Como ajustar o arrasto em um molinete de pesca

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se você já pesca há algum tempo, sabe como é frustrante perder um peixe grande por causa de uma linha quebrada. Isso geralmente acontece quando o arrasto, o dispositivo que define a resistência que o peixe sente quando puxa a linha, não está ajustado corretamente. Felizmente, há uma solução fácil para ajustar o arrasto. Depois de conhecer sua carretilha específica e o ajustador de arrasto, verifique a resistência e faça as correções necessárias. Em seguida, saia e pegue o peixe que escapou!

Etapas

Entendendo sua carretilha e o arrasto

  1. Determine o tipo de molinete que você usa. Existem três tipos básicos de molinetes que contêm sua linha. Este artigo não abordará os prós e contras de cada um; em vez disso, é importante que você saiba qual tipo você tem e onde o ajuste de arrasto está localizado.
    • Os carretéis de spincasting são de face fechada. Sua linha será envolvida por uma tampa em forma de cone e a linha sai por um pequeno orifício.
    • Os carretéis de spinning são de face aberta. O carretel de linha fica exposto e você poderá vê-lo girar. Esta parece ser a mais exposta.
    • Os carretéis de lançamento de isca parecem uma mistura entre um carretel de face aberta e um de face fechada. A característica mais notável é que todo o carretel de linha girará quando você lançar a linha.
  2. Localize o ajuste do arrasto. Agora que você sabe que tipo de molinete está usando, saiba onde o ajuste de arrasto está localizado no seu molinete.
    • O ajuste de arrasto do spincast geralmente fica próximo à alça do carretel. Ele se parece um pouco com um botão em forma de estrela e pode fazer um clique quando você mexe no arrasto. Isso permite que você ouça o quanto está ajustando.
    • O ajuste de arrasto do carretel giratório é um botão circular voltado para fora, na frente do carretel de linha.
    • O ajuste de arrasto do baitcaster se parece com uma estrela e está localizado próximo à alça do carretel. Girar o botão no sentido horário o deixará mais apertado e no sentido anti-horário o deixará mais solto.
  3. Saiba a força de ruptura de sua linha. Procure na embalagem em que sua linha veio. Ela deve indicar claramente, em libras, quanta resistência sua linha pode suportar sem se romper.
    • Isso lhe dirá qual deve ser o arrasto ideal. O arrasto sempre deve ser de no máximo 25% da resistência de sua força de ruptura. Para calcular o arrasto, basta dividir sua força de ruptura por 4. O resultado é o valor que deve ser definido para o arrasto.
  4. Obtenha uma balança. Agora que você sabe qual deve ser o seu arrasto, precisará ver onde ele está definido atualmente.
    • Você pode usar uma balança digital ou uma balança de mola (como as usadas para pesar peixes). Ambas têm um gancho na extremidade ao qual você prende a linha.

Ajuste do arrasto

  1. Monte sua vara. Prepare a vara e passe a linha como se fosse usá-la de fato. Certifique-se de passar a linha por todas as guias para obter uma leitura precisa.
  2. Amarre sua linha à balança. Você precisará amarrá-la firmemente ao gancho na extremidade da balança digital ou de mola. Certifique-se de que a linha não possa se soltar quando a balança for puxada.
  3. Posicione sua vara. Segure a vara em um ângulo de 45 graus. É útil ter um amigo segurando sua vara ou a balança. Mantenha a balança na vertical de modo que o anzol e a linha fiquem na parte superior.
  4. Puxe a balança para baixo. A princípio, sua linha não fará nada além de se curvar com o peso. Em seguida, você deverá notar que o arrasto começa a deslizar e a linha se estende. Assim que isso acontecer, olhe para a balança e faça uma medição.
  5. Ajuste seu arrasto. Veja onde está o arrasto e em que ponto ele deve ser ajustado. Use o botão de ajuste do arrasto em seu molinete e aperte ou afrouxe conforme necessário. Verifique o arrasto em uma balança.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    O que devo fazer se minha linha de pesca estiver toda enrugada?
    Se a linha estiver enrugada ou enrolada, pode ser porque a linha ficou parada no molinete por muito tempo e deve ser substituída. A linha mais nova pode estar enrolada quando você a usa pela primeira vez. Para evitar laços em seu carretel, retire a linha lentamente, segurando-a firmemente entre os dedos até que a linha esteja firme. Quando toda a folga tiver sido recuperada, solte a linha e recupere a isca normalmente.

Vídeo

Dicas

  • Se estiver usando um líder, teste o arrasto para ver o que tem menor resistência à ruptura: seu líder ou sua linha.