Como ver embaixo d'água

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os seres humanos têm uma curiosidade natural pelo que acontece embaixo d'água; depois de percorrer toda a sua superfície para mapear o mundo, os exploradores lançam seus olhos para baixo, para as profundezas, ou seja, para o fundo do mar. É tentador abrir os olhos na piscina, mesmo com a conhecida picada de cloro que vem junto com ela. Existem métodos para ajudá-lo a se acostumar com esse desconforto, mas também há preocupações legítimas com a saúde ao abrir os olhos embaixo d'água. Por isso, é recomendável usar óculos de proteção ou uma máscara de mergulho quando quiser satisfazer essa curiosidade natural, seja na piscina, na praia ou no fundo de um lago.

Etapas

Abrindo os olhos embaixo d'água

  1. Etapa 1 Veja o interior de sua piscina.
    Veja o interior de sua piscina. Parece simples, mas qualquer pessoa que já tenha tentado fazer isso sabe a dor que acompanha a abertura dos olhos em uma piscina com muito cloro. Felizmente, existem técnicas disponíveis para aclimatar os olhos de seu nadador terrestre à água. No entanto, se essas técnicas não forem satisfatórias, recomendamos que você use óculos de proteção ou máscaras de mergulho como ferramenta para enxergar com segurança na piscina.
    • Pratique em casa enchendo a pia ou a banheira com água, tapando o nariz, submergindo o rosto e depois abrindo os olhos. Começar com fontes de água sem cloro ou detritos o ajudará a se acostumar com a sensação da água nos olhos, sem desconforto adicional.
    • As piscinas cloradas geralmente são mantidas em um nível de pH seguro para nadar de 7,0 a 7,6. Isso mata efetivamente as bactérias, mas não as várias gorduras e óleos que trazemos para a piscina; esses subprodutos corporais acumulados são irritantes comuns para os olhos.
    • Embora a exposição a quantidades normais de cloro seja irritante, ela não causará danos permanentes. No entanto, ele remove o filme lacrimal protetor da córnea, tornando o olho mais vulnerável a qualquer bactéria que tenha sobrevivido à piscina clorada.
    • Se seus olhos ficarem irritados, lave-os com água fresca e fria ou use gotas salinas para aliviar a dor.
  2. Etapa 2 Abra os olhos em mar aberto.
    Abra os olhos em mar aberto. Nadar em uma fonte natural de água significa que não há cloro para a irritação dos olhos, mas os futuros abridores de olhos devem estar cientes de que nenhum cloro é igual a 'sim' para bactérias e detritos. Perto da costa, as ondas estão constantemente jogando areia e pequenas pedras em direção à praia, o que possibilita arranhões na córnea causados por detritos. Longe da costa, você terá uma experiência mais agradável ao observar o ambiente subaquático.
    • Cuidado também ao abrir a boca - embora nem todos sejam tão estritamente prejudiciais quanto possam parecer, um gole de água do mar pode conter milhões de células bacterianas, dezenas de milhares de zooplâncton e centenas de milhares de fitoplâncton.
  3. Etapa 3 Olhe embaixo de um lago.
    Olhe embaixo de um lago. As bactérias são a principal preocupação ao abrir os olhos em um lago de água doce. Embora esteja longe de ser certo que você terá problemas com os cidadãos unicelulares do lago, é recomendável usar proteção para os olhos (óculos de proteção ou máscara de mergulho) quando quiser ver debaixo d'água. Em águas mais rasas, a sujeira e outras partículas perigosas do leito do lago podem ser expelidas durante a natação e entrar em seus olhos.
    • A acanthamoeba é uma ameba particularmente desagradável que pode ser encontrada em água doce (inclusive, raramente, na água da torneira). A infecção pode exigir um transplante de córnea.
    • No entanto, os lagos proporcionam uma experiência mais confortável para abrir os olhos do que uma piscina com cloro ou a costa turbulenta de uma praia. Se você estiver disposto a arriscar, provavelmente poderá manter os olhos abertos por mais tempo aqui do que em qualquer outro corpo de água! A visibilidade desanimadora em um lago, no entanto, pode não oferecer muita coisa para ver.
  4. Etapa 4 Tire as lentes de contato.
    Retire suas lentes de contato. Em qualquer um dos ambientes mencionados acima, é necessário remover as lentes de contato antes de abrir os olhos debaixo d'água. Embora seja um pouco arriscado que as lentes flutuem (a pressão da água provavelmente as manterá no lugar), o maior perigo é a infecção bacteriana.
    • Se você usa óculos ou lentes de contato, pode ter sua prescrição colocada em uma máscara de mergulho. O uso de uma máscara de mergulho é uma alternativa muito mais segura para ver o que está embaixo d'água do que abrir os olhos, e é ideal para quem não consegue enxergar muito bem sem óculos.

Preparando-se para a exploração submarina

  1. Etapa 1 Coloque alguns óculos de proteção.
    Coloque alguns óculos de proteção. Os óculos de proteção permitem que você enxergue claramente embaixo d'água sem irritação, e a tira garante que eles permaneçam presos à cabeça enquanto você nada. Eles são presos facilmente: coloque as lentes sobre os olhos e, em seguida, estique a tira de silicone na parte de trás da cabeça. A tira deve ficar bem apertada contra suas têmporas, como os óculos, mas não deve machucar.
    • Um par de óculos de proteção é tão bom quanto sua vedação, portanto, se estiver entrando água em suas lentes, talvez seja melhor tentar um par diferente. A tira e o formato das lentes devem fazer todo o trabalho necessário para uma boa vedação; você não deve ter que fixar repetidamente a sucção pressionando-as contra as órbitas oculares.
    • Os óculos de proteção são usados uniformemente por nadadores competitivos, que não podem ter sua visão comprometida se não usarem óculos de proteção, nem sua velocidade comprometida se usarem uma máscara de mergulho menos aerodinâmica.
    • Inicialmente criados com as cascas de tartaruga polidas que os persas do século XIV usavam para proteger os olhos enquanto mergulhavam em busca de pérolas, os óculos de proteção passaram por algumas melhorias significativas desde então. Os óculos de natação modernos proporcionam excelente visibilidade e usam misturas de plástico, silicone e policarbonato.
  2. Etapa 2 Use uma máscara de mergulho.
    Use uma máscara de mergulho. Uma máscara de mergulho vai um passo além dos óculos de proteção, cobrindo também o nariz. Se você não se sente à vontade para soprar o ar pelo nariz, isso significa que não precisará mais segurar o nariz quando estiver embaixo d'água! Assim como os óculos de proteção, as máscaras de mergulho são fixadas na cabeça por uma única tira, mais grossa do que a maioria dos óculos de proteção, e devem permanecer no rosto durante o nado sem exigir nenhuma aplicação manual de pressão.
    • As máscaras de mergulho funcionam porque sua superfície plana e o espaço entre a janela e os olhos permitem que eles se concentrem debaixo d'água. A luz se curva de forma diferente debaixo d'água do que no ar, e o design da máscara corrige isso para você.
    • Os snorkels podem ser presos às tiras das máscaras de mergulho, permitindo que você flutue na superfície da água com acesso ilimitado ao bom e velho ar.
    • Se você usa óculos, é possível colocar sua receita na máscara! Também é possível mergulhar com lentes de contato, embora você deva usar lentes macias se for para o mar aberto. As lentes rígidas podem sugar seus olhos de forma dolorosa em profundidades maiores.
  3. Etapa 3 Mergulho autônomo.
    Mergulho autônomo. O mergulho com o auxílio de um tanque de oxigênio (ou um tanque cheio de outra mistura de gás comprimido apropriada) é conhecido como mergulho autônomo. Os mergulhadores se equipam com máscaras de mergulho, roupas de mergulho, nadadeiras e compensadores de flutuabilidade para ajudar no movimento subaquático enquanto exploram o fundo do mar, naufrágios, recifes e sistemas de cavernas. Se estiver interessado, procure por programas de certificação de mergulho perto de você! Há informações de segurança específicas e diferenciadas que devem ser aprendidas para minimizar os riscos ao atravessar ambientes subaquáticos para os quais os seres humanos não foram projetados para viver.
    • As roupas de mergulho absorvem e retêm uma camada de água que seu corpo aquece, mantendo-o aquecido. Faz frio lá embaixo!
    • As nadadeiras proporcionam aos mergulhadores uma propulsão mais rápida, o que é bastante necessário, considerando-se os outros equipamentos com os quais eles estão sobrecarregados.
    • A compensação da flutuabilidade funciona inflando e desinflando um colete especial com ar, a fim de controlar a profundidade em que você flutua na água. Pesos também são usados para ajudar na descida.
    • Os recifes podem ser naturais, como os que envolvem grandes redes de corais, ou artificiais, quando são estruturas criadas ou afundadas deliberadamente pelo homem.

Observando o oceano de cima e de baixo

  1. Etapa 1 Passeio em um barco com fundo de vidro.
    Passeie em um barco com fundo de vidro. Projetados para permitir que os passageiros vejam a água abaixo deles, os barcos geralmente fazem passeios por recifes, naufrágios ou outros focos de atividade aquática. Os passeios nesses barcos podem ser relativamente econômicos em comparação com outros métodos de exploração subaquática e operam em muitas cidades litorâneas e fontes naturais.
  2. Etapa 2 Embarque em um submarino.
    Embarque em um submarino. Embora essa não seja uma opção que possa ser repetida pela maioria das pessoas (além de comprar um DVD de A Caçada ao Outubro Vermelho), já que os submarinos pessoais de luxo custam a partir de US$ 600.000, os veículos submersíveis militares e civis patrulham e investigam rotineiramente as profundezas salgadas. No entanto, é possível fazer passeios em submarinos militares não operacionais para ter uma visão do mundo subaquático, e as empresas em destinos de férias geralmente oferecem passeios de submarino aos turistas.
    • Ao discutir plataformas submersíveis, os HOVs são veículos operados por humanos e os ROVs são veículos operados remotamente. O site da National Oceanic and Atmospheric Administration contém informações detalhadas sobre vários submersíveis que os pesquisadores usam atualmente (tanto HOV quanto ROV), inclusive um modelo chamado 'Alvin' que está em uso desde 1964!
  3. Etapa 3 Caminhe pela praia.
    Caminhe pela praia. Vasculhar a costa em busca de conchas, dólares de areia e dentes de tubarão nos dá uma visão única do fundo do mar. É um pouco assustador quando você pensa nisso, considerando que a maior parte do que aparece na praia está morta ou morrendo, mas a humanidade aprendeu muito sobre o mar com o que aparece na praia. De fato, até o século passado, era assim que reuníamos a maior parte de nosso conhecimento sobre o oceano.
    • Uma lula gigante adulta e viva não pôde ser fotografada até 2012. Só sabíamos de sua existência por meio de pedaços da lula que ficavam encalhados na praia ou por encontrá-los nas barrigas de cachalotes que também haviam dado à costa. (Por mais emocionante que seja, a evidência anedótica apresentada por marinheiros antigos não é, infelizmente, considerada prova).
    • Passeios pela praia em qualquer lugar podem resultar em encontros únicos com o desconhecido. Os moradores de Oxnard, na Califórnia, e de outras cidades ao longo da costa do Pacífico da América do Norte, conheceram uma criatura marinha totalmente desconhecida para eles (e para a maioria das pessoas) quando grandes quantidades de marinheiros do vento (nome científico: Velella velella) foram depositadas em suas praias.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Sou míope, por isso uso óculos. O que posso fazer se quiser ir à piscina?
    Você pode comprar óculos de proteção com receita médica ou pode ir sem óculos.
  • Pergunta
    As lentes de contato me ajudariam?
    Não, as lentes de contato não o ajudarão. Elas provavelmente cairiam quando você abrisse os olhos, a menos que estivesse usando óculos de proteção.
  • Pergunta
    Não consigo abrir meus olhos embaixo d'água porque arde e não tenho tempo para comprar óculos de proteção. O que devo fazer?
    Você precisa se acostumar com isso. Tente entrar na água e depois subir sem tirar a água do rosto. Abra os olhos e deixe a água escorrer pelo seu rosto. Quando estiver acostumado com isso, tente entrar na água e abrir os olhos gradualmente.

Vídeo

Dicas