Como sacar uma bola de voleibol com a mão

Autor do artigo:Gabriel Silva

A maior parte de nós já viu alguém fazer um serviço de voleibol por cima que parecia sem esforço. Embora o serviço de voleibol por cima da mão seja um serviço mais versátil, é também mais difícil. Requer mais coordenação, tempo e força. Uma vez que se trata de um serviço mais difícil, deve ser praticado depois de ter dominado o serviço por baixo. Embora o saque por cima possa não parecer fácil, ele pode melhorar a precisão, a velocidade e a força dos seus saques.

Passos

Como sacar com um saque overhand básico

  1. Passo 1: Empilhar os pés.
    Espalhe os pés. Fique de pé com os pés afastados na largura dos ombros. Coloque o pé oposto à sua mão de batida à frente do outro pé. Os ombros e as ancas devem estar alinhados com a rede. Certifique-se de que os seus joelhos estão dobrados. É extremamente importante que o seu peso esteja no pé de trás.
    • A postura de um servidor é uma das partes mais importantes do seu serviço. A força do serviço não vem da parte superior do corpo, mas sim das pernas. Um serviço potente é conseguido através da capacidade de transferir corretamente o peso do pé de trás para o pé da frente. Conseguir uma postura inicial forte é fundamental para um serviço forte.
  2. Passo 2 Segure a bola à sua frente.
    Segure a bola à sua frente. Coloque a sua mão não dominante diretamente à sua frente, direita mas com um cotovelo flexível. A palma da mão deve estar virada para cima com a bola dentro.
    • Outra forma de se preparar é cobrir a bola com a mão que bate.
  3. Preparar a mão que bate. Balance o braço que serve para trás junto à cabeça. Certifique-se de que o seu cotovelo está a apontar para cima e que a sua mão está na orelha ou ligeiramente acima dela. Esta posição abre o corpo.
  4. Atire a bola para o ar. Levante a bola com a palma da mão cerca de 46 a 91 cm no ar. Mantenha a bola alinhada com o ombro que bate e a cerca de 0,3 m à sua frente para que possa entrar no serviço. A sua mão direita deve estar num ângulo de 90 graus atrás do seu corpo. Lembre-se de que pretende que a sua mão dominante faça contacto com a bola logo após esta mudar de direção e começar a cair.
    • Não atire a bola demasiado alto, demasiado baixo ou demasiado para qualquer lado. Isto significa que terá de correr atrás da bola, o que resultará num mau serviço.
    • Nalgumas variações, o braço de batida é preparado quando se lança a bola para cima, e não antes.
  5. Aponte para o seu saque com o seu corpo. A maior parte da força do saque é obtida com as pernas, pois o peso é transferido da perna de trás para a perna da frente. Para transferir o seu peso corretamente, certifique-se de que a sua posição inicial está correcta. Acrescente impulso dando um passo em frente com o seu pé dominante enquanto serve, transferindo o peso para a frente para um serviço potente.
    • A bola irá para onde a sua mão e os dedos dos pés estiverem virados, por isso aponte a palma da mão e os dedos dos pés para um remate preciso.
  6. Bata na bola com o calcanhar da sua mão dominante. Conduzir com o cotovelo para trazer a mão dominante para a frente. Bata na bola com o calcanhar da mão ou com a parte inferior da palma da mão. Não bata na bola com os dedos ou com o punho. Certifique-se de que a sua mão de servir está ligeiramente inclinada para cima. Isto ajudará a fazer com que a bola passe por cima da rede. Aponte para o meio da bola para conseguir a trajetória mais reta da bola. Pare o movimento da sua mão quando fizer contacto com a bola.
    • Observe a rotação da bola. Isto irá mostrar-lhe se está a contactar a bola corretamente. Se vir a bola a rodar para o lado ou para trás, então sabe que o seu contacto foi descentrado.
    • Bata rapidamente na bola a partir do ombro.
  7. Passo 7 Colocar-se em posição.
    Coloca-te em posição. Depois de bater a bola, use o seu impulso para correr para a sua posição defensiva.

Como servir com um serviço de salto com rotação superior

  1. Passo 1: Preparar a posição.
    Defina a sua posição. Comece com os pés afastados à largura dos ombros e virados para a rede. O seu braço dominante deve estar diretamente à sua frente, com a palma da mão para cima, com a bola na palma da mão.
    • Deve estar pelo menos 1,5-2,4 m atrás da linha para ter espaço suficiente para uma abordagem de 3-4 passos.
  2. Atire a bola para o ar. Dê um passo em frente com o seu pé dominante e mantenha o lançamento alinhado com o seu ombro que bate. Ao dar um passo em frente, atire a bola para o ar e ligeiramente para a frente com a sua mão dominante. Mova o pulso ao lançar a bola para criar uma rotação na bola.
    • Um lançamento consistente resulta num serviço consistente. O lançamento influencia todos os aspectos do serviço; um mau lançamento pode arruinar um serviço que de outra forma seria bom. Atire com a sua mão forte, mantenha a bola à sua frente e não a atire demasiado alto ou baixo. Estas coisas resultam em maus saques.
  3. Dê três ou quatro passos rápidos para a frente. Este passo deve ir de lento a rápido, de modo a que os dois últimos passos sejam muito mais rápidos e pareçam estar a acontecer ao mesmo tempo. No seu último passo em frente, lance-se num salto. Use o impulso dos passos anteriores para subir mais alto no ar.
    • Se fores destro, os teus passos serão da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. Se for canhoto, será da direita para a esquerda e da esquerda para a direita. Estes dois últimos passos são chamados de 'step close' e são a parte mais explosiva da sua abordagem.
  4. Prepara o teu braço de batida. Ambos os braços devem balançar para trás para gerar força para o salto. Ao saltar, balance o braço dominante/batidor para trás do corpo num ângulo de 90 graus. Tal como no saque básico, o cotovelo deve estar a apontar para cima, com o pulso rígido e na orelha ou ligeiramente acima dela. O braço que não bate deve apontar para a bola para a seguir.
    • O braço que não bate segue a bola no que é normalmente referido como um movimento de arco e flecha.
  5. Passo 5 Aprenda a bater a bola com a mão.
    Aprender a bater a bola com a mão. O objetivo é atingir a bola mesmo acima do centro da bola. Ao contrário do que acontece com um serviço básico de overhand, não pare o braço quando bate na bola. Balance até o fim e estale o pulso.
    • Se não conseguir fazer o movimento de estalo, pratique. Este estalido do pulso é o que torna um serviço de rotação superior poderoso e único. Pratique aperfeiçoar o movimento do pulso e bater corretamente na bola para que esta passe por cima da rede.
  6. Bata na bola. Crie um grande impulso para a frente rodando as ancas e o corpo durante o serviço. Deve dar um salto largo para dentro do campo no seu serviço com salto e flutuação com salto. No ponto mais alto do seu salto, baixe a mão num movimento de encaixe ligeiramente por baixo da bola. Desta forma, pode apontar para cima, mas enrolar o pulso por cima, o que cria um arco de cima para baixo com o serviço. Isto deverá criar um 'topspin'.
    • Se for destro, a sua anca esquerda deve liderar com o seu ombro esquerdo. Em seguida, a anca direita deve ser impulsionada, seguida do braço direito.

Como servir com um serviço de flutuação com salto

  1. Passo 1 Preparar a bola.
    Preparar a bola. Comece com a bola em ambas as mãos, diretamente à sua frente. Segure a bola entre as palmas das mãos. Mantenha os cotovelos direitos, mas um pouco soltos.
    • Algumas pessoas atiram a bola de forma diferente quando estão a servir. Algumas usam a mão dominante, outras usam a mão não dominante, outras usam ambas as mãos. O importante num serviço por salto é a eficácia do lançamento, não o método de lançamento.
  2. Atirar a bola. Dê um passo em frente com o seu pé dominante e depois dê três passos rápidos. No último passo da sua aproximação, atire a bola para cima e ligeiramente para a frente. Para flutuar, você só deve jogá-la de 30 a 45,7 cm, como em um saque overhand básico.
    • O lançamento prepara todo o serviço. Certifique-se de que o lançamento não é demasiado alto ou demasiado baixo. A bola deve ser atirada com a mão mais forte e deve permanecer à frente do corpo.
    • Pratique o seu lançamento até o aperfeiçoar. Tal como qualquer outro exercício desportivo, pratique o lançamento durante horas para aprender a técnica correcta.
  3. Saltar. Imediatamente após lançar a bola, salte para cima com o passo seguinte, utilizando o impulso da sua aproximação. Traga o braço que bate para trás com o cotovelo alto e junto à orelha.
  4. Bata na bola. Com o cotovelo à frente, bater a bola com o calcanhar da mão dominante, tal como no serviço básico por cima. O pulso deve permanecer rígido. Depois de bater a bola, congelar com a palma da mão na direção do alvo.
    • Com qualquer serviço, mas especialmente com o serviço em salto, enviar a bola para as zonas mortas do adversário. O adversário deve ter de se mexer para chegar à bola. À medida que fores praticando e aprendendo o serviço overhand, aprende a enviá-lo para longe das zonas do adversário, para que não estejas a enviá-lo diretamente para ele.
    • Certifica-te de que os teus pés deixam o chão antes de cruzares a linha. A terra através da linha.

Joga voleibol como um profissional com esta série para especialistas

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Onde devo colocar-me quando sirvo?
    Dependendo da forma como serve, coloque-se pelo menos 5 a 6 polegadas atrás da linha. Desta forma, está a salvo de receber uma falta de linha.
  • Questão
    Consigo servir a bola de voleibol, mas não consigo passá-la por cima da rede. Há algumas dicas?
    Bate a bola com toda a força que conseguires na parte lateral/inferior e isso fará com que ela suba e passe por cima da rede.
  • Questão
    Que parte da minha mão é melhor usar para bater a bola com mais força?
    Bate com a palma da mão aberta. Utilizar um punho fechado produzirá uma pancada mais forte, mas sacrificará a precisão, o que normalmente é mau.

Dicas

  • Se estiveres a ter problemas com o teu servidor, tenta praticar apenas o lançamento. Se você jogá-lo para cima e deixá-lo cair, ele deve cair diretamente na frente do seu pé direito, que ainda deve estar na posição em frente ao seu pé direito, antes do passo. Um bom lançamento é fundamental para um bom serviço.
  • Se fizeres um mau lançamento, deixa-a cair. Se a apanhar, esta será contada como o seu serviço!
  • Se o saque for bem feito, deve ser possível ouvir um baque sólido ao bater na bola.