Como marcar gols em um jogo de futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

Fazer gols no futebol é uma questão de paciência, trabalho árduo e um pouco de sorte. Geralmente, é necessário o conjunto exato de circunstâncias para criar gols, e a criação dessas circunstâncias pode ser controlada. Veja como com estas etapas simples.

Etapas

Desenvolvimento de técnicas de gol durante a prática

  1. Etapa 1 Aprenda a chutar com os dois pés.
    Aprenda a chutar com os dois pés. Uma das habilidades mais importantes a serem dominadas para melhorar sua capacidade de marcar gols é a flexibilidade da perna de chute. Ao aprender a chutar a bola com os dois pés, você aumenta suas chances de marcar um gol. Você não precisará preparar o chute para acertar a bola com o pé dominante - você pode acertar a bola como ela está.
    • Treine seu pé não dominante fazendo exercícios com ele em vez de com o pé dominante. A única maneira de aprender a chutar com os dois pés é treinando os dois pés. No início, será desconfortável e sua técnica será péssima. Isso é esperado. Continue se esforçando e usando o pé não dominante para arremessar, para driblare para fazer todo o resto.
    • Faça malabarismos com o pé fraco, deixando a bola quicar e, em seguida, chutando-a para cima com os cadarços do pé fraco. Alterne o toque na bola com a parte de fora do pé e depois com o peito do pé, repetidamente, até criar ritmo e velocidade. Pratique o contato com a bola com o pé fraco, aumentando a intensidade à medida que você melhora. Faça passes com o pé mais fraco, começando com passes contra uma parede e depois encontrando um parceiro e passando a bola para frente e para trás. Depois de fazer essas coisas e obter algum controle com o pé fraco, tente chutar com o pé não dominante.
    • Essa habilidade requer prática e paciência. Você não treinará seu pé não dominante da noite para o dia. Serão necessárias semanas de prática. Não desista - suas horas de prática serão recompensadas no final.
    • Durante o tempo que você leva para preparar um chute com o pé dominante, o outro time pode se aproximar e roubar a bola. Ser capaz de chutar com o pé não dominante não dá tempo para a equipe adversária roubar a bola.
  2. Etapa 2 Aprenda a colocar a bola no gol com qualquer parte do pé.
    Aprenda a colocar a bola no gol com qualquer parte do pé. Como marcador de gols, você deve ser capaz de colocar a bola na rede com qualquer pé e com qualquer parte do pé. Assim como a capacidade de chutar com qualquer um dos pés lhe dá flexibilidade, aprender a chutar com todas as partes do pé faz o mesmo. Aprender a usar qualquer parte de um dos pés significa que você pode chutar com praticamente qualquer configuração.
    • Para desenvolver uma boa técnica com todo o pé, pratique dribles, passes e chutes com todas as seis partes do pé: parte interna, parte externa, calcanhar, dedos, peito do pé (cadarço) e sola. Dedique tempo para praticar somente com determinadas partes do pé durante cada sessão de prática.
  3. Etapa 3 Aperfeiçoe sua técnica de arremesso.
    Aperfeiçoe sua técnica de chute. Como o futebol é um jogo fluido que muda constantemente, você não pode esperar a mesma situação em que se encontrava quando praticou. Você precisa estar pronto para tudo o que o jogo lhe oferecer. Faça isso praticando o controle do chute, a técnica da bola, a precisão e a direção. Pratique o tiro ao alvo e os exercícios de execução de técnicas.
  4. Etapa 4 Pratique contra a pressão.
    Pratique contra a pressão. Certifique-se de que suas sessões de prática sejam intensas e agressivas o suficiente para prepará-lo para as situações que enfrentará em um jogo. Você deve praticar em todos os tipos de situações para aprimorar sua técnica, sua capacidade de antecipação e sua adaptabilidade.
  5. Etapa 5 Pratique com um goleiro e defensores.
    Pratique com um goleiro e defensores. Chutar gols em uma rede desprotegida é fácil. Você precisa se acostumar a chutar e mirar com alguém tentando bloquear seu chute. Além de praticar com goleiros, pratique com defensores. Suas sessões de prática devem ensiná-lo a aperfeiçoar sua técnica, precisão e controle enquanto outros jogadores tentam roubar a bola e bloqueá-lo.
    • Experimente parceiros de tiro. Faça exercícios de tiro com outra pessoa para aprimorar sua técnica. Critiquem uns aos outros e tentem corrigir os pontos fracos. Lembre-se de praticar todas as técnicas de arremesso - você quer ter todas as habilidades possíveis para ser o melhor jogador.
  6. Etapa 6 Desenvolva essas habilidades lentamente.
    Desenvolva essas habilidades lentamente. Comece aperfeiçoando a técnica. Isso pode significar praticar sozinho contra uma parede ou com um parceiro. Pratique o chute em um gol sem goleiro para pegar o jeito. Acrescente obstáculos mais difíceis à medida que você se aperfeiçoa.
  7. Etapa 7 Obtenha a melhor postura de chute.
    Adquira a melhor postura de chute. Pouco antes de chegar à bola, olhe para o goleiro para ver onde ele está. Mantenha o pé que não está chutando ao lado da bola. Eleve os quadris em direção ao local para onde deseja que a bola vá. Seus olhos devem permanecer voltados para baixo e focados na bola durante o chute. Mantenha o joelho e a cabeça sobre a bola. Certifique-se de fazer contato com a metade central ou superior da bola.

Marcação de gols em um jogo

  1. Etapa 1 Vá para o gol rapidamente.
    Vá para o gol rapidamente. Quando tiver a chance de marcar, vá em frente; não fique parado e analisando demais. Enquanto você hesita e tenta descobrir qual é a melhor jogada, a equipe adversária pode entrar e roubar a bola. Durante um jogo, não tente preparar a bola para um chute melhor. Se você tiver um chute, faça-o tocando na bola apenas uma ou duas vezes. Você sempre quer finalizar rapidamente.
    • Isso requer prática e confiança. Quando você praticar ou jogar de forma recreativa, sempre busque finalizações rápidas, com um toque. Se você pratica em uma situação em que pode levar o tempo que quiser, preparar arremessos perfeitos e não precisa se preocupar com adversários agressivos, não estará pronto quando jogar contra uma boa equipe ou em um jogo de ritmo acelerado. Treine para jogos difíceis.
    • É aqui que a flexibilidade dos pés e todas as horas de treinamento de técnicas o ajudam. Ser flexível e ter um forte conjunto de habilidades o deixa pronto para finalizar rapidamente.
  2. Etapa 2 Seja confiante e agressivo.
    Seja confiante e agressivo. Se você tiver um chute livre, aproveite-o. Se achar que pode vencer seu defensor, tente. Se você tiver a oportunidade de fazer um passe ousado, vá em frente. Muitos gols perdidos são resultado da hesitação ao analisar demais a próxima jogada. Seja confiante e vá em frente.
    • Você pode perder muitos gols no início, enquanto aprende a finalizar com eficiência e rapidez. Lembre-se de que as finalizações rápidas exigem precisão e técnica com a bola. Se você sempre erra o gol, volte e trabalhe em sua precisão e técnica de bola e tente novamente.
    • Sua equipe deve incentivar o chute - e o erro - de gols se o jogador estiver em posição. Mas a equipe também deve incentivar os passes para os companheiros de equipe e o trabalho conjunto para marcar um gol. Ser a pessoa que faz o gol é importante, mas jogar na defesa, ajudar a preparar os chutes e fazer todas as outras coisas envolvidas em uma partida é igualmente importante.
  3. Etapa 3 Chute de longe e rasteiro.
    Chute bem longe e baixo. Se você chutar alto, há uma chance maior de o goleiro interceptar a bola. O chute largo aponta a bola para os cantos em vez de para o goleiro, e mantê-la baixa no chão torna mais difícil para ele se agachar e agarrar a bola.
    • A técnica de chute amplo e baixo é semelhante à do passe. Você pode praticar as duas habilidades ao mesmo tempo. O mais importante é que, quando estiver praticando a técnica de chute, opte por chutes largos e baixos em vez de chutes altos bem no meio. Isso reduzirá as chances de o goleiro bloquear o chute.
    • Tente posicionar os quadris na direção em que gostaria que a bola fosse.
    • De acordo com um estudo recente, mais de 60% dos chutes de gol bem-sucedidos são feitos na parte inferior da rede, enquanto menos de 20% são feitos na parte superior da rede. Mais de 65% dos gols foram feitos nos cantos a partir de chutes largos em vez de chutes diretos para o meio.
  4. Etapa 4 Lembre-se de que, às vezes, menos força é mais.
    Lembre-se de que, às vezes, menos força é mais. Nem sempre é possível levar a bola para o gol chutando-a com toda a força possível. Isso geralmente termina em um erro, seja porque a bola não foi direcionada para o lugar certo ou porque passa por cima do gol. A precisão é a chave para um gol, não a força.
    • Quando estiver perto da área de 18 jardas (16,5 m), não chute com toda a sua força. Em vez disso, mire fora do alcance do goleiro e chute com maior precisão e um pouco de força. Use seus chutes potentes quando estiver a mais de cinco metros fora da área de pênalti. A técnica do pé lateral é melhor para a precisão, enquanto a do peito do pé/laços é melhor para a força.
  5. Etapa 5: Continue se movimentando.
    Continue se movimentando. Nunca fique parado enquanto espera que a bola chegue até você. Mova-se para trás, para frente, para a esquerda e para a direita.
    • Marque seus adversários. Fique bem atrás deles, não na frente, enquanto eles se preparam para chutar a bola. Observe o que eles fazem com a bola e se mova facilmente na frente do adversário para roubar a bola ou roubar a bola quando o adversário se virar.
    • Quando a bola chegar perto de você, comece a se posicionar, planejando onde precisa estar para fazer a melhor jogada.
  6. Etapa 6 Antecipe sua próxima jogada.
    Antecipe sua próxima jogada. Conheça seu plano de ação antes de receber a bola. Isso economiza um tempo valioso em que você não está hesitando e que pode ser usado a seu favor. A bola nem sempre estará onde você espera ou quer que ela esteja, mas estar mentalmente preparado quando finalmente receber a bola aumenta suas chances de marcar.
    • Saber se você deve arremessar, onde deve arremessar, se deve passar ou para quem deve passar pode ser difícil. Isso vem com a experiência e a prática, pois seus instintos ficam mais aguçados. Se tiver a chance de marcar um gol, vá em frente. Mas lembre-se de que identificar um companheiro de equipe aberto e passar a bola é igualmente importante. Planeje sempre com antecedência.
    • Esteja sempre um passo à frente de seus adversários. Tente descobrir onde a bola está prestes a ser chutada e chegue lá. Essa é uma maneira muito boa de obter a posse de bola e é especialmente útil quando se está perto do gol adversário. Muitas vezes, a equipe adversária não espera que você a pegue e não está preparada, permitindo que você marque o gol antes que eles saibam o que os atingiu.
  7. Etapa 7 Observe o goleiro.
    Observe o goleiro. Mantenha os olhos no goleiro, observando se há alguma abertura que possa ser usada a seu favor. Não há como marcar um gol se você não perceber onde está o goleiro. Comece a observá-lo ao se aproximar do gol.[[Image:Score Goals in a Soccer Game Step 14.jpg|center]]
    • Verifique onde está o goleiro antes mesmo de receber a bola.
    • Tente mirar nos cantos, pois a maioria dos goleiros não está cobrindo essa seção do gol.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    É impedimento se eu driblar a bola sozinho, sem passar a bola para ninguém, e passar pelos jogadores do meu lado em direção ao goleiro do outro lado?
    Não. Só é impedimento se você receber um passe e estiver atrás dos defensores; o goleiro não conta.
  • Pergunta
    Não posso tocar a bola com o dedo do pé?
    O dedo do pé não é o melhor para usar no futebol, porque quando você chuta a bola com o dedo do pé, não sabe para onde ela está indo. Portanto, tente usar principalmente a lateral ou os cadarços do pé.
  • Pergunta
    Se eu estiver correndo em direção ao gol sob pressão, devo chutar para fora ou para os cantos, ou devo cortar a bola? Como devo chutar quando estiver à esquerda ou à direita do gol?
    O goleiro provavelmente estará seguindo você. Você deve chutar para a trave mais distante, porque o movimento do goleiro está indo na outra direção. Em geral, é melhor chutar baixo e nos cantos, mas, nesse caso, tente colocar os quadris em volta da bola o mais rápido possível e chute na trave mais distante.

Dicas

  • Seja paciente! Os jogos de futebol têm noventa minutos de duração e, às vezes, apenas um gol é marcado.
  • Esteja sempre alerta e pronto. No futebol, o gol acontece quando os jogadores trabalham juntos e pegam os adversários de surpresa ou jogam melhor que eles.
  • Trabalhe duro. Até que o árbitro apite para o intervalo e para o tempo integral, jogue com garra. Como todas as coisas na vida, não se trata necessariamente de habilidade, mas de trabalho árduo.