Como montar uma vara de pesca

Autor do artigo:Gabriel Silva

A pesca pode ser um desporto complexo ou um simples passatempo, dependendo do indivíduo. Independentemente da forma como gosta de pescar, há alguns elementos-chave que deve ter em conta quando prepara uma cana de pesca. Não importa o tipo de peixe que você espera pegar, siga as técnicas básicas para garantir que sua vara seja resistente e a isca eficaz.

Passos

Montar a cana e o carreto

  1. Passo 1 Identifique as partes da sua cana de pesca.
    Identifique as partes da sua cana de pesca. Uma cana de pesca pode ser uma peça complexa de equipamento, por isso é aconselhável aprender a terminologia antes de montar a sua própria cana. Se a sua cana se dividir em 2 ou mais partes, a junta onde as secções se encaixam chama-se virola. O ferrolho macho insere-se num ferrolho fêmea.
    • O cabo também se chama 'grip' e é onde se segura a cana.
    • A extremidade é a parte grossa da cana mais próxima do cabo. A ponta é a parte mais flexível da cana e está localizada na parte superior da cana.
    • Os guias são os anéis que percorrem toda a cana e que guiam a linha de pesca.
  2. Limpe a cana antes de a utilizar. Limpe ambas as peças com um pano para remover qualquer sujidade ou detritos que a possam riscar. Se necessário, use um cotonete para limpar a virola fêmea. Ao manter a vareta limpa, estará a prolongar a sua vida útil. A sujidade pode riscar e destruir as peças que mantêm a haste unida.
  3. Juntar as peças. Alinhar as peças fêmea e macho num serviço plano. Segurando firmemente a virola fêmea, fixe a virola macho à sua volta. Certifique-se sempre de que, se necessário, as guias que ajudam a fixar as virolas estão corretamente alinhadas.
    • Se a sua vara não estiver a ficar pronta, pare imediatamente. Consulte as instruções. Há algum tipo de mecanismo de bloqueio que esteja a faltar? Se forçar a haste, arrisca-se a danificá-la permanentemente.
    • Na maioria dos varões, é necessário rodar as peças. Para o fazer, segure a virola fêmea e rode a peça macho enquanto estão juntas. Isso irá travar sua vara.
  4. Prenda o carretel. Ao olhar para a parte inferior da sua vara, você deve ver uma abertura fêmea para inserir o seu carretel. Isso é chamado de assento do carretel. Insira o carretel. Agora coloque o assento do carretel, que funciona como uma alça lisa, sobre a extremidade traseira do carretel. Este irá enroscar-se no carreto. Gire até que todas as peças estejam seguras.
    • Tenha cuidado para não apertar demasiado o carreto. Se forçar a rosca a rodar para além do que foi construída, ela pode rachar e estragar a cana.
    • Lembre-se de que a rosca direita é apertada e a esquerda é solta. Quando se olha para a cana a partir da parte de trás, o enroscamento à direita vai apertá-la. Por outras palavras, rodar no sentido dos ponteiros do relógio irá apertar a linha, enquanto rodar no sentido contrário irá afrouxá-la.

Enfiar a linha na cana de pesca

  1. Levantar o braço do fardo e puxar o fio. O braço do fardo é a peça prateada que fica por cima do carreto. Aplicando uma pequena pressão, será capaz de o virar para o outro lado do carretel. Depois de levantar o braço do fardo, será possível puxar a ponta da linha e o carretel irá desenrolá-la.
    • Tenha cuidado aqui. Se o fardo não se levantar facilmente, é possível que esteja a olhar para a peça errada. Nunca deverá ter de levantar o seu fardo à força.
    • Verifique se o carretel de linha se desenrola na mesma direção em que o carretel gira. Se não coincidirem, terá torções e nós desnecessários. Se não forem na mesma direção, basta virar a bobina para que as direcções coincidam.
  2. Passe a linha pelas guias. A maioria das varas tem de quatro a cinco guias, ou ilhós, presos à vara. Começando pelo ilhó mais próximo do carretel, passe a linha começando pela parte de baixo e saindo pela parte de cima. Suba até ao topo da cana.
  3. Fechar o braço do carretel. Para fechar o braço, basta virá-lo na direção oposta à que o moveu anteriormente. Para testar se está fechado, puxe suavemente a linha. Não deve sair mais linha.
    • Teste novamente a direção do carretel enrolando uma pequena quantidade de linha. Se o carreto não rodar na mesma direção que a bobina, terá de começar de novo depois de corrigir a direção da bobina.

Escolher uma isca

  1. Etapa 1 Escolha a cor correcta com base no tempo.
    Escolha a cor certa com base no tempo. Dependendo do sol e da cobertura de nuvens, pode ser melhor escolher uma isca diferente. Em dias de sol, tente usar uma isca prateada. A prata ajuda a refletir a luz e atrai a atenção. Em contraste, use uma isca dourada num dia nublado. O dourado tem propriedades reflectoras elevadas e ajudará a emitir luz num dia nublado ou de tempestade.
  2. Passo 2 Escolha um tipo de isco.
    Escolha um tipo de isco. Escolha o seu estilo de isco com base no tipo de peixe que pretende apanhar e onde. Se estiver a pescar em água doce, experimente um gabarito. Um jig funcionará bem em água doce, usando penas e uma cabeça de metal para atrair os peixes. Uma isca de colher funcionará bem para peixes que se alimentam de peixes pequenos. A colher ondulará para a frente e para trás para imitar o movimento de um peixe em fuga, atraindo os predadores maiores.
    • Se estiver à procura de um isco para todos os fins, experimente um spinner. Um spinner é uma peça de metal que gira na água à medida que se move. Isto atrai muita atenção e deve ser usado num local particularmente difícil de apanhar.
  3. Observe a clareza da água. Se a sua água for lamacenta ou suja, precisará de uma isca que faça muito barulho, como um spinner ou uma colher. Estas iscas criam vibrações, por isso, mesmo que os peixes não consigam ver a isca, eles podem senti-la. Comparativamente, se a água estiver clara, uma quantidade excessiva de vibração e movimento pode assustar o peixe.

Colocar um isco

  1. Passe a linha pela isca. Depois de enfiar o isco na linha, deixe cerca de dez polegadas, ou vinte centímetros, de linha do outro lado do isco.
    • Uma vez que a linha de pesca é tão difícil de ver, é frequentemente recomendado que pratique a atadura com fio ou atacadores.
  2. Enrole a linha à volta de si mesma. Enquanto a linha e a isca estão deitadas no chão, puxe a extremidade livre da linha de volta para o resto da linha. Enrole frouxamente a extremidade da linha em torno da linha do outro lado da isca, semelhante a como uma bengala doce teria duas cores enroladas em torno de outra. Pare quando tiver enrolado as linhas juntas aproximadamente cinco vezes.
  3. Enfie a ponta livre da linha de volta para dentro. Pegue na extremidade da linha e puxe-a de volta para o isco. Em seguida, passe-a pelo primeiro e grande laço que contém a linha. Depois de passá-la, enfie-a mais uma vez dentro dela mesma, de modo que ela fique por baixo da linha.
  4. Aperte o nó. Segure a linha, bem como a extremidade da linha. Puxe-os lentamente juntos. Isso deve fazer com que a linha se enrole firmemente onde foi enrolada, e crie um nó apertado na isca. Pode ser necessário ajudar o processo usando as unhas para baralhar as torções em direção à isca. Quando o nó estiver bem enrolado, corte o excesso da extremidade.
    • Para enrolar corretamente o nó, pode ser necessário humedecer a linha. Para isso, humedeça as pontas dos dedos com saliva e passe a linha sobre o dedo.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    A minha isca não tem a coisa de plástico, o que é que eu faço?
    Nem todas as iscas têm. Estas chamam-se 'shallow divers'. Também podes comprar poppers e jig heads. Vá à procura do que funciona melhor para si.
  • Questão
    A minha cana de pesca não está a recolher até ao fim, o que devo fazer?
    As canas de pesca telescópicas acumulam frequentemente sujidade e fuligem devido à utilização; tente limpar e aplicar um lubrificante. No entanto, se a cana for nova, verifique a garantia e envie-a para o fabricante ou obtenha um reembolso/substituição no local onde adquiriu o artigo.
  • Questão
    O meu carreto não tem a linha no carreto?
    Compre uma linha e coloque-a no carreto. Pode encontrar vídeos online que demonstram como adicionar a linha.

Vídeo

Dicas

  • Pesquise o tipo de peixe que pretende apanhar, porque algumas iscas são mais eficazes do que outras, dependendo da espécie.
  • Mantenha um par de corta-unhas na sua caixa de equipamento. Eles ajudam quando as facas não conseguem.
  • Escolha a resistência adequada da cana e da linha. O tamanho e o peso do peixe podem ajudá-lo a determinar o que você vai precisar para construir sua vara de pesca.

Avisos

  • Quando estiver a enfiar a cana, não perca nenhum ilhó. Se saltar acidentalmente um ilhó e em vez de enfiar a linha entre a cana e o ilhó, está a colocar a cana em risco.
  • Tenha cuidado ao remover qualquer sujidade da sua cana. Se tiver um emaranhado, pode ser mais sensato simplesmente cortar o emaranhado e voltar a enfiar a linha. Tenha cuidado ao tentar desembaraçar a linha para garantir que não puxa a cana incorretamente.