Como sacar uma bola de vôlei
Autor do artigo:Gabriel SilvaQuer entrar para o time de vôlei, mas não sabe sacar uma bola de vôlei? Siga as etapas abaixo.
Etapas
Execução de um saque básico por baixo da mão
- Prepare sua postura. Posicione os pés na largura dos ombros, mas de forma escalonada, em uma posição para cima e para trás.
- Você deve ser capaz de balançar para frente e para trás nessa posição sem medo de cair, pois ela é a mais estável.
- Certifique-se de que seus pés estejam plantados no chão e que não esteja na ponta dos pés.
- Você começará com o peso deslocado para o pé de trás, enquanto mantém a postura com o pé da frente totalmente no chão também.
- Pegue a bola. Você deve segurar a bola com sua mão não dominante (aquela com a qual não escreve), com a outra mão ao lado do corpo.
- Segure a bola na frente do corpo, acima dos quadris e logo abaixo da cintura.
- Não segure a bola muito longe do tronco, caso contrário, você não conseguirá acertá-la com a mão oposta.
- Não segure a bola com muita firmeza, mas deixe-a repousar na palma da mão usando um aperto suave com os dedos para evitar que ela caia.
- Verifique sua postura. A parte superior do corpo e os ombros devem estar levemente inclinados para a frente e você deve manter os olhos na bola o tempo todo.
- Feche o punho com a outra mão. Feche a mão, com os dedos dobrados para dentro e o polegar apoiado na lateral.
- Balance o braço. Usando a mão com o punho fechado, balance o braço em um movimento de pêndulo para acertar a bola.
- Balance o braço com a palma da mão voltada para cima e o polegar para fora.
- Não enrole o braço muito antes da tacada; traga-o de volta na mesma distância em que você precisa balançar para frente. Por exemplo, se você tiver que balançar o braço para frente meio pé, então balance com o braço apenas meio pé atrás da posição inicial.
- Desloque seu peso ligeiramente para a frente, do pé traseiro para o dianteiro, no mesmo ritmo do movimento.
- Golpeie a bola de vôlei. Procure acertar a bola logo abaixo do centro, de modo a impulsioná-la ligeiramente para cima e sobre a rede.
- Solte a mão que está segurando a bola logo antes de fazer contato com a tacada.
- Continue com sua tacada. Não pare o movimento do braço imediatamente após bater na bola, mas permita que ele se impulsione para frente para dar mais força à rebatida.
- Mantenha os olhos na bola de vôlei o tempo todo para ajudar a fazer o contato.
Como fazer um saque de flutuação overhand
- Coloque seus pés na posição correta. Eles devem estar separados na largura dos ombros, com o pé não dominante na frente.
- Mantenha os pés e o corpo voltados diretamente para o local onde planeja sacar a bola. Isso alinhará seu corpo, o que lhe dará mais força no saque.
- Seu peso deve estar apoiado no pé de trás.
- Mantenha o braço estendido perpendicularmente ao corpo. Você segurará a bola com a mão secundária - aquela com a qual você não escreve. Essa também é chamada de mão da prateleira.
- Prepare-se para arremessar a bola. Você usará a mão da prateleira para levantar a bola acima da cabeça, lançando-a de 30,5 a 45,7 cm (12 a 18 polegadas) para cima.
- Solte a bola próximo ao nível dos olhos ou quando seu braço estiver totalmente estendido.
- Certifique-se de arremessar a bola diretamente para cima, pois arremessar para o lado o forçará a ter que se esticar e a fazer o golpe de forma desequilibrada.
- Não tente lançar a bola propriamente dita, mas sim levantá-la no ar em um movimento de empurrar. Isso ajudará a evitar um arremesso muito alto.
- Prepare-se para bater na bola. Traga seu cotovelo de rebatida para trás de modo que ele fique no ar logo acima de sua orelha.
- Imagine-se puxando a corda de um arco e flecha ao estender a mão para trás para bater na bola. É mais ou menos assim que seu cotovelo deve estar dobrado antes da rebatida.
- Quando a bola atingir seu ponto mais alto, gire para frente para golpeá-la. Use o torque do braço e do tronco para adicionar força à rebatida.
- Acerte a bola. Mantenha a mão aberta e bata com a palma da mão ou feche-a em um meio punho.
- Use uma ação de soco para bater na bola, parando o swing logo após fazer contato com a bola.
- Ao contrário de um saque por baixo, você terá pouco ou nenhum acompanhamento depois de bater na bola.
- Empurre a mão para frente para bater na bola com pouco ou nenhum giro, como se deseja em um saque flutuante.
Como fazer um saque overhand topspin
- Coloque-se na posição correta. Use a mesma posição de prontidão que você usaria em um saque de flutuação com overhand, com os pés afastados na largura dos ombros e levemente escalonados.
- Seu peso deve estar apoiado no pé de trás e seu corpo deve estar ligeiramente inclinado para a frente.
- Você manterá o braço da plataforma perpendicular ao corpo para arremessar a bola.
- Traga o braço de rebatida para trás com o cotovelo apontando para trás, mais ou menos na altura dos olhos.
- Arremesse a bola. Arremesse a bola para o ar como faria em um saque flutuante, mas arremesse-a pelo menos 45,7 cm acima do ponto de partida.
- Certifique-se de arremessá-la diretamente para cima, não para o lado, para permitir um golpe equilibrado.
- Embora você esteja arremessando um pouco mais alto no saque topspin do que no saque flutuante, não o faça muito alto. É provável que você subestime ou superestime o momento de golpear, o que resultará em um golpe desequilibrado.
- Traga seu braço para trás para golpear. Use a mesma postura que usaria para um golpe de flutuação, com o cotovelo acima da orelha e atrás da cabeça.
- Balance para frente com o braço para bater na bola. Em vez de dar um soco na bola como no saque flutuante, você baterá para baixo com a mão aberta.
- Ao girar, vire-se de modo que seu ombro de arremesso fique voltado para longe da bola.
- Pressione o pulso para baixo de modo que seus dedos fiquem inclinados em direção ao chão. Faça isso ao fazer contato com a bola para empurrá-la para frente.
- Siga todo o caminho com o braço nesse saque, de modo que sua mão pare muito abaixo de onde a bola estava originalmente.
- Você terminará a rebatida com o peso deslocado para o pé dianteiro.
Execução de um saque com salto
- Certifique-se de que você está preparado. O saque com salto é o mais avançado de todos os saques e só deve ser feito quando você tiver certeza de sua capacidade de executar os outros três com sucesso.
- Posicione-se a uma boa distância da linha. Se estiver jogando em uma quadra, o saque com salto deve ser executado de fora da linha, embora você possa aterrissar dentro dela depois de ter saltado.
- Coloque-se na posição de prontidão. Coloque os pés afastados na largura dos ombros com a perna do lado que não está batendo ligeiramente para frente.
- Você dará alguns passos à frente, portanto, certifique-se de que sua postura seja confortável para isso.
- Segure a bola na mão da prateleira e prepare-se para levar o braço de rebatida para trás para o swing.
- Dê seus passos para frente. Dê dois passos para frente, começando com o pé esquerdo.
- Não dê passos muito largos, pois eles o desequilibrarão quando for bater.
- Para praticar, você pode dar esses passos lentamente, mas em um jogo você vai querer dar esses passos em rápida sucessão.
- Arremesse a bola. No início de seu terceiro passo para a frente, lance a bola no ar a uma altura de 30,5 a 45,7 cm com a mão da prateleira.
- Jogue a bola diretamente à sua frente, não para o lado, para aumentar suas chances de acertar o centro e obter um saque melhor.
- Certifique-se de lançar a bola ligeiramente para frente, não diretamente acima de você. Isso se deve ao fato de que você estará se movendo para frente com o salto e não quer ter de se esticar para trás para acertar a bola.
- Pule para cima e para frente, trazendo o braço para trás ao mesmo tempo. O salto deve ser o mais poderoso possível, para dar impulso ao golpe.
- Leve o braço para cima e para trás, com o cotovelo logo acima da orelha.
- Use o impulso para empurrar o corpo para frente no momento da rebatida; a bola deve estar no nível dos olhos antes de você fazer o swing.
- Bata na bola. Você pode escolher entre um saque flutuante ou um saque de ponta-cabeça para bater, usando as mesmas técnicas para ambos, exceto no ar.
- Para o saque flutuante, leve o braço para trás e empurre para frente com a palma da mão aberta, como se fosse um soco. É possível que você tenha que seguir um pouco o ritmo com esse saque por causa do salto.
- Para fazer um saque de ponta-cabeça com salto, bata na bola para baixo, sacudindo o pulso durante o processo. Você terá muito seguimento com isso por causa do salto.
Jogue vôlei como um profissional com esta série de especialistas
Perguntas e respostas da comunidade
- PerguntasComo posso aprender a sacar com a mão invertida?A primeira coisa a ser trabalhada é o seu arremesso, pois isso pode criar um saque bom ou ruim. Quando você tiver conseguido um arremesso bom e consistente, siga as etapas fornecidas no artigo.
- PerguntaComo posso evitar que eu jogue a bola um pouco para cima quando estiver fazendo um saque por baixo?Nem pense na mão que está segurando a bola. Concentre-se apenas na mão que está batendo e você não deverá ter problemas.
- PerguntaPosso arremessar e rebater com a mesma mão?Sim, embora seja mais difícil do que arremessar com uma mão e rebater com a outra.
Dicas
- A prática é a chave, portanto, continue trabalhando duro!
- Você pode pedir a um bom amigo que o ajude na escola, na sua casa ou na casa dele.
- Se você bater com muita força, poderá atingir o teto ou ultrapassar a quadra.