Como marcar um pênalti

Autor do artigo:Gabriel Silva

Às vezes, o jogo se resume a uma única jogada. Se você tiver a oportunidade de colocar a bola no fundo da rede em uma cobrança de pênalti, você está muito bem posicionado. Infelizmente, a maioria das cobranças de pênalti que falham não é resultado de uma defesa espetacular do goleiro, mas de um chute ruim que vai para fora. Não deixe que isso aconteça. Aprenda a chutar pênaltis com alta precisão e pratique da maneira correta, para que seu time possa contar com você quando for mais importante.

Etapas

Chutando um pênalti

  1. Etapa 1 Coloque a bola você mesmo.
    Coloque a bola você mesmo. Não deixe que o árbitro, o goleiro ou algum outro jogador coloque a bola para você. É você quem está chutando, portanto, deve ser você a colocar a bola na marca do pênalti. Passe a mão pela grama para tirar quaisquer torrões, pedras ou gravetos do caminho e, em seguida, coloque a bola o mais alto possível na grama.
    • O ideal é que a bola esteja levemente afofada na grama para que você tenha a melhor chance de acertá-la com precisão. Se o local estiver desgastado, não se preocupe muito. De qualquer forma, chutá-la no chão é uma tacada de alta probabilidade. Apenas certifique-se de levar em conta a altura da bola em sua abordagem.
  2. Etapa 2 Dê três ou quatro passos para trás.
    Dê três ou quatro passos para trás. Coloque a bola no chão, depois dê três passos para trás e dê um passo para o lado do pé que não está chutando. Você não precisa ir muito longe para chutar a bola, e a maioria dos jogadores só precisa de um passo de aproximação e um passo de plantio para obter força suficiente por trás da bola para marcar um pênalti. Mais do que isso geralmente é desnecessário, mas faça o que for mais confortável. Pratique diferentes abordagens e descubra o que funciona melhor para você.
    • Alguns jogadores acham que começar a correr do meio de campo lhe dará mais força no chute. Embora isso possa parecer intimidador, a verdade é que você terá de diminuir a velocidade ao se aproximar da bola para garantir que não acabe fazendo o plantio com o pé errado. Dar cinquenta passos para chutar um pênalti não faz nada além de cansá-lo.
  3. Etapa 3 Vença o jogo psicológico primeiro.
    Vença o jogo psicológico primeiro. Não olhe para o goleiro, não ouça a conversa dos adversários nem preste atenção ao que os outros estão dizendo. Silencie o campo, olhe para a bola e pense no que está fazendo. Nada mais importa no momento, a não ser colocar a bola no fundo do gol. O goleiro provavelmente estará pulando, balançando os braços e agindo com confiança. Isso ocorre porque o goleiro sabe que você está prestes a marcar. Mantenha-se concentrado e calmo, e você estará muito mais perto do gol.
    • Como alternativa, se estiver se sentindo alfa, encare o goleiro com todo o seu valor. Faça um buraco no fundo do gol com seus olhos. Intimide seu oponente.
    • Estatisticamente, mais pênaltis são perdidos do que defendidos. Seu maior adversário na cobrança de pênaltis não é o goleiro, mas você mesmo. Lembre-se disso.
  4. Etapa 4 Escolha um local para mirar e mantenha-se firme nele.
    Escolha um local para mirar e mantenha-se firme nele. O melhor lugar para bater um pênalti? Onde for mais confortável para você. A cobrança de pênaltis é um chute de alta probabilidade em qualquer lugar da rede, mas pensar demais faz com que muitos jogadores se atrapalhem e mudem de decisão no último minuto. Você não verá nada na fração de segundo antes do chute que o ajudará a mudar de ideia. Escolha um ponto e tenha certeza de que ele está correto. Lembre-se desta regra de ouro: 'O local escolhido para o chute nunca deve ser alterado. Não há dúvidas'.
    • Estatisticamente, é verdade que a maioria das cobranças de pênalti é marcada no canto inferior esquerdo da rede. O canto superior esquerdo é a segunda maior porcentagem, seguido pelo canto inferior direito. Isso se deve ao fato de que a maioria dos jogadores tem o pé direito e, naturalmente, chuta a bola para a esquerda.
    • Quando estiver em dúvida, mantenha a bola baixa. Os chutes direcionados aos cantos superiores são os mais raramente defendidos, mas os mais frequentemente perdidos. Se você for um atirador muito preciso, terá a melhor chance com um chute direcionado para a trave superior, mas, estatisticamente, as chances de errar são muito maiores.
  5. Etapa 5: Relaxe e respire.
    Relaxe e respire. Depois de colocar a bola e decidir onde vai arremessar, relaxe. Sinta-se confiante. Mais de 70% das cobranças de pênaltis terminam em gols. Concentre-se na tarefa que tem em mãos, na mecânica do chute e aguarde o apito do árbitro. Diga a si mesmo que vai fazer o gol.
    • Sem olhar fixamente para o local onde vai chutar, visualize o chute passando pelo goleiro e entrando na rede. Visualize-se seguindo em frente, golpeando a bola de forma limpa e forte e marcando o gol para o seu time.
    • Quando ouvir o apito do árbitro, é melhor ir o mais rápido possível e não se dar muito tempo para pensar e tomar uma decisão errada. Você não precisa mais ficar psicologizando o goleiro. A hora é agora.
  6. Etapa 6 Golpear a bola...
    Golpeie a bola com o peito do pé. Posicione o pé que não está chutando alguns centímetros ao lado da bola e bata nela com o peito do pé da perna que está chutando. Isso lhe oferece o melhor controle sobre a bola, permitindo que você a leve para o local de sua escolha e para o fundo da rede. Continue com o movimento de chute, levando a perna para cima e apontando o dedo do pé para onde deseja que a bola vá.
    • As bolas curvas têm tudo a ver com o acompanhamento. Quanto mais você praticar essa técnica, melhor será sua capacidade de manipular a bola de diferentes maneiras.
    • Alguns jogadores gostam de usar os cadarços, passando por cima da bola para colocar mais força nela, o que também é uma forma perfeitamente correta de chutar. Isso normalmente oferece menos precisão, mas mais força.
    • Se quiser que a bola vá alto, coloque o pé plantar logo atrás da bola e incline-se sobre ela para mantê-la baixa o suficiente para ficar sob a trave. Você precisa fazer isso se quiser mirar no canto superior.
    • Se você quiser que a bola permaneça no chão, use o peito do pé e passe a bola com força. Não tente ser muito sofisticado com sua mira. A bola não precisa bater na trave, ela só precisa encontrar a rede.
  7. Etapa 7 Deixe que seus colegas de equipe peguem o rebote, se houver um.
    Deixe que seus colegas de equipe peguem o rebote, se houver. Se você errar, tenha cuidado antes de avançar e dar outro chute. Outro jogador, seja um adversário ou um colega de equipe, precisa tocar a bola antes de você. Se o goleiro fizer uma defesa, mas a bola quicar livre, corra até ela o mais rápido que puder e tente colocá-la na rede. Se você chutar a bola para fora da trave, outro jogador deverá tocá-la primeiro, caso contrário, será marcada uma falta.

Prática de chutes de pênalti

  1. Etapa 1 Desenvolva um repertório de chutes.
    Desenvolva um repertório de chutes. Você não deve ter mais do que três opções de chutes sempre que se aproximar da área para cobrar um pênalti no futebol. Não dificulte a sua vida mais do que o necessário. Pratique três cobranças de pênalti em posições diferentes e chame isso de seu repertório de chutes. Aperfeiçoe cada um deles, para que você saiba que poderá marcar em qualquer um dos três lugares quando chegar a hora e você tomar essa decisão. Onde quer que seus chutes mais confortáveis e de maior probabilidade estejam, pratique-os e não se preocupe com outras opções.
    • A maioria dos goleiros mergulhará para a esquerda ou para a direita aleatoriamente, o que torna muito difícil prever onde o goleiro estará quando você chutar. Como isso acontece muito rapidamente, você está jogando um jogo de azar, sempre. No entanto, se o goleiro estiver familiarizado com o seu estilo de jogo, é bom ter sempre algumas opções na bolsa. Novamente, mais chutes são perdidos do que defendidos, portanto, a decisão é sua.
    • A maioria das defesas acontece no canto inferior direito do gol. Alguns goleiros acham que os chutadores de pé direito tentarão ser mais espertos do que eles indo para o canto não natural. É melhor ir com calma e descomplicar o processo. Chute no canto que achar melhor.
  2. Etapa 2 Faça cobranças de pênaltis quando're tired.
    Bata os pênaltis quando estiver cansado. Qualquer um pode mandar uma bola para o fundo da rede algumas vezes, mas e quando você estiver se esforçando no campo por meia hora, lutando por bolas, cobrando escanteios? Suas pernas estarão cansadas, você estará suado e exausto e, de repente, todos os olhares estarão voltados para você. Suas pernas podem parecer de chumbo, mas você precisa fazer um gol brilhante que colocará seu time à frente. Treine da maneira correta. Faça cobranças de pênaltis quando estiver cansado e aprenda a desacelerar e a se acalmar, concentrando-se na mecânica e nos movimentos para se ajudar a marcar.
  3. Etapa 3 Meça suas abordagens e pratique passos diferentes.
    Meça suas abordagens e pratique passos diferentes. Para alguns jogadores, uma abordagem de dois passos será suficiente para obter a potência que estão buscando. Outros talvez precisem de uma quantidade diferente de passos, ou talvez queiram brincar de provocar o goleiro com diferentes abordagens e trabalhos de pés sofisticados. Isso é bom. Pratique a abordagem de seus chutes com diferentes passos para trás e veja qual é a mais confortável para você.
    • Alguns jogadores gostam de dar alguns passos a mais para trás para forçar um passo gaguejante, alguns passos rápidos antes de chutar a bola. Isso ajuda a perder o timing do goleiro e pode forçá-lo a saltar mais cedo, o que significa que você poderá chutar para uma rede aberta.
  4. Etapa 4 Pratique com distrações.
    Pratique com distrações. Novamente, é fácil mandar bolas para uma rede aberta. Pratique com um goleiro que esteja falando mal. Pratique enquanto seu irmão mais novo tira sarro de você por trás, dizendo que você vai errar. Pratique quando houver música alta tocando, insetos uivando e estiver chovendo. Pratique nas piores condições e você estará preparado para tudo.
  5. Etapa 5 Pratique às cegas.
    Pratique às cegas. É hora de ficar zen no jogo de PK. Se quiser realmente levar sua cobrança de pênalti para o próximo nível, pratique-a com os olhos fechados. Literalmente. A distância da marca do pênalti até o gol e as dimensões do gol serão idênticas sempre que você quiser cobrar um pênalti. Isso significa que sua abordagem, sua mecânica e o posicionamento do chute devem ser automáticos. Você deve ser capaz de fazer isso de olhos fechados. Por que não tentar?

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Como posso aumentar minha potência de tiro?
    Chute com o osso superior do dedo do pé e você conseguirá chutar com força. Você também pode trabalhar os músculos das pernas levantando pesos para obter mais força em seus chutes.
  • Pergunta
    Quantos passos devo dar para chutar?
    Normalmente, 5 a 6 passos de distância da bola são suficientes para cobrar um pênalti.
  • Pergunta
    O que devo fazer se perder um pênalti e meus colegas de equipe começarem a me vaiar?
    Esqueça isso e siga em frente. Converse com seu técnico mais tarde sobre a reação inaceitável de seus colegas de equipe.

Dicas

  • Escolha entre chutar com o peito do pé OU com o cadarço - não mexa com os dois.
  • Lembre-se de relaxar, respirar fundo. Pense em estratégias úteis para se acalmar, por exemplo, fingir que o goleiro está de calcinha com um tijolo na cabeça - toda a pressão está sobre ele!
  • A prática leva à perfeição - boa sorte.