Como fazer um arremesso com salto

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quer seja um jogador profissional da NBA ou um amador, não há nada como o 'swish' suave e sedoso de um lançamento em suspensão que só acerta na rede. O ato de lançar um lançamento em suspensão é uma forma de arte quando executado por mestres como Wilt Chamberlain, Michael Jordan, Larry Bird, Hakeem Olajuwon e muitos outros. Como todos os fundamentos do basquetebol, melhorar o seu arremesso de jump é uma questão de começar com os fundamentos básicos e construir técnicas avançadas com muita prática.

Passos

Arremessando um 'J' básico

  1. Passo 1 Primeiro, escolha um...
    Primeiro, escolha um local de remate confortável (muitos acham mais fácil rematar da linha de lance livre, dos cotovelos da chave em ambos os lados, ou perto do cesto). Vire o seu corpo para o cesto e coloque os pés no chão. Os pés devem estar virados para a mão oposta cerca de 10-45 graus, de modo a alinhar a anca, o ombro e o cotovelo com o cesto.
    • Se está a começar a aprender a fazer lançamentos em suspensão, comece por praticar sozinho - por outras palavras, não peça a um amigo para o 'cobrir' até ter feito alguns lançamentos sozinho ou será difícil fazer progressos.
  2. Passo 2 Adquira uma postura de tiro forte.
    Adote uma postura de tiro forte. Acredite ou não, a forma como posiciona os pés e a parte inferior do corpo pode ter um grande impacto na precisão do seu lançamento, mesmo que não os utilize diretamente para lançar a bola. Flexione ligeiramente os joelhos para obter a flexibilidade de que necessita para potenciar o seu salto.
    • O posicionamento dos pés à largura dos ombros ou mais estreito é importante para a sua velocidade de disparo e equilíbrio. Mantenha os pés mais próximos uns dos outros e ficará bem. Mantenha-os demasiado afastados e não conseguirá dar ao seu salto força suficiente ou reagir rapidamente às mudanças no campo.
    • Mantenha as pernas equilibradas e estáveis sempre que efetuar um lançamento em suspensão.
  3. Passo 3 Colocar a bola em posição de remate.
    Coloque a bola em posição de remate. Mergulhe a bola na cintura ou na coxa do lado do remate. Afaste os dedos e segure a bola com as pontas dos dedos para ter o máximo controlo possível da bola. Posicione a sua mão de remate (a mesma com que escreve) atrás da bola, de modo a que as costas dessa mão fiquem viradas diretamente para o cesto. Posicione a mão que não arremessa ao lado da bola, de modo que o polegar desta mão aponte para a sua testa.
    • A mão que não remata é tão importante para o seu lançamento como a mão que remata, por isso não a negligencie. Embora não dê qualquer potência à tacada, é em grande parte responsável pelo controlo e equilíbrio da tacada. Para ver a importância da mão que não dispara, depois de apanhar o jeito do seu lançamento em suspensão, tente disparar com uma mão!
  4. Passo 4 Flexionar os joelhos, depois saltar!
    Flexione os joelhos e depois salte! Faça força com as ancas e as pernas para se lançar no ar.
    • Para uma maior precisão, ao fletir, mantenha o antebraço (cúbito) alinhado verticalmente, de modo a que o movimento articulado esteja sempre em linha com o cesto. Pense no tiro como um movimento articulado suave com o cotovelo como dobradiça. Idealmente, o antebraço deve estar alinhado e a apontar para o cesto. Se o seu cotovelo se desalinhar enquanto atira, irá mudar a direção da bola, por isso, adquira o hábito de o manter alinhado. Para o fazer, vire os pés na direção da mão oposta.
  5. Passo 5 Lançar a bola.
    Lançar a bola. Ao saltar, traga a bola (que ainda deve estar a segurar com a colocação correcta da mão) para a frente do seu corpo. Comece a lançar a bola para cima e em direção ao cesto num arco apenas com o braço de lançamento. Endireite o cotovelo do braço de remate enquanto remata, mas mantenha-o alinhado com o corpo. A mão que não dispara só deve ser utilizada para manter a bola sob controlo e, por isso, deve ficar do lado da bola onde não afecte a trajetória do lançamento.
    • Muitos treinadores recomendam que se olhe para uma determinada parte do cesto quando se efectua o lançamento. Alguns treinadores recomendam que se olhe para a parte de trás do cesto (especialmente para os jogadores que têm tendência para atirar por baixo), outros recomendam que se olhe para a parte da frente do cesto (especialmente para os jogadores que têm tendência para atirar por cima) e outros treinadores recomendam mesmo que se visualize o local onde a bola terá de ir para fazer um 'swish'. A última opção requer mais concentração, mas alguns indivíduos afirmam que obtém os melhores resultados.
  6. Passo 6 Libertar e continuar.
    Soltar e seguir. No topo do seu salto, liberte a bola rodando o pulso para baixo. A bola deve rolar para fora da sua mão de remate, tocando no seu dedo indicador por último. Nesta altura, a sua mão de remate e o seu braço devem parecer que está a apertar o dedo indicador e o polegar juntos, com os outros dedos mais acima. Depois de largar a bola, deixe o braço de remate descer naturalmente, certificando-se de que rodou as ancas na direção da mão oposta, aterrando com os pés apontados entre 20 e 90 graus na direção da mão oposta.
    • Tente adquirir o hábito de lançar a bola no topo do seu salto. Embora seja possível fazer lançamentos mais cedo ou mais tarde, isso tende a tornar os lançamentos irregulares e imprecisos. Além disso, lançar a bola no topo do seu salto dá-lhe uma posição de tiro vantajosa - é mais difícil para os defensores bloqueá-lo quando você está alto no ar.

Aumentar a sua versatilidade

  1. Passo 1 Comece a lançar à volta do cesto.
    Começa a lançar à volta do cesto. Num jogo de basquetebol real, é óbvio que não vai conseguir fazer lançamentos fáceis e directos da linha de lance livre ou das alas a toda a hora - a função da defesa é impedir isso. Para começar a aumentar a sua versatilidade como atirador, comece a atirar de todos os lados do campo. Em breve descobrirá que algumas posições de remate são muito mais fáceis do que outras, mas só será um rematador eficaz se conseguir começar a rematar de todos os lados do cesto, por isso pratique estes remates complicados!
    • De um modo geral, deve ser capaz de fazer lançamentos de qualquer ponto dentro da linha de três pontos e, idealmente, um pouco para além dela. Quase nunca se espera que atires de mais do que alguns metros atrás da linha de três pontos durante um jogo, por isso não tens de te preocupar tanto em fazer estes lançamentos longos. Para fazer lançamentos mais longos, salte mais para a frente e vire-se mais. Isto dar-lhe-á mais potência.
    • Existem muitos lançamentos de salto diferentes. Tente compreender o seu próprio estilo de jogo para poder praticar os lançamentos que mais provavelmente irá fazer no jogo.
  2. Passo 2 Utilize a tabela para os lançamentos em ângulo.
    Use a tabela para arremessos em ângulo. Na maioria das vezes, a defesa tentará negar-te um caminho direto e fácil para o cesto. Por esta razão, normalmente não se atira ao cesto de frente, mas sim de um ângulo. A partir de posições inclinadas, é mais difícil conseguir um 'swish' do que quando se atira de frente, por isso a maioria dos jogadores tenta fazer ricochete com os seus lançamentos na tabela. Isto abranda a bola e inclina-a para o cesto, aumentando a probabilidade de um lançamento em ângulo entrar.
    • Acredite ou não, foi efectuada investigação científica sobre este aspeto do lançamento em suspensão. Os resultados indicam que os melhores lançamentos angulares tendem a atingir a tabela num ponto na secção superior central do quadrado atrás do cesto. À medida que o ângulo do lançamento se torna mais pronunciado (ou seja, à medida que um jogador atira de um lado para o outro), o ponto 'ideal' da tabela desloca-se para cima e para longe deste ponto central numa direção diagonal (por outras palavras, alguém que atire do lado direito do cesto deve tentar acertar na tabela acima e à direita da parte superior central do quadrado).
  3. Passo 3 Apontar para o aro nos lançamentos frontais.
    Aponte para o cesto nos lançamentos de frente. Quando tiver a oportunidade de fazer um lançamento diretamente em frente ao cesto, os estudos mostram que os benefícios da utilização da tabela são menos pronunciados. Nestes casos, é melhor tentar fazer um 'swish' (um lançamento que atravessa o cesto sem tocar no aro ou na tabela). Estes podem ser difíceis de fazer no início, mas podem tornar-se quase intuitivos com a prática frequente.
    • Um lançamento de cabeça que deve praticar bastante é o que faz da linha de lance livre. Os lançamentos de lance livre são dos únicos que pode fazer sem estar protegido por um defensor, por isso é importante praticar até conseguir fazer a maioria deles. Em média, os jogadores da NBA tendem a fazer cerca de três quartos dos seus lançamentos livres; para os jogadores do liceu, esta estatística aproxima-se de metade.
  4. Passo 4 Dê aos seus lançamentos um arco saudável.
    Dê aos seus lançamentos em suspensão um arco saudável. Quando a bola se aproxima do cesto, o ângulo a que se desloca pode ter um grande efeito na probabilidade de entrar. Os lançamentos em ângulo acentuado (aqueles com arcos altos) têm, em teoria, mais probabilidades de marcar pontos. No entanto, na realidade, é normalmente muito difícil para os jogadores controlarem os lançamentos com arcos altos. Assim, os jogadores que procuram aperfeiçoar o seu lançamento em suspensão devem tentar obter o lançamento perfeitamente equilibrado - um lançamento com um arco médio-alto que seja fácil de controlar.
    • Foi efectuada alguma investigação básica sobre a eficácia de vários arcos de remate. Com base nesta investigação, o arco mínimo para que um remate seja capaz de fazer um remate 'swish' é de cerca de 32o - Com um cesto de tamanho regulamentar e uma bola masculina, fazer um 'swish' com este arco requer basicamente um lançamento perfeito. Por outro lado, os lançamentos com arcos elevados (como, por exemplo, 55o) são muito difíceis de controlar - mesmo um pequeno erro pode fazer com que a bola saia do campo. A partir desta investigação, um meio-termo feliz de cerca de 45o parece ser preferível para a maioria dos atiradores.
  5. Passo 5 Pratique o seu lançamento de três pontos.
    Pratique o seu lançamento de três pontos. Um bom lançamento de três pontos é um grande trunfo para a equipa - se for capaz de fazer lançamentos consistentes de trás da linha, a defesa não terá outra opção senão protegê-lo constantemente, impedindo que pelo menos um dos membros da equipa cubra o resto dos jogadores. Isto significa que deves passar muito tempo a aperfeiçoar o teu lançamento de três pontos. Os lançamentos de três pontos podem ser mais complicados - a força adicional necessária para levar a bola ao cesto torna o lançamento mais difícil de controlar - mas vale a pena o trabalho.
    • Não se esqueça de se movimentar pelo campo enquanto pratica o lançamento de três pontos. Alguns dos lançamentos mais difíceis de todos no basquetebol são os lançamentos de três pontos a partir do lado do cesto. Estes lançamentos obrigam-te a fazer um 'swish', uma vez que não consegues acertar na tabela a partir deste ângulo. Se conseguires dominar estes lançamentos, serás uma grande ameaça no campo.
  6. Passo 6 Praticar com um parceiro para exercer pressão sobre si.
    Pratique com um parceiro para exercer pressão sobre si. Por muito que pratique sozinho, não consegue reproduzir a experiência de um defesa a tentar bloquear o seu remate. Quando estiveres bastante confiante com os lançamentos básicos, tenta pedir a um amigo que te proteja enquanto te deslocas pelo campo e fazes os teus lançamentos. Lembre-se de que, num jogo a sério, a função da defesa é garantir que nunca consegue um lançamento fácil, por isso, quanto mais praticar contra jogadores reais, melhor.
    • Rematar à volta de um defesa obstinado pode ser um grande desafio - precisas de um bom drible e de manuseamento de bola para fazer com que o seu defensor se desvie o tempo suficiente para que possa rematar, por isso é melhor praticar estas capacidades separadamente.

Aprender técnicas avançadas

  1. Passo 1 Experimente um salto em altura.
    Experimente um salto em altura. O basquetebol pode ser um jogo rápido como um relâmpago. Durante um 'fast break', por exemplo, os jogadores ofensivos normalmente não têm tempo para parar de se movimentar, alinhar calmamente o seu lançamento e fazê-lo quando estiverem prontos - em vez disso, têm de se dirigir diretamente para o cesto e fazer um 'lay-up' ou fazer um lançamento em suspensão imediatamente. Quando um jogador passa diretamente da corrida para o lançamento em suspensão num movimento fluido sem qualquer pausa, chama-se a isto um 'pull-up jumper'. Uma vez dominada, esta habilidade é valiosa, pois permite-lhe fazer lançamentos de praticamente qualquer lugar à volta do cesto sem dar tempo à defesa para reagir.
    • Para fazer um salto em suspensão, comece por driblar a uma velocidade rápida ou corra pelo meio do campo. Quando se aproximar da linha de lance livre, desloque-se alguns metros para o lado. Faça uma paragem equilibrada, ao ritmo dos seus passos, enquanto coloca a bola nas duas mãos. Sem hesitar, baixe-se imediatamente, salte e atire. Pratique até conseguir fazer este movimento rapidamente sem parar em nenhum momento.
  2. Passo 2 Experimente um lançamento em suspensão.
    Experimente um lançamento em suspensão. O que faz quando recebe a bola através de um passe e um defesa está imediatamente atrás de si, bloqueando o seu caminho para o cesto? Uma maneira de sair dessa situação é usar uma técnica chamada de arremesso de retorno. Num remate de rotação, o jogador com a bola finge que vai para um lado, depois roda na direção oposta e remata assim que estiver de frente para o cesto. Na maioria das vezes, isto dá-lhe uma pequena janela durante a qual pode rematar sem que o defesa o bloqueie.
    • Para lançar um remate de rotação, comece de costas para o cesto e com um defesa a protegê-lo por trás. Recue em direção ao cesto enquanto dribla e mantenha-se baixo até estar a uma distância confortável para rematar. Dê um passo na direção da sua mão de lançamento enquanto baixa ligeiramente o pé que não está a disparar para trás. Gire rapidamente sobre o pé que não atira e efectue imediatamente o lançamento em suspensão.
  3. Passo 3 Experimente um lançamento em fadeaway.
    Tente um arremesso fadeaway. Muitos dos melhores jogadores de todos os tempos da NBA tinham arremessos de salto fadeaway magistrais. Como o nome sugere, os tiros de fadeaway são tiros de salto feitos quando um jogador salta e se inclina para trás. Esta técnica afasta a bola do defesa, dando ao atirador espaço extra para atirar e tornando o lançamento muito difícil de defender. No entanto, pode ser muito difícil fazer lançamentos de fadeaway, pelo que são frequentemente vistos como a marca de um jogador excelente (ou egoísta).
    • Para fazer um fadeaway, comece um lançamento de salto normal ou um lançamento de rotação como faria normalmente. Ao saltar, empurre-se para cima e para trás, colocando espaço entre si e o jogador atrás de si. Incline-se para trás com a coluna vertebral para obter mais espaço. Posicione-se no ar com o aro e segure a bola acima da cabeça. Quando atingir o ponto mais alto do seu salto, atire a bola com um movimento de encaixe do pulso.
    • Note que os fadeaways requerem muito mais força de pulso do que os lançamentos normais, porque grande parte da força das pernas que normalmente seria utilizada para o lançamento é gasta a impulsionar o lançador para trás.
  4. Passo 4 Tentar uma finta de bomba.
    Experimente uma finta de bomba. Uma parte importante de ter um grande lançamento em suspensão é saber quando não lançar. Ao intercalar cuidadosamente os seus lançamentos com uma finta ocasional, pode manter os defesas atentos. Mais importante, no entanto, é o facto de uma finta convincente poder abrir oportunidades de remate quando está a ser guardado por um defesa que não o deixa em paz.
    • Para fazer uma finta de bomba, baixe-se como faria normalmente antes de fazer um remate. Levanta a bola à tua frente e prepara-te para saltar. Comece a levantar-se, mas pare mesmo antes de saltar. Se o seu defensor cair na sua finta e saltar, contorne-o rapidamente ou cronometre o seu próprio salto de forma a disparar no momento em que ele atinge o solo para ter um lançamento livre.
    • É importante manter o contacto com o chão durante a finta. Dar mesmo um pequeno salto sem rematar constitui uma penalização 'para cima e para baixo' no basquetebol.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como é que se domina o lançamento em suspensão?
    A repetição é a tua melhor amiga. Deves tentar criar bons hábitos e obter estabilidade através das pernas, uma vez que grande parte do lançamento em suspensão passa por elas. Certifica-te de que estás estável e equilibrado nas pernas.
  • Questão
    Quais são as melhores práticas para melhorar os meus lançamentos?
    Cada pessoa tem aspectos diferentes em que se concentra, uma vez que existem diferentes tipos de lançamentos. Faça tudo o que puder para compreender o seu jogo e perceber o que traz à equipa. E depois tenta repetir isso nos treinos para o trazer para o jogo.
  • Questão
    Como posso alargar o meu raio de ação?
    Para isso, tens de ganhar mais potência. Alimente-se de forma saudável, faça exercício físico e pratique o lançamento mais longe todos os dias.

Vídeo

Dicas

  • À medida que evolui e melhora, não fique demasiado confiante e nunca force os seus lançamentos nos jogos. Mesmo os melhores atiradores do mundo acertam apenas cerca de 40% dos seus lançamentos de longa distância em jogos reais. Ou seja, 4 em 10. Escolhe bons remates abertos (não forçados) e, em caso de dúvida, passa.
  • Pratique remates de curta distância várias vezes até se sentir confiante e, em seguida, passe para os remates de 3 pontos.
  • Imagine a bola entrando no aro antes de soltá-la.

Avisos

  • Uma vez que você começa a trazer a bola para cima a partir de sua posição inicial pouco antes do lançamento, ela nunca volta para a sua cabeça (ou para trás). Você pode fazer alguns arremessos dessa forma, mas, no final das contas, isso limita o alcance e a regularidade com que você faz arremessos. A direção que procuramos é para cima e, no último momento, para a frente, enquanto se segue.
  • Não pense em mais nada para além de deixar a bola cair suavemente no cesto com um seguimento suave. Hesita-se quando se pensa demasiado. Isso desequilibra-o porque os seus braços e pernas deixam de trabalhar em conjunto e em sincronia. Remata como se fosses um verdadeiro jogador de basquetebol.
  • Segue a bola, mas nunca a forças - independentemente da tua altura, se sentires que estás apenas a atirar a bola ao aro ou à tabela, pára! Pára! Não estás a fazer bem e só te estás a magoar. 70% de um bom lançamento em suspensão é a memória muscular e a forma correcta. Não estragues a tua intencionalmente.
  • Se estiver a falar a sério, tire 400-500 fotografias por dia. Tente manter-se dentro de 2 a 2 horas e meia de tempo total, mas não se esgote inicialmente. Vá aumentando até se sentir confortável (caso contrário, estará a desperdiçar o seu tempo - os seus músculos não estão a 'aprender'; quando está exausto, está em modo de sobrevivência). Pode dividir os tiros em 2 sessões.

Material necessário

  • Bola de basquetebol
  • Rede de basquetebol