Como atirar com um revólver

Autor do artigo:Gabriel Silva

Disparar um revólver é muito semelhante a disparar outros tipos de armas de mão. Se é novo no uso de armas em geral ou de revólveres em particular, deve começar por treinar com um profissional numa carreira de tiro para aprender as técnicas de segurança adequadas. Com o treinamento adequado - e muita prática - você pode se tornar um atirador habilidoso com um revólver.

Passos

Carregando o revólver

  1. Passo 1 Aprenda as medidas de segurança correctas.1Aprenda as medidas de segurança correctas. Antes mesmo de começar a carregar o revólver, deve ler e cumprir as medidas de segurança comuns para armas.
    • Mantenha a arma sempre apontada para uma direção segura. Uma direção segura significa que a arma está apontada de forma a que um disparo acidental não cause qualquer dano. Cumpra o passo até que se torne natural manter a arma apontada numa direção segura, mesmo quando sabe que a arma está descarregada.
    • Mantenha sempre o dedo fora do gatilho até estar pronto para disparar. A pega e a mira iniciais do revólver não exigem que o dedo esteja no gatilho, portanto, mantenha o dedo do lado de fora do guarda-mato até que esteja realmente pronto para atirar.
    • Mantenha sempre a arma descarregada até estar pronta a ser usada. Não é bom guardar ou transportar o revólver carregado - espere até estar na carreira de tiro e pronto para começar.
    • Esteja sempre atento ao seu alvo e ao que está para além dele.
    • Leia e siga todas as regras adicionais específicas do seu campo de tiro. Se não houver regras afixadas, peça uma cópia das regras do campo antes de lhe atribuírem uma pista.
    • Se estiver a comprar o seu próprio revólver, certifique-se de que tem uma forma de guardar a arma de modo a que só possa ser acedida por pessoas autorizadas, por exemplo, através de um cofre.
  2. Passo 2 Aceder ao cilindro.2Acessar o cilindro. Dependendo do tipo de revólver que possui, o cilindro pode balançar para fora ou pode haver uma porta de carregamento ou 'alçapão' que se afasta da parte de trás do cilindro.
    • Se o cilindro do seu revólver balançar para fora, haverá uma trava no cilindro, geralmente localizada no lado esquerdo do revólver, atrás do cilindro, logo acima da área onde o polegar ficaria apoiado se você estivesse segurando a arma com a mão direita. O cilindro também costuma ser girado para a esquerda da arma, e não para a direita.
    • Se o revólver tiver uma porta de carregamento ou um alçapão, a porta de carregamento é aberta, geralmente na parte de trás do cilindro, e gira para baixo, para a direita. Este tipo de revólver é mais frequentemente associado aos revólveres clássicos de ação simples. Também pode ser necessário puxar o martelo para trás até meia-boca - o primeiro clique - para rodar livremente o cilindro.
  3. Passo 3 Certifique-se de que as câmaras estão livres.3Verificar se as câmaras estão livres. Rode o cilindro para se certificar de que cada câmara está livre de uma bala anterior. Verifique sempre a partir da parte de trás do cilindro e nunca olhando para baixo das câmaras com a extremidade do cano virada para si.
    • A maioria dos revólveres tem um ejetor conveniente para esvaziar as câmaras. O ejetor é o pino que se encontra na parte central frontal do cilindro. Pode empurrar o pino do ejetor para baixo para ejetar cartuchos usados ou para descarregar munições vivas quando o revólver não está a ser utilizado.
  4. Passo 4 Carregar o revólver.4Carregar o revólver. A maioria dos revólveres tem cinco ou seis câmaras no cilindro. Coloque uma bala em cada câmara do cilindro.
    • No caso de um revólver com uma porta de carregamento, esta só dá acesso a uma câmara de cada vez, pelo que terá de rodar o cilindro manualmente antes de poder inserir cada bala. Para este tipo de revólver de ação simples, considera-se que o método mais seguro é carregar todas as câmaras exceto uma e baixar o martelo na câmara descarregada até estar pronto para disparar.
  5. Passo 5 Fechar o cilindro.5Fechar o cilindro. Está agora pronto para fechar o cilindro. No caso de um cilindro que se move para fora, basta empurrá-lo para cima e para a direita até que ele se encaixe no lugar. No caso de um revólver de ação simples, você deve girar o cilindro até que a câmara vazia fique virada para o topo do cilindro, fechar a porta de carregamento, segurar o martelo semicerrado com o polegar enquanto libera a tensão puxando o gatilho e abaixar lentamente o martelo sobre a câmara vazia.
    • Se for novo no uso de revólveres de ação simples, talvez seja melhor pedir a um especialista do seu estande de tiro local que lhe mostre o processo.

Pegar no revólver

  1. Passo 1 Fique de pé com os pés afastados à largura dos ombros.1Fique de pé com os pés afastados à largura dos ombros. Sentirá a maior parte do recuo do revólver nas suas mãos e braços. Isso não o vai desequilibrar de forma alguma. No entanto, será mais fácil fazer pontaria com os pés bem assentes numa base relativamente larga, à largura dos ombros.
  2. Passo 2 Envolva a sua mão dominante à volta do cabo.2Envolva a sua mão dominante à volta do cabo. A mão dominante deve ser colocada primeiro à volta da pega do revólver. Também deve manter a mão relativamente alta na pega para que o polegar possa passar para o lado oposto.
    • Quanto mais baixa a sua mão estiver em volta do cabo do revólver, mais o recuo empurrará a arma para cima em vez de para trás, o que levará mais tempo para mirar novamente.
    • Não coloque ainda o dedo no gatilho. Mantenha o dedo indicador na parte exterior do guarda-mato até estar pronto para disparar.
  3. Passo 3 Utilize a sua mão não dominante como apoio à volta da sua mão dominante.3Utilize a sua mão não dominante como apoio à volta da sua mão dominante. Algumas pessoas querem colocar a mão não dominante à volta da parte inferior do punho, mas isso não ajuda no recuo. Em vez disso, coloque a sua mão não dominante também à volta do punho para ajudar a apoiar a sua mão dominante.
    • Com esta pega, o polegar da sua mão não dominante ficará em cima do polegar da sua mão dominante.
  4. Passo 4 Endireitar os cotovelos.4Estique os cotovelos. Nesta altura, está pronto para levantar a arma, por isso certifique-se de que a levanta de forma a ficar virada para o alvo e não para outro sítio. Não trave os cotovelos, mas endireite-os e estenda-os para trazer o revólver para a sua frente. A posição ideal é trazer o revólver até ao nível dos olhos e com uma linha reta até ao seu olho dominante. Isto permite-lhe fazer pontaria confortavelmente sem ter de virar a cabeça ou o pescoço.

Apontar e disparar o revólver

  1. Passo 1 Armar o revólver.1Bloquear o revólver. Este passo só se aplica a revólveres de ação simples, em que é necessário puxar manualmente o martelo para trás para engatilhar a arma antes de poder disparar. Com as mãos ainda na empunhadura, use o polegar para puxar o martelo para trás até o segundo clique. O primeiro clique é apenas o estágio de meia-boca usado para carregar o revólver.
    • Certifique-se de que o revólver já está apontado para baixo, para o seu alvo, antes mesmo de tocar no martelo. Não quer que uma descarga acidental vá em qualquer direção que não seja para baixo da carreira de tiro.
  2. Passo 2 Faça pontaria.2Apontar. Existem normalmente duas miras numa arma de fogo. Uma mira frontal e uma mira traseira. A mira frontal é uma pequena 'lâmina' fixa e a mira traseira parece um vale ou um entalhe. Para apontar o revólver, coloque a lâmina da frente no alvo e, em seguida, coloque a lâmina da frente entre o 'vale' da mira traseira. A mira frontal, por si só, garante que não acerta à esquerda ou à direita do alvo e, ao certificar-se de que a mira traseira também está alinhada, garante que não acerta acima ou abaixo do alvo.
    • Depois de alinhar o alvo, pode sentir-se tentado a voltar a concentrar-se no alvo e a afastar-se da mira, mas mesmo pequenos movimentos terão um efeito na sua pontaria. Mantenha a sua atenção na mira frontal, mesmo que isso signifique que o alvo para além dela esteja um pouco desfocado.
  3. Passo 3 Coloque suavemente o dedo no gatilho.3Coloque o dedo suavemente no gatilho. Com a pega correcta e o revólver apontado para baixo, na direção do alvo, pode agora colocar o seu dedo indicador dominante dentro do guarda-mato. Toque o gatilho, mas não exerça pressão sobre ele.
    • Deve usar a almofada do seu dedo indicador e não a dobra da primeira articulação.
  4. Passo 4 Tenha atenção à sua respiração.4Tenha atenção à sua respiração. Apontar qualquer arma pode ser um processo lento e preciso, especialmente para os principiantes na pontaria. Um dos maiores erros que as pessoas cometem é tentar suster a respiração enquanto fazem pontaria e disparam. Continue a respirar e mantenha-se atento à sua respiração. O ideal é premir o gatilho na pausa natural entre o fim da expiração e o início da inspiração seguinte.
  5. Passo 5 Aperte suavemente o gatilho.5Aperte o gatilho suavemente. Não deve premir o dedo no gatilho, porque isso irá certamente estragar a sua pontaria de precisão. Em vez disso, aperte suavemente o gatilho com a almofada do seu dedo indicador, mantendo o resto do seu punho firme e concentrado na mira.
    • Não entre em pânico com o recuo do revólver enquanto o aperta. O seu aperto sólido e firme no cabo da arma e a força do seu braço amortecerão a maior parte do recuo. Se ficar tenso quando sabe que a arma está prestes a disparar, é uma forma segura de estragar a pontaria quando o revólver dispara.
  6. Passo 6 Use os pulsos e os antebraços bloqueados para absorver o recuo.6Utilize os pulsos e os antebraços bloqueados para absorver o recuo. Com a pega correcta do revólver, o recuo empurra-o ligeiramente mais para trás do que para cima. Mantenha os pulsos travados e os antebraços tensos, como na posição de tiro, e você absorverá naturalmente a maior parte do recuo. No entanto, ainda será necessário fazer pontaria novamente antes de disparar outra bala.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaTenho de engatilhar uma arma de ação única de cada vez para disparar cada tiro? 'Ação simples' significa que se engatilha a arma antes de disparar, por isso sim.
  • PerguntaSe colocar balas, posso disparar sem o engatilhar? Depende do facto de o revólver ser de ação simples ou de ação dupla. Se for um revólver de duplo efeito, pode disparar livremente sem armar o martelo, uma vez que este se armará manualmente ao premir o gatilho.
  • PerguntaQual é a distância recomendada para tiro ao alvo? Não existe uma distância 'recomendada', mas a maioria das pessoas dispara a 3, 5 e 15 jardas (não metros). 15 jardas seriam 45 pés. Se estiver a praticar para autodefesa, sugiro que vá a uma carreira de tiro que tenha recuperadores de alvos, que lhe permitem posicionar o alvo em qualquer lugar ao longo da pista e praticar à distância que lhe parecer mais confortável. A partir daí, pode ir aumentando gradualmente a distância.

Dicas

  • Consulte o pessoal do seu estande de tiro local se precisar de treinamento adicional em qualquer aspeto do seu revólver.
  • Limpe regularmente o seu revólver específico com base nas recomendações do fabricante.

Avisos

  • Use sempre proteção para os olhos e para os ouvidos quando disparar.
  • Não coloque o dedo no gatilho até ter feito pontaria e estar pronto para disparar.
  • Nunca olhe para o cano de uma arma, mesmo quando achar que ela está descarregada.
  • Deve possuir um cofre de armas ou outra forma de dispositivo de bloqueio para todas as armas de fogo pessoais.
  • Nunca aponte uma arma de fogo para algo que não tencione disparar.
  • Mantenha o revólver descarregado até estar pronto para disparar.