciante? Qualquer prancha grande será muito mais fácil de equilibrar, portanto, recomendo que você compre algo maior quando estiver começando. Escolha as rodas com base na finalidade para a qual planeja usar a prancha. Rodas mais duras não serão tão suaves, mas lhe darão mais liberdade para fazer manobras no futuro. Rodas mais macias resultarão em uma condução mais suave, mas é muito mais difícil fazer qualquer coisa sofisticada na prancha com rodas macias.
  • PerguntaQual é a melhor maneira de parar em um skate? A opção mais comum é tirar o pé de trás da prancha, trazê-lo um pouco para frente e abaixá-lo lentamente até o chão para gerar atrito e diminuir a velocidade. Como alternativa, em vez de simplesmente desacelerar até engatinhar com o pé no chão, você sempre pode caminhar ou correr para fora da prancha depois de desacelerar.

Vídeo

Dicas

Avisos

  • Sempre use equipamentos de proteção (capacetes e protetores) e ande de skate com outra pessoa. Você pode se machucar seriamente ao fazer acrobacias ou cair no concreto se não for cauteloso - especialmente se for iniciante.
  • Cuidado com os patinadores que se acham bons quando na verdade não são. Eles colocarão a si mesmos e a você em perigo, portanto, tenha cuidado.
  • Não ande de skate em locais onde é proibido por placas.