Como montar uma vara de pesca para a pesca com mosca e com bolhas

Autor do artigo:Gabriel Silva

Embora as moscas artificiais sejam iscas eficazes para o robalo e o peixe-plano, bem como para a truta, a pesca com elas pode parecer demasiado complicada para o pescador comum. As canas especiais e as linhas com pesos normalmente utilizadas para lançar moscas secas e molhadas requerem técnicas de lançamento diferentes das de outras canas e carretos, o que muitas vezes afasta os pescadores da pesca com moscas. No entanto, existe outra forma de pescar moscas secas, moscas húmidas, ninfas, serpentinas e insectos sem utilizar o equipamento normal de pesca com mosca. Este método envolve a utilização de uma bolha de plástico com peso de água para fornecer peso de lançamento suficiente para pescar moscas com o mesmo tipo de equipamento que utiliza para pescar outras iscas artificiais, mas com flutuabilidade suficiente para as apresentar como faria com uma cana de pesca. A seguir, há instruções para escolher uma vara e um molinete e prepará-los para a pesca com mosca e bolha.

Passos

Escolher o equipamento correto

  1. Passo 1 Escolha a cana certa para a técnica e para si.
    Escolha a cana certa para a técnica e para si. A maioria dos pescadores utiliza a técnica de pesca com mosca e bolha com uma cana de spinning ultraleve, uma vez que o equipamento de spinning é mais adequado para as linhas leves utilizadas na pesca com mosca e bolha. Alguns pescadores preferem canas tão curtas como 1,5 m quando pescam em riachos cujas margens estão cobertas de ervas daninhas e arbustos e tão longas como 2,4 m em rios mais largos e em lagos, enquanto outros pescadores preferem comprimentos de 1,8 a 2,1 m. A cana deve ter uma ponta de ação rápida.
    • As canas mais longas permitem uma maior distância ao lançar e podem simular melhor a ação de uma cana de pesca; no entanto, as canas mais curtas podem ser embaladas e transportadas mais facilmente quando se pesca em áreas remotas.
  2. Passo 2 Escolha um carreto de boa qualidade.
    Escolha um carreto de boa qualidade. Como referido acima, um carreto giratório é o carreto preferido para a pesca com mosca e com bolha. O carreto deve ter uma ação de recuperação e um arrasto de boa qualidade para lidar com as linhas leves que a técnica de pesca com mosca e bolha exige.
  3. Passo 3 Escolha o peso correto da linha.
    Escolha o peso correto da linha. A pesca com mosca e bolha exige linhas leves de 4 a 6 libras de teste (classe de 2 a 3 kg). Muitos pescadores gostam de ser ainda mais leves com o líder ao qual a mosca está ligada, escolhendo linhas de 2 a 4 libras de teste (classe de 1 a 2 kg).
    • Certifique-se de que a linha passa por todas as guias quando estiver a montar a sua cana de pesca com mosca. Se falhar uma, isso irá estragar o seu lançamento.
  4. Passo 4 Escolha uma bolha de plástico para enfiar na linha.
    Escolha uma bolha de plástico para enfiar na linha. A forma mais comum das bolhas de plástico utilizadas na pesca com mosca e bolha é em forma de lágrima, com a extremidade mais grossa virada para a cana e a extremidade mais estreita virada para a isca. Alguns pescadores preferem uma bolha mais afunilada que é mais grossa no centro e igualmente estreita em ambas as extremidades, enquanto outros preferem bolhas esféricas. As bolhas podem ser mantidas no lugar com clipes embutidos, embora alguns pescadores prefiram bolhas que usam tubos de borracha ou plástico para mantê-las no lugar.
    • A maioria das bolhas tem uma tampa que pode ser empurrada para encher a bolha com a quantidade de água necessária para dar peso ao lançamento sem prejudicar a ação da mosca. Geralmente, para a pesca de moscas secas, que são concebidas para serem pescadas à superfície, deve encher a bolha até meio para que ainda flutue na água depois de ser lançada, enquanto que para as moscas molhadas, que são concebidas para serem pescadas debaixo de água, deve encher a bolha completamente. (Alguns pescadores até adicionam um par de pequenos pedaços de linha à linha para aumentar a profundidade da mosca).
  5. Passo 5 Escolha o comprimento correto do leader.
    Escolha o comprimento correto do líder. Alguns pescadores preferem um comprimento de 1,8 m para moscas molhadas e de 2,7 m para moscas secas, enquanto outros preferem um comprimento de 1,5 a 2,1 m, independentemente do tipo de mosca que está a ser pescado. Poderá querer experimentar comprimentos diferentes de acordo com as condições climatéricas e da água e com as suas próprias preferências. Depois de enfiar a bolha de plástico na sua linha, prenda o líder a um pequeno destorcedor, que atará à sua linha para evitar que a bolha deslize até à mosca.
    • Alguns pescadores preferem usar o mesmo tipo de fio cónico que os pescadores com mosca usam, enquanto outros preferem usar monofilamento normal.
  6. Passo 6 Escolha uma seleção de moscas para cobrir a maioria das suas necessidades de pesca.
    Escolha uma seleção de moscas para cobrir a maioria das suas necessidades de pesca. A pesca com mosca e bolha funciona com a maioria dos tipos de moscas, mas só precisa de uma seleção modesta. Enquanto a pesca à truta exige muitas vezes que se 'combine a eclosão' com o tipo de mosca com que a truta se alimenta, os peixes-plano e os robalos são muito menos exigentes quanto ao tipo de mosca que utilizam. Segue-se uma sugestão de seleção de moscas:
    • Moscas secas: Adams Irresistible, Black Gnat, California Mosquito, El Capitan, Ginger Quill, Gray Wulff, Red Ant, Renegade, Royal Coachman. Algumas moscas secas podem ser pescadas molhadas para simular um inseto a afogar-se.
    • Moscas húmidas: Adams Wet, Muddler Minnow, Wooly Bugger (em preto, castanho, azeitona, ou combinação de preto e azeitona), Wooly Worm (em castanho ou azeitona).
  7. Passo 7 Ninfas:
    Ninfas: Beadhead Prince, Beadhead Flashback Pheasant Tail, Beadhead Hare's Ear, Beadhead Zug Bug e Copper John (em vermelho e cobre). (As serpentinas Beadhead têm cabeças ligeiramente pesadas para as ajudar a afundar.) Quando pescar trutas, poderá querer incluir ninfas que correspondam ao tipo de moscas de que as trutas se alimentam.

Lançamento e apresentação de moscas com esta técnica

  1. Passo 1 Lançamento lateral.
    Lançar de lado. Para além de evitar que o seu líder seja projetado em ramos suspensos ou que se parta, o lançamento lateral permitirá que a bolha conduza a mosca durante o lançamento (tal como as linhas ponderadas conduzem o líder no lançamento da mosca) e deixará a mosca aterrar naturalmente.
  2. Passo 2: Faça a contagem decrescente da mosca se a estiver a pescar debaixo de água.
    Se a mosca for pescada debaixo de água, faça a contagem decrescente. As moscas submersas devem ser deixadas cair a uma profundidade de 1,5 a 3 m antes de começar a recolher a mosca.
    • Pode testar a velocidade de queda deixando cair a mosca e a bolha na água e anotando o tempo que demora a cair até uma determinada profundidade. Quando lançar a mosca, pode fazer uma contagem decrescente até essa mesma profundidade antes de iniciar a recuperação.
  3. Passo 3 Recolher lentamente.
    Puxe lentamente. As moscas pescadas à superfície ou perto da superfície devem ser apresentadas como se estivessem a flutuar com a corrente em direção à costa, com movimentos ocasionais para imitar a luta. As moscas submersas devem ser pescadas com uma ação de paragem e movimento ou com puxões lentos para simular um peixinho ou crustáceo a nadar. A sua bolha deve causar um ligeiro despertar em águas calmas para fornecer resistência suficiente à linha para o ajudar a distinguir entre quando um peixe atinge a mosca e quando a mosca atinge outra coisa.
  4. Passo 4 Observar a bolha.
    Observe a bolha. Tal como acontece com os bobbers coloridos mais familiares, se a bolha mergulhar de repente ou balançar bruscamente, um peixe apanhou a mosca.
  5. Etapa 5: Colocar o anzol com um movimento curto e brusco.
    Coloque o anzol com um movimento curto e brusco. Isto ajudará a fazer com que o anzol se fixe. Se não conseguir colocar o anzol, volte a fazer o mesmo movimento lento que estava a usar. O peixe pode pensar que apenas feriu a mosca e querer avançar para a morte.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Quando fisgar um peixe, mantenha a cana baixa e uma pressão constante na linha para evitar que o peixe salte para fora de água e atire o anzol. Manter a vara baixa coloca a tensão superficial da água, bem como a ação da vara, para trabalhar a seu favor e contra o peixe.

Avisos

  • Evite a tentação de agarrar o leader quando trouxer um peixe fisgado para perto de si. Se o fizer, não terá a ação da cana na luta contra o peixe e, dado o teste leve ou a classe do leader, aumentará a probabilidade de o peixe o partir. Brinque com o peixe até que ele se canse completamente e coloque-o na rede ou traga-o para a praia.

Material necessário

  • Cana de fiar ultraleve, de 1,5 a 2,4 m (5 a 8 pés)
  • Carreto de fiar ultraleve com um arrasto de boa qualidade
  • Linha de teste de 4 a 6 libras (classe de 2 a 3 kg)
  • Líder de teste de 2 a 6 libras (classe de 1 a 3 kg), comprimento de 5 a 9 pés (1,5 a 2,7 m)
  • Bobber de plástico que pode ser enchido com água
  • Fita de arremesso (opcional)
  • Moscas secas, moscas húmidas, ninfas ou serpentinas
  • Rede de aterragem (opcional)