Como montar uma ponta de pesca no gelo

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os tip-ups são para a pesca no gelo o mesmo que as linhas de trote são para a pesca de bagres nas margens dos rios, uma forma de apresentar a isca viva aos peixes sem segurar a vara. Os tip-ups permitem que os pescadores no gelo pesquem em vários buracos ao mesmo tempo, pesquem em várias profundidades de uma só vez ou trabalhem em várias posições em quedas ou outras estruturas de fundo. Os tip-ups são equipados com uma pequena bandeira que aparece quando um peixe morde a isca, daí seu nome. A seguir, apresentamos os passos de como escolher e montar um tip-up para pesca no gelo.

Etapas

Escolhendo um Tip-Up

  1. Etapa 1 Escolha um tip-up durável.
    Escolha um tip-up durável. Embora alguns tip-ups ofereçam aparência e recursos sofisticados, você deve observar os materiais de que o tip-up é feito. Embora os plásticos sejam mais leves, eles geralmente não suportam a exposição à luz solar e ao clima frio tão bem quanto a madeira ou o metal.
    • A maioria dos tip-ups é projetada de modo que o carretel de linha fique embaixo d'água quando o tip-up é montado. A água protege o carretel e a linha contra o congelamento no ar frio. Alguns tip-ups, entretanto, usam um design de molinete que mantém o carretel de linha e a maior parte do tip-up acima da água.
      Etapa 1 Escolha um tip-up durável.
  2. Etapa 2 Escolha um tip-up que você possa ver à distância.
    Escolha um tip-up que você possa ver de longe. Seu tip-up deve ter uma bandeira grande o suficiente em uma haste longa o suficiente para que você possa vê-la a uma distância de 100 jardas (91,4 m) (90 m) na maioria das condições climáticas. Escolha uma bandeira laranja em vez de uma amarela, pois a bandeira amarela parecerá branca quando você se afastar dela.
    • Ter o restante do equipamento com cores vivas também pode ser útil para evitar que você pise acidentalmente nele ao verificar todos os equipamentos. Se o seu tip-up não tiver cores vivas, mas for feito de madeira ou metal, você pode pintá-lo para poder vê-lo melhor.
      Etapa 2 Escolha um tip-up que você possa ver de longe.
  3. Procure por recursos úteis. Além das peças cruzadas, do carretel de linha e da bandeira, alguns tip-ups oferecem recursos especiais para auxiliar os pescadores no gelo a reconhecer quando um peixe está na linha e ajudar a manter aberto o buraco que está sendo pescado.
    • Alguns tip-ups complementam a bandeira com um 'indicador de ação' que mostra o movimento da linha quando um peixe mordeu a isca e está nadando com ela.
      Etapa 3 Procure recursos úteis.
    • Alguns tip-ups apresentam uma tampa redonda que se encaixa sobre o buraco que está sendo pescado para evitar que fique exposto ao ar e, portanto, congele.
      Etapa 3 Procure recursos úteis.

Montagem de um Tip-Up

  1. Etapa 1 Encha o carretel de linha com uma linha trançada ou de Dacron.
    Encha o carretel de linha com uma linha trançada ou de Dacron. Embora a linha de monofilamento seja apropriada para o carretel de uma vara de pesca no gelo, uma linha trançada ou de Dacron com teste de 30 a 40 libras (classe de 15 a 20 kg) é uma escolha melhor para um tip-up, pois você pode vê-la mais facilmente contra a neve do que uma linha de monofilamento (geralmente) transparente. Você precisará de um comprimento curto de monofilamento �- de pelo menos 15 cm (6 polegadas) a até 3 a 4 pés (0,91 a 1,2 m) de teste de 8 a 10 libras (classe de 4 a 5 kg) - para um líder, mas somente para essa finalidade.
    • Se estiver pescando lúcios no gelo, substitua o monofilamento por um líder de aço trançado.
  2. Etapa 2 Prenda um girador na extremidade da linha.
    Prenda um girador na extremidade da linha. Seu líder de monofilamento é preso à outra extremidade do girador.
  3. Etapa 3 Prenda um anzol na outra extremidade do líder.
    Prenda um anzol na outra extremidade do líder. O tamanho e o tipo de anzol dependem do tipo de peixe que você está procurando.
    • Para bluegill, crappie, perch ou outros panfish, use um anzol simples de tamanho 6 ou 8.
    • Para walleye, use um anzol simples de tamanho 4 ou 6.
    • Para o lúcio, use um anzol simples de tamanho 2/0 a 6/0 ou um anzol de agulha. Alguns equipamentos de anzol para lúcios apresentam um par de anzóis de agulha.
  4. Etapa 4: isque seu anzol com a isca viva certa para a espécie que você deseja pescar.'re after.
    Coloque no anzol a isca viva certa para a espécie que você está procurando. Na maioria dos casos, você usará peixinhos, sável ou ventosas; no entanto, larvas, larvas de farinha ou vermes de cera podem ser eficazes para peixes-panela. Pedaços de nightcrawlers funcionam bem para bluegill, crappie e perch, enquanto nightcrawlers inteiros são uma boa isca para catfish ou largemouth bass.
  5. Etapa 5 Use uma quantidade suficiente de split shot para manter a isca no fundo, mas não mais do que isso.
    Use uma quantidade suficiente de split shot para manter a isca no chão, mas não mais do que isso. Prenda o chumbinho no líder, longe o suficiente da isca para afundá-la, mas não o suficiente para prejudicar sua capacidade de natação; cerca de 10 a 12,5 cm (4 a 5 polegadas) é a distância correta.
    • O uso de chumbada com pequenas saliências na extremidade oposta à boca da chumbada permitirá que você troque o peso da chumbada conforme necessário, sem precisar cortar o líder para trocar a chumbada.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Como faço para limpar o peixe?
    Você corta da nadadeira anal até a parte de trás da cabeça. Em seguida, limpe as vísceras e o saco de sangue na espinha dorsal. Isso funciona melhor com peixes pequenos, como trutas e peixes de panela, e pode ser uma bagunça.
  • Pergunta
    Qual você acha que é a melhor linha para usar?
    Se estiver pescando peixes pequenos, como trutas e percas pequenas, use uma linha mono de 2 a 4 lb. Mas uma trança de 10 lb pode ser usada para pescar qualquer espécie, como lúcio, robalo, truta e walleye.

Dicas

  • Verifique as leis de seu estado ou província com relação a quantas varas de pesca no gelo e tip-ups você pode usar em um determinado momento.
  • Para manter o seu tip-up, pulverize periodicamente as partes móveis do carretel de linha e do mecanismo de liberação da bandeira com um lubrificante à base de silicone ou de deslocamento de água. Os parafusos, as porcas e os pinos de qualquer peça metálica, especialmente aqueles que se dobram para dentro ou para fora, também devem ser borrifados com um lubrificante ou produto químico anticorrosivo.
  • Quando você começa a pescar no gelo, uma boa broca de gelo manual é suficiente para fazer os furos necessários. À medida que você adquire mais experiência, talvez queira comprar uma broca elétrica. Alguns pescadores optam por fazer vários furos no gelo, enquanto outros fazem apenas um único furo de cada vez. Se optar por fazer vários furos de uma vez, você precisará de uma escumadeira para manter os furos livres de lama enquanto pesca.

Avisos

  • Embora o afogamento seja uma possibilidade clara se você cair no gelo, o maior perigo é a hipotermia. Seu tempo de sobrevivência na água varia de 20 a 90 minutos, dependendo do seu tamanho e da quantidade de roupas que estiver usando, embora seus braços fiquem dormentes demais para ajudá-lo a se soltar depois de apenas alguns minutos. Você pode aumentar suas chances de sobrevivência carregando um picador de gelo, uma gafa ou uma faca longa para espetar o gelo próximo ao buraco e obter alavancagem para se retirar ou, se isso não for possível, puxe os braços e as pernas contra o peito. Para resgatar outra pessoa que tenha caído, use o trado de gelo, a vara ou o cabo de reboque do trenó de gelo para alcançar a vítima e puxá-la para um lugar seguro.
  • Cuidado com o gelo recém-formado ao pescar no gelo. O gelo deve estar congelado até uma profundidade de pelo menos 7,5 cm antes de você pisar nele e não deve estar coberto por uma camada de água ou neve ou apresentar rachaduras por pressão. O gelo tende a ser mais fino na linha costeira, ao redor de pilhas de pedras ou leitos de ervas daninhas, próximo à foz de um riacho ou sobre uma nascente subterrânea.