Como manter a pontuação no boliche

Autor do artigo:Gabriel Silva

A maioria das pistas de boliche pontua seu jogo automaticamente, mas saber como pontuar o boliche lhe dá uma visão valiosa do jogo e é útil se a pontuação eletrônica não estiver disponível. Para começar, vamos familiarizá-lo com o layout do cartão de pontuação. Em seguida, mostraremos como pontuar cada jogada, incluindo strikes, spares e quadros abertos, e como registrar sua pontuação final para ver como você se compara aos outros jogadores.

O que você deve saber

  • Marque um spare adicionando 10 pontos ao número de pinos que você derrubar em sua próxima jogada.
  • Marque um strike adicionando 10 pontos ao número de pinos que você derrubar em suas próximas 2 jogadas.
  • Se você não derrubar todos os pinos na sua vez (também chamado de 'quadro aberto'), sua pontuação para essa vez será simplesmente o número total de pinos que você derrubou.
  • Se você tiver acertado todos os 12 strikes, receberá 300 pontos (também chamado de 'jogo perfeito')

Etapas

Preenchimento do Scorecard

  1. Etapa 1 Familiarize-se com o layout do cartão de pontuação.
    Familiarize-se com o layout do cartão de pontuação. Escreva os nomes dos jogadores na coluna vazia na extrema esquerda do cartão de pontuação. As outras colunas, rotuladas de 1 a 10, representam uma única jogada, ou um 'quadro'. Cada jogador normalmente joga boliche cada jogador joga duas vezes por quadro. Essas jogadas são representadas pelas duas caixas pequenas no canto superior direito de cada quadro. A coluna da extrema direita representa sua pontuação final no fim do jogo.

    Observação: Alguns cartões de pontuação mostram apenas uma única caixa no canto superior direito de cada quadro, que representa a segunda tigela e, nesse caso, o espaço vazio à esquerda da caixa representa a primeira tigela.

  2. Etapa 2 Escreva o número de pinos que você derrubou em cada jogada nas caixas pequenas.
    Escreva o número de pinos que você derrubou em cada jogada nas caixas pequenas. Cada jogador pode jogar duas vezes em cada turno, exceto no último (décimo) quadro, a menos que derrube todos os pinos com sua primeira jogada (nesse caso, ele joga apenas uma vez nesse turno). Escreva o número de pinos derrubados em sua primeira jogada na caixa pequena à esquerda, na parte superior do quadro do turno. Em seguida, registre o número de pinos derrubados na segunda rodada na caixa da direita.
    • Por exemplo, se você derrubar 2 pinos na primeira rodada, escreva o número '2' na caixa superior esquerda. Na segunda rodada, se derrubar mais 4 pinos, escreva '4' na caixa à direita.
    • Não se esqueça de anotar apenas quantos pinos derrubou na segunda jogada na caixa da direita, e não o número total de pinos derrubados naquela rodada.
    • Cada jogador jogará no máximo 21 vezes por jogo.
  3. Etapa 3 Escreva um
    Escreva um 'X' na caixa pequena à direita para indicar um strike. Jogar boliche com um strike significa que você derrubou todos os 10 pinos na primeira rodada da sua vez. Embora a caixa pequena no canto superior direito do quadro do scorecard seja normalmente reservada para a segunda rodada da sua vez, normalmente marcamos os strikes nessa caixa à direita de qualquer maneira, para fins de organização geral.
    • Se você jogar um strike, sua vez termina e você não jogará uma segunda vez naquele quadro.
  4. Etapa 4 Escreva uma barra para frente na caixa pequena à direita para indicar um spare.
    Escreva uma barra para frente na caixa pequena à direita para indicar um spare. Jogar um spare significa que você não derrubou todos os pinos no primeiro boliche, mas conseguiu o restante deles no segundo boliche. Para registrar um spare, primeiro escreva quantos pinos você derrubou na primeira jogada na caixa à esquerda do quadro. Em seguida, desenhe uma barra para frente (conectando os cantos inferior esquerdo e superior direito da caixa) na caixa da direita.
    • Por exemplo, se você derrubou 3 pinos na primeira rodada e 7 pinos na segunda, escreva '3' na caixa da esquerda e uma barra para frente na caixa da direita.
  5. Etapa 5 Marque uma falta escrevendo um
    Marque uma falta escrevendo um 'F'. Se você ultrapassar a linha de falta (a linha no início da pista, além da qual o jogador de boliche não pode pisar) em sua primeira jogada daquela vez, coloque um 'F' na caixa à esquerda. Se você ultrapassar a linha de falta em sua segunda jogada, coloque um 'F' dentro da caixa pequena à direita do quadro do cartão de pontuação. Uma falta resulta em nenhum ponto para aquela tigela.
    • Você ainda tem direito a uma segunda rodada se cometer uma falta na primeira da rodada.
  6. Etapa 6 Escreva um traço na caixa pequena se você errar os pinos.
    Escreva um traço na caixa pequena se você errar os pinos. Se sua bola cair na sarjeta ou se você errar os pinos, indique a falha com um traço horizontal (-). Por exemplo, se sua bola entrar na sarjeta na primeira tacada, você marcará um traço na caixa pequena à esquerda do quadro. Se sua bola errou os pinos na segunda tigela, você marcaria um traço na caixa pequena à direita.
    • Se você errar os pinos em uma tigela, mas derrubar alguns deles na outra, certifique-se de registrar a pontuação da rodada em que derrubou alguns pinos.

Pontuação de suas jogadas

  1. Etapa 1 Escreva sua pontuação total no quadro atual após sua rodada.
    Escreva sua pontuação total no quadro atual após a sua vez. Se ainda houver algum pino de pé após a segunda rodada de sua vez, isso é conhecido como 'quadro aberto'. Some o número de pinos que você derrubou na primeira e na segunda jogada (os números que você escreveu nas duas caixas pequenas da moldura) e, em seguida, some essa soma à sua pontuação total para encontrar sua pontuação atual. Escreva sua pontuação atual na caixa grande do quadro.
    • Por exemplo, se você derrubou 5 pinos na primeira jogada e 4 pinos na segunda, você ganhou 9 pontos nesse quadro. Então, se você tinha 30 pontos antes, some seus 9 pontos a 30 para obter uma pontuação total de 39.
  2. Etapa 2 Marque um spare adicionando 10 à sua próxima rodada.
    Marque um spare adicionando 10 à sua próxima rodada. Quando você jogar um spare (ou derrubar todos os pinos restantes na segunda rodada da sua vez), marque-o com uma barra. Em seguida, depois de jogar sua próxima vez, adicione 10 pontos à primeira rodada dessa vez para descobrir quanto vale o seu spare e escreva essa pontuação no quadro anterior (o quadro em que você obteve o spare). Um sobressalente pode valer de 10 a 20 pontos, dependendo de quanto você pontuar na próxima rodada.
    • Por exemplo, digamos que você tenha marcado 6 pontos no turno 1. No turno 2, você derrubou 3 pinos, depois 7, para obter um spare. Espere até rolar a primeira rodada do turno 3 para registrar sua pontuação. Então, se você tirar um 7, some 6 (do turno 1) +10 (sua reserva)+ 7 (sua primeira jogada do turno 3) para obter 23!
    • Depois de marcar sua reserva, some suas rolagens para o turno 3. Se você tirou um 7 e depois um 2, você somará 23 (sua pontuação no turno 2) +9 para obter 32 no turno 3.
  3. Etapa 3 Marque um golpe somando 10 às suas duas próximas rolagens.
    Marque um strike adicionando 10 às suas próximas 2 jogadas. Assim como no caso de um spare, adie a marcação de um strike (quando você derruba todos os pinos em sua primeira rolagem) até completar seu próximo turno. Em seguida, adicione 10 pontos à soma de suas duas próximas jogadas.
    • Por exemplo, digamos que você obtenha um strike no turno 1. No turno 2, você rola um 2 e um 6, totalizando 8 pontos. Quando terminar o turno 2, sua pontuação no turno 1 será 18; 10 (pelo ataque) +8 (no turno 2). Em seguida, some 18+8 para obter uma pontuação total atual de 26
    • Se você rolar um ataque em cada um de seus 3 primeiros turnos, o primeiro ataque vale 30 (10 pelo ataque, + 10 para cada um dos próximos 2 ataques). O segundo ataque vale 20 (10 pelo ataque, + 10 pelo ataque no turno 3) + a pontuação da primeira rolagem do seu quarto turno.

Cálculo da pontuação final

  1. Etapa 1 Marque uma terceira rolagem no 10º quadro se você fizer um ataque ou poupar nesse turno.
    Marque uma terceira rolagem no 10º quadro se você rolar um 'strike' ou 'spare' nesse turno. A terceira caixa no 10º quadro é conhecida como 'caixa de preenchimento', que ajuda a decidir quanto valerá o seu 'spare' ou 'strike' se você rolar um no 10º quadro. Se você rolar um 'strike' ou um 'spare' no 10º quadro, faça uma terceira jogada nesse turno e pontue-a como faria com qualquer outra jogada. Se você rolar um quadro aberto nas duas primeiras jogadas, não terá direito a uma terceira jogada.
    • Por exemplo, se você derrubar 1 pino na primeira rodada e 9 pinos na segunda, escreva '1' na caixa da esquerda e um '/' na caixa do centro. Em seguida, jogue mais uma vez e adicione o número que você rolou a 10 para calcular seu spare.
    • Como alternativa, se você tirar um strike na primeira rodada do 10º frame, tire mais duas vezes. Se você rolar um 8 e depois um 1 (para um total de 9), sua pontuação para essa rodada será 19.
  2. Etapa 2 Determine o vencedor comparando a pontuação final do 10º quadro.
    Determine o vencedor comparando a pontuação final do 10º quadro. Encontre o número de pontos que você marcou no 10º frame e, em seguida, some-os ao total do 9º frame para encontrar sua pontuação final. Por exemplo, se a sua pontuação no 10º quadro for 110 e a do seu amigo for 100, você venceu o jogo. Parabéns!
    • Atingir uma pontuação de 300 é considerado um jogo 'perfeito' e requer jogar um strike a cada jogada. Dê o seu melhor no boliche para ver o quanto você consegue chegar perto dos 300 pontos!

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Se um pino for tocado pelo rack e derrubado, isso é um strike?
    Um strike só é considerado 'legal' se os pinos tiverem sido derrubados pela bola, por outros pinos ou pela barra de varredura ou outro equipamento enquanto estiver em repouso (por exemplo, se um pino bater na barra de varredura, rebater e cair). Um pino derrubado por um lançador de pinos humano ou por um equipamento mecânico em movimento não conta para sua pontuação.
  • Pergunta
    Como se pontua um encontro de equipes?
    Há várias maneiras diferentes de pontuar um jogo de equipe. Um método é registrar a soma dos 10 quadros de cada jogador para criar uma pontuação total para a equipe. Outro método (chamado de 'Método Baker') é fazer com que cada membro da equipe jogue 5 quadros e, em seguida, somar esses quadros para obter uma pontuação total de 10 quadros. Você também pode ter equipes de 3 ou 5 membros, mas os jogadores devem se revezar e jogar em uma ordem específica.
  • Pergunta
    Como funciona o quadro 10?
    Se você lançar um strike, as próximas duas tacadas determinarão o bônus dessa marca. Se você der um spare, a mesma coisa acontece com a próxima tacada. Se você conseguir uma abertura, não terá a terceira tacada, pois não há bônus a ser adicionado ao pinfall. Strikes ou spares além da primeira bola no décimo não terão nenhum bônus, a pontuação terminará no décimo quadro.

Dicas

  • Dois strikes seguidos são chamados de 'double' (duplo), enquanto 3 strikes seguidos são chamados de 'turkey' (peru).
  • Uma rolagem também é chamada de 'bowl' ou 'delivery'.
  • Se você rolar um strike e depois um spare (ou vice-versa), você ganhará 20 pontos naquele quadro.