Como andar de skate

Autor do artigo:Gabriel Silva

O skate é um dos desportos de rua mais populares e icónicos. Quer queira aprender o básico para andar de um lado para o outro, quer queira aprender a fazer kickflip como um profissional, pode aprender o que precisa para começar. Desde comprar sua primeira prancha até fazer um Ollie, você pode aprender o que é preciso para surfar na calçada.

Passos

Como começar

  1. Passo 1 Obtenha um calçado apropriado.
    Compre um calçado apropriado. Os sapatos de skate são normalmente vendidos por marcas como Vans, Airwalk, Converse ou Etnies. Têm lados robustos e fundos planos, perfeitos para agarrar a prancha. Embora seja sempre possível andar de skate com ténis normais, é muito mais fácil manobrar à volta da prancha com sapatos de skate.
    • Nunca tente andar de skate com sandálias ou chinelos. É preciso poder mover os pés com facilidade e sentir-se confortável. Sem isso, pode magoar facilmente o tornozelo e é muito mais provável que caia.
  2. Passo 2 Encontre uma prancha adequada aos seus interesses.
    Encontre uma prancha adequada aos seus interesses. As pranchas de skate podem ser baratas ou caras e existem numa variedade de tamanhos e estilos. Os dois mais básicos são os skates clássicos normais e os longboards. Visite a sua loja de skate local ou um site de skate para verificar algumas opções acessíveis.
    • Os skates clássicos têm o nariz e a cauda curvos e têm um côncavo para ajudar nos truques. Existem em vários tamanhos, e a maioria tem cerca de 31' ou 30' de comprimento e 8' de largura. Estas são as pranchas a comprar se quiser andar de skate no skatepark ou na rua e fazer truques, eventualmente.
    • Os longboards ou cruisers têm um corpo mais comprido e mais plano. O comprimento da prancha varia, mas pode ser até duas vezes maior do que o de um skate clássico, o que as torna muito mais estáveis e fáceis de conduzir para os principiantes. Não é possível fazer truques, mas se estiver interessado em andar de skate como forma de se deslocar ou bombardear colinas, é uma óptima opção.
    • As Penny boards são boas para quem quer andar de skate no passeio, mas são más para quem é mais alto do que a média das crianças de cinco anos e/ou quer fazer manobras. Como são pequenas, é difícil equilibrar-se nelas.
    • Um skate para iniciantes deve custar entre R$ 50 e R$ 150. Tente que a sua prancha seja montada para si na loja de skate com os tipos certos de trucks e rodas para o que vai fazer. Lembre-se, NUNCA compre uma prancha do Walmart. Elas vão quebrar rapidamente e são difíceis de aprender. Vá a uma loja de skate de verdade.
  3. Passo 3 Obter o equipamento de segurança adequado.
    Adquira o equipamento de segurança adequado. Quando se está a começar a aprender a patinar, vai-se cair. Provavelmente muitas. Considere investir em equipamentos de segurança, como capacete, joelheiras e cotoveleiras, para protegê-lo de quedas e acidentes. Isto é especialmente importante para os principiantes. Alguns estados, como a Califórnia, exigem que todos os skatistas usem capacetes na rua.
    • Certifique-se de que compra um capacete que se adapta corretamente à sua cabeça. Antes de ir à loja, use uma fita métrica para medir a circunferência da sua cabeça, logo acima das sobrancelhas, numa linha reta à volta do crânio. Compre um capacete que lhe fique bem ajustado.
    • Não há nada de infantil nas almofadas. É importante proteger-se de ferimentos graves na cabeça.
  4. Passo 4 Encontre um bom sítio para andar de skate.
    Encontre um bom sítio para patinar. Uma entrada de garagem ou um parque de estacionamento nivelado e de betão é um bom local para começar a sentir-se confortável na prancha. Certifique-se de que não há nada no seu caminho e tenha cuidado com rachas, pedras soltas e buracos. Passar por cima de um pequeno calhau pode ser a causa de muitos acidentes, especialmente com rodas duras.
    • Quando estiveres a começar, podes praticar o equilíbrio na relva ou no tapete primeiro, para que a tua prancha não ande a rolar por todo o lado.
    • Os skateparks são óptimos locais para andar de skate quando já se tem alguma experiência. Se está apenas a tentar fazer com que a prancha fique debaixo de si sem cair, os parques podem ser um pouco intensos. Se houver um na sua área, vá ver alguns skatistas para obter dicas, mas fique à margem.
  5. Passo 5 Considere a possibilidade de arranjar alguém que conheça que's good at skateboarding to teach you.
    Pensa em arranjar alguém que conheças e que seja bom a andar de skate para te ensinar. O teu pai provavelmente não sabe andar de skate nem nada, por isso pergunta a alguém de uma loja ou parque local se podes observá-lo. Traga alguns iniciantes e pergunte se o que ele está fazendo é um skate intermediário a avançado, se for, perfeito. Tens um professor.
    • Patinar com amigos é uma grande parte do que é a patinação. Se tiveres alguns amigos patinadores, pede ajuda para aprenderes com eles. Aprender com amigos é infinitamente melhor do que aprender sozinho ou na internet.

Dominar o básico

  1. Fique em pé na prancha corretamente. Coloque a prancha no chão e fique em pé sobre ela para aprender a colocar os pés corretamente e se equilibrar sem cair. Fique de pé com os pés inclinados para o lado na prancha, alinhados aproximadamente com os parafusos do caminhão que prendem as rodas à prancha.
    • Pé normal significa que tem o pé esquerdo à frente e o pé direito atrás. Isto significa que normalmente usas o pé direito para empurrar.
    • O pé pateta significa que tem o pé direito à frente e o esquerdo atrás. Normalmente, isto significa que vai usar o pé esquerdo para empurrar.
    • Balance-se um pouco para a frente e para trás para ver como as rodas se movem e quanta oscilação tem nos camiões. Sente-se confortável.
  2. Tente empurrar com muita suavidade e colocar os pés na prancha. Vire ligeiramente o pé da frente para que fique mais direito com a prancha, em vez de ficar de lado na prancha. Use o outro pé para empurrar suavemente, indo muito devagar no início. Não quer ter um acidente só porque estava a ir demasiado depressa antes de estar preparado.
    • Depois de ganhares algum impulso, pratica a colocação do teu pé de trás na parte de trás da prancha, mesmo à frente da curva da cauda, à volta dos camiões. Equilibra-te e pedala, dobrando um pouco os joelhos para manteres o equilíbrio.
    • Mongo foot significa que te sentes mais confortável a empurrar com o pé da frente e a andar com o pé de trás. Algumas pessoas consideram-no aceitável, mas irá prejudicá-lo mais tarde e é um movimento estranho balançar o pé da frente. Se der por si a empurrar a mongo, tente mudar de regular para goofy ou vice-versa.
  3. Dê outro empurrão a si próprio quando abrandar. Continue a praticar, dando pequenos empurrões e rodando os pés para andar na prancha até abrandar. Em seguida, rode o pé de apoio a direito, empurre com o outro pé e volte a rodar. Quanto mais fizeres isto, mais confortável te tornarás a andar na prancha.
    • Tenta acelerar, mas só um pouco. Tal como numa bicicleta, alguns ciclistas acham que é muito mais fácil manter o equilíbrio quando se movem um pouco mais depressa.
    • Se começares a oscilar, podes apertar os camiões. Isto tornará mais difícil virar, mas pode praticar com camiões apertados até conseguir controlar a oscilação de velocidade. Deslocar o peso para a frente geralmente ajuda.
  4. Flexiona os tornozelos e desloca o teu peso para virar. Assim que tiveres apanhado o jeito de empurrar e andar um pouco, tenta virar a prancha suavemente deslocando o teu peso. Pedale com os joelhos flexionados, mantendo o centro de gravidade baixo em relação ao chão. Depois, desloca o teu peso para a frente para virar para a direita (se estiveres a andar com o pé normal) e roda os tornozelos para trás para virar a prancha para a esquerda.
    • Dependendo de quão frouxos estão os teus trucks, podes ter de deslocar o teu peso muito suavemente, ou fazer uma grande flexão. Podes afrouxar os trucks rodando o parafuso grande no centro de cada truck (left loosy, righty tighty). Isto coloca mais (apertado) ou menos (solto) pressão nos casquilhos e torna a viragem mais fácil (solto) ou mais difícil (apertado).
    • Se tiver problemas em equilibrar-se ou cair ao virar, desloque o peso da parte superior do corpo na direção oposta. O que realmente importa é que os seus pés rodem a plataforma para que os camiões façam a viragem.
  5. Pôr o pé no chão para parar. Para parar, basta colocar o pé que empurra para baixo quando tiver abrandado um pouco e parar o seu impulso. No entanto, não basta colocar o pé para baixo com força a uma velocidade rápida. Comece por arrastar ligeiramente e arraste com mais força quando estiver a ir devagar. Mantém o teu pé de condução na prancha, ou ela vai continuar a andar.
    • Também podes deslocar o teu peso para trás e raspar o tail contra o chão se quiseres parar. Alguns longboards têm almofadas de plástico de 'travão' incorporadas ao longo do rebordo traseiro da prancha, enquanto outros não têm. Isto é normalmente um pouco mais difícil e vai raspar a parte de trás da prancha. Uma alternativa que não danifica a prancha é colocar o calcanhar para trás com os dedos dos pés ainda no tail. O seu calcanhar arrastar-se-á no chão em vez do tail.
    • Deve praticar a entrada e saída da prancha antes de começar a patinar a alta velocidade. Uma estratégia de saída se você estiver andando no flat sem pads é tirar o pé de trás da frente e andar ou correr para longe da prancha.
  6. Experimente andar de switch. Quando estiveres muito confortável apenas a andar na prancha, experimenta trocar e andar com o pé de trás à frente e o pé da frente atrás. Se você quer ser um bom skatista, você vai aprender a andar confortavelmente em ambas as direções, se você for trocado para uma manobra. Isso vem a calhar quando você tenta um half-pipe, ou qualquer número de diferentes tipos de truques de skate.
  7. Aprenda a cair corretamente. Todos os skatistas caem cedo e frequentemente. Faz parte do skate. É importante usar sempre o equipamento de segurança adequado e aprender a cair corretamente. Para evitar ferimentos mais sérios do que os arranhões e contusões regulares que são o cartão de visita dos skatistas, você pode aprender alguns pequenos truques para se manter seguro.
    • Estenda os braços, mas mantenha-os soltos. Se for muito rígido, arrisca-se a partir os pulsos e os tornozelos de forma mais grave do que se os usar para amortecer a queda.
    • Role para fora sempre que cair. Pode raspar-se, mas vai doer muito menos do que se cair com um estrondo.
    • Salta se vires algo a correr mal. Se estiveres a ir demasiado depressa e não conseguires controlar a prancha, salta e aterra de pé, ou rola para a relva. Não se agarre a uma prancha da qual perdeu o controlo.
  8. Observe skatistas mais experientes para aprender dicas e truques. Encontre outros skatistas com quem andar de skate. Isso ajuda-o a aprender com os seus estilos ou diferentes níveis de habilidade. Se você não conhece ninguém, fale com outros skatistas no parque de skate local. Eles geralmente são amigáveis e irão ajudá-lo. Experimente, faça um ollie mais alto, leia sobre como fazer outro truque, o que quer que o seu coração deseje. O teu professor é mais um amigo do que um instrutor agora, partilha habilidades com ele e com qualquer outra pessoa a quem te queiras exibir.
    • Para obter dicas sobre como fazer os movimentos, pode sempre ver um movimento num vídeo em câmara lenta e prestar atenção ao movimento dos pés. As fotos sequenciais são outra óptima forma de aprender.
    • Quanto mais praticares, melhor serás. Não desanimes se não conseguires fazer uma manobra à primeira ou à segunda tentativa. Pratica e diverte-te, e acabarás por conseguir fazer a manobra.

Aprender a fazer Ollie

  1. Começa por levantar a frente da prancha com o pé de trás no tail. Um ollie envolve levantar a prancha no ar e aterrar nela em segurança. A primeira parte deste truque é sentir-se confortável ao deslocar o pé de trás para que a cauda da prancha atinja o chão, de modo a poder levantá-la no ar. Habitua-te a este movimento, nunca é demais sublinhar.
    • Quando estiveres em cima da prancha, pratica o balanço para trás, levantando o nariz para o ar e mantendo-te equilibrado. Pode até tentar fazê-lo em movimento, se tiver coragem.
    • Antes de tentar o primeiro movimento de um ollie, pode ser uma boa ideia colocar-se ao lado do skate e praticar o movimento de levantar o nariz no ar. Usa o teu pé para pisar o tail e vê quanta pressão é necessária para o levantar no ar. Isto também é útil para o fazer saltar para as suas mãos e apanhá-lo facilmente.
    • Um erro comum é empurrar o tail com muita força para baixo, o que impede a prancha de subir no ar. Em vez disso, faça um movimento para baixo com o tornozelo para mandar a prancha para o chão e depois levante-a.
  2. Tenta levantar a prancha enquanto estás parado. Fique em pé sobre a prancha e flexione os joelhos bem baixo, deslocando o centro de gravidade para baixo sobre os trucks. Desloque o pé de trás para trás para que fique sobre o tail. Levanta o tail para trás, como farias ao fazer um manual, mas até ao chão. Depois, levanta-a para o ollie.
    • Não comeces já em movimento. Antes de conseguires fazer um ollie no chão, é muito perigoso tentar fazê-lo enquanto patinas. É provável que se vá abaixo.
  3. Levante a prancha no ar e salte. Para fazer a prancha estourar, você deve simultaneamente deslizar o pé da frente um pouco para trás e pular no ar, trazendo os joelhos até o peito, enquanto bate no tail com o pé de trás.
    • Isso precisa ser feito em um movimento rápido e é um pouco difícil de pegar o jeito no início. O objetivo é saltar para o ar e para fora da prancha ao mesmo tempo que desce com o pé de trás.
    • Saltará com o pé da frente um pouco antes de saltar com o pé de trás. Imagine que está a correr para o lado e a tentar saltar por cima de um cone. Quer fazer esse tipo de movimento.
  4. Passo 4 Arraste o pé da frente para a frente para apanhar a prancha.
    Arraste o seu pé da frente para a frente para apanhar a prancha. Depois de a prancha saltar para o ar, arraste o seu pé da frente para a frente para achatar a prancha e mantê-la sob controlo. Terá de começar a fazer isto assim que saltar para o ar.
  5. Empurre a prancha para baixo, esticando as pernas. Depois de ter endireitado a prancha, empurre-a de volta para o chão endireitando as pernas e aterrando na prancha em posição de pilotagem. A coisa mais importante a lembrar é aterrar com os pés sobre os parafusos e os joelhos dobrados, o que aumenta as suas hipóteses de rolar com sucesso e evita que a prancha se parta com tanta frequência, além de evitar lesões.
    • Não há vergonha em saltar. Se a prancha não se mantiver direita, ou se simplesmente não parecer bem, não tente aterrar nela. Em vez disso, aterre sobre os seus pés.
    • De facto, é provavelmente uma boa ideia praticar o seu primeiro ollie saltando da prancha e aterrando ao lado dela.
  6. Tentar um ollie em movimento. Quando conseguir aterrar dez ollies parados seguidos, tente fazer um em movimento. Empurre-se e comece a patinar a uma velocidade baixa a moderada, depois agache-se e levante a prancha como se estivesse parado.
    • Uma forma de progredir a partir de um Ollie é fazer Olly sobre objectos pequenos, como um pau ou um passeio.
    • Esta é a habilidade fundamental a aprender, na qual se baseia a maioria dos outros truques de estilo popping. Para mais informações e ligações a artigos sobre truques específicos, consulte a secção seguinte.

Aprender outros truques

  1. Experimenta um pop shove it. Faça um ollie o mais alto que puder e, ao nivelar os pés, dê um empurrão com o pé da frente na prancha para que ela gire 180 graus. Podes usar um pequeno movimento de 'scoop' com o pé de trás para facilitar a rotação.
  2. Tentar um kick-flip. Faz a mesma coisa que um pop shove it, exceto que quando dás um empurrão na prancha, chutas a pequena área onde o lado da prancha se levanta. Experimenta alguns movimentos diferentes até conseguires que ela gire. Este não é um truque fácil, por isso pratica e não desistas.
  3. Tenta moer. Comece com um rail bastante baixo (igual ou inferior a um pé). Isto não é fácil, por isso vá por etapas.
    • Comece simplesmente por rolar até ao rail, depois salte da prancha e aterre apenas com os pés no rail, deixando a prancha rolar.
    • A seguir, pratique levantar a prancha enquanto salta, mas não se preocupe com o sítio para onde ela vai depois disso. Certifica-te apenas de que os teus pés aterram no rail.
    • Certifica-te de que rolas para o rail num ligeiro ângulo, não completamente a direito. Desta forma, há menos risco de um camião ficar preso no início do carril.
    • Agora é altura de fazer a coisa a sério. Faz o Ollie o mais alto que conseguires, na direção do rail. Aterra com os teus pés nos parafusos e a prancha equilibrada no rail.
    • Se a prancha estiver a deslizar lateralmente sobre o rail, é um board-slide. Se permaneceres na direção do carril, de modo a que os teus camiões bloqueiem e o esmaguem, é um esmagamento de 50-50.
    • Quando chegares ao fim do carril, vira a prancha se estiveres num board-slide (para que fique virada para a direção certa) e aterra sobre os parafusos. Se estiveres a fazer um grind 50-50, levanta ligeiramente as rodas da frente (empurrando o tail, mais uma vez ligeiramente) para que a frente da prancha não caia. Uma alternativa é fazer um ollie.
  4. Vai para o skatepark e aprende a fazer drop-in. O drop in requer coragem, mas vale a pena.
    • Comece com o seu tail no coping (o metal no topo do half-pipe) e o seu pé logo atrás dos parafusos, mas longe o suficiente para se equilibrar.
    • Coloca o teu pé da frente sobre os parafusos, e bate com a prancha para baixo. Não hesites, ou vais cair. É preciso confiança e força.
    • Não te esqueças de te inclinar para a frente durante este movimento. Se não o fizeres, a prancha vai deslizar para fora de ti. Os teus ombros devem estar sempre paralelos à prancha.
    • Não te preocupes em descer do outro lado, apenas salta da prancha no topo.
  5. Faz alguns lip-tricks. Alguns bons são o Rock to Fakie, Axle Stall e Nose Stall. Eles parecem impressionantes, mas não são tão difíceis de aprender se você tiver vários meses de experiência. Quando fores ao skatepark, tem sempre atenção para não seres atingido.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Que skate devo comprar?
    Depende da utilização que lhe deres. Uma prancha maior será mais estável, mais fácil de andar e mais difícil de manobrar. Uma prancha mais pequena é mais fácil de manobrar, virar e fazer truques, mas é um pouco menos estável. Da mesma forma, as rodas com um durómetro mais macio são suaves para andar nos passeios, mas são muito aderentes, enquanto que as rodas mais duras permitem-te fazer truques como slides.
  • Questão
    O que é mais fácil, um longboard ou um skate?
    É mais fácil equilibrar-se e deslizar por longas distâncias num longboard, e pode ser mais fácil para ti quando estás a começar a aprender. No entanto, é mais difícil ganhar velocidade num longboard e não será capaz de fazer os mesmos tipos de truques que faz num skate.
  • Questão
    É muito difícil aprender a andar de skate?
    Não é muito difícil aprender o básico se tiveres uma prancha de alta qualidade. Vai com calma e começa por dominar o básico, como o equilíbrio e a forma correcta, e será muito mais fácil aprenderes técnicas mais avançadas mais tarde.

Vídeo

Dicas

  • Ande de skate em ruas lisas, não em ruas velhas e ásperas.
  • Sempre mantenha seu peso ligeiramente para frente. Inclinar-se para trás pode fazer com que a prancha saia de baixo de você.
  • Sempre mantenha seus pés separados, mantê-los juntos fará com que você perca o equilíbrio.

Avisos

  • É melhor andar de skate em grupos e com várias pessoas. Se acontecer alguma coisa, tens as tuas costas protegidas. Além disso, é mais divertido estar com os amigos.
  • Não faça o que as outras pessoas fazem só porque elas estão fazendo. Faz apenas aquilo com que te sentes confortável.
  • Esteja sempre atento ao que o rodeia.
  • Encontra bons sapatos de skate que sejam confortáveis e durem muito tempo.
  • Não atires a prancha quando estás frustrado, pois isso pode causar danos irreparáveis.
  • Use equipamento de proteção. As joelheiras podem ser restritivas, mas são essenciais para andar de skate vertical.
  • Segure a prancha no centro. A fita de aderência deve estar do lado do seu corpo e os gráficos do skate virados para fora.
  • Usar um capacete. Pode não achar que é fixe, mas vai evitar que a sua cabeça fique partida. Andar de skate é divertido, mas esteja ciente das lesões ou mortes que podem ocorrer sem um capacete.