Como atirar em um arco recurvo

Autor do artigo:Gabriel Silva

O arco e flecha se tornou um esporte popular recentemente. A popularidade do arco recurvo se deve, em parte, ao fato de ser a arma escolhida por Katniss Everdeen, a protagonista de The Hunger Games. Escolhendo o arco e as flechas certos para seu corpo e objetivo, juntamente com a prática e o treinamento, você será capaz de atingir alvos com precisão e consistência.

Etapas

Seleção de um arco

  1. Etapa 1 Decida a finalidade de seu arco.
    Decida a finalidade de seu arco. Os arcos recurvos são usados para uma de duas finalidades: para tiro com arco ou para caça. Esses arcos são essencialmente os mesmos, com uma diferença fundamental: o peso de tração. Essa é a quantidade de força que você precisará para puxar o arco. Decida se você usará seu arco principalmente para tiro ao alvo ou para caça.
    • Seu arco precisará de um peso de tração maior para a caça.
  2. Etapa 2 Escolha um peso de...
    Escolha um peso de tração adequado. O peso de tração em um arco está relacionado à força que você precisa puxar para puxar a corda do arco. Para selecionar seu peso de tração ideal, um adulto iniciante deve começar com um peso de tração entre 18 e 24 libras. As crianças devem começar com um peso ainda menor.
    • A escolha de um peso de saque baixo resultará em menos velocidade e potência em seu tiro, mas permitirá que você adquira a forma e a técnica adequadas.
    • Se você for um iniciante, atire com um arco mais leve em relação ao peso de saque. Não escolha um arco que seja muito difícil de puxar para trás. Se ele parecer muito fácil, aumente o peso.
    • As pessoas mais jovens também devem escolher um peso de tração menor.
  3. Etapa 3 Opte por um comprimento de arco que, quando colocado no chão, fique com a extremidade do braço superior entre o nariz e a testa.
    Opte por um comprimento de arco que, quando colocado no chão, fique com a extremidade do ramo superior entre seu nariz e sua testa. Os arcos têm comprimentos diferentes. O adolescente e o adulto médio devem usar um arco de 66 ou 68 polegadas.
  4. Etapa 4: Decida se você quer um arco de derrubar.
    Decida se você quer um arco de abaixar. Um arco de desmontagem é aquele que se desmonta para facilitar o transporte. As duas varas do arco podem ser separadas do resto do arco. Isso também facilita a manutenção do arco.
    • Um arco desmontável também torna o peso da corda flexível. Não é necessário comprar um arco totalmente novo se você decidir aumentar o peso da corda; em vez disso, você só precisa comprar novas varas para o arco.
  5. Etapa 5 Experimente alguns arcos diferentes.
    Experimente alguns arcos diferentes. É uma boa ideia ver se você consegue segurar e atirar bem em um arco antes de decidir comprá-lo. Experimente algumas opções diferentes em uma loja de arco e flecha local. Esse local provavelmente terá várias amostras de marcas e estilos.
  6. Etapa 6 Peça a um especialista para ajustar seu arco.
    Peça a um especialista para ajustar seu arco. Se for comprar um arco, consulte um especialista na loja de artigos esportivos para ajustá-lo a um arco que leve em consideração a altura, a força de tração e a mão.

Escolha de flechas para seu arco

  1. Etapa 1 Meça seu comprimento de empuxo.
    Meça seu comprimento de tração. Seu comprimento de puxada é o comprimento que seu braço pode puxar a corda do arco para trás a fim de atirar a flecha. Estenda os braços para cada lado do corpo e mantenha-os paralelos ao chão. Peça a alguém que meça o número exato de polegadas da ponta do dedo médio de um braço até a ponta do dedo médio do outro braço. Divida esse número por 2,5. Isso lhe dá o comprimento aproximado da flecha, que deve ser verificado por um profissional antes de comprar qualquer coisa.
    • O comprimento de sua flecha será de 1 a 2 polegadas a mais do que o comprimento do cabo.
  2. Etapa 2 Escolha a flecha
    Escolha o material e o peso da flecha. A maioria das flechas é feita de alumínio, madeira ou carbono, o que as mantém relativamente leves. As flechas de fibra de vidro são uma opção para arcos juvenis e pesca com arco. O peso da flecha pode variar na haste. Quanto mais pesada for a haste da flecha, mais fundo ela afundará em um alvo. Se estiver usando uma flecha para praticar tiro ao alvo, não é necessário que a flecha afunde muito. Entretanto, se estiver usando-a para caçar, precisará que a flecha penetre na pele e no osso.
    • As flechas de carbono podem explodir, portanto, se a flecha atingir algo duro, flexione-a para ouvir o som de rachaduras. Se ouvir esses sons, não atire a flecha. Muitas pessoas já tiveram flechas atravessadas em suas mãos por causa disso.
    • As flechas de alumínio e madeira se dobrarão se atingirem algo duro, embora possam ser endireitadas.
  3. Considere a possibilidade de adquirir palhetas ou fletchings. As palhetas são lemes de plástico que direcionam a flecha. Você pode dispará-las usando um descanso de biscoito de bigode ou de pele. Fletchings são penas. Elas são usadas ao atirar da prateleira para evitar a deflexão da flecha.
    • Se estiver atirando ao ar livre, opte por palhetas, pois elas são à prova de chuva.
  4. Etapa 4 Certifique-se de que as flechas de caça para animais de grande porte (veados, alces, etc.) sejam adequadas para o uso em ambientes externos.
    Certifique-se de que as flechas de caça para animais de grande porte (veados, alces, etc.) tenham pontas largas. Se estiver planejando adquirir flechas para caça, certifique-se de que elas tenham cabeças adequadas feitas de materiais resistentes e com bom poder de perfuração.
    • Para caça pequena, use pontas de judô, de campo ou sem corte. As pontas largas rasgarão sua caça e a arruinarão.

Coleta de outros equipamentos

  1. Etapa 1 Obter um alvo.
    Obtenha um alvo. Atirar com um arco recurvo não é tão simples quanto pegar o arco e algumas flechas. Se você planeja praticar em algum lugar como seu quintal, em vez de um campo de tiro, precisará comprar um alvo adequado que não estrague suas flechas. Os alvos estão disponíveis on-line ou em lojas de artigos esportivos.
    • Como alternativa, faça seu próprio alvo com dois fardos de feno firmes. Envolva-os em um pano de sombra para apertá-los.
  2. Etapa 2 Compre um protetor de braço.
    Compre um protetor de braço. Um protetor de braço é colocado no antebraço do braço que está segurando o arco. Sua finalidade é proteger seu braço se a corda o atingir. Eles podem ser comprados em lojas de artigos esportivos, lojas de artigos para atividades ao ar livre e on-line.
  3. Etapa 3: Compre uma dedeira.
    Compre uma tarraxa. A dedeira é uma tira de couro que protege seus dedos da tensão da corda quando você a puxa para trás. A dedeira é colocada nos dedos que puxarão a corda do arco para trás, com o dedo indicador acima da flecha e o médio e o quarto abaixo. Você também pode tocar o polegar e o mindinho atrás da corda para mantê-los fora do caminho.
    • Você também pode escolher uma luva para a mesma finalidade, embora elas sejam mais caras e não sejam usadas por arqueiros olímpicos, pois podem fazer contato extra com a corda, prejudicando a precisão.
  4. Compre um encordoador de arco.Coloque a corda em um arco com isso. Ela dobrará os membros do arco se você encordoar sem ela. Elas são uma necessidade quando se participa do tiro com arco.
  5. Etapa 5: Considere os equipamentos de treinamento opcionais.
    Considere o equipamento de treinamento opcional. Dependendo do arco que você alugar/comprar, ele poderá ou não vir com peças adicionais úteis para iniciantes, como uma mira e um clicker. O clicker deve ser evitado para um iniciante, pois a técnica adequada é melhor obtida sem ele.

Encontrando a postura correta

  1. Etapa 1 Fique perpendicular ao alvo.
    Fique perpendicular ao alvo. Se for destro, fique com o quadril esquerdo apontando para o alvo (vice-versa, se for canhoto). Mantenha seu corpo na vertical. Não se incline para um lado ou para o outro. Em vez disso, imagine que seu corpo está alinhado com uma linha vertical central para se manter reto.
  2. Etapa 2: Posicione-se na linha de tiro.
    Passar por cima da linha de tiro. A linha de tiro é uma linha que marca uma distância específica do alvo. Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros, centralizando-se sobre a linha de tiro.
    • Manter os pés firmemente plantados na largura dos ombros também maximiza sua estabilidade ao atirar.
  3. Etapa 3 Vire a cabeça em direção ao alvo.
    Vire a cabeça em direção ao alvo. Olhe diretamente para o alvo, virando a cabeça em sua direção. Certifique-se de não virar o resto do corpo, que deve permanecer perpendicular ao alvo. Mantenha o peito para dentro e os ombros para baixo, certificando-se de não curvar os ombros.
  4. Etapa 4 Segure o arco com uma empunhadura firme e confortável.
    Segure o arco com uma empunhadura firme, porém confortável. Se você for destro, segure o arco com a mão esquerda na empunhadura. A maioria dos arcos recurvos tem alças, portanto, você saberá onde segurar o arco. Observe que sua linha de vida deve estar perpendicular ao chão quando você segurar o arco.
    • Os nós dos dedos de sua mão devem estar em um ângulo de aproximadamente 45 graus.
    • Não segure o arco com uma empunhadura mortal. Isso causará imprecisão em seu tiro. Mantenha-se relaxado para que cada movimento seja suave.

Como puxar e atirar com o arco

  1. Etapa 1 Coloque uma flecha em seu arco.
    Coloque uma flecha em seu arco. Você precisa carregar a flecha encaixando o entalhe na extremidade da flecha na corda do arco. Faça isso antes de levantar o arco e sem realmente puxar a corda. Isso é chamado de 'encaixe' da flecha.
  2. Etapa 2 Levante o arco até a altura dos ombros.
    Levante o arco até a altura dos ombros. Ao levantar, certifique-se de que o braço que está segurando o arco esteja reto e travado no cotovelo. Se seu cotovelo estiver dobrado, será muito mais difícil puxar o arco.
    • Coloque a palheta de cor diferente entre o riser e o braço que está segurando o arco. Se o nock não estiver posicionado de forma que você possa fazer isso, as flechas não foram feitas para recurvo. Você ainda pode atirar, mas sua precisão pode ser um pouco prejudicada.
    • Além disso, manter o cotovelo do braço do arco reto ajuda a manter o braço longe da corda do arco ao soltar.
  3. Etapa 3 Puxe a corda do arco para trás.
    Puxe a corda do arco para trás. Você deve puxar para trás o suficiente para que sua mão fique logo abaixo da mandíbula. A corda do arco deve tocar seu rosto no canto da boca. Isso é chamado de ponto de ancoragem. Ao puxar para trás, verifique novamente se não está torcendo o tronco para ficar de frente para o alvo.
    • Não tenha medo da corda e toque-a em seu rosto. A menos que você a enrole atrás da orelha, ela não o machucará de forma alguma.
    • Tente praticar deixando que os músculos mais fortes das costas façam a maior parte do trabalho ao puxar o arco, em vez dos músculos do braço. Peça a uma pessoa que empurre seu cotovelo para frente enquanto você tenta resistir para experimentar isso.
    • Não se acovarde colocando o cotovelo abaixo da flecha. Mantenha-o para cima e alinhado com a flecha.
  4. Etapa 4 Faça a mira.
    Faça a mira. Você deve mirar com seu olho dominante e manter o outro olho fechado. Seu olho dominante é muito mais confiável para mirar no alvo.
    • Se o arco tiver uma mira, use os entalhes da mira para ajudá-lo a alinhar o alvo. Verifique também sua mira com os olhos, para não ficar com visão de túnel.
  5. Etapa 5 Relaxe os dedos para soltar a corda.
    Relaxe os dedos para soltar a corda. Não puxe a corda para trás, ou a flecha não voará em linha reta. Mantenha a liberação o mais suave e delicada possível, pensando na ação mais como relaxar os dedos da corda em vez de soltá-la.
    • Não mova a mão ou o braço enquanto estiver atirando. 'Ajudar' a flecha não ajuda em nada.
  6. Etapa 6 Mantenha-se em posição até que a flecha atinja o alvo.
    Fique em posição até que a flecha atinja o alvo. Depois de soltar a corda, a flecha ainda precisa acelerar para fora do arco, e qualquer movimento durante essa fração de segundo pode interromper a trajetória de voo pretendida da flecha. Treine-se para não se sacudir ou vacilar, mantendo sua posição até ouvir a flecha atingir o alvo.

Vídeo

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Disseram-me para nunca mirar diretamente no alvo porque a linha de visão versus a linha de voo é diferente. Por quê?
    Se você fechar um olho ao mirar (como muitas pessoas fazem), precisará mirar um pouco para o lado em que o olho aberto estiver. Além disso, a flecha cairá um pouco, especialmente a longa distância. Mudar sua mira corretamente é uma questão de experiência.
  • Pergunta
    Devo olhar para a ponta da flecha para atirar uma flecha de um arco sem mira?
    Há várias escolas de pensamento sobre esse assunto. Você pode ser tão elaborado quanto calcular a distância em que a ponta precisa estar para atingir um determinado ponto e sempre se alinhar a isso. Você também pode atirar 'instintivamente' e olhar apenas para o alvo, deixando seu corpo se mover para a posição correta. Eu costumo atirar de forma intermediária. Eu me concentro no alvo e uso a ponta como uma 'verificação dupla' para me situar no local. Em geral, sugiro a experimentação; tudo depende do que funciona melhor para você.
  • Pergunta
    Como faço para puxar minhas flechas adequadamente depois de dispará-las?
    Primeiro, NÃO segure a flecha pelo fletching (também chamado de palhetas ou penas). O ideal é segurar a flecha bem na frente do fletching. Puxe a flecha diretamente para fora do alvo. NÃO puxe em um ângulo, pois você corre o risco de estragá-la dobrando-a (se for de alumínio) ou quebrando-a (se for de madeira, carbono ou fibra de vidro). Se a flecha penetrar profundamente no alvo, de modo que o fletching fique coberto, ela deverá ser puxada pela parte de trás do alvo, caso contrário poderá destruir o fletching. As flechas de cabeça larga não são adequadas para a prática de tiro ao alvo, pois precisarão ser extraídas da parte de trás do alvo todas as vezes.

Dicas

  • A mão que segura a corda não deve estar enrolada. Você deve puxar a corda usando as pontas dos dedos. Segurar a corda dificulta o disparo.
  • Encontre um ponto de ancoragem que não se mova (osso). A maçã do rosto, o queixo e o entalhe do maxilar inferior funcionam bem. Escolha um deles com base na distância que você deseja recuar e mantenha a consistência com seus pontos de ancoragem.
  • Antes de atirar, você pode adicionar um descanso de flecha/almofada de pelepontos de encaixe, acessórios adicionais (como uma mira) e afinar o arco.

Avisos

  • Tenha muito cuidado, especialmente se você nunca atirou com um arco antes.
  • Informe as pessoas ao seu redor quando estiver atirando e certifique-se de que ninguém esteja andando ao redor ou atrás do seu alvo. Avise a todos que está atirando e abaixe imediatamente o arco se houver perigo.