Como marcar um gol de tiro livre direto

Autor do artigo:Gabriel Silva

No futebol, um jogador pode chutar um tiro livre quando um jogador adversário comete uma infração. Se a infração envolver contato (um jogador empurra ou tropeça em um jogador adversário), ocorre um tiro livre direto. Um atacante pode chutar um tiro livre direto para o gol. Não é necessário que outro jogador faça contato com a bola para que o gol seja marcado. Os tiros livres diretos são ótimas oportunidades para uma equipe marcar gols.

Etapas

Como mirar o chute

  1. Etapa 1 Observe o goleiro.1Observe o goleiro. O goleiro adversário lhe dará uma boa ideia de onde mirar o chute. Quando um tiro livre direto é cobrado, alguns dos jogadores adversários formarão uma parede a dez metros de distância de você, na frente do goleiro. Embora o objetivo da parede seja ajudar o goleiro a se defender do chute, ela também pode atrapalhar a visão do atacante. Normalmente, o goleiro tentará ficar no meio do gol. Se ele fizer isso, aponte o chute para a trave esquerda ou direita do gol.
    • Se o goleiro permanecer mais próximo de um lado do gol, aponte o chute para o lado oposto ou tente chutá-lo por cima da parede. Tente colocar a bola em um local difícil para o goleiro reagir.
    • Talvez você até consiga enganar o goleiro olhando na direção oposta e chutando onde ele começou.
    • Se a infração ocorrer na área adversária, você chutará um pênalti. Esse é um tipo de tiro livre direto do qual participam apenas o atacante e o goleiro.
  2. 2Verificar o vento. Você deve sempre saber com que intensidade e em que direção o vento está soprando antes de dar o chute. Um vento forte pode alterar drasticamente a trajetória da bola. Dê uma olhada nas bandeiras de escanteio em cada lado do campo antes de preparar o chute. Leve o vento em consideração e ajuste sua mira para que a bola continue indo para onde você quer.
    • Lembre-se de que uma forte rajada de vento também pode fazer com que a bola passe por cima da trave do gol, portanto, talvez seja necessário mirar a bola mais baixo do que o normal.
    • Um chute fraco será mais afetado pelo vento do que um chute forte.
  3. 3Acompanhe o chute. Complete o movimento do seu chute levando a perna até o fim. A continuidade do chute o guiará na direção certa. Pense em sua perna como um pêndulo balançando diretamente sobre a bola. Se você não acompanhar o chute, ele pode acabar em um local diferente do pretendido.
    • Mantenha o controle de sua continuação. Se você tentar seguir demais, poderá hiperestender a perna ou escorregar e cair de costas. Seu chute deve ser sempre controlado para que você não se machuque.
    • Mantenha o movimento de acompanhamento por alguns segundos depois de chutar a bola.

Chutando a bola

  1. 1Corrida até a bola. O comprimento de sua corrida dependerá da força que você precisa gerar para o chute. Se o chute direto for colocado longe do gol adversário, você precisará de mais força. Meça quatro ou cinco passos. Sua corrida para um chute longo deve cobrir cerca de dez metros. Se o chute direto for colocado mais perto do gol adversário, a precisão será mais importante do que a potência. Para um chute curto, talvez seja necessário correr apenas um passo.
    • Pratique sua corrida antes da hora do jogo para aperfeiçoá-la. Se você gaguejar na direção da bola, perderá potência e precisão.
    • Ao decidir a duração da corrida, leve em conta a força de sua perna. Se você for um atacante particularmente potente, talvez não seja necessário fazer uma corrida tão longa.
  2. Etapa 2 Mantenha seu pé de apoio próximo à bola.2Mantenha o pé de apoio próximo à bola. Ao chutar a bola, certifique-se de que o pé que não está chutando caia o mais próximo possível da bola. Quanto mais próximo da bola estiver o pé de apoio quando fizer o contato, maior será o controle sobre o destino da bola. Se a perna que fica em pé estiver longe da bola, você poderá fazer um slice ou um hook sem querer.
    • Certifique-se de que sua perna de apoio não toque a bola. Se isso acontecer, você será chamado de toque duplo ao chutar a bola.
    • Quando seu pé aterrissar, certifique-se de que ele esteja apontado para onde você quer que a tacada vá.
  3. 3Chute a bola em linha reta. Se quiser que o chute siga em linha reta, mire logo abaixo do centro da bola. A parte superior do seu pé deve fazer contato com a bola no centro do cadarço. Se você fizer isso corretamente, a bola se moverá diretamente para onde você a chutou. O contato com a bola no meio do cadarço também dará mais força ao seu chute.
    • Talvez você queira usar esse estilo para chutes livres diretos mais longos ou se vir uma abertura na defesa do adversário que queira explorar rapidamente.
    • Esse tipo de chute não é bom para chutar por cima da parede. A bola continuará se movendo em linha reta depois de cruzar a parede e provavelmente passará por cima da rede.
  4. 4Enrole a bola se não tiver um chute reto. Se não conseguir encontrar um caminho reto para o gol, você pode tentar enrolar ou dobrar o chute em torno dos defensores. Para enrolar a bola, você precisará fazê-la girar. Entre em contato com a bola com a parte interna do pé. Tente chutar a bola ligeiramente para a direita do centro para que ela comece a girar. Depois de fazer contato com a bola, siga em direção à perna oposta, em vez de ir direto para a sua frente.
    • Curvar a bola pode ajudá-lo a contornar a parede.
    • Se estiver chutando de longe, você ainda pode curvar a bola com a parte superior do pé. Entretanto, a bola não se curvará tanto quanto se você usar a parte interna do pé.
  5. 5Use uma knuckle ball para fazer um chute único. Uma knuckle ball é um chute que tem muito pouco ou nenhum giro. Como a bola não está girando em uma direção específica, ela pode se mover de maneira imprevisível. Para chutar uma knuckle ball, chute-a com a parte mais densa do pé. Faça contato com a bola no canto superior interno do cadarço, perto da meia. Depois de fazer contato com a bola, leve a perna que chuta em direção à perna que não chuta. Não siga em frente ao chutar uma bola de knuckle ou você fará com que ela gire.
    • Em vez de chutar, pense em chutar a bola em um movimento de soco.
    • Uma knuckle ball pode se mover diretamente para baixo, em um loop ou de um lado para o outro, dependendo do quanto ela gira.

Usando suas vantagens

  1. Etapa 1 Imobilize a parede.1Estacione a parede. Quando você chuta um tiro livre direto, seus adversários precisam estar a pelo menos dez metros de distância de você. Quando o árbitro autorizar o chute, os jogadores da barreira adversária começarão a se aproximar de você para ficar em posição de bloquear o chute. Peça a dois de seus colegas de equipe que fiquem em cada lado da barreira para impedir que ela avance. A equipe adversária pensará duas vezes antes de se comprometer demais com o seu chute se houver duas pessoas de cada lado que possam pegar a bola.
  2. Etapa 2 Pegue o goleiro desprevenido.2Pegue o goleiro desprevenido. O goleiro adversário pode esperar que você tome o tempo necessário para planejar o chute direto. Se você fizer o chute imediatamente quando o árbitro apitar, o goleiro pode não estar preparado para reagir a ele. Essa tática funciona melhor para chutes livres diretos mais curtos e cobranças de pênaltis. Se você tiver que chutar de longe, o goleiro terá mais tempo para reagir.
    • Um chute direto funciona melhor para essa jogada, pois você quer que a bola chegue à rede o mais rápido possível.
    • Você também pode assistir a imagens do goleiro adversário em jogos anteriores. Veja que tipo de chutes ele tem dificuldade para defender.
  3. 3Encontre elos fracos na parede. Se tiver de chutar a bola por cima da barreira durante um tiro livre direto, você deve tentar encontrar o caminho mais fácil para o gol. Identifique o jogador mais baixo da barreira adversária e tente chutar a bola por cima da cabeça dele. Lembre-se de que a bola deve passar por cima da parede, mas descer o suficiente para passar por baixo da parte superior da trave do gol.
    • Jogadores mais altos o forçarão a chutar muito alto e a bola pode não descer a tempo de chegar à rede.
  4. 4Troque seus pés. Se você tiver a capacidade de chutar a bola com confiança com as duas pernas, deverá mudar o pé de chute dependendo do lado do gol em que estiver. Se estiver chutando do lado direito do gol, será mais fácil marcar com o pé esquerdo. Se estiver chutando do lado esquerdo do gol, poderá fazer um chute mais eficaz usando o pé direito.
    • Às vezes, os técnicos usam atacantes separados para chutar tiros livres diretos de diferentes partes do campo.
    • Se uma de suas pernas for dominante, use-a sempre para chutar os tiros livres. O ângulo a partir do qual você ataca o gol não é tão importante quanto a precisão do seu chute.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaComo chutar com força? Entre em contato com a bola logo abaixo do centro dela. Chute a bola com a parte superior do pé no meio do cadarço. Balance sua perna como um pêndulo e siga em frente. Você também pode praticar a corrida para que sua perna possa fazer um balanço completo.
  • PerguntaComo posso chutar com força? Se quiser chutar com força, você precisa dar continuidade ao movimento. Lembre-se também de que quanto mais você praticar, melhor se tornará.
  • PerguntaComo faço para dar um chute alto e distante no futebol? Antes de chutar a bola, coloque a parte dianteira do dedo do pé embaixo da bola e, em seguida, chute-a com toda a força.

Dicas

  • Visualize seu sucesso. Veja a bola entrando na rede antes de chutar.
  • Planeje o tipo de chute que usará antes de iniciar a corrida e mantenha sua decisão. Se você tentar mudar o chute no meio do caminho, poderá estragar a jogada.
  • Continue com ele. Imediatamente após o chute, a bola estará em jogo. Se não marcar no seu chute direto, você poderá ter outra chance de acertar a bola.

Advertência

  • Se você acidentalmente fizer contato com a bola antes de chutar, não tente chutá-la novamente ou será advertido por toque duplo. A bola deve ser tocada por outro jogador antes que você possa tocá-la novamente.
  • Lembre-se de que fatores externos, como o vento, podem afetar a trajetória do seu chute.