Como atirar com uma arma de mão

Autor do artigo:Gabriel Silva

Apesar do que Hollywood quer fazer crer, disparar uma arma de mão com precisão requer equilíbrio, técnica e prática. Mesmo que seja um atirador experiente de armas longas, disparar uma arma de mão com precisão requer um conjunto diferente de competências. Continue a ler para obter uma cartilha básica sobre segurança e precisão de armas de mão.

Coisas que deve saber

  • Proteja-se com tampões para os ouvidos e óculos de proteção. Lembre-se de estar sempre atento ao que o rodeia quando está a disparar uma arma.
  • Segure a arma com a sua mão dominante e estabilize-a com a sua mão livre.
  • Fique de frente para o seu alvo e mantenha-se de pé com os pés afastados à largura dos ombros. Dê um passo em frente com o seu pé não dominante para escalonar a sua posição.
  • Para fazer pontaria, alinhe a mira frontal com a mira traseira até o alvo ficar focado. Puxe o gatilho lentamente num movimento suave e controlado.
  • Saiba o calibre certo para sua arma

Passos

Aprendendo habilidades básicas com armas de fogo

  1. Passo 1 Aprenda a diferença entre um revólver e uma pistola semi-automática.
    Aprenda a diferença entre um revólver e uma pistola semi-automática. Estes são os dois tipos básicos de pistolas. As pistolas que se vêem num filme de cowboys são revólveres. Os cartuchos de um revólver são carregados num cilindro situado no meio da estrutura da arma. A capacidade de seis é a mais comum, mas algumas têm capacidade para cinco e são concebidas para se adaptarem a mãos mais pequenas. Uma pistola semi-automática tem um mecanismo deslizante na parte superior da arma e um carregador de munições pré-carregadas no punho. O funcionamento de cada tipo de pistola difere ligeiramente, pelo que é importante definir claramente os termos antes de manusear uma arma.
    • Os revólveres têm um cilindro giratório para guardar as munições. A munição é carregada no cilindro e, em seguida, o cilindro gira para dentro do revólver, que fica pronto para disparar. Depois de uma bala ser disparada, o cilindro roda e alinha o cartucho seguinte com o percutor. A maioria dos revólveres pode ser disparada num modo de dupla ação, que consiste em premir o gatilho e rodar o martelo até este cair e disparar o cartucho. Além disso, o martelo pode ser puxado de volta para a sua posição antes de o gatilho ser premido, o que resulta num puxão do gatilho muito mais leve e melhora a precisão. Para recuperar os cartuchos usados, o cilindro é rodado para fora, permitindo a remoção das munições vazias.
    • Uma pistola semi-automática introduz cada cartucho na câmara a partir do carregador. Em seguida, ejecta o cartucho vazio depois de ter sido disparado. A corrediça na parte superior da pistola é utilizada para fazer avançar o primeiro cartucho para a câmara e pode ser bloqueada na posição posterior com um botão ou um pino na parte lateral. O carregador amovível é retirado e carregado separadamente.
  2. Passo 2 Escolher a arma correcta...
    Escolha a arma de mão e as munições e as munições adequadas às suas necessidades. As armas de mão existem em muitas variedades com uma gama aparentemente interminável de opções de munições. Além disso, tenha em conta o seu corpo, o tamanho da mão e a finalidade da arma para encontrar uma que seja confortável para si.
    • Provavelmente, não precisa de uma .357 Magnum para experimentar o tiro ao alvo na carreira de tiro. Evite comprar uma arma de alto calibre demasiado grande se estiver interessado em começar e, em vez disso, compre uma arma fiável de pequeno calibre, como uma .22. Fale com comerciantes e outras pessoas com experiência em armas de fogo para obter recomendações.
  3. Passo 3 Proteja os seus ouvidos e olhos com equipamento de segurança adequado.
    Proteja os seus ouvidos e olhos com equipamento de segurança adequado. Os protectores auriculares e os tampões para os ouvidos protegem contra o ruído dos tiros. Os óculos de proteção protegerão os olhos dos projécteis, gases quentes e partículas de chumbo que são ejectados de uma arma semi-automática.
    • Use óculos de proteção mesmo que já use óculos. Os óculos de proteção foram concebidos para o proteger de uma forma que os óculos não o fazem.
  4. Passo 4 Manusear sempre uma...
    Manusear sempre uma arma de fogo em segurança. Quando manusear uma arma de fogo, mantenha-a sempre apontada para baixo. Não utilize uma carreira de tiro se não dispuser de um cenário adequado e de equipamento de segurança.
    • Tenha cuidado com todas as considerações de segurança enquanto estiver no campo de tiro. Não só é importante praticar uma boa segurança com a arma, como também deve estar consciente do que as pessoas à sua volta estão a fazer. Muitos principiantes têm dificuldade em puxar a corrediça de uma semi-automática apenas com o polegar e o indicador, especialmente se a arma tiver uma mola forte ou se as suas mãos estiverem suadas. Se você precisar usar a palma da mão (ou a mão inteira) para puxar o ferrolho para trás, vire o corpo de lado para a arma e mantenha-a apontada para baixo.

Segurar a arma

  1. Passo 1 Verificar SEMPRE primeiro se a arma está carregada.
    Verifique SEMPRE primeiro se a arma está carregada. Sempre que pegar numa arma de fogo, tem de verificar se está carregada. Mesmo quando a trouxeres da loja para casa, verifica se está carregada. Se a tirou do armário pela primeira vez em dez anos, verifique se está carregada. Se acabou de a descarregar, verifique se está carregada. E verifique sempre qualquer arma que lhe seja dada por alguém, em qualquer altura. Se não o fizer, pode provocar graves danos materiais, ferimentos em pessoas e a morte!
    • Com um revólver, soltar o cilindro e rodá-lo para o lado. Todas as câmaras devem estar vazias. Numa pistola semi-automática, retire o carregador da arma e puxe a corrediça para trás para olhar para dentro da câmara e certificar-se de que não há um cartucho na câmara de disparo. Se houver, a corrediça deve ejectá-lo.
    • Mantenha a corrediça na posição de trás enquanto pratica segurar a arma para ter a certeza de que está descarregada e para se habituar a manter o polegar fora do caminho da ação da corrediça.
  2. Passo 2 Pegue cuidadosamente na...
    Pegue cuidadosamente na sua armaA pistola deve ser manuseada com cuidado, mantendo o dedo fora do guarda-mato, esticado a direito e plano no lado do guarda-mato. Sempre que a manusear, certifique-se de que o cano está apontado para baixo, que deve estar afastado das pessoas. No exterior, manter sempre a arma apontada para baixo, nunca para cima. Uma bala disparada acidentalmente para cima cairá e poderá ferir alguém.
    • NUNCA aponte uma arma a ninguém, mesmo que esteja descarregada, e mesmo por brincadeira. Apontar uma arma a alguém é crime em alguns estados e é a coisa mais estúpida que se pode fazer. Haverá alturas em que acreditará que a arma está descarregada, quando na verdade está. Pratique segurar a arma no campo de tiro com a arma descarregada.
  3. Passo 3 Mantenha a sua arma na posição de prontidão de disparo.
    Segure a sua arma na posição de prontidão para disparo. Abrir a mão dominante (a mão com que se escreve) para expor a correia entre o indicador e o polegar. Pegando na pistola com a outra mão, introduza o punho (cabo) da pistola na membrana da sua mão dominante. Com o polegar num dos lados do punho, mantenha os dedos médio, anelar e mindinho enrolados firmemente à volta do outro lado, logo abaixo do guarda-mato.
    • Na realidade, está a agarrar a arma apenas com os dedos médio e anelar, o 'mindinho' está apoiado na arma mas não é utilizado para a agarrar; o polegar também não é utilizado para agarrar a arma. A pega deve ser firme mas não apertada. Se a agarrar com tanta força que a arma treme, não conseguirá controlá-la com precisão.
  4. Etapa 4: Firmeza da arma com a outra mão.
    Segure a arma com a sua outra mão. A sua mão não dominante deve ser mantida por baixo da pistola, dando apoio ao peso da arma. Coloque o dedo indicador na parte inferior do guarda-mato ou à frente do mesmo, onde for mais confortável.
  5. Passo 5 Certifique-se de que todos os dedos estão afastados da corrediça ou do martelo.
    Certifique-se de que todos os dedos estão afastados da corrediça ou do martelo. Algumas pistolas semi-automáticas mais antigas têm o hábito de 'morder' a rede entre o indicador e o polegar. Ser 'mordido' pela corrediça pode ser muito doloroso e perigoso, porque não quer reagir à dor e arriscar-se a deixar cair uma arma carregada e armada com a segurança desligada.
  6. Etapa 6: Colocar-se na posição de disparo correcta.
    Colocar-se na posição de disparo correcta. Os seus pés devem estar separados à largura dos ombros, com o pé oposto à sua mão dominante a cerca de um passo do outro pé. Incline-se ligeiramente para a frente com os joelhos dobrados, certificando-se de que está firmemente equilibrado. O cotovelo do braço dominante deve estar quase direito e o cotovelo não dominante deve estar fletido num ângulo ligeiramente obtuso. O seu braço dominante deve estar alinhado com a arma e apontado para o alvo.
    • Algumas provas de tiro são efectuadas com uma só mão (off hand). Nesses eventos, a posição é mais 'aberta' com o braço da arma e o corpo quase em linha reta até cerca de 90 graus, com o pé dominante virado para o alvo. O aperto firme da arma é mais importante, uma vez que não está a usar a outra mão como apoio.
    • Nunca aponte a arma para o lado ou com o pulso dobrado como nos filmes. Isso é extremamente perigoso e instável!

Apontar a arma

  1. Passo 1 Alinhar a mira frontal com a mira traseira.
    Alinhe a mira frontal com a mira traseira. Certifique-se de que a parte superior da mira frontal está nivelada com a parte superior da mira traseira e que a mira traseira aparece uniformemente centrada no entalhe da mira frontal. Isso garantirá que a arma esteja nivelada e que você terá uma boa 'visão' ao mirar no alvo.
    • O mais comum é fazer pontaria usando o olho dominante e fechando o outro. Para outros eventos em que a perceção da profundidade é importante, pratique a pontaria com os dois olhos abertos. Terá de aprender a ignorar a imagem do seu olho não dominante enquanto continua a ver a profundidade.
  2. Etapa 2 Desenvolver o seu campo de visão.
    Desenvolva o seu campo de visão. Ao disparar, uma confusão comum é saber onde se deve concentrar: no alvo? Na mira? No alvo? Depois de nivelar a arma e de se certificar de que a arma de fogo está corretamente apontada, terá de se concentrar no alvo ou será impossível disparar com precisão.
  3. Passo 3 Fixar a arma no alvo.
    Fixe a arma no alvo. Deve ver a mira frontal bem focada a tocar na parte inferior do alvo desfocado e sem foco. Agora coloque o seu dedo no gatilho.
  4. Passo 4 Carregue a arma.
    Carregue a arma. Quando estiver pronto para disparar e tiver praticado a pontaria e a estabilidade da arma e desenvolvido uma boa visão, carregue a arma. Mantenha a segurança ligada ao carregar a arma (se a sua arma tiver uma) e retire-a quando estiver na posição de disparo com a arma apontada para o alvo. Mantenha o cano da arma apontado para baixo durante todo o tempo em que carrega a arma! A maioria dos acidentes com tiros acontece durante o carregamento e descarregamento de uma arma de fogo.
    • Se a pistola for semi-automática, terá de carregar uma bala na câmara puxando a corrediça para trás e libertando-a.

Disparar a arma

  1. Passo 1 Controle a sua respiração.
    Controlar a respiração. Pouco antes de disparar a arma, depois de a ter apontado cuidadosamente, terá de respirar fundo e suster a respiração. Acalme o seu corpo. Olhando para o movimento da mira, notará que ela traça um pequeno padrão em forma de oito. Isto deve-se ao bater do seu coração. Para garantir que consegue ver o seu ponto de mira, puxe o gatilho quando a mira chegar à parte inferior do oito. Quando terminar de premir o gatilho, a mira deve estar no ponto de mira. O período entre o momento em que sustém a respiração e o momento em que prime o gatilho deve ser curto, mas não rápido ou apressado.
  2. Puxar o gatilho. Cada arma de fogo tem um puxão de gatilho diferente - a quantidade de pressão necessária para disparar. Antes de carregar a arma, é uma boa ideia fazer um 'disparo a seco' (apontar a arma para baixo e puxar o gatilho enquanto a arma está descarregada). Isto ajudá-lo-á a saber em que ponto do gatilho a arma dispara. Quando estiveres pronto para disparar, puxa o gatilho lentamente num movimento suave e controlado. Uma razão comum para tiros imprecisos é tentar antecipar o recuo (sacudir a arma quando se pensa que ela vai disparar). Pode parecer contra-intuitivo, mas para os disparos mais precisos, tente deixar que o recuo o 'surpreenda' em vez de prever quando é que vai acontecer.
  3. Passo 3: Siga em frente.
    Seguir em frente. Todos os desportos têm 'seguimento' e o tiro ao alvo não é exceção. Ao premir o gatilho, a arma dispara, mas não solte o gatilho de repente nem relaxe a sua postura, a sua posição ou os seus braços. Fique quieto. Solte o gatilho depois de ter respirado e prepare-se para o próximo tiro.
    • A ação de seguimento melhora a precisão e reduz a variação do tiro, tal como acontece com um jogador de golfe ou de ténis.
  4. Passo 4 Pratique o disparo de várias balas.
    Pratique o disparo de vários tiros. Não há pressa. Não há pressa, é melhor acertar algumas vezes com precisão do que dar muitos tiros errados. Está no campo de tiro para melhorar, não para transformar dinheiro em barulho.
  5. Passo 5 Descarregue a arma e volte a verificá-la para se certificar de que está descarregada.
    Descarregue a arma e verifique-a novamente para se certificar de que está descarregada. Com a arma ainda em posição de disparo, volte a colocar a segurança no lugar (se a sua arma de fogo tiver uma) e lembre-se de manter a arma apontada para baixo enquanto a descarrega. No caso dos revólveres, verifique o cilindro para se certificar de que não tem munições ou retire as que tiverem. Solte o carregador de uma pistola semi-automática e faça recuar a corrediça para ejetar quaisquer cartuchos que possam estar na câmara.
    • Vá a uma carreira de tiro com a maior frequência possível para continuar a praticar e a melhorar as suas capacidades de tiro.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    É ilegal disparar uma arma para o ar?
    Sim, e é também muito imprudente. É extremamente perigoso, porque o que sobe tem de descer, e deve ser sempre responsável por cada bala que sai da sua arma.
  • Questão
    Por exemplo, há alguma forma de me magoar ao disparar um revólver pela primeira vez?
    Mantenha os dedos afastados da parte da frente do cilindro, pois os gases quentes escapam à volta do cone de forçagem quando o revólver é disparado. Não apontes a arma para ti ou para qualquer outra coisa que não estejas disposto a destruir. Não dispare contra nada que possa ficar zangado consigo, como um animal de grande porte.
  • Pergunta
    Como é que eu sei qual dos meus olhos é o dominante?
    Segure as mãos à sua frente, viradas para o lado, e faça um pequeno triângulo colocando um polegar em cima do outro e um conjunto de dedos sobre o outro. Agora, olhe para um objeto à distância através desse triângulo. Feche um olho. Se ainda conseguir ver o objeto, o olho que permanecer aberto é o seu olho dominante.

Dicas

  • Limpe a sua arma depois de acabar de disparar. Nunca a guarde se não a tiver limpado completamente, por dentro e por fora.
  • Ao agarrar a arma (ver acima), certifique-se de que os seus dedos estão a puxar a direito para trás e não em ângulo.
  • Esteja sempre preparado para o recuo da arma, dependendo do seu tipo, mas tente não o antecipar ou os seus tiros serão altos.

Avisos

  • Trate todas as armas como se estivessem carregadas, em todos os momentos.
  • Você pode precisar de uma licença para carregar uma arma de fogo com você, seja no carro ou em sua pessoa.
  • As instruções deste artigo referem-se ao tiro ao alvo. Outros tipos de tiro, como a caça e o tiro desportivo, requerem técnicas diferentes. Se não estiver familiarizado, é melhor recorrer a um instrutor. Não conhecer as técnicas correctas para uma determinada situação será insatisfatório e potencialmente perigoso.
  • As armas de fogo, pela sua conceção, são inerentemente perigosas. Uma arma de fogo é uma 'violência contida' que deve ser controlada e descarregada de forma segura. A utilização incorrecta e descuidada de uma arma de fogo pode resultar em danos materiais, ferimentos em pessoas e morte. A utilização incorrecta de uma arma de fogo tem levado muitas pessoas à prisão por negligência. Tenha cuidado e esteja seguro quando utilizar uma arma de fogo.
  • Na maioria dos países europeus e no Canadá, é necessária uma ou várias licenças para a posse de armas de fogo e munições.
  • Se tiver filhos, mantenha a arma sempre escondida e fora do seu alcance.
  • Em muitos países, a posse de armas de fogo é ilegal para a maioria dos civis. Examine cuidadosamente a legislação do país onde se encontra antes de seguir os passos acima descritos.
  • A maioria das munições contém núcleos de chumbo, um metal pesado tóxico. Certifique-se de que utiliza balas revestidas a cobre para eliminar o chumbo transportado pelo ar quando dispara. Sempre lave as mãos depois de desmontar sua arma, por segurança.

Coisas de que vai precisar

  • Campo de tiro
  • Atitude consciente em relação à segurança
  • Óculos de proteção
  • Arma de fogo
  • Tampões para os ouvidos ou protectores de ouvidos
  • Munições