Como fazer um lance livre

Autor do artigo:Gabriel Silva

O lance livre é uma parte importante do basquetebol. Sendo uma habilidade individual, os lances livres são muito importantes para o sucesso da equipa. A linha de lance livre está a 4,6 m do cesto e é um lançamento não contestado. Alguns jogadores atingem percentagens de lançamento livre extraordinariamente elevadas, o que os torna peças essenciais de qualquer equipa de basquetebol.

Passos

Posicionamento do corpo

  1. Passo 1 Coloque-se atrás da linha de lance livre.
    Coloque-se atrás da linha de lance livre. A linha de lance livre é a linha reta na frente do aro que é paralela ao lado curto da quadra. Num jogo de basquetebol, pode sofrer uma falta se atravessar a linha de lance livre em qualquer momento do seu lançamento. Quando se preparar para o lançamento livre, aproxime-se da linha sem a ultrapassar.
    • Não faz mal se os dedos dos pés estiverem na extremidade da linha quando prepara o lançamento.
  2. Passo 2 Coloque o seu pé de remate em linha com o centro do aro.
    Coloque o seu pé de remate em linha com o centro do aro. O pé de lançamento está do mesmo lado do corpo que a mão dominante. Olhe para o centro do aro de basquetebol e faça o seu melhor para alinhar o pé com ele. Mantenha os dedos dos pés apontados para o cesto para ajudar a manter o lançamento direito.
    • Se ficar com o meio do corpo alinhado com o aro, terá de inclinar o braço de lançamento e é mais provável que falhe.

    Sugestão: se estiver a jogar num campo de basquetebol de madeira, procure um prego no chão mesmo atrás da linha de lance livre. Este prego está perfeitamente alinhado com o centro do aro.

  3. Passo 3 Incline o seu corpo de modo a que o seu lado dominante fique mais próximo do arco.
    Incline o seu corpo de forma a que o seu lado dominante fique mais próximo do cesto. Embora possa ficar de pé com o corpo direito em relação ao cesto, isso pode colocar muita tensão nos seus ombros. Mantenha o seu pé de remate e o seu lado dominante mais perto da linha. Coloque os pés de forma a que as ancas e os ombros fiquem ligeiramente inclinados em relação ao cesto. O ângulo do seu corpo depende do que se sente confortável, por isso experimente diferentes ângulos para ver o que funciona melhor para si.
    • Evite rodar tanto o corpo que fique tenso quando olha para o cesto. Deve sentir-se solto e relaxado quando estiver a fazer um lançamento livre.
  4. Passo 4 Dobre os joelhos e transfira o peso para os dedos dos pés.
    Dobre os joelhos e transfira o peso para os dedos dos pés. Agache-se ligeiramente para que as suas pernas formem um ângulo de 45 graus. Certifique-se de que o joelho do seu lado dominante fica alinhado com o centro do cesto. Em vez de manter o peso nos calcanhares, incline-se ligeiramente para a frente para se equilibrar nos dedos dos pés. Desta forma, será capaz de empurrar o corpo para cima para poder lançar a bola mais longe.
    • A maior parte da sua força vem das pernas durante um lançamento livre.

Segurar a bola

  1. Passo 1 Alinhe o seu braço e ombro de lançamento com o centro do cesto.
    Alinhe o seu braço e ombro de lançamento com o centro do cesto. Se tiver o braço afastado do cesto, é mais difícil alinhar o lançamento livre. Estenda o braço à sua frente e rode a parte superior do corpo se a mão e o cotovelo não estiverem alinhados com o cesto. Quando estiver em posição, evite virar ou reajustar a sua posição.
    • À medida que se habitua a lançar lances livres, não terá de esticar o braço para alinhar o lançamento.
  2. Passo 2 Driblar ou rodar a bola algumas vezes para desenvolver uma rotina de lançamento.
    Driblar ou rodar a bola algumas vezes para desenvolver uma rotina de lançamento. A maior parte dos jogadores de basquetebol utiliza uma rotina consistente quando preparam um lançamento livre, de modo a manterem uma mentalidade familiar sempre que lançam. Pode driblar a bola 2-3 vezes ou rodá-la nas mãos. Seja qual for a rotina que escolher, mantenha-a igual sempre que fizer um lançamento livre para o ajudar a sentir-se mais na zona e eliminar as distracções.
    • Evite mudar a sua rotina antes de lançar a bola, uma vez que não terá qualquer consistência entre os seus lançamentos.
  3. Passo 3 Agarre a bola com a sua mão dominante.
    Segure a bola com a sua mão dominante. Posicione a bola de basquetebol de modo a que as costuras fiquem na horizontal. Estenda os dedos da sua mão dominante e agarre a bola. Aponte os dedos na direção do cesto, caso contrário, irá atirar a bola em ângulo. Certifique-se de que mantém o pulso direito para que não se torça.
    • Evite pressionar a palma da mão contra a bola, uma vez que não terá tanto controlo quando estiver a rematar.
  4. Passo 4 Dobre o braço de remate e o pulso para trás para fazer uma forma de C.
    Dobre o braço de remate e o pulso para trás para fazer uma forma de C. Estenda o braço de remate dominante à sua frente para que a palma da mão fique virada para baixo. Dobre o cotovelo num ângulo de 90 graus para que a mão aponte para cima. Depois, incline o pulso para trás de modo a ficar quase paralelo ao braço. A bola deve estar aproximadamente à mesma altura da sua cabeça.
    • A posição do braço tornar-se-á mais natural à medida que for praticando o lançamento de lances livres.
    • Evite dobrar o cotovelo mais para trás, uma vez que será mais fácil desalinhar o lançamento ou utilizar demasiada força.
  5. Etapa 5: Apoie a parte lateral da bola de basquetebol com a sua mão não dominante.
    Apoie a parte lateral da bola de basquetebol com a sua mão não dominante. Posicione a sua mão não dominante de modo a que os dedos apontem diretamente para cima. Coloque a mão na parte lateral da bola de basquetebol de forma a mal lhe tocar. Ao arremessar, não usará a mão não dominante para empurrar a bola para a frente, mas ela ajudará a manter o arremesso em linha reta. Está agora em posição de fazer o lançamento livre.
    • Tenha cuidado para não enrolar os dedos à volta da parte da frente ou de trás da bola, caso contrário, irá atirá-la em ângulo.

    Dica: Se notar que está a empurrar a bola com a mão não dominante, levante o polegar e o indicador para que não toquem na bola.

Execução do remate

  1. Passo 1 Concentre-se no cesto e não na bola.
    Concentre-se no cesto e não na bola. Olhe para o centro do aro e não desvie o olhar quando o encontrar. Visualize a bola a entrar no cesto para ficar mais confiante quando lançar o lance livre. Evite olhar para a bola, para os outros jogadores ou para o público quando estiver a fazer o lançamento.
    • Não penses demasiado! Quanto mais a sua mente se apoderar dela, menos hipóteses terá de efetuar o lançamento livre.
  2. Passo 2 Respire lentamente para se concentrar.
    Respire lentamente para se concentrar. Não faz mal sentir-se nervoso ou sob pressão quando faz um lançamento livre. Quando estiver na posição de lançamento livre pronto, respire fundo pelo nariz e expire pela boca. Mantenha-se concentrado no aro e no sítio para onde quer que a bola vá. Respire mais algumas vezes para ficar relaxado e pronto.
    • Pode ser útil fazer uma rotina rápida antes de atirar a bola. Por exemplo, antes de cada lançamento livre, pode respirar fundo três vezes e depois atirar a bola enquanto expira.
    • Certifique-se de que recupera o fôlego e se sente firme nos seus pés antes de efetuar o lançamento.
  3. Passo 3 Endireitar o braço e as pernas para atirar a bola.
    Estique o braço e as pernas para atirar a bola. Num movimento fluido, empurre para baixo com os dedos dos pés e endireite os joelhos até ficarem totalmente esticados. Ao mesmo tempo, levante o cotovelo para endireitar o braço de remate. O braço deve estar esticado quando as pernas estiverem direitas.
    • Embora a maioria dos jogadores não salte enquanto efectua um lançamento livre, não há problema se o fizer. Certifique-se apenas de que não ultrapassa a linha de lance livre.
    • Evite esticar as pernas e depois estender o braço, pois não terá tanta força e a bola poderá não chegar ao cesto.
    • Podem ser necessárias algumas tentativas para apanhar o jeito do movimento de lançamento. Não desanime se falhar os primeiros lançamentos livres. Continue a praticar até se sentir natural. Desta forma, pode sentir-se mais confiante durante um jogo futuro.
  4. Passo 4: Pressione o pulso para continuar o lançamento.
    Estalar o pulso para acompanhar o lançamento. Assim que estender totalmente o braço, dobre rapidamente o pulso para a frente para ajudar a impulsionar a bola em direção ao cesto. Mantenha a posição de acompanhamento enquanto a bola estiver no ar e espere que ela caia antes de relaxar novamente.
    • Tenha cuidado para não torcer o pulso quando o estalar para a frente, caso contrário a bola pode afastar-se do cesto.

    Dica: Pense no acrónimo BEEF enquanto está a lançar.Equilibre o seu peso nos dedos dos pés.Mantenha os olhos no aro.Dobre o cotovelo de modo a que fique alinhado com o cesto.Siga com o seu lançamento.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como é que se praticam os lançamentos livres?
    Em vez de uma rotina de treino extensa, concentre-se em lançamentos rápidos e rotinas, sem pensar muito no lançamento. Pratique através da repetição para desenvolver a sua memória muscular e ganhar confiança.
  • Questão
    Como se faz um bom lançamento livre no basquetebol?
    Não penses demasiado! Não se apresse e certifique-se de que recuperou o fôlego e que tem as pernas bem assentes. Confie nas repetições que fez durante os treinos que antecederam o jogo.
  • Questão
    Posso saltar enquanto faço um lançamento livre?
    Sim, desde que não atravesses a linha de lance livre antes de a bola tocar no cesto. Se precisar de saltar para aumentar a potência do seu lançamento, faça-o. Se tiveres força suficiente para levar a bola à rede sem saltar, fá-lo.

Dicas

  • Pratica o lançamento de lances livres o mais que puderes. Ao repetir o movimento, você será capaz de fazer arremessos de forma mais consistente.
  • Aja com confiança quando for para a linha de lance livre, pois isso pode ajudá-lo a entrar em uma mentalidade mais focada.

Avisos

  • Tente evitar outras distrações, como outros jogadores ou a torcida. Concentre-se apenas em fazer seu arremesso.