Como disparar um arco composto

Autor do artigo:Gabriel Silva

O tiro com arco é uma prática que existe há milhares de anos e os seres humanos têm tentado dominar a arma há igualmente muito tempo. Hoje em dia, a prática do tiro com arco é muito mais fácil graças ao novo equipamento existente no mercado, incluindo miras, libertações mecânicas, miras peep, etc. Disparar um arco composto é mais fácil do que disparar um arco e flecha à moda antiga, mas isso não significa que seja um passeio no parque. Felizmente, as bases da forma são fáceis de aprender e de começar a praticar.

Nota: Este artigo foi escrito na perspetiva de um atirador destro. Basta inverter as mãos para atirar como um canhoto.

Passos

Desenvolver a postura e a aderência correctas

  1. Passo 1 Comece com os pés afastados à largura dos ombros, num ângulo reto em relação ao alvo.
    Comece com os pés afastados à largura dos ombros, num ângulo reto em relação ao alvo. Coloque-se de forma a que o seu lado esquerdo fique virado para o alvo. Deve colocar-se sobre a 'linha' de tiro, uma linha imaginária entre si e o alvo. Assim, se atirar com a mão direita, coloque o seu pé direito (pé de trás) ligeiramente à frente desta linha. Os dedos dos pés devem estar virados para a frente de uma forma que seja confortável; não têm de apontar para o alvo.
    • Se for canhoto, o seu pé direito irá à frente e estará virado para o lado direito do alvo.
  2. Passo 2 Agarre o arco de forma a que o peso se equilibre no espaço entre o polegar e os dedos.
    Segure o arco de forma que o peso se equilibre no espaço entre o polegar e os dedos. A pega deve ser feita no centro da palma da mão, distribuindo uniformemente o peso por todo o braço. Não confie na força do pulso (arco demasiado para trás) ou na força dos dedos (demasiado para a frente) para segurar o arco.
    • Mantém a tua pega calma e solta, não sufocando o arco até à morte. Agarrar com demasiada força faz com que o arco se torça (torça quando disparado).
  3. Passo 3 Entalhe uma seta no descanso, depois encaixe-a no entalhe.
    Entalhe uma flecha no descanso, depois encaixe-a no entalhe. Puxe a parte de trás da seta para a corda até encaixar no lugar ao longo do ponto de encaixe. A corda terá uma pequena área com uma corda extra a enrolar-se nela, formando um pequeno semicírculo (chamado 'D-loop'). A seta fica presa na parte reta e utiliza a linha curva para puxar a corda para trás.
  4. Passo 4 Fixe o seu dispositivo de libertação mecânico à corda do arco onde a seta se prende.
    Fixe o seu dispositivo mecânico de libertação à corda do arco onde a seta se prende. Se preferir puxar e soltar a corda com os dedos, salte este passo. No entanto, a maioria dos caçadores de arco composto usa o sistema de libertação mecânico. Prenda o disparador ao seu pulso como instruído e, em seguida, simplesmente encaixe as garras do disparador em torno do D-loop.
    • Mantenha o dedo indicador atrás do gatilho para evitar que este se solte acidentalmente.
  5. Passo 5 Mantenha os olhos no alvo e o queixo paralelo ao chão.
    Mantenha os olhos no alvo e o queixo paralelo ao chão. Uma postura forte é fundamental para um tiro preciso. Tal como manter-se imóvel. Uma vez que tenha colocado os pés no chão, encontrado o alvo e entalhado o rapaz, mantenha-se neste ângulo e mantenha os olhos no alvo - quanto menos se mexer, menos provável é que a seta se desloque para fora do alvo.
  6. Passo 6 Compreender a sua mira ajuda-o a determinar a distância da flecha.
    Compreender a sua mira ajuda-o a determinar a distância da flecha. A linha de pontos verticais na mira parece intimidante à primeira vista, mas eles estão lá para o ajudar a determinar a distância de disparo. O ponto superior é onde se aponta se o alvo estiver a 20 metros de distância. Isto é verdadeiro para todos os arcos compostos. O resto dos pontos são para outras distâncias - geralmente 30, 40 e 50 jardas - mas arcos diferentes terão distâncias diferentes em cada mira. Muitas delas são ajustáveis também, então verifique o manual do seu arco composto se você estiver confuso.

Disparar o arco

  1. Passo 1 Segure o seu arco num ângulo reto a partir do chão, apontando para o seu alvo.
    Segure o arco num ângulo reto em relação ao chão, apontando para o alvo. Segure o arco para cima e mantenha a pega solta para não magoar o pulso. Mantenha uma ligeira flexão do cotovelo. Isto não só é mais confortável, como evita que torça o braço com a corda quando a seta é lançada.
  2. Passo 2 Puxe o arco a direito para trás, utilizando o braço esticado como guia.
    Puxe o arco diretamente para trás, usando o braço estendido como guia. Você deve puxar o arco para trás num movimento sólido e fluido, mantendo o braço do arco reto no alvo o tempo todo. Seu braço, estendido à sua frente, é uma linha naturalmente reta que você pode usar para guiar seu movimento suavemente. Para aumentar o poder de puxar, pense em rodar o ombro para trás enquanto puxa para trás, mantendo o resto do corpo no lugar. Isto ativa os músculos das costas para um maior controlo. Se precisares de um pouco mais de força, podes também empurrar ligeiramente o arco para a frente enquanto puxas, embora isso deva ser evitado se possível.
    • As ancas, o braço do arco e os pés devem estar parados durante a puxada.
    • Evite a tentação de mover o arco ao puxar para trás. Embora seja comum mover-se ligeiramente para a frente, não aponte o arco para cima ou para baixo enquanto o puxa para trás.
    • Quando tiveres uma flecha no arco, trata-a como uma arma carregada. Aponta apenas para o teu alvo.
  3. Passo 3 Com o arco...
    Com o arco totalmente puxado para trás, encontre o seu ponto de ancoragem pessoal - o local onde tem o arco totalmente puxado para trás contra a sua bochecha. O ponto de ancoragem é um local pessoal para onde cada arqueiro puxa o arco para trás. Pode ser qualquer lugar, como o polegar tocando a orelha ou os nós dos dedos tocando a bochecha. O objetivo é ter um ponto regular e comum que se atinge sempre que se puxa o arco para trás.
    • Brinque com o seu ponto de ancoragem para encontrar o que é mais confortável no início. No entanto, assim que encontrar um ponto de ancoragem, deve voltar sempre a esse ponto. Manter o seu ponto de ancoragem regular permite-lhe encontrar e corrigir problemas se começar a falhar o alvo.
  4. Passo 4 Forme um segundo ponto de ancoragem com a ponta do nariz na corda.
    Forme um segundo ponto de ancoragem com a ponta do nariz na corda. Tente colocar o seu nariz contra a corda, uma vez que isto actuará como uma segunda âncora e aumentará a precisão. Não é essencial, mas é bastante útil. Dito isto, não dobre o pescoço para forçar o nariz contra a corda, pois isso afectará a precisão e pode ser bastante desconfortável.
  5. Passo 5 Alinhe o pino da mira com o centro do alvo e, em seguida, efectue os ajustes finais de pontaria.
    Alinhe o pino da mira com o centro do alvo e, em seguida, faça os ajustes finais de pontaria. Se mantiveres o teu corpo imóvel e relaxado durante todo o movimento, isto deve requerer apenas pequenos ajustes. Se tiver movido muito o arco, provavelmente terá de voltar a mirar completamente. Lembre-se que o seu primeiro pino está definido para um alvo a 20 metros de distância, e todos os pinos abaixo deste são para distâncias maiores.
    • Qualquer pontaria deve ser feita com pequenos movimentos, rodando a partir das ancas.
  6. Passo 6 Solte o gatilho pousando lentamente o dedo, sem o puxar.
    Solte o gatilho colocando lentamente o dedo para baixo, não puxando. Não puxes o gatilho de libertação como se fosses uma estrela de cinema com uma arma. Puxar com força o gatilho move naturalmente o arco, prejudicando ligeiramente a precisão. Em vez disso, deixa o teu dedo puxar suavemente o gatilho para trás. Quase deve ficar surpreendido com o lançamento. Muitos arqueiros continuam a mover suavemente as mãos para trás, mesmo depois de o gatilho ter sido libertado, para garantir que o movimento se mantém suave.
    • Esteja preparado para uma libertação de força algo surpreendente que pode fazer com que se sacuda subitamente. Prepare-se para manter a cabeça baixa e o corpo imóvel.
    • Se você não usa um gatilho mecânico, simplesmente solte os dedos enquanto puxa para trás, tirando-os do caminho ao soltar.

Melhorar as suas capacidades de tiro com arco

  1. Passo 1 Concentre-se em movimentos calmos e fluidos em todos os seus movimentos.
    Concentre-se em movimentos calmos e fluidos em todos os seus movimentos. Músculos tensos e apertados e movimentos bruscos prejudicam muito a sua precisão. O mesmo acontece com a tentativa de apontar e disparar o mais rapidamente possível. Acalme-se, respire fundo e deixe os seus músculos relaxarem. Tente pensar em deslizar através de cada movimento, trabalhando de forma fluida de um movimento para o outro.
    • O cotovelo estabilizador (braço esquerdo) deve estar ligeiramente dobrado no cotovelo.
    • Mantenha os ombros relaxados e o queixo levantado.
    • Os joelhos devem estar ligeiramente dobrados.
  2. Passo 2 Manter o arco apontado e nivelado com o alvo durante a puxada.
    Mantém o arco apontado e nivelado com o alvo durante a puxada. Mover o arco, como apontar para cima enquanto aponta, pode parecer mais fácil. Mas é um mau hábito que simplesmente o obriga a voltar a apontar, e o movimento constante não só não é útil, como também pode ser perigoso se não tiver controlo total sobre o arco.
  3. Passo 3 Manter o arco alinhado com o alvo após o tiro.
    Mantenha o arco alinhado com o alvo após o disparo. Um grande erro dos principiantes é baixar imediatamente o arco depois de disparar o tiro. Tal como um jogador de golfe deve manter a cabeça baixa durante o swing para manter o corpo alinhado, deve manter o arco levantado durante todo o tiro para garantir que não sai do alvo no último momento. Concentre-se em manter o arco no alvo durante 1-2 segundos após o disparo.
  4. Passo 4 Baixar a tração...
    Diminua o peso de tração se tiver dificuldade em puxar o arco suavemente. O peso de tração determina a força com que tem de puxar a corda para disparar a seta. Demasiado alto e arruinará a sua forma ao tentar obter força suficiente - demasiado baixo e terá de puxar a flecha mais para trás para conseguir o mesmo disparo. Muitas pessoas começam com 10lbs de peso de saque. Os pesos típicos por pessoa incluem:
    • Criança -- 15-25 lbs
    • Mulheres e adolescentes - 30-40 lbs
    • Homens - 40-55 lbs
    • Caçadores de arco-- 50-65 lbs
  5. Passo 5 Ajustar a mira...
    Ajuste a sua mira se a sua forma for boa mas a sua precisão continuar a faltar. Verá que, com o tempo, as suas flechas começarão a juntar-se num grupo apertado. Quando todas as flechas disparadas ficarem próximas umas das outras, mas não no centro do alvo, então terá de ajustar a mira. Isto é fácil de fazer, normalmente com a ajuda de algumas chaves Allen. Para ajustar a mira, mova os pinos com a seta. Se disparar para a esquerda do centro, desloque a mira para a esquerda. Volte a apertar os parafusos e tente novamente, reajustando conforme necessário.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeo

Dicas

  • Certifica-te de que o teu peso de tração não é demasiado elevado. A fadiga pode afetar seriamente a precisão e/ou a segurança.
  • O cabelo comprido deve ser atado para trás e fora do caminho, não deve usar brincos pendurados e tenha cuidado se tiver piercings na cara, pois podem ficar presos na corda.
  • Se o seu arco composto for demasiado pesado para ser puxado para trás, peça a um instrutor ou a alguém que saiba o que está a fazer para o ajudar a baixar o peso de tração. Arcos mais antigos não têm essa opção e você precisará mudar para um diferente e ganhar força.

Avisos

  • Nunca dispare um arco a seco. Isso é puxar e soltar um arco sem uma flecha lançada. Isso é altamente perigoso. Isso pode causar danos graves ao arco e ele pode até rachar e explodir. Isto pode causar ferimentos graves ao arqueiro e aos transeuntes, por vezes até a morte. Ao puxar para trás um arco sem uma flecha, certifica-te de que não o largas em nenhuma circunstância e, quando o fizeres, volta a colocar o arco na posição normal sem ser puxado.
  • Compreendam que estão a manusear uma arma. E que as armas podem matar.
  • Certifica-te de que tens uma flecha adequada! Os arcos compostos podem ser muito mais fortes do que os arcos tradicionais. O que funciona para um arco tradicional pode não ser pesado ou forte o suficiente para um arco composto, o que pode causar sérios riscos à segurança. A regra aceite é que uma flecha de carbono deve pesar 5 grãos por cada libra de peso de tração. Peça a um especialista em arco e flecha local para escolher uma flecha para o seu arco.

Coisas que vai precisar

  • Protetor de dedo ou liberação mecânica
  • Protetor de braço
  • Arco Composto
  • Flechas
  • Alvo