Como montar um trampolim

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os trampolins são uma excelente forma de extravasar a energia e de tornar a atividade física divertida. É normal querer começar a saltar assim que se recebe a embalagem do trampolim, mas, primeiro, é necessário rever cuidadosamente as instruções e ter em conta os materiais. Reserve algum tempo para se certificar de que dispõe de todas as ferramentas necessárias para montar corretamente o trampolim. Um trampolim seguro e bem montado é importante para que todos se divirtam saltando o mais alto que puderem no ar.

Passos

Rever os materiais

  1. Passo 1 Verificar as embalagens.
    Verifique as embalagens. Todos os materiais para um trampolim geralmente vêm em dois ou três pacotes. Esvazie cada uma das embalagens e certifique-se de que tem tudo o que está listado nas instruções. Uma peça em falta pode impedi-lo de montar o trampolim corretamente, por isso não deve começar a montá-lo sem verificar se tem tudo o que precisa.
    • Se faltar uma peça, contacte a empresa onde comprou o trampolim e veja o que pode ser feito. Por vezes, enviam-lhe a peça em falta ou trocam o trampolim por um completamente novo.
  2. Passo 2 Organize as peças.
    Organize as peças. Há muitas peças, grandes e pequenas, que vêm com o pacote do trampolim. O processo de montagem pode ser confuso se todas as peças estiverem numa única pilha. Reserve algum tempo para espalhar as peças e colocá-las em grupos de acordo com a sua utilização.
    • Algumas das peças podem ser semelhantes, mas serão utilizadas em áreas diferentes.
  3. Passo 3 Reúna as suas ferramentas.
    Reúna as suas ferramentas. Não são necessárias muitas ferramentas para montar um trampolim, mas é útil tê-las prontamente disponíveis. Necessitará de um berbequim elétrico ou de uma chave de fendas Phillips. Muitas embalagens vêm com uma chave de fendas. Necessitará também de um martelo de borracha e de um extrator de molas, que vêm com a embalagem. Também deve ter luvas à mão para quando for altura de colocar as molas.
    • É fácil ficar com as mãos presas nas molas, por isso as luvas evitam que a sua pele fique presa nelas.

Montagem da estrutura do trampolim

  1. Passo 1 Juntar as peças circulares.
    Junte as peças circulares. Disponha as peças que compõem a estrutura circular para ter uma ideia do tamanho do trampolim. Em seguida, comece a fixar as peças encaixando-as até obter a forma de um anel. Uma vez montado, o anel deve ser colocado no chão por enquanto.
  2. Passo 2 Montar as pernas do trampolim.
    Montar as pernas do trampolim. Quando o anel estiver montado, comece a montar as pernas. Devem existir pontos no anel designados para as pernas. As pernas devem encaixar facilmente nos pontos, mas se não, você pode usar um martelo para encaixá-las no lugar. Deve, no entanto, martelar ligeiramente e utilizar uma barreira (como uma toalha) para suavizar o golpe do martelo.
  3. Passo 3 Fixe os parafusos e as cavilhas.
    Fixe os parafusos e as cavilhas. Agora que a estrutura está montada, pode fixar as porcas e os parafusos nos seus devidos lugares. No entanto, certifique-se primeiro de que todas as peças estão seguras e nas posições correctas. Quando terminar de fixar os parafusos e as cavilhas, examine-os para se certificar de que estão seguros.
    • Utilizar um berbequim elétrico em vez de uma chave de fendas Phillips fará com que o processo de fixação seja mais rápido. Utilizar apenas uma chave de fendas pode demorar muito tempo.
  4. Passo 4 Virar a armação.
    Vire a armação. Mesmo que seja bastante forte, é provável que precise de um parceiro para este passo. Encontre um parceiro e vá para lados opostos da armação. Com cuidado, vire a estrutura do trampolim até ficar sobre as pernas. Não deve estar a balançar quando a vira.
    • Se verificar que está a oscilar, inspeccione o conjunto para ver quais as partes que não estão seguras. A oscilação deve-se provavelmente às pernas. Utilize uma chave de fendas ou um berbequim elétrico para fixar as partes instáveis.

Montagem do tapete

  1. Etapa 1 Comece a montar as molas com um parceiro.
    Comece a montar as molas com um parceiro. O facto de um parceiro instalar as molas consigo facilita o alinhamento correto do tapete. Você e o seu parceiro devem pegar numa quantidade igual de molas - quatro para cada um, para começar, é suficiente. Vão para lados opostos do trampolim. Certifique-se de que estão exatamente em frente um do outro, contando os ganchos.
  2. Passo 2 Fixe as molas uniformemente com o seu parceiro.
    Junte as molas uniformemente com o seu parceiro. Comece por prender as molas aos ganchos que lhes foram atribuídos. De seguida, prenda os ganchos às argolas de metal. Vai precisar do dispositivo de tração de molas para esticar as molas até aos ganchos e de um martelo de borracha para bater as molas no lugar, depois de presas aos anéis de metal.
    • As molas começarão a ficar mais difíceis de prender a meio do processo devido ao aperto do tapete.
  3. Passo 3 Colocar a almofada de proteção.
    Coloque a almofada de proteção. A almofada de proteção ajuda a amortecer uma queda sobre as molas. Basta colocar a almofada sobre as molas. Deve haver orifícios na parte inferior da almofada que se alinham com as pernas. As almofadas de proteção têm normalmente ganchos de metal, velcro ou cordas para as fixar ao trampolim. Quando terminar de a fixar, certifique-se de que está alinhada sobre todas as molas.

Montagem da rede de fecho

  1. Etapa 1 Fixar os laços de elástico.
    Fixe os laços de bungee. Nem todos os trampolins vêm com uma rede de proteção, mas pode optar por comprar uma com o seu trampolim. Em primeiro lugar, pegue na rede de fecho e nos laços de elástico. Os elásticos devem ser semelhantes a um elástico. Fixe os elásticos à rede.
    • Os laços ajudam a manter a rede no lugar quando está a ser batida.
    • Alguns regulamentos obrigam a que os trampolins sejam fechados.
  2. Passo 2 Ligue e fixe os postes.
    Ligue e fixe os postes. Os postes para a rede podem vir em várias peças. Se for esse o caso, ligue-os e cubra-os com mangas de espuma. Quando os postes estiverem ligados, utilize uma chave de fendas ou um berbequim para os fixar com parafusos ou cavilhas, consoante a embalagem.
  3. Etapa 3 Fixar os ganchos.
    Fixe os ganchos. Cada um dos laços de bungee deve ter ganchos ligados a eles. Fixe cada um dos ganchos aos orifícios no topo dos postes. Em seguida, levante os postes um a um e coloque-os nos anéis de vedação da rede. Quando os postes estiverem colocados nos anéis em O, basta levantar a rede para a colocar no lugar.
  4. Passo 4 Teste o seu trampolim acabado.
    Teste o seu trampolim acabado. Verifique tudo mais uma vez para se certificar de que o trampolim está seguro. Depois, suba para o trampolim e salte algumas vezes para se certificar de que está estável. Se estiver, o seu trampolim está terminado e pronto para a atividade.
    • Se o trampolim estiver ligeiramente instável, verifique se existem peças que possam não estar corretamente fixadas. Utilize uma chave de fendas ou um berbequim elétrico para fixar essas peças. Se não conseguir resolver o problema, contacte a empresa onde comprou o trampolim. Não salte até o problema estar resolvido.
    • É sempre uma boa ideia fixar o seu trampolim. Isto evita qualquer movimento de ventos fortes e grandes saltos.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    O que devo fazer se o meu trampolim se dobrar subitamente em forma de banana?
    Partindo do princípio de que o trampolim não está defeituoso, isso significa que há demasiado peso sobre ele.
  • Questão
    Quanto tempo é necessário para montar um trampolim?
    Depende do tamanho e do tipo, mas o trampolim normal de 3 metros de diâmetro demora cerca de 40 minutos a ser montado sem rede de segurança.
  • Questão
    Quantas pessoas são necessárias para construir o trampolim?
    Embora seja possível montar com uma pessoa, é mais fácil e seguro montar um trampolim com duas pessoas.

Vídeo

Dicas

  • Nunca utilize um trampolim com molas em falta. Pode rasgar o tapete de saltos e causar ferimentos. Se verificar que faltam molas, contacte a empresa onde comprou o trampolim.
  • Se achar difícil montar o trampolim, pode chamar um trabalhador manual para fazer o trabalho por si.

Avisos

  • Normalmente, as instruções vêm acompanhadas de um conjunto de avisos. Certifique-se de que lê esses avisos antes de montar o seu trampolim.

Coisas de que vai precisar

  • Berbequim elétrico ou chave de fendas Phillips
  • Dispositivo para puxar a mola
  • Martelo de borracha
  • Luvas