Como definir uma bola de voleibol

Autor do artigo:Gabriel Silva

No jogo de voleibol, a bola parada é uma manobra em que um jogador entra rapidamente em contacto com a bola para preparar um remate para outro jogador. A maior parte dos bons remates são o resultado de uma boa definição, ou seja, uma definição que está de acordo com as regras do voleibol contra a captura da bola e que o atacante (a pessoa que faz o remate) pode prever e rematar facilmente. Isto significa que uma boa marcação deve ser, acima de tudo, consistente no seu estilo geral. A manobra em si é simples, mas pode ser difícil de dominar verdadeiramente.

Passos

Chegando à bola

  1. 1Ler a defesa. Antes mesmo de a bola ser sacada, trace uma estratégia sobre para onde você quer que a bola vá. Um dos bloqueadores é menos eficaz do que outro? Há uma área óbvia que eles não estão protegendo bem? Se for esse o caso, deve fazer chegar a bola a um atacante da sua equipa que esteja posicionado para tirar o melhor partido dessa fraqueza.
    • Ao longo do jogo, tente avaliar continuamente a defesa, para saber sempre para onde quer enviar a bola quando tiver oportunidade.
  2. 2Esteja pronto para se movimentar. Quando estiver à espera que a bola seja passada, mantenha-se com o peso no pé direito, pronto para dar um passo com o esquerdo na direção da bola.
    • A maior parte dos definidores considera mais fácil posicionar-se no canto posterior direito do campo e abordar cada set a partir daí. Pode fazer o set a partir de onde se sentir mais confortável, mas esta posição faz com que comece a jogar na direção ideal para enviar a bola para os atacantes da sua equipa.
  3. 3Chegar rapidamente à bola. A bola raramente virá diretamente para si. Quanto mais depressa chegar à bola, mais tempo tem para executar a jogada.
    • Chegar rapidamente à bola tem tudo a ver com eficiência. Isto significa que deve tentar deslocar-se em linha reta até à bola, não dando mais passos do que os necessários.
    • Também é necessário correr da forma mais eficiente possível. Muitos jogadores cometem o erro de correr com os braços levantados, mas isso vai atrasá-lo. Espere para levantar os braços até estar em posição.
  4. 4Paralelhe o seu corpo com o alvo. Quando chegar à sua posição, certifique-se de que as suas ancas, pés e ombros estão diretamente virados para o local onde a bola vai cair, e não na direção de onde veio.
    • Uma boa regra geral é orientar-se sempre para a antena esquerda quando se posiciona, para que a outra equipa não consiga descobrir para onde vai colocar a bola com base na sua orientação.

Colocação em posição

  1. 1Estende os braços por cima da cabeça. As mãos devem estar diretamente acima da testa e os cotovelos devem estar apontados para os lados.
  2. 2Posicione as mãos. As mãos devem estar entre 5 a 10 cm acima da testa, com os dedos estendidos em forma de bola, como se alguém estivesse prestes a pousar a bola nas suas mãos.
    • Os polegares e os indicadores devem formar uma janela triangular através da qual se pode ver a bola, mas as mãos não devem tocar-se.
    • Tente relaxar os dedos imediatamente antes de entrar em contacto com a bola.
    • Se pretender fazer um back set, apontando a bola para trás, estenda os braços para cima e para trás em vez de os estender para a frente ou diretamente acima de si.
  3. 3Posicione os pés. Afaste os pés à largura dos ombros, com o pé mais próximo da rede ligeiramente à frente do outro. Esta posição roda as ancas e os ombros ligeiramente para dentro do campo e ajuda a evitar que o set passe acidentalmente por cima da rede.
  4. 4Dobrar os joelhos. Antes de efetuar o set, os joelhos devem estar ligeiramente dobrados e o peso deve ser distribuído uniformemente desde a planta dos pés até aos arcos.
    • A distribuição uniforme do peso permite-lhe mudar rapidamente a direção para onde está virado, se necessário.
    • Se estiver a fazer a posição de costas, a dobragem dos joelhos é menos importante. Em vez disso, empurre um pouco as ancas para a frente e arqueie ligeiramente as costas.

Colocar a bola

  1. Passo 1 Decidir para onde enviar a bola.1Decidir para onde enviar a bola. Já deve ter desenvolvido algumas ideias sobre este assunto, mas esta é a sua última oportunidade para escolher o atacante certo para quem enviar a bola.
    • Pode criar situações vantajosas para a sua equipa se for enganador quanto ao local para onde vai enviar a bola, deixando a outra equipa potencialmente desprevenida quanto ao atacante que vai realmente rematar.
    • Por exemplo, podes arquear ligeiramente as costas, como se fosses fazer um remate para trás, e depois, no último segundo, rematar a bola para a frente, ou vice-versa.
    • Também pode preparar-se como se fosse lançar a bola para um jogador, especialmente para um jogador do outro lado do campo, e em vez disso executar um lançamento curto para um atacante numa direção diferente, por exemplo, para o seu lado.
    • Após o lançamento, vire-se e olhe para o destino final da bola, para sinalizar aos seus próprios colegas de equipa.
  2. 2Fazer contacto. O contacto com a bola deve ocorrer imediatamente acima do centro da testa, mais ou menos na linha do cabelo.
    • Tente fazer o contacto com todos os seus dedos a tocar na bola. Quanto mais superfície da bola estiver em contacto com ela, mais controlo terá sobre ela.
    • Não deixe a bola tocar nas palmas das mãos. O contacto com as palmas das mãos pode ser considerado como apanhar a bola, o que é contra as regras do voleibol. Se a sua equipa marcar um ponto após uma manobra ilegal, o árbitro pode optar por reiniciar a jogada e anular esse ponto.
  3. 3Puxar para cima. Assim que a bola tocar nos dedos, endireite os braços e as pernas e empurre a bola para cima na direção do rematador.
    • O endireitamento das pernas envia força para o corpo e para as mãos. Todo o corpo deve fazer parte do impulso.
    • O tempo de contacto real com a bola deve ser mínimo.
    • Esta ação é essencialmente a mesma para um back set, mas com menos força proveniente dos joelhos.
  4. 4Acompanhar. No final da sua série, os braços devem estar totalmente esticados e deve seguir com as mãos, endireitando os pulsos depois de soltar a bola. Isto ajuda a garantir que a bola se mantém na trajetória pretendida.

Jogue voleibol como um profissional com esta série para especialistas

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaComo posso fazer um set rápido sem estalar os pulsos com demasiada força? Tenta usar mais as pernas, isto ajudará a obter mais força no teu set sem estalar tanto os pulsos.
  • PerguntaComo é que eu faço uma bola de voleibol? Para fazer um 'spike' numa bola de voleibol, basta bater na bola. A mão deve envolver a bola ao mesmo tempo que a bate, pelo que deve abrir os dedos. Ao fazê-lo, é necessário baixar o pulso para que a bola não voe para cima. Em suma, mede a bola, estica o braço TODO PARA CIMA, bate na bola com os dedos ABERTOS e move o pulso para baixo.
  • PerguntaDevo colocar a bola à frente ou atrás do ombro do atacante? Deves colocar a bola mesmo à frente do atacante. Se a colocar atrás do ombro do batedor, este terá de se deslocar a meio do ataque, diminuindo a força da pancada.

Vídeo

Dicas

  • Desenvolva um estilo de colocação consistente. Depois de o árbitro o ter visto a fazer uma colocação legal e da mesma forma várias vezes, será menos provável que o chame à atenção para a forma como usa as mãos. Uma colocação inconsistente ou uma colocação que pareça estranha ou incerta é mais suscetível de chamar a atenção negativa do árbitro.
  • Esta técnica requer prática e será provavelmente difícil quando se começa. Existem vários exercícios que pode utilizar para praticar, tais como colocar uma bola contra uma parede ou colocar uma bola para trás e para a frente com um parceiro.
  • Certifique-se de que a bola esteja alta o suficiente para que o jogador consiga passá-la por cima da rede.

Avisos

  • Quando estiver a seguir a bola, não estale o pulso. Isso pode resultar em problemas na mão/pulso.
  • Não batas na bola com demasiada força ou poderás magoar os dedos ou as mãos.
  • Embora as mãos não devam tocar uma na outra durante o lançamento, se as mãos estiverem demasiado afastadas, a bola pode atingir a cara. Os polegares e os dedos indicadores devem estar tão juntos quanto possível sem se tocarem.