Como disparar uma arma com precisão

Autor do artigo:Gabriel Silva

Aprender a disparar uma arma com precisão é uma extensão do exercício dos fundamentos do manuseamento correto de uma arma de fogo. Uma arma é uma ferramenta e, como qualquer ferramenta, é necessário praticar para desenvolver um domínio sólido das competências necessárias para a utilizar corretamente. Quer seja um caçador, um atirador de competição ou tenha uma arma para auto-defesa, é imperativo disparar a sua arma com precisão. Embora haja uma grande variedade de sistemas de armas para escolher, existem algumas habilidades comuns que você pode desenvolver para ajudar a garantir que você seja o mais preciso possível quando disparar sua arma.

Passos

Disparar com precisão com uma pistola

  1. Passo 1 Escolha uma posição confortável para disparar com a pistola.
    Escolha uma postura confortável para disparar com a pistola. Disparar uma pistola com precisão começa nos seus pés. Existem três posturas comuns para escolher ao disparar uma pistola com precisão. A postura correcta para si dependerá do seu nível de conforto, da sua posição de disparo natural e da sua preferência. A postura isósceles envolve posicionar os pés uniformemente à largura dos ombros. A posição de tecelão utiliza uma postura escalonada, com o pé do lado dominante para trás e o pé dianteiro apontado para o alvo. A posição de combate preenche a lacuna entre as duas, colocando os pés à largura dos ombros e com o pé do lado dominante apenas ligeiramente atrás do pé principal.
    • Em todas as três posições, o atirador estende a arma diretamente à sua frente.
    • Cada posição tem vantagens e desvantagens e recomenda-se que os atiradores principiantes experimentem as três para ver qual é a mais estável para eles.
  2. Passo 2: Agarre a arma com firmeza.
    Agarre bem a arma. Utilize sempre as duas mãos quando disparar uma pistola. A sua mão dominante deve assentar na parte superior do punho da pistola e deve estender o dedo do gatilho ao longo da lateral da arma. A sua mão não dominante deve estar ligeiramente mais baixa, envolvendo o punho. Não coloque a sua mão não dominante na parte inferior da pistola, uma vez que isso o impedirá de ejetar um carregador gasto quando recarregar rapidamente.
    • A membrana da mão dominante (extensão de pele entre o polegar e o indicador) deve estar alinhada com o pulso para absorver corretamente o recuo.
    • Aperte a pistola nas suas mãos com firmeza, mas não demasiado. Se os nós dos dedos ficarem brancos, está a apertar a pistola com demasiada força.
  3. Passo 3 Encontrar uma boa visão.
    Encontre uma boa visão. A maioria das pistolas vem equipada com uma ponta de mira frontal e uma abertura de mira traseira. A ponta da mira frontal é o pequeno poste que sobressai da extremidade do cano da arma. Quando levantar a pistola, concentre-se na ponta da mira frontal e certifique-se de que está centrada no seu alvo. O facto de a ponta da mira frontal estar centrada no alvo é referido como a obtenção de uma 'imagem de visão' adequada.
    • Em situações de proximidade, a aquisição de uma imagem da mira é frequentemente suficiente para atingir um alvo com precisão.
    • A visão é essencial para a precisão. Um ditado comum no treino militar é: 'num tiroteio, tem o resto da sua vida para adquirir uma boa visão'.
  4. Passo 4 Estabelecer o alinhamento da mira.
    Estabeleça o alinhamento da mira. Se o alvo estiver a mais do que alguns metros de distância, terá de associar a imagem da mira a um alinhamento correto da mesma. O alinhamento da mira ocorre quando se posiciona a arma de modo a que a ponta da mira frontal fique centrada entre os dois postes que constituem a abertura da mira traseira perto da parte de trás da arma. Quando a ponta da mira frontal e a abertura da mira traseira estão alinhadas, isso cria um alinhamento da mira, o que significa que a arma está nivelada e não inclinada de forma alguma.
    • A ponta da mira frontal e a abertura da mira traseira devem ter a mesma altura, o que significa que nenhuma parece estar mais alta do que a outra na sua perspetiva.
    • Com um bom alinhamento da mira e uma boa visão, o alvo deve estar desfocado atrás da ponta da mira frontal, que está centrada na sua visão entre os dois postes da abertura da mira traseira.
  5. Passo 5 Manejar a pistola's recoil.
    Controla o recuo da pistola. Quando apertas o gatilho, o percutor atinge a parte de trás do cartucho, acendendo a pólvora e enviando o cartucho para o chão. Essa explosão contida é direcionada para fora do cano, que, por sua vez, tenta empurrar a arma para trás. Esta força contrária ao disparo de uma arma chama-se recuo. Para gerir o recuo, combine uma postura de disparo correcta com uma boa aderência. Assim que disparar a arma, recuperar rapidamente a visão e o alinhamento eliminará os problemas causados pelo recuo.
    • O desenho da arma, o tipo de munições e o calibre da arma podem afetar a quantidade de recuo que a pistola produz.
  6. Etapa 6: Continue a disparar.
    Continue com os seus disparos. Depois de disparar um tiro, não volte a guardar imediatamente a arma nem se desloque para adquirir um novo alvo. Em vez disso, concentre-se no alvo mesmo depois de ter disparado a bala. Isto evitará que envie acidentalmente uma bala para fora da trajetória ao mover-se antes de a bala ter saído do cano.
    • Mesmo um pequeno movimento pode enviar uma bala para fora do alvo à distância.
    • Espere um segundo antes de se deslocar para um novo alvo ou de baixar a arma.

Disparar com precisão com uma arma longa

  1. Passo 1 Obtenha uma visão e alinhamento com miras de ferro.
    Obtenha a imagem e o alinhamento da mira com miras de ferro. As miras de ferro numa espingarda funcionam da mesma forma que a ponta da mira frontal e a abertura da mira traseira numa pistola. Certifique-se de que a ponta da mira frontal está centrada no alvo e que está centrada na sua vista entre as duas pontas da abertura da mira traseira. Isto assegura que a sua arma está nivelada.
    • As pontas da mira de espingarda e a abertura da mira traseira são frequentemente ajustáveis, o que não é comum nas pistolas. Isto permite-lhe ajustar a mira para melhorar a sua precisão.
    • Deve apontar a mira da espingarda para se certificar de que está apontada exatamente para onde pretende.
    • A mira e o alinhamento também se aplicam ao disparo de caçadeiras.
  2. Etapa 2: Alcançar o alvo com uma mira telescópica.
    Alcance o seu alvo utilizando uma mira telescópica. As miras de espingarda ampliam o alvo para facilitar a mira num ponto específico. A utilização de uma mira de espingarda pode aumentar drasticamente a sua precisão em longas distâncias, desde que a arma esteja corretamente apontada e que pratique fundamentos sólidos de tiro. Estabeleça a visão de uma mira de espingarda centrando o retículo da mira no alvo e assegurando que o círculo através do qual olha na extremidade da mira está centrado na sua visão através dela.
    • Pode comprar miras telescópicas com diferentes níveis de ampliação, com base na distância a que pretende disparar.
    • Quanto maior for a ampliação da mira, mais difícil pode ser estabelecer uma visão correcta.
  3. Passo 3 Ajuste a elevação para obter precisão.
    Ajustar a elevação para obter precisão. Pode ajustar a elevação de uma mira de espingarda rodando o botão de elevação. Embora existam muitas marcas diferentes de miras, o botão de elevação geralmente fica na parte superior da mira. Rodar o botão para a direita aumentará o ponto em que a bala atinge o alvo. Rodar o botão para a esquerda irá baixar o ponto de impacto.
    • Se estiver a disparar a uma distância maior do que aquela para a qual a arma está regulada, terá de aumentar a elevação da mira para compensar a queda de altura do projétil à medida que este se desloca entre a arma e o alvo.
    • O botão de elevação ajusta o impacto das munições no eixo vertical (para cima e para baixo).
  4. Passo 4 Altere a direção do vento com base no seu ambiente.
    Altere a direção do vento com base no seu ambiente. O botão de direção do vento está frequentemente localizado no lado direito da mira de uma espingarda e ajusta o ponto de impacto da bala no eixo horizontal (da esquerda para a direita). Se estiver a disparar contra um vento forte, deve ajustar a direção do vento contra o vento para compensar a forma como o vento empurra a bala à medida que esta se desloca para o alvo. Rodar o botão para a direita fará com que as balas fiquem mais à direita e vice-versa.
    • Dependendo da espingarda, das munições, da mira e da distância do alvo, os ajustes ao vento moverão a bala em quantidades diferentes para cada clique no botão.
    • Observe a área entre si e o seu alvo para ver se há sinais de ventos fortes e, em seguida, ajuste a sua direção do vento.
  5. Passo 5 Apoie a arma corretamente.
    Apoiar corretamente a arma. Certifique-se sempre de que a coronha da espingarda está bem assente no seu ombro. Coloque a sua mão dominante numa posição elevada no punho da pistola da espingarda ou na coronha onde possa alcançar confortavelmente o gatilho. Utilize a outra mão para apoiar a arma. Sempre que possível, utilize um bipé, saco de areia ou outro objeto estável para apoiar a espingarda e evitar que esta se mova. Se estiver a disparar a partir de uma posição de pé, use uma funda apertada que ajude a manter a espingarda assente no seu ombro.
    • Mover o cano da arma, mesmo que ligeiramente, pode resultar em falhar o alvo por metros numa grande distância.
    • Tente usar os seus ossos para apoiar a arma em vez dos músculos. Dispare de uma posição sentada ou de bruços quando possível, com os cotovelos apoiados nos joelhos ou no chão para eliminar a oscilação criada por músculos cansados.
    • Empunhe uma espingarda da mesma forma que faria com uma carabina.

Praticar os fundamentos do tiro

  1. Passo 1 Utilize o controlo adequado do gatilho.
    Utilizar o controlo adequado do gatilho. Apesar da frase comum 'puxar o gatilho', nunca se deve puxar o gatilho de uma espingarda ou pistola. Aperte sempre o gatilho com uma pressão lenta e constante. Puxar o gatilho pode alterar ligeiramente a direção para onde a arma está apontada e, embora a mudança possa ser difícil de notar enquanto dispara, será evidente quando a bala não atingir o local pretendido. Tente contar até três ou cinco na sua cabeça enquanto aperta lentamente o gatilho, depois deixe o gatilho premido durante uma contagem antes de o soltar.
    • Puxar o gatilho pode fazer com que a arma dê um leve solavanco, enquanto um aperto controlado permite que você mantenha a arma no alvo.
    • Aja como se estivesse a tentar fechar o punho através do cabo da arma para apertar o gatilho em vez de o puxar.
  2. Passo 2 Pratique o controlo da respiração.
    Pratique o controlo da respiração. Ao respirar, os pulmões enchem-se de ar e depois expulsam-no, o que também pode afetar a sua capacidade de manter a arma no alvo. Para combater isto, deve disparar sempre durante a pausa natural entre a expiração e a inspiração. Cronometre o disparo de forma a premir o gatilho depois de expirar e não volte a inspirar até que a bala tenha sido disparada.
    • A arma move-se ligeiramente enquanto respira e, embora possa ser difícil de notar, pode ter um efeito dramático na precisão do tiro.
    • Manter uma respiração calma e estável é importante para garantir que dispara com precisão, por isso pratique o disparo durante a pausa natural entre as respirações em vez de suster a respiração enquanto dispara.
  3. Passo 3 Comece com o seu ponto de mira natural.
    Comece com o seu ponto de mira natural. Quando levanta a arma pela primeira vez e olha através da mira, muitas vezes não está exatamente no alvo. Este é o seu ponto de mira natural e é para onde o seu corpo quer naturalmente apontar a arma. Não lute contra este ponto natural de pontaria e, em vez disso, desloque todo o seu corpo para que este aponte a arma diretamente para o alvo. Lutar contra o ponto natural de pontaria pode cansar os músculos e dificultar o disparo com precisão.
    • Se achar que o seu ponto natural de pontaria está à esquerda do alvo, baixe a arma e mova os pés para virar todo o corpo um pouco para a direita e, em seguida, levante a arma novamente.
    • Encontrar o seu ponto de mira natural e centrá-lo no alvo tornará muito mais fácil disparar com precisão.
  4. Passo 4 Compreender as regras de segurança das armas de fogo.
    Compreender as regras de segurança das armas de fogo. Existem quatro regras comuns de segurança para armas de fogo que deve aplicar sempre que estiver perto de armas de fogo. Estas regras foram estabelecidas para o manter a si e aos que o rodeiam em segurança. Essas regras são ensinadas e exercitadas em campos de tiro, na aplicação da lei e no exército, e funcionam para todas as aplicações de armas. As quatro regras de segurança das armas de fogo são
    • Tratar todas as armas como se estivessem carregadas.
    • Nunca aponte uma arma para algo que não tencione disparar.
    • Mantenha o dedo direito e fora do gatilho até estar pronto para disparar.
    • Mantenha a arma em segurança até estar pronto para disparar.
  5. Passo 5 Utilize sempre o equipamento de segurança adequado.
    Utilize sempre o equipamento de segurança adequado. Sempre que estiver a disparar uma arma, é importante que use a proteção adequada para os olhos e os ouvidos. A proteção dos olhos evitará que os projécteis expelidos o atinjam nos olhos e protegê-lo-á se a arma sofrer uma avaria. A proteção auricular evita a perda de audição ou a rutura dos tímpanos devido ao som forte dos disparos.
    • Procure uma proteção ocular com classificação balística ou à prova de estilhaços.
    • Pode comprar uma proteção para os ouvidos que se coloque por cima ou por dentro da orelha; ambas são aceitáveis.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como posso tornar-me um melhor atirador?
    Concentre-se nos fundamentos. Vá para a carreira de tiro o máximo que puder. Encare sempre cada visita ao campo de tiro como uma oportunidade para aprender. Também pode fazer o que se chama treino de tiro a seco em casa com uma arma descarregada numa área separada da casa.
  • Questão
    O que oferece melhor proteção para os ouvidos: auricular ou sobre o ouvido?
    Depende da preferência.
  • Questão
    E se a minha arma for antiga, como um mosquete?
    Uma arma tão antiga seria provavelmente melhor colocada numa parede e não seria usada regularmente.

Dicas