Como sacar uma bola de tênis

Autor do artigo:Gabriel Silva

Cada ponto em um jogo de tênis começa com um saque, portanto, se você quiser se manter na quadra, terá de dominar o saque de tênis o mais rápido possível. O saque básico é chamado de saque plano, mas depois que você desenvolver suas habilidades, também poderá surpreender o adversário com um chute ou um saque slice. Os iniciantes e as crianças geralmente começam com o saque por baixo da mão, que é um pouco mais fácil de executar do que o saque tradicional. Se quiser saber como sacar uma bola de tênis e começar a surpreender seus adversários em pouco tempo, veja o Passo 1 para começar.

Etapas

Dominando o saque plano

  1. Etapa 1: Posicione-se.
    Coloque-se em posição. Antes de começar a sacar a bola, você deve se posicionar atrás da linha de base, no lado oposto à caixa de saque onde você vai sacar. Você deve ficar de lado, apontando o pé esquerdo para a trave oposta da rede, com o pé direito paralelo à quadra. Para simples, fique próximo à marca central. Para duplas, fique mais para um lado, dependendo do tipo de saque que pretende executar e da estratégia que você e seu parceiro planejaram.
    • Se estiver sacando em direção à área de saque direita do adversário, você deve ficar do lado direito (lado do deuce) da quadra.
    • Se estiver sacando em direção à área de saque esquerda do oponente, deverá ficar do lado esquerdo (lado do segundo) da quadra.
    • Seu ombro direito deve estar sempre apontado na direção da área de saque onde você está sacando.
    • Você tem duas chances de sacar a bola na área de saque oposta. Se você errar as duas vezes, isso é considerado uma dupla falta e você deve passar a sacar para a outra área de saque. Se a bola atingir a rede e cair na área de saque, isso é considerado um let e você pode repetir o saque; você pode ter uma quantidade ilimitada de lets, embora isso não aconteça com muita frequência.
    • Essas instruções para o saque são para jogadores destros. Se você for canhoto - o que é uma grande vantagem no jogo de tênis -, use as mãos e os pés opostos.
  2. Segure a bola e a raquete corretamente. Segure a bola levemente em direção às pontas dos dedos e não na palma da mão. Leve a mão da bola em direção à raquete para ajudar a alinhar o saque e desloque seu peso ligeiramente para a frente. Lembre-se de que, antes de arremessar a bola, você deve quicá-la pelo menos 2 a 4 vezes para entrar no ritmo do saque e ter uma noção da quadra.
    • Para um saque plano, você deve segurar a raquete de tênis usando a empunhadura Continental. Para essa empunhadura, você deve segurar a raquete perpendicularmente ao chão, com o dedo indicador ao longo do primeiro chanfro da raquete, de modo que o polegar e o indicador formem um 'V' quando você olhar para a mão.
    • Muitos jogadores novos tentam segurar a raquete com a maior força e firmeza possíveis. Esse não deve ser o caso, especialmente quando você saca. Manter a empunhadura mais relaxada - cerca de 4 em uma escala de 1 a 10, sendo 1 a mais solta - dará ao seu saque mais potência e fluidez.
  3. Jogue a bola e leve a raquete para trás. Você deve arremessar a bola bem alto no ar, um pouco à sua frente, para que tenha impulso ao sacar a bola; lembre-se de que você pode 'cair' na quadra depois de fazer contato com a bola, portanto, não há problema em arremessar a bola à sua frente. Você também pode praticar seu arremesso várias vezes para encontrar o ponto ideal de saque; um ótimo arremesso pode ser a chave para um saque incrível, e um arremesso ruim arruinará o saque na maioria das vezes.
    • Antes de arremessar a bola, leve a bola para a face plana da raquete à sua frente.
    • Abaixe a cabeça da raquete para baixo enquanto desloca o peso para trás e leva a raquete para trás em um movimento de arco.
    • Ao mesmo tempo, comece a jogar a bola ligeiramente à sua frente em direção à quadra. Isso pode ser feito de forma lenta e deliberada. Ao arremessar, lembre-se de que você não está lançando a bola; você deve simplesmente soltá-la quando ela estiver no topo. Imagine que está colocando a bola em uma prateleira.
    • A bola deve estar um pouco mais alta do que você pode alcançar com sua raquete. Para ter a maior chance de acertar a bola, você precisa jogá-la diretamente para cima ou ligeiramente em direção à rede sem girar.
    • Depois de soltar a bola com a mão, você pode mantê-la levantada ou acima de você para orientação e estabilidade.
  4. 'Coce suas costas' com a raquete. A maioria dos iniciantes simplesmente levanta a raquete no ar um pouco atrás de si e depois vai atrás da bola. Não é o seu caso! Para obter o máximo de sucesso, você deve trazer a cabeça da raquete para cima, atrás de você, e dobrar o cotovelo de modo a deixá-lo cair atrás da cabeça, como se estivesse coçando as costas com a lateral da raquete. Dobre os joelhos para ajudar a projetar a cabeça da raquete para cima; isso dará mais força à bola.
    • Quando você se tornar bom nisso, terá um movimento fluido: arremessar a bola para cima com uma mão enquanto 'coça as costas' com a raquete com a outra. Pratique o arremesso junto com esse movimento o quanto quiser antes de realmente bater na bola (mas não durante um jogo, ou você colocará à prova a paciência do adversário).
    • Você verá que alguns iniciantes gostam de levantar a raquete atrás das costas antes de arremessar a bola. Embora isso facilite a batida na bola, de certa forma, você gerará muito menos força e impulso dessa forma.
    • Ao soltar a bola que está arremessando, carregue o joelho de trás, forçando a maior parte do seu peso sobre a perna de trás. Você pode dobrar os dois joelhos, mas concentre-se em ter a maior parte do peso na perna de trás para poder usá-la para avançar quando fizer contato.
  5. Acerte a bola com o 'ponto ideal' da raquete. Levante a cabeça da raquete para acertar a bola com o máximo de velocidade possível, mantendo o controle. Seus ombros girarão de modo semelhante ao que fariam se estivessem arremessando uma bola. Não tente bater o mais forte que puder; em vez disso, tente ser fluido. Certifique-se de pronar o pulso para que a bola seja atingida com a face da raquete, bem no centro da raquete. A pronação é necessária em todos os tipos de saque, incluindo flat, slice, topspin, twist e topspin-slice.
    • Se você bater na bola fora do centro, não terá tanto controle sobre onde ela cairá. Se você bater na bola com a estrutura da raquete, 9 em cada 10 vezes, ela não cairá na área de saque.
  6. Acerte a bola em seu ponto mais alto. Para otimizar suas tacadas, você deve acertar a bola no ponto mais alto em que possa razoavelmente acertá-la depois de arremessá-la. Quanto mais alta a bola, mais facilmente você conseguirá gerar velocidade e maior será a probabilidade de ela passar pela rede. Pense assim: alguém está arremessando uma bola bem alto por cima de uma cerca bem à sua frente, e você tem de acertar a bola não apenas por cima da cerca, mas também por cima da cerca para que ela quique no chão o mais rápido possível; esse movimento de estalo permitirá que você acerte a bola em um arco, em vez de uma linha reta, dando a ela o máximo de potência possível.
    • Muitos iniciantes jogam a bola muito baixo, um pouco acima da cabeça, e depois esticam todo o corpo para que a bola caia na área de saque do adversário. Embora isso possa ser feito, é uma tacada difícil de manejar e não lhe dará os melhores resultados.
  7. Em seguida, leve a raquete para baixo perto da parte inferior do pé oposto. No final do contato com a bola, estale o pulso para baixo para colocar a bola na melhor posição. Transfira o peso da perna de trás para a perna da frente para impulsionar a bola para frente. Você pode até terminar o saque com a perna direita (ou dominante) levantada do chão.
  8. 'Caia na quadra' após o saque. O movimento de acompanhamento ao finalizar o saque deve fazer com que você dê um passo à frente na quadra. Esteja preparado para o retorno da bola. Sempre olhe para a bola. Nunca olhe para o adversário. Dessa forma, você pode prever onde a bola vai cair e reagir mais rapidamente. Lembre-se de que o trabalho de pés é absolutamente fundamental em suas reações à bola; dê centenas de pequenos passos de bebê para chegar à posição ideal em que você precisa estar para bater na bola se ela for devolvida para você. E se seu oponente não conseguir devolver o saque, muito bem!
  9. Etapa 9 Não cruze a linha de saque antes de fazer contato com a bola.
    Não cruze a linha de saque antes de fazer contato com a bola. Seus pés não podem cruzar a linha de saque até que você tenha feito contato com a bola para que o saque seja legal. Sua meta é fazer com que a bola entre ou toque as linhas da área de saque diagonalmente ao lado da marca central de onde você está.
    • É bom adquirir esse hábito, mesmo que os árbitros ou os jogadores adversários raramente chamem uma 'falta de pé' durante o jogo. Houve a exceção de Serena Williams, que foi penalizada por uma falta de pé na semifinal feminina do US Open de 2011, o que fez com que ela basicamente perdesse a partida!
  10. Pratique. Comece a adicionar potência ao saque aumentando a velocidade da cabeça da raquete e usando a força de suas pernas para atacar a bola. O saque é geralmente o golpe mais difícil de dominar no tênis, portanto, não desista; seja paciente e continue praticando! Seja praticando com um técnico ou por conta própria, leve um balde inteiro de bolas para um lado da quadra e pratique o seu saque. Se você desenvolver um saque matador, será um adversário difícil de ser derrotado; e, por outro lado, se tiver um saque fraco, será difícil dominar um jogo.
  11. Mantenha seu oponente alerta. Depois de dominar o saque simples, você pode aprender a pensar onde vai sacar dentro da quadra do adversário. Se você sempre acertar o saque no meio da área de saque, próximo ao centro da quadra ('abaixo da linha') ou no lado mais distante da área, seu oponente saberá onde seu saque cairá e estará preparado para ir até lá e contra-atacar com antecedência. É por isso que você precisa manter seu oponente na dúvida, batendo a bola em diferentes partes da quadra; use os pés e os ombros para ajudar a fazer a bola cair em diferentes partes da área de saque.
    • Você também pode observar se seu oponente tem um forehand ou backhand mais fraco. Normalmente, muitos iniciantes têm muita dificuldade com o backhand. Se você encontrar um ponto fraco, tente colocar seus saques na parte da área de saque que forçará seu oponente a usar o golpe mais fraco dele.

Domínio de outros saques

  1. Use o saque slice. O saque slice é um saque mortal (e mais avançado) que é perfeito para parar a bola ou fazê-la mudar de direção quando ela atinge a área de saque do adversário. O saque slice é garantia de surpreender seu oponente e dificultar a devolução do saque. Veja o que você deve fazer:
    • Afaste-se mais do meio da linha de base para obter um ângulo melhor. Fique na metade do caminho entre o meio da quadra e a linha lateral.
    • Continue a usar a empunhadura Continental.
    • Jogue a bola na sua frente e um pouco para a direita.
    • Imagine-se batendo na bola da esquerda para a direita. Isso seria como bater na bola do 9 ao 3, se houvesse um relógio desenhado na bola.
    • Avance com a borda da raquete para frente.
    • Gire os ombros de modo a ficar com o corpo voltado para o alvo.
    • Faça contato com a bola, passando a parte de trás da bola em direção ao seu lado dominante. Golpeie a bola lateralmente em seu lado dominante. Para um destro, bater um spin slice lateral fará com que a bola se curve para a esquerda.
  2. Use o saque com chute. O saque com chute é obtido jogando-se a bola sobre a cabeça e batendo-a lateralmente no seu lado não dominante. O movimento empurra a bola para cima, em direção ao seu lado dominante, e fará com que a bola passe pela rede em um arco alto com um forte giro para cima, fazendo com que a bola mergulhe na área de saque e depois salte para o alto, dificultando bastante a devolução. Esse tipo de saque é usado mais como uma novidade e pode ser um ótimo truque para surpreender seus adversários. Faça o seguinte:
    • Jogue a bola atrás de sua cabeça em vez de na frente dela.
    • Dobre os joelhos, levando os quadris para a frente.
    • Avance em direção à bola, mantendo o cotovelo e a cabeça erguidos.
    • Pincele a parte de trás da bola com velocidade rápida da cabeça da raquete.
    • Desenrole-se na parte superior do seu swing.
    • Siga em frente.
  3. Use o saque giratório. Esse saque é uma versão ainda mais extrema do saque com chute, que exige que você passe a bola da posição 7-8 horas para a posição 1-2 horas. Você também deve balançar a raquete ainda mais rápido do que faria durante o saque de chute. Se fizer isso corretamente, você poderá mudar completamente a direção da bola, embora isso exija muita habilidade e flexibilidade.
  4. Use o saque por baixo (para crianças ou iniciantes). Embora o saque por baixo não seja usado em jogos de tênis profissionais ou competitivos (exceto muito raramente quando seu oponente está cansado ou se sentindo sorrateiro), esse é um ótimo saque para iniciantes e crianças, pois é mais fácil fazer com que a bola saia da rede e caia na área de saque para começar a jogar. Veja a seguir como fazer o saque por baixo:
    • Posicione seus pés paralelos à linha de base.
    • Segure a bola com sua mão não dominante.
    • Estenda a raquete com a mão dominante, de modo que a bola fique paralela à face da raquete.
    • Mova a raquete para trás de você, como se fosse bater um forehand.
    • Solte a bola e faça contato com ela no momento em que ela cair, sacando-a sobre a rede como se estivesse batendo uma bola de forehand normal.
  5. Continue a misturar as jogadas. Você não precisa fazer apenas um saque simples ou um saque cortado. Se quiser manter seu oponente na dúvida, misture as jogadas. Faça saques planos durante todo o jogo e, de repente, use um saque slice nos próximos pontos. Ou sirva apenas o saque slice e, de repente, choque seu oponente com um saque de chute. Se seu oponente ficar muito acomodado em uma rotina ou se você sentir que seus saques não estão surtindo o efeito desejado, certifique-se de que não está se tornando muito previsível. E lembre-se de que quanto mais habilidoso você for no saque, maior será a probabilidade de dominar uma partida de tênis!

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como se faz um saque perfeito no tênis?
    Bata na bola com o meio da raquete para que as cordas façam um som de 'ping'. Se você não ouvir o som, provavelmente não acertou o meio, e sua tacada refletirá isso. Acertar a bola corretamente é uma questão de prática, prática, prática - não há atalho para o sucesso.
  • Pergunta
    Como faço a contagem no tênis?
    A pontuação de cada jogo é 15-30-40-game. No entanto, se ambos os jogadores chegarem a 40-40, isso é chamado de deuce. No deuce, se o sacador ganhar o ponto, ele é chamado de ad in, mas se perder o ponto, ele é ad out. O mesmo jogador deve ganhar um ponto adicional depois de receber o anúncio para ganhar o jogo.
  • Pergunta
    Como é chamado um saque perfeito?
    Não existe um saque 'perfeito'. No entanto, se você fizer um saque correto e seu oponente não conseguir entrar em contato com a bola, isso é chamado de ace.

Vídeo

Dicas

  • Certifique-se de praticar o segundo saque tanto ou mais do que o primeiro saque. É sua última chance de começar o ponto. O segundo saque geralmente é batido com mais suavidade ou com rotação para garantir que permaneça na área de saque.
  • Jogue a bola à sua frente e um pouco para a direita. Se ela estiver atrás de você, provavelmente estará fora (mais perto da linha de base)
  • Certifique-se de estar atento ao seu arremesso. Se o arremesso for ruim, você pode pegá-la e tentar novamente.

Avisos

  • Sempre se alongue antes de começar a sacar e comece devagar e com calma antes de tentar bater forte. Tenha cuidado especial se você tiver problemas de coluna por causa da flexão, torção e alcance envolvidos. Começar devagar também tem a vantagem de ajudá-lo a desenvolver o ritmo.
  • Ao arremessar a bola, não dobre os joelhos. Esse é um mau hábito que leva a arremessos ruins.
  • Certifique-se de ter uma boa pegada na raquete, caso contrário ela poderá escorregar da sua mão durante o saque.
  • Bolhas nas mãos são comuns para iniciantes ou se você não joga há algum tempo. Band-aids com fita adesiva ou moleskin podem ajudar temporariamente, mas geralmente começam a sair. Quando suas mãos ficarem um pouco mais resistentes, isso não será mais um problema.
  • Não faça pronação excessiva. Se você fizer isso, poderá causar lesões graves no pulso e, possivelmente, problemas ósseos. Certifique-se de pronar o suficiente, mas apenas o suficiente.
  • As instruções aqui são muito básicas, mas certamente serão suficientes para os iniciantes. Para jogadores mais avançados, consulte os tutoriais sobre Flat Serves, Slice Serves, Topspin Serves e Kick Serves. Uma rápida olhada em Tennis Grips também é útil.
  • Use tênis confortáveis para proteger os pés. Prender o cabelo para trás também o manterá longe do rosto.

O que você precisará

  • Raquete de tênis
  • Bolas de tênis
  • Sapatos de tênis que não deixam marcas
  • Quadra de tênis ou tabela de fundo